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Uberaba: Modelo de pontos de ônibus em forma de tubos é criticado na Câmara de Vereadores

sexta-feira, 21 de maio de 2010


A implantação das estações tubos de transporte coletivo, em toda a avenida Leopoldino de Oliveira, está gerando polêmica entre os vereadores da oposição. De acordo com o vereador Itamar Ribeiro (DEM), a instalação de pontos de ônibus neste formato sugerido pela consultoria do engenheiro Jaime Lerner pode gerar confusão no tráfego de automóveis na avenida, visto que será destinada uma via para a circulação do transporte coletivo, podendo atrapalhar a circulação dos carros.

O projeto do engenheiro de Curitiba traz uma reformulação do trânsito de Uberaba. Entre as mudanças está o sistema de transporte coletivo; dois terminais de integração serão construídos no percurso e também dez estações de ônibus para interligar as regiões leste e oeste da cidade. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Karim Abud Mauad, a circulação de ônibus irá reduzir de 80 para 12 carros, além disso, de três em três minutos terá coletivos nos pontos de ônibus.

Entretanto, a situação ainda gera dúvida. De acordo com Itamar, as avenidas de Uberaba são estreitas demais para ter uma via destinada aos coletivos. Municípios como Curitiba, Goiânia e até mesmo Uberlândia têm condições de receber uma transformação no trânsito de tal forma. Sobre esta alegação, Karim afirmou que não haverá problemas no trânsito, visto que a via não será exclusiva para a circulação de ônibus, os motoristas poderão utilizar esta via.

Além disso, o vereador afirmou que os uberabenses, melhor do que ninguém, conhecem as necessidades do município, portanto, deveria ser investido em mão-de-obra da cidade. "Antes de realizar projeto de tal amplitude, há várias irregularidades que precisam ser vistas e analisadas no trânsito da cidade. Discordo plenamente da alteração para mão única em algumas ruas. Antes de fazer uma grande ação, precisa ser feito o básico", alerta Itamar.

Esclarecimentos - O vereador ainda irá protocolar um requerimento na sexta-feira pedindo esclarecimento ao Executivo sobre o projeto de reformulação do trânsito de Uberaba e sobre a construtora que irá realizar o serviço. Já na sessão de ontem na Câmara Municipal, Itamar enviou ao Executivo inúmeros requerimentos pedindo esclarecimento sobre convênios celebrados para a realização de diversas obras. Entre eles está a solicitação para enviar a cópia do contrato, no valor de mais de R$ 427 mil, sobre o Programa de Saneamento para Todos.

Outro requerimento é para o envio do convênio de R$295 mil, do Executivo com a Caixa Econômica Federal, sobre a implantação de sinalização turística na cidade, sendo onde será instalada a sinalização, a cópia do documento e o cronograma das atividades.

Fonte: Jornal de Uberaba
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BRT é prioridade no PAC da Copa, explica Marcio Fortes

quinta-feira, 20 de maio de 2010


O ministro Marcio Fortes participou na manhã desta quarta-feira (19) do seminário “BRT’s na Copa do Mundo: do projeto ao concreto”, realizado em Campinas (SP), abordando as iniciativas do governo Federal na área de mobilidade urbana.

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, também participou do evento, promovido pela Mercedes Benz.

O ministro apresentou projetos do PAC da Mobilidade Urbana da Copa, destinados a melhorar a mobilidade urbana das cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014 durante o evento e que deixarão um legado para a população após o evento. O tipo de projeto que receberá maior volume de investimentos federais será o BRT (Bus Rapid Transit).

Há 20 projetos de BRT que o governo Federal apoia com financiamento do FGTS e do BNDES nas cidades de Belo Horizonte (6), Cuiabá (2), Curitiba (1), Fortaleza (4), Manaus (1), Porto Alegre (2), Recife (2), Rio de Janeiro (1) e Salvador (1).

“Escolhemos muitos projetos de BRT por causa das vantagens que eles apresentam em comparação com os outros modais, como o metrô e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT): a menor relação entre custo e número de passageiros transportados ”, explicou o ministro.

Segundo Marcio Fortes, o alto custo de uma obra de metrô ou de VLT (Veículo leve sobre Trilhos) fez com que São Paulo optasse por pedir financiamento para uma obra de monotrilho. “O custo da terra nas grandes cidades é muito alto.

Para construir o seu BRT, o Rio de Janeiro estima investir cerca de R$ 300 milhões apenas em desapropriações de terrenos por onde ele passará”, afirmou.

