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Secretário diz que São Paulo será a “cidade da mobilidade” até 2014

sexta-feira, 28 de maio de 2010


O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portela, afirmou, na manhã desta terça-feira (25), que São Paulo será a “cidade da mobilidade” até 2014. - 95% das viagens [de transporte público] vão ser feitas em tempo ideal.
A afirmação foi feita durante a cerimônia de inauguração do primeiro trecho da linha 4-Amarela, na estação Faria Lima, na zona sul de São Paulo. Além de Portela, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o governador Alberto Goldman (PSDB), o prefeito Gilberto Kassab (DEM), o secretário municipal de Transporte, Alexandre de Moraes, e vários outros políticos participam do evento.
Portela disse ainda que, até o final deste ano, São Paulo terá transporte em 240 km de trilhos, sendo 162 km administrados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e 78 pelo Metrô. Até 2014, segundo ele, essa malha deve atingir os 420 km.
Enquanto os políticos discursavam dentro da estação, do lado de fora o público se concentrava em frente aos portões para experimentar o transporte. Por volta das 12h, cerca de 50 pessoas esperavam a abertura do local para fazer a viagem de Pinehiros à Paulista.
A partir desta terça, as estações Paulista e Faria Lima passam a funcionar em caráter experimental das 9h às 15h. O publico poderá acessá-las gratuitamente nas próximas semanas, durante esta fase de testes. O consórcio ViaQuatro estima que nesse período cerca de mil pessoas utilizem as duas estações da linha 4. A previsão é de que o horário seja expandido para o padrão de toda a rede até setembro.

Diferentemente das outras linhas do metrô paulista, a Amarela será administrada em uma parceria público-privada. Nos próximos 30 anos, a linha será operada pelo consórcio Via Quatro. A linha também promete ser a mais moderna de São Paulo. Os vagões vão ter ar-condicionado, acesso à internet sem fio e os trens serão operados de forma automática, sem maquinistas.
Com dois meses de atraso, uma das obras mais aguardadas do transporte público, tem 4,9 km de extensão e liga as estações Paulista, na rua da Consolação, e Faria Lima, no largo da Batata, em Pinheiros.
As obras da linha 4 começaram em abril de 2004. A previsão inicial era de que a primeira fase ficasse pronta até 2008. Mas problemas com desapropriações de imóveis e o desmoronamento da estação Pinheiros - em janeiro de 2007, matando sete pessoas - atrasaram as inaugurações. Após Paulista e Faria Lima, a previsão é de que duas novas estações sejam abertas até novembro: Butantã e Pinheiros. Entre as duas, os trens do Metrô passarão 15 m abaixo do leito do rio Pinheiros. Até abril, o governo promete também entregar as estações República e Luz. Por essas seis estações, deverão passar diariamente 700 mil passageiros por dia. Numa segunda etapa, prevista para 2012, haverá ainda as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie-Higienópolis.

Fonte: R7.com
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São Paulo: Portas de plataforma serão instaladas em mais 7 estações do Metrô neste ano


As portas de vidro de plataforma, com abertura sincronizada com as portas dos trens, serão instaladas em pelo menos mais sete estações da rede de Metrô paulistana até o fim deste ano, incluindo três paradas da Linha 3 - Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda): Vila Matilde, Carrão e Penha. Um contrato assinado entre o Metrô e o consórcio Trends Poscon, de abril do ano passado, também prevê a instalação das portas em todas as demais estações da Linha 3, a mais movimentada do sistema, o que deve ocorrer longo de 2011.

Hoje, três estações já contam com os equipamentos: Sacomã (da Linha 2 - Verde), que opera com o sistema desde o fim de janeiro, e as duas novas paradas da Linha 4 - Amarela, inauguradas nesta semana: Paulista e Faria Lima.
As duas novas estações da Linha Verde, cuja inauguração está prevista para o fim de julho (Vila Prudente e Tamanduateí) já serão entregues com as portas. Na sequência, ganham os equipamentos três estações da Linha Vermelha: Vila Matilde (que já está com portas instaladas desde fevereiro em um das plataformas e terá o equipamento funcional até o fim de junho); e, na sequência, Penha e Carrão, onde a colocação começa nas próximas semanas.

