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Passageiro de ônibus sofre na mão de mau motorista

domingo, 9 de maio de 2010


Andar de ônibus não é tarefa fácil. Além de ter que conviver com a lotação e o trânsito da cidade, os passageiros reclamam da imprudência de alguns motoristas, o que contribui para tornar as coisas mais difíceis. Das reclamações recebidas contra a SPTrans pela Central 156, o telefone de atendimento da Prefeitura, 9,9% se enquadram na categoria “conduzir o veículo com direção perigosa”.

As queixas mais recorrentes dos passageiros são de alta velocidade, freadas bruscas e “manobras radicais” ao volante. E nessas aventuras, alguém pode acabar ferido dentro do ônibus.A auxiliar de enfermagem Rosenilda da Silva, de 55 anos, foi uma que levou a pior. No início da semana, quando ia para o trabalho por volta das 17h, ela caiu do banco em que estava sentada, próximo à estação do metrô Patriarca, na Zona Leste. “Ele freou de repente. Fui com o corpo todo para frente e caí para trás, batendo no chão, com força”, contou Rosenilda.

Da queda, ficaram as marcas. “Eu ralei o braço ralado, bati a cabeça, o cóccix. Estou com tontura até hoje”, lamentou.Segundo ela, o motorista seguiu viagem como se nada tivesse acontecido. O socorro também não veio por parte do cobrador. “O motorista ainda foi grosso comigo. Fiquei chateada. Eu trabalho socorrendo as pessoas e quando é comigo, ninguém pode me ajudar”, disse.

A SPTrans informou que, em caso de acidente, a orientação aos motoristas é sempre parar, averiguar a situação e, se preciso, encaminhar a vítima para o hospital mais próximo. Pelo regulamento da empresa, deixar de prestar socorro é infração grave.


Fiscal infiltrado e cursos

Quando há várias reclamações sobre o mesmo veículo, a SPTrans coloca fiscais infiltrados no ônibus, embarcando como os demais passageiros. Se for constatado algum problema na atuação do motorista, ele irá sofrer as sanções administrativas da empresa cabíveis.

Por isso, ao reclamar do serviço, é importante o passageiro ter em mãos o nome e o número da linha, o número do veículo (que está estampado na lateral do ônibus), o dia e o horário em que houve o problema.Segundo a SPTans, os motoristas, antes de começarem a trabalhar, passam por cursos de direção defensiva, respeito aos usuários e primeiros socorros. Sempre quando há a renovação da carteira de habilitação, os treinamentos são repetidos.

Se o condutor se envolver em algum acidente com vítima e ficar comprovado que ele não seguiu os procedimentos de direção defensiva, o profissional só poderá voltar à ativa após passar novamente pelos treinamentos e por avaliação psicológica.

Fonte: Diário de São Paulo
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Uberaba: Inaugurado primeiro painel eletrônico do transporte coletivo

Modelo Paulista
Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (07/05), no ponto de ônibus em frente ao Centro Administrativo Municipal, o primeiro painel eletrônico que indica aos usuários do transporte coletivo o tempo de espera da linha desejada, dando o “pontapé” para a construção de mais outros 26.
De acordo com o diretor de Operação e Fiscalização do Transporte Coletivo, Claudinei Donizette Nunes, que também é idealizador do programa de monitoramento do transporte público, esse projeto dos paineis vem sendo desenvolvido há mais de quatro anos. Ele disse ainda que até o fim de maio o monitoramento eletrônico também estará disponível na internet.
Para o prefeito Anderson Adauto, que pretende expandir o projeto em 50 paineis até o fim do ano, quem ganha é a população. Ele salientou que está no momento da cidade privilegiar o transporte coletivo, utilizando dos avanços tecnológicos que já existem. “Iremos também implantar o projeto de mobilidade urbana, onde teremos mudanças no trânsito e no transporte coletivo”, pontuou o prefeito, que ainda afirmou apresentar a partir da próxima semana o novo sistema de trânsito e transporte que será empregado na cidade, após estudos levantados pela equipe do ex-prefeito de Curitiba e arquiteto Jaime Lerner.
Os outros 26 paineis eletrônicos, de acordo com Claudinei, serão instalados no Subterminal rodoviário São Benedito (2), Praça Rui Barbosa (2), avenida Leopoldino de Oliveira (13), avenida Fidélis Reis (4), avenida Nenê Sabino em frente à Uniube (1), avenida Tutunas em frente à Fazu (1), rua Manuel de Melo Resende em frente à Facthus (1), avenida Dom Luis Maria de Santana em frente à Prefeitura (2) e na Praça Frei Eugênio (1).