PAC 2 – Além dos investimentos que visam a realização do Mundial de 2014, o ministro abordou os investimentos em mobilidade urbana previstos na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, conhecida como PAC 2.

“Enquanto investimos R$ cerca de 3 bilhões em obras do metrô no PAC 1, reservamos R$ 18 bilhões para projetos de mobilidade no PAC 2”, afirmou o ministro, acrescentando que parte dos recursos poderá ser usada para custear a elaboração dos projetos.

A exemplo do PAC 1, o governo Federal vai convocar prefeitos, governadores e seus secretariados para discutir a priorização dos projetos que serão apoiados pelo PAC 2. “Nós não vamos impor nada, queremos ouvir quais são as obras mais importantes para melhorar a mobilidade em cada município ou região metropolitana”, concluiu Fortes.

Fonte: Ministério das Cidades
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Estações do metrô de São Paulo ganharão barreira acústica


A reclamação de muitos paulistanos sobre o excesso de ruído gerado pelo metrô em trechos elevados, como é o caso das estações Pedro 2º, Brás e Bresser-Mooca ganhará um atenuante. A empresa vai instalar, até o final do ano, barreiras acústicas entre essas estações.

Ainda de acordo com o texto, a fase atual é de licitação para escolha da empresa que instalará a barreira --espécie de parede com alturas variadas que acompanhará os trilhos e será revestida de materiais isolantes, como cortiça.
Problema crônico em linhas ferroviárias, a emissão de ruídos é mais grave na linha 1-azul e em trechos da linha 3-vermelha, que, por serem mais antigas, não passaram pelos licenciamentos ambientais quando foram construídas. E também pelo envelhecimento da estrutura como ocorre com amortecedores de carros. O desgaste gera ainda a formação de ondas nos trilhos.

Fonte: Folha online
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Salvador: Metrô começa a entrar nos trilhos



O secretário de Transportes e Infraestrutura, Euvaldo Jorge, técnicos da prefeitura e do Consórcio Metrosal visitaram, na manhã de ontem, as obras do metrô de Salvador, previstas para serem concluídas em setembro.
“Vamos colocar os trens nos trilhos dentro de oito meses”, garantiu o secretário, ressaltando que, após a finalização da parte física das estações, serão iniciados os ajustes dos trens – por mais quatro meses – mas ainda não há previsão de quando o sistema começa a funcionar. A estimativa é que o transporte beneficie cerca de 30 mil pessoas. Na última sexta-feira, o prefeito João Henrique entregou ao presidente da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), Hebert Motta, e à diretoria do Consórcio Metrosal uma notificação do Tribunal de Contas da União autorizando a contratação das obras do Pátio Auxiliar de Manobra (PAM) e as chamadas obras de Solo Mole (solos que necessitam de reforço para suportar cargas especiais), orçadas em R$ 13 milhões.
No projeto inicial do metrô, o PAM estava previsto para ser construído após o percurso do sistema (12 quilômetros), na Estação Pirajá. Como o governo federal dividiu a obra em duas etapas, foi necessário fazer novo pedido para a construção da área após os primeiros seis quilômetros, ao final da Estação Norte, na Rótula do Abacaxi. Com a construção destas duas últimas obras desta primeira etapa, a prefeitura garante concluir os 2% restantes das obras civis do metrô, mas o secretário ainda não arrisca uma data para o início do funcionamento do metrô, já que resta uma série de etapas a serem cumpridas.
“Finalizados as obras até o final de setembro, começam as fases de revisão dos trens, montagem, testes operacionais e capacitação dos profissionais, há ainda estudos referentes à avaliação comercial e redimensionamento da frota de ônibus”, destaca Euvaldo Jorge.
Acompanhados pela imprensa, o secretário e os técnicos percorreram os 6 km do metrô, passando por todas as quatro estações – Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte (Rótula do Abacaxi).
“Está praticamente tudo pronto”, diz o diretor de planejamento da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), José Hamilton Bastos, destacando a necessidade de instalação de duas escadas rolantes e dois elevadores – para deficientes físicos – a cada estação. Para servir a população, foram instalados quatro banheiros em cada estação.
“Quem chegar a Estação de Brotas poderá, através das escadas rolantes, ter acesso à Avenida Bonocô e ao Viaduto das Pitangueiras, nos Gales, outra vantagem é que a Estação da Rótula está acoplada à estação de ônibus”, informou Bastos, demonstrando as facilidades do sistema.
Na chegada da Estação de Brotas, os visitantes foram surpreendidos por uma grande quantidade de lixo, descartado do alto de uma encosta e espalhado por entre os trilhos do metrô. “Estou entrando em contato com a Limpurb agora mesmo para resolver esta questão”, garantiu o secretário.

