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Cuiabá: Audiência pública sobre acessibilidade no transporte coletivo será nesta sexta

quinta-feira, 29 de abril de 2010


A acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida ao transporte coletivo e entorno dos pontos de ônibus de maior aglomeração de Cuiabá será discutida em audiência pública, nesta sexta-feira (30/04), às 14h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. O Ministério Público irá apresentar as principais reclamações que já chegaram à instituição sobre o assunto e buscará soluções conjuntas com empresários do setor, administração municipal e associações de pessoas com deficiência.
Durante a audiência, também serão discutidas questões relacionadas ao projeto de mobilidade urbana para a Copa 2014. O evento é aberto à população e contará com a participação de representantes dos órgãos de fiscalização e acompanhamento.
De acordo com o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, existem 11 procedimentos investigatórios instaurados na 8ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital sobre denúncias de falta de acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As principais irregularidades encontradas referem-se à adequação dos pontos de parada e terminais de grande circulação, atendimento do Buscar, capacitação de funcionários, manutenção das plataformas elevatórias, assentos reservados e frota adaptada.
Constam ainda reclamações relacionadas à inexistência de capacitação e treinamento de motoristas e cobradores; impedimento de embarque pelas portas traseiras dos veículos e ausência de acessibilidade em pontos de parada e terminais, próximos às universidades, escolas estaduais, shoppings, praças centrais, entre outras.

Fonte: O Documento
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Em Joinville, Reforço para ir à zona Norte


A Prefeitura e a empresa de ônibus Transtusa decidiram ontem que uma linha experimental de ônibus será criada na região do bairro Bom Retiro, na zona Norte, para atender à demanda de passageiros criada com a inauguração do Joinville Garten Shopping, na semana passada, em Joinville.“Uma equipe está fazendo um monitoramento, inclusive com contagem de usuários nos pontos. Em questão de uma ou duas semanas, devemos ter novidades”, afirma o gerente de transportes e vias públicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Luiz Cézar Keufner.

“Pretendemos criar uma linha circular Bom Retiro, em caráter experimental, a partir do terminal Norte”, antecipa. A intenção é atender a usuários que querem chegar ao shopping e não são atendidos pelas linhas atuais – a maioria das linhas leva estudantes às universidades. Hoje, há usuário que, para chegar ao shopping, sobe em ônibus em determinado ponto, segue até o terminal Norte e não desembarca, para fazer o retorno e descer rumo ao shopping. Por isso, os técnicos analisam um itinerário que encurte distâncias e não congestione o sistema.

A linha foi descrita como experimental porque será necessário diferenciar o que é demanda pontual e o que é permanente. Sozinho, o novo empreendimento movimenta dois mil funcionários, que, em geral, trabalham em dois turnos. Boa parte deles também usa o transporte coletivo.Além disso, serão criadas linhas adicionais extras para suprir o acréscimo no número de passageiros em horários de pico. As medidas devem ser detalhadas nas próximas semanas.

Fonte: A Notícia
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Rio de Janeiro: Licitação para linhas de ônibus sai esta semana


O prefeito Eduardo Paes afirmou que, no futuro, o metrô, os trens e as barcas serão integrados ao bilhete único — tarifa de R$ 2,40 por duas horas no Rio. Inicialmente, o benefício contemplará apenas os ônibus sem ar-condicionado. Depois de implantado, o prefeito negociará com o governo estadual a inclusão das concessionárias de transporte.

Segundo Paes, os moradores da Zona Oeste serão os principais beneficiados, já que poderão se deslocar para o trabalho por um custo menor: R$ 2,40, economizando 51% no valor de duas viagens, com intervalo máximo de duas horas para o segundo embarque.

— Primeiro, tenho que tratar do que é concessão municipal. Depois, vamos nos articular com as concessionárias do estado para também complementar — disse o prefeito. Economia na roleta Paes disse ainda que vários fatores possibilitam a implantação do sistema sem subsídio.

O bilhete também será expandido para as vans após a conclusão da licitação das linhas de transporte alternativo. — Sempre afirmei que era possível fazer o bilhete único sem subsídio.

Você tem um conjunto de fatores, de melhorias do sistema de concessão, que valem recursos. Isso tudo tem que servir para beneficiar a população e não para trazer dinheiro para os cofres públicos — disse Paes, referindo-se à licitação das linha de ônibus que anunciará amanhã, com a redução da frota de 8.600 veículos para baratear o custo da operação e bancar o bilhete: — Vamos acabar com aquele monte de ônibus vazios no Centro. Assim, os custos para as empresas diminuem e a tarifa pode ser mais baixa.

Fonte: Extra online

A prefeitura do Rio anunciou que, até sexta-feira (30), vai sair a licitação para todos os trajetos de ônibus no município. Os vencedores seriam conhecidos até agosto.