Fonte: triangulomineiro.com
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Prefeitura de Bauru anuncia melhorias após aumento de passagens


Dois dias depois de anunciar o reajuste na tarifa do transporte coletivo, o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) informou que vai determinar a contratação de uma nova modelagem do sistema de transporte coletivo, em Bauru. A última foi feita durante a administração de Nilson Costa, no início deste década.

Com isso, o chefe o Executivo espera ter um amplo diagnóstico atualizado sobre o tema no município. “Ela (nova modelagem) vai apontar as linhas que estão hoje precisando de um número maior de veículos e até mesmo mudanças em outras que estão deficitárias. A ideia é fazer um amplo diagnóstico nesse setor de transporte de Bauru, ver onde está precisando de ônibus, aonde está faltando”, afirma.

A prefeitura vai licitar ainda a aquisição de 300 pontos de ônibus contendo cobertura e assentos dentro da lei de acessibilidade, para serem implantados nas regiões de maior fluxo de usuários. No mês de agosto, também devem ser incorporados à frota do sistema 22 novos carros, todos com plataforma de acessibilidade. Com isso, segundo a prefeitura, 80% da frota com acessibilidade estará circulando em Bauru.

Nessa semana, Agostinho negociou com as empresas concessionárias do transporte coletivo urbano o aumento da tarifa, em média, em 5%, junto com a extensão do desconto de 25% concedido a estudantes que utilizam o sistema. A medida, embora esteja sendo submetida à avaliação do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo após a negociação já ter sido realizada pelo Executivo, aumenta a faixa de acesso ao desconto nas passagens dos atuais 18 para 25 anos.

O chefe do Executivo contou que ajustou com as empresas que operam o transporte coletivo em Bauru a tarifa básica a R$ 2,10, contra os R$ 2,00 atuais, uma atualização de 5%. Já para quem pagar em dinheiro o valor sairia de R$ 2,15 para R$ 2,25, um aumento de 4,65%.

A tarifa integrada que tem o aval do prefeito deixaria os atuais R$ 2,46 para ir a R$ 2,60 (elevação de 5,69%). Ele também vai implantar bônus com desconto de 10% no valor da tarifa nos horários entre picos aos usuários com cartões cadastrados. O bônus entre picos será permitido de segunda a sábado, das 09h30 às 11h30, e das 13h30 às 15h30. O benefício não contempla domingos e feriados, quando vão vigor as tarifas normais.

Bolsa Transporte

O representante da Federação da União das Associações dos Moradores de Bauru e Região no Conselho de Usuários do Transporte Coletivo Urbano de Bauru, Rubens de Souza, protocolou junto ao órgão uma série de pedidos, entre eles a instituição da Bolsa Transporte, que seria repassada aos que preencherem requisitos sócio-econômicos e de garantia da mobilidade urbana, como os cadastrados do Programa federal Bolsa Família (PBF) na cidade.

“O objetivo é atender a população de baixíssima renda que está cadastrada dentro do programa de inclusão do governo federal de transferência de renda. As famílias atendidas se enquadrariam nesse critério ou outro adotado pela prefeitura. Essas pessoas que não têm condições de pegar ônibus acabam ficando excluídas do sistema de transporte coletivo”, afirma.

Em Bauru, 8.880 famílias receberam o benefício no mês de abril, segundo dados da Caixa Econômica Federal (CEF). “Seria uma forma de você fazer a inclusão da pessoa na mobilidade urbana.” Uma cópia da solicitação foi enviada à Câmara Municipal e ao prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB). O requirimento será discutido na próxima reunião do Conselho, na segunda-feira. O chefe do Executivo vê a implantação da medida com dificuldades. “Eu teria de subsidiar isso.

A prefeitura teria que comprar essas passagens para poder fazer a distribuição, e a gente teria muita dificuldade na questão de definir critérios para a concessão desse benefício. Enfim, precisaria ter uma estimativa de valor. Não é algo muito simples. Não dá para fazer com que as empresas de ônibus assumam esse ônus”, comentou.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru
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Rio de Janeiro: Governo anuncia privatização de seis terminais rodoviários

sábado, 8 de maio de 2010


O governo anuncia hoje a privatização de seis terminais de ônibus intermunicipais, incluindo o Américo Fontenelle, na Central do Brasil. A empresa escolhida será responsável pela reforma e operação das unidades e pela construção de outras três na Barra da Tijuca (integrada ao Alvorada) e nos trevos das Margaridas e das Missões, ambos na Avenida Brasil.

Estima-se que o investimento será de R$ 82 milhões, sem dinheiro público. Também serão privatizados os terminais Menezes Côrtes (Centro), Mariano Procópio (Praça Mauá) e os de Campo Grande, Nilópolis e Nova Iguaçu. O plano envolve ainda a construção de um corredor exclusivo para ônibus articulados (BRT) na Avenida Brasil, com estações para integração e transferência de passageiros vindos da Via Dutra (Trevo das Margaridas) e da Rodovia Washington Luiz (Trevo das Missões).