Além dessas estações, Butantã e Pinheiros, da Linha Amarela, com inauguração prevista para o fim de novembro, também terão as portas ainda em 2010. Até o fim do ano, portanto, 10 das 62 estações que formarão a rede (atualmente são 58 estações) contarão com as portas.
O contrato de fornecimento das portas para a Linha Vermelha, firmado entre a Companhia do Metropolitano e o Trends Poscon (formado pelas empresas Trends Engenharia e Infraestrutura, brasileira, associada com a coreana Poscon Co. Ltd,), é de R$ 71 milhões e prevê que as demais estações da Linha 3 terão os projetos executivos, fornecimentos e instalações das portas previstas para até o fim de 2011. A informação é do consultor em transporte que atua nas empresas, Peter Alouche. O consórcio é o mesmo que fornece as portas para a Linha 4 - Amarela.
"As portas de plataforma aumentam substancialmente a segurança, evitando a queda de objetos e de pessoas nas vias, inclusive suicidas. Ainda impedem que pessoas autorizadas e animais entrem nos trilhos", diz Alouche. Segundo ele, os equipamentos contribuem para organizar o acesso aos trens quando as plataformas estão cheias. "Na Linha 3, a instalação é mais complicada, porque ela está em funcionamento". Segundo Alouche, os trabalhos devem ocorrer de madrugada.

Onde as portas estarão operando neste ano
Linha 2 - Sacomã, Vila Prudente e Tamanduateí
Linha 4 - Em todas as estações que estarão abertas (Faria Lima, Paulista, Pinheiros e Butantã)
Linha 3 - Vila Matilde, Penha e Carrão
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História das portas
O primeiro sistema metroviário do mundo a contar com portas de plataforma foi o de São Petesburgo, na Rússia, na década de 1960, quando a cidade ainda se chamada Leningrado. As portas eram de madeira e nem sempre se alinhavam com as dos trens.
Algumas cidades do mundo cujos metrôs hoje têm as portas (não necessariamente em todas as estações): Seul , Copenhagen, Tóquio, Pequim, Paris, Londres e Barcelona, entre outras.

Fonte: Estadão
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Metrô do Rio tem plano para dobrar capacidade de atendimento até o Mundial de 2014


Hoje em dia uma das formas prediletas de se chegar ao bairro do Maracanã em dias de jogo é de metrô. Evita engarrafamentos e há uma saída que desemboca na porta do estádio, chamada, adivinhem!, Estação Maracanã. A despeito de toda a reclamação que os usuários têm sobre lotação, frequência de trens etc., o Metrô ainda é o jeito predileto de se ir pro Maraca.

Concessionário do serviço, o Metrô Rio informa que está investindo R$ 1.15 bilhão na expansão da rede e em melhorias. Batizado de Metrô Século XXI, o projeto inclui a construção da Conexão Direta Pavuna-Botafogo (extensão da Linha 2 – já em operação), a compra de 19 novos trens e a construção das estações Cidade Nova e Uruguai – esta última, nas adjacências do Maracanã. Para quem é de fora do Rio, é bom dizer que essa conexão direta agiliza a vida de quem mora na Zona Sul da cidade, em bairros como Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Jardim Botânico, Laranjeiras e outros.

Os investimentos também contemplam a expansão da Linha 1, com a construção da Estação Uruguai, que vai começar a partir de 2012 e, pelo planejado, deve ficar pronta para 2014. Além disso, o Metrô Rio repete como um mantra (já que vive a ouvir reclamações de lotação) que já comprou 19 novos trens (114 carros), que chegam à cidade ano que vem.

Com as novas estações e essas novas composições, a empresa informa que haverá aumento de 63% da frota, e que isso permitirá mais que dobrar a capacidade do metrô carioca. Além disso, todas as estações estão sendo modernizadas e terão acessibilidade total até setembro deste ano. “Com certeza a expansão da frota e todas as melhorias no sistema farão o Metrô Rio dobrar sua capacidade de 550 mil passageiros ao dia para mais de 1,1 milhão de passageiros por dia até 2014”, afirma Joubert Flores, diretor de relações institucionais da concessionária.