Fonte: Tribuna da Bahia
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São Paulo: Obra viária em meio a 6 milhões de veículos é paliativo


A cidade de São Paulo está em colapso, e sua capacidade de absorver a frota de automóveis já se esgotou há anos. Ainda assim, cerca de mil novos carros entram em circulação por dia na cidade, o que faz a frota crescer cerca de 15 vezes mais do que a população da cidade! Tal situação é resultado de uma urbanização historicamente voltada para a satisfação dos interesses econômicos da indústria automobilística, dos segmentos de maior renda que preferem o carro ao transporte público - e alimentada por uma cultura política que sempre valorizou as obras viárias como grande trunfo eleitoral. Some-se a isso o total descaso da nossa sociedade com as camadas mais pobres, e o resultado é que ainda hoje os maiores investimentos em transporte - como as novas vias da Marginal do Tietê ou o Rodoanel - são voltados para o carro, e não para o transporte público, embora o uso do automóvel represente apenas 30% das viagens diárias feitas na cidade! Paris, por exemplo, iniciou a construção do seu metrô no final do século 19 e, por isso, constituiu uma cultura urbana voltada para a mobilidade por transporte público, uma solução hoje muito mais adequada aos novos desafios de sustentabilidade ambiental. Aqui, embora tenhamos começado nosso metrô junto com a Cidade do México, no início dos anos 70, hoje temos quatro vezes menos linhas do que eles.

A região do Morumbi não tem do que reclamar, já que para conectá-la melhor ao centro foram construídos um túnel sob o Rio Pinheiros e uma moderníssima ponte estaiada, pelos quais, pasmem, não podem passar ônibus! Mesmo assim, não há milagre que minimize o impacto de 6 milhões de veículos na cidade. Por isso, qualquer lançamento imobiliário vai carregar significativamente o trânsito, e soluções de melhoria viária serão apenas paliativas. A questão não é somente repensar e regular o ritmo de lançamentos imobiliários, em uma cidade em que o mercado atua com grande liberalidade, mas realizar um replanejamento da opção de transporte que São Paulo fez, pensando, a longo prazo, em uma cidade realmente mais justa, e não só voltada para os usuários de automóveis.

Fonte: O Estado de S.Paulo
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São Paulo: Nova passarela traz conforto aos usuários da estação Calmon Viana


A Estação Calmon Viana, por onde circulam os trens das linhas 12-Safira [Brás - Calmon Viana] e 11-Coral [Luz - Estudantes] da CPTM, ganhou uma nova passarela metálica, em substituição à velha estrutura de degraus de madeira, que era o único acesso às plataformas de embarque e desembarque. A nova estrutura já está liberada para utilização, enquanto são realizados os trabalhos de instalação da cobertura e piso emborrachado. Ela conta com três torres que vão acomodar os elevadores e rampas de acesso para deslocamento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A substituição da antiga passarela faz parte das obras de reforma e modernização da Estação Calmon Viana, prevista para o segundo semestre desse ano. Além da nova passarela, a estação ganhará uma nova plataforma, a de número 4, além das 3 em operação, o que permitirá acomodar dois trens da Linha 12-Safira ao mesmo tempo, trazendo maior conforto aos usuários.

A novidade ajudará a diminuir o intervalo entre trens, melhorando o fluxo de embarque e desembarque.O projeto também inclui a construção de banheiros públicos [inclusive para pessoas com deficiência], rampas de acesso, novas salas operacionais, além da instalação de um gerador de energia.

As obras de modernização da Estação Calmon Viana fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, no valor de R$ 23 bilhões até 2011, que irá quadruplicar a extensão da rede com qualidade de metrô, dos 60 km, no início de 2007, para 240 km [sendo 162 km de linhas da CPTM].

Acessibilidade

No final de março, a CPTM entregou as obras de modernização das estações Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária. Outras estações do sistema passarão por obras de pequeno, médio e grande porte, adaptação em acessibilidade, readequação e reconstrução. Até 2014, todas as estações da CPTM deverão estar totalmente acessíveis.

Fonte: CPTM
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