A meta é reduzir o número de linhas e coletivos da Baixada para o Américo Fontenelle. Para a obra do BRT, haverá outro edital.

Leia a reportagem completa aqui.

Fonte: extra.globo.com
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Trânsito em Goiânia: sem mudanças e à beira do caos


No começo do ano, a paralisação do trânsito nas imediações da Praça do Cruzeiro, no Setor Sul, trouxe à tona a discussão sobre o problema na Capital. Muito se falou na imprensa, principalmente sobre a necessidade de pequenas e grandes intervenções. Na Semana Santa, mais uma vez o caos vigorou. Nas saídas para Trindade e Inhumas um estrangulamento deixou tudo parado, um verdadeiro caos.Já estamos em maio e até agora nenhuma intervenção importante foi feita.

Em Goiânia, os veículos particulares e os ônibus do transporte coletivo estão condenados a uma mobilidade urbana travada pela omissão do poder público. Já não se sabe mais se a culpa pelo precário serviço de transporte coletivo é do trânsito ou se o trânsito é caótico devido à existência de um transporte público precário.

O que é público e notório é que na campanha eleitoral para a Prefeitura de Goiânia, o atual pré-candidato ao governo pelo PMDB Iris Rezende prometeu resolver o problema dos coletivos em seis meses. Basta perguntar nos terminais como está a situação para constatar que está cada vez pior.Ao deixar o mandato incompleto, mais uma vez, o peemedebista aproveita o período de pré-campanha para dizer que vai resolver o problema das rodovias goianas em um ano. Como?

Da mesma maneira que entregou o trânsito e o transporte coletivo em Goiânia? Se for com a mesma falta de autoridade moral é provável que em dois anos essas rodovias consigam ficar ainda piores.Onde está a conclusão das marginais Botafogo e Cascavel? Duas vias rápidas que poderiam desafogar o fluxo de veículos de diversas vias intransitáveis hoje.

Há 20 anos elas aguardam finalização. Quando começaram a ser construídas, Goiânia tinha cerca de 230 mil carros circulando pelas ruas. A situação da Cascavel é ainda mais grave. Próximo à Avenida T-63, na divisa entre os setores Jardim América e Parque Anhanguera, parte de onde seria a pista da marginal virou erosão. Essa deterioração é dinheiro público sendo jogado fora.

Outras obras essenciais ainda nem saíram do papel. Passagens de nível, viadutos e trincheiras precisam fazer parte da nossa paisagem. Mas intervenções mais simples, que não demandam investimento alto, estão emperradas.

Cadê os corredores exclusivos para ônibus nas principais avenidas de Goiânia? Fizeram a implantação na T-9 e só! E a onda verde? Às vezes ouço o comentário que os semáforos goianienses são a “onda vermelha” de Iris. E não é para menos. Basta circular pelas ruas e constatar.E nesse caos todo estão os ônibus coletivos. A velocidade média desses veículos em horário de pico chega a 16 km/h. Em muitas linhas eles trafegam lotados e o usuário paga caro por um serviço de péssima qualidade.

O poder público não tem argumentos que convençam o motorista a deixar o veículo em casa e optar pelo transporte público. Fizeram investimentos de maneira errada, colocando microônibus com serviço e tarifa diferenciados com o foco no cliente que tem condução própria.

Já passou da hora de Goiânia sofrer uma revolução na infraestrutura viária e, consequentemente, no transporte público urbano. Essa roda-viva em que a mobilidade da Grande Goiânia entrou vai ficar cada vez pior.

Para sair desse processo, é preciso otimizar o trabalho e fazer investimentos certos. A população já está farta de promessas demagogas que dizem resolver problemas, mas que não saem de discursos efêmeros.

Fonte: Diário da Manhã
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Estudantes protestam em frente ao Ticen, em Florianópolis, contra aumento de passagens


Os estudantes que participam de uma manifestação contra aumento das passagens do transporte coletivo, nesta sexta-feira, chegaram ao Terminal de Integração do Centro (Ticen), no Centro de Florianópolis, por volta do meio-dia e meia. Eles se reuniram no calçadão, bem em frente ao terminal.
No local, eles protestaram contra o aumento das passagens do transporte coletivo. Mais de cem pessoas participaram da manifestação. O grupo saiu do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por volta das 10h30min e seguiu, a pé, em direção ao Ticen. O ato complicou o trânsito e foi acompanhado por viaturas da Polícia Militar (PM).
Os estudantes prometem novas manifestações na cidade.

Fonte: Clic RBS
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