Flores informa que o Metrô Rio “modernizou todo o Centro de Controle de Tráfego, de onde é monitorada toda a operação diária. Os sistemas de controle, sinalização, ventilação e energia também estão sendo ampliados e modernizados.” Até o fim deste ano, a intenção é que as 34 estações das linhas 1 e 2 estejam totalmente adaptadas para portadores de necessidades especiais e modernizadas para ter acessibilidade plena (mecânica, podotátil, tátil e auditiva).

“As estações construídas pelo Governo do Estado antes da década de 90 não possuem acesso para cadeirantes, e apenas as mais recentes (Botafogo, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Ipanema/General Osório) foram construídas já com equipamentos de transporte vertical. Com a renovação do contrato de concessão, a concessionária assumiu o compromisso de tornar todas as estações do sistema totalmente acessíveis.

Para cada estação foi elaborado um projeto específico, levando em consideração as características estruturais e particulares de cada uma. Com base nos projetos, foram compradas 27 plataformas verticais e 22 elevadores que serão instalados nas estações”, continua Joubert.

Então o que eles dizem é o seguinte. Vai continuar possível e recomendável ir ao Maracanã de metrô. A diferença maior é que em vez de chegar lá espremido, durante o Mundial o usuário terá conforto. Inclusive os portadores de necessidades especiais.

Blog Rio de Janeiro no Mundial
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Falta de segurança preocupa usuários do Terminal Rodoviário de Passageiros de Recife


Um dos portões de entrada do Recife, o Terminal Integrado de Passageiros Antônio Farias (TIP) têm sido alvo de criticas dos passageiros que circulam no local e que pedem providências das autoridades, principalmente pelo fato da rodoviária ser próxima à futura Cidade da Copa, palco dos jogos, em Recife, no Mundial de 2014. Os comentários não se referem às grandes reformas feitas no empreendimento, mas ao crescente número de pedintes e sem tetos que ocupam o local, além da grande ocorrência de roubos no terminal.

“A rodoviária foi criada para ser rota de passagem. Mas, dia após dia, há mais pedintes e sem tetos se instalando aqui. Como é muito grande, fica difícil controlar e, até mesmo, vigiar todo o espaço comum”, disse o comerciante Edvaldo Nascimento, de 43 anos. Conforme o vigilante Robson Araújo, 33, existe dificuldade em identificar os usuários. “São milhares de pessoas. Há quem perde o ônibus ou tem dificuldade para o regresso à cidade de origem. Esses, geralmente, são identificados e tentamos ajudá-los. Mas, é verdade, existem pessoas de má fé que se aproveitam da grandiosidade do local para ludibriar e, até mesmo, roubar. Ao identificarmos, os encaminhamos para os órgãos competentes para a devida punição”.

Os números mostram as dificuldades para a vigilância da rodoviária. Em uma área de 44 mil metros quadrados, circulam 12 mil usuários por dia. No terminal operam 278 linhas de desembarque e outras 282 para partidas. São 109 interestaduais e 173 intermunicipais. Há mais de 30 lanchonetes, 15 quiosques, correios, farmácias, caixas eletrônicos, recepção, posto de informações e 14 lojas de artigos para presentes, tudo dividido em quatro pavimentos.

Para a professora Janine Simões, 38, é necessário mais investimento em câmeras e na vigilância. “Eu utilizo o terminal de três em três dias para a viagem a trabalho. Embora percebamos a vigilância, os investimentos na segurança nunca são excessivos, já que existe ao redor do TIP um pólo industrial e é grande o número de pessoas que circulam no local para tomar os ônibus e o metrô para o Grande Recife”. Araújo acredita que os investimentos devem acontecer em breve devido a proximidade da Rodoviária com a Cidade da Copa. “O TIP será um dos pontos de partida para estes locais, já que concentra metrô e ônibus que levarão até o local dos jogos”, concluiu. O TIP tem 34 linhas de ônibus urbanos com rotas para todas as regiões do Recife. Além de uma estação de metrô acoplada ao terminal.

Fonte: Blog Recife no Mundial
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Projeto prevê ambulatórios em terminais de ônibus em Campinas


A Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão, na reunião desta quarta-feira (26/05), projeto do vereador Jairson Canário (PT), que autoriza a Prefeitura a instalar ambulatório médico nos terminais de ônibus de Campinas. “Esse projeto pretende atender uma necessidade das pessoas. Hoje se alguém tem algum problema de saúde não há médico ou enfermeiro para dar os primeiros socorros. O ambulatório poderia salvar muitas vidas”, explicou o vereador.

Pelo projeto, o Executivo fica autorizado a instalar ambulatórios equipados para o atendimento de emergência, nos oito terminais rodoviários do sistema de transporte coletivo da cidade. Segundo o vereador em todos os terminais circulam em média mais de 300 mil pessoas diariamente. O maior é o Terminal Central, com aproximadamente 70 mil pessoas, o do Ouro Verde a média de 65 mil e o de Barão Geraldo cerca de 45 mil pessoas.

Ainda de acordo com o projeto, as salas deverão contar com agentes de saúde que desenvolverão as campanhas da Secretaria de Saúde, oferecerão orientações preventivas, bem como informações gerais sobre serviços e equipamentos públicos de saúde para a população. O vereador Jaírson Canário sugere também, que em cada uma dessas unidades tenha pelo menos um clínico geral e um profissional de enfermagem.

Outra determinação da proposta é que a unidade de ambulatório médico deverá ter acesso fácil para a entrada e saída de pessoas, entrada privada e independente. A responsabilidade de equipar o ambulatório bem como delimitar a natureza do atendimento prestado será da Secretaria da Saúde.

O vereador explica que nos terminais que possuem alguma unidade de saúde próxima, talvez não fosse necessária a implantação dos ambulatórios. “Nem todos teriam essa necessidade. Um exemplo é o Terminal Ouro Verde, que tem um hospital próximo. Para isso deveria ser criado um sistema integrado de comunicação para que fosse feito um atendimento rápido quando necessário”.
O projeto segue agora para uma segunda votação e, se aprovado, deverá ir para a sanção do prefeito.

Fonte: Camara Municipal de Campinas
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Prefeitura de Teresina anuncia integração de ônibus urbanos com oito terminais


O prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB) acompanhado do diretor da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), Ricardo Freitas e de vários assessores lançou na manhã de quinta-feira (27) no bairro Buenos Aires, zona norte da capital, o projeto de integração das linhas de ônibus urbanos de Teresina.

Apesar do Projeto já está elaborado, o prefeito Elmano Ferrer afirmou que a Prefeitura ainda não dispõe de recursos suficientes para a conclusão das obras.
Ele informou que está buscando junto ao Ministério das Cidades, em Brasília, uma audiência com o ministro Márcio Fortes para conseguir a liberação de recursos para todo o projeto. Férrer disse ainda que Teresina possui um Plano Diretor de Transporte Coletivo, o que pode facilitar a liberação imediata das verbas.

Segundo a prefeitura, os terminais de integração serão construídos em todas as zonas da capital. Na zona Norte (Rua Rui Barbosa e Buenos Aires); Sul (Parque Piauí e Bela Vista); Leste (Piçarreira e Santa Isabel); Sudeste (Itararé e Dirceu Arcoverde). Além disso, serão instalados pontos de apoio que no Centro de Teresina, localizados nas praças: Rio Branco, Rio Branco, Fripisa e José Luis Ferreira, e ainda um ponto na Avenida Frei Serafim.
O Diretor da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), Ricardo Freitas negou que a implantação do novo sistema de transporte pode elevar o preço da tarifa de ônibus. "A Prefeitura vai buscar recursos para ajudar a manter o sistema. Com isso, aumento da passagem está descartado", revelou.

Fonte: TV Canal 13
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