Video: G1
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Manaus: Motoristas desistem de parar transporte coletivo quarta e dizem que pararão sexta


A ameaça de paralisação do sistema de transporte coletivo em Manaus, programada para esta quarta-feira (28/04), foi cancelada após uma reunião entre membros do Sindicato dos Rodoviários e o Ministério Público do Trabalho.

Já a paralisação de sexta-feira, dia 30, nas garagens da Transmanaus, deve permanecer. Os rodoviários ameaçam parar 60% da frota operante (aproximadamente 1.450 ônibus), o que significa que cerca de 870 carros não devem sair das garagens. A categoria pede reajuste salarial de 10%, com o aumento real no próximo dia 1º de maio, data base da categoria.

Além disso, outras 23 reivindicações foram feitas.Preocupados com a reação popular à última paralisação, quando populares queimaram ônibus e ameaçaram espancar motoristas e cobradores, as lideranças dos rodoviários estão anunciando que a greve de sexta-feira será deflagrada ao meio-dia.

Fonte: CBN Manaus
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Caos que toma conta do sistema público de ônibus em Goiânia faz usuários procurarem alternativas de locomoção


Com a crise no transporte coletivo de Goiânia, parte dos usuários, insatisfeitos com o serviço oferecido pelas empresas de ônibus, vem buscando alternativas para se locomover e cumprir seus compromissos profissionais.

Não só o carro e a moto são vistos como substituto do transporte público, até mesmo a bicicleta está conseguindo ganhar espaço na preferência daqueles que querem escapar do caos em que se encontra o sistema de transporte público da Capital.A justificativa mais comum para a mudança é a fuga da falta de respeito a que estavam sujeitos quando pegavam ônibus.

Os constantes atrasos, superlotação, falta de ônibus nas linhas e terminais tumultuados também são apontados por novos ciclistas e motociclistas como fatores preponderantes para abandonar o transporte coletivo. O mecânico Ademir Ruas, 40 anos, é um exemplo de quem trocou o coletivo pela bicicleta. Ele é morador do Jardim Europa, e seu trabalho está localizado na Avenida T-2, no Setor Bueno, distante oito quilômetros de sua residência. Ruas pedala cerca de 16 quilômetros por dia, e garante que consegue fazer o trajeto em até 20 minutos. De acordo com ele, o tempo economizado com a bicicleta, se comparado com o ônibus, é de 40 minutos. “Optei pela bicicleta para ir ao trabalho, em detrimento do trânsito caótico de Goiânia e do estresse que é pegar coletivo”, ressalta.

Ele critica a situação caótica do transporte coletivo da Capital, e afirma que não está nos planos voltar a andar de ônibus. “Vimos o caos que foi a greve do transporte coletivo. A bicicleta, além de ser um transporte eficaz, também é bom para a saúde, já que é uma forma de exercitar o corpo. A prefeitura poderia implantar ciclovias na cidade durante a semana”, sugere.

Roni Araújo Souza, 29 anos, vendedor da Fernando Bicicletas, diz que depois da crise do transporte coletivo e da implantação das ciclovias ligando os parques nos finais de semana, as vendas de bicicletas aumentaram em até 30%. “Notamos que houve um aumento considerável das vendas. Temos muitos clientes que preferem ir de bicicleta ao trabalho, além daqueles que buscam uma prática esportiva, o que está crescendo bastante”, diz.

O contador Inácio Umbelino de Souza, 29 anos, recentemente adquiriu uma moto com o intuito de fugir do caos do transporte coletivo. Ele afirma que para ir até o trabalho, no Setor Novo Mundo, teria que pegar até três ônibus por dia. Souza, que mora no Vera Cruz, diz que é muito estressante ter que deparar com terminais cheios, ônibus lotados e atrasados. O fator econômico também pesou na hora de comprar uma moto.

“Além da falta de respeito e dos transtornos, é muito dispendioso para o usuário que pega mais de dois ônibus para ir ao trabalho. Com os R$ 10 que gastava por dia com transporte coletivo, hoje abasteço minha moto e consigo rodar por pelo menos quatro dias”, diz. Segundo Miguel Tiago da Silva, presidente da Agência Metropolitana de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT), a política do órgão é de incentivar o uso do transporte coletivo.

Miguel Tiago também diz que se o sistema de transporte público não vai bem, tem que se estudar quais as causas para solucioná-las o quanto antes. “Nós ainda achamos que o transporte coletivo é uma alternativa viável para desafogar o trânsito.” Miguel Tiago também afirma que é favorável e simpático à ideia da bicicleta como uma alternativa de transporte, por não poluir e por trazer benefícios à saúde. Em relação às motos, ele enfatiza que as fiscalizações vão continuar.

“A AMT trabalha no sentido de proteger a vida, nós continuaremos fiscalizando o uso de capacete e a conduta dos motociclistas”, conclui. Mas quem passou a andar sobre duas rodas também tem queixas. Ruas afirma que, apesar da rapidez e da mobilidade que a bicicleta oferece, tem que enfrentar no cotidiano a falta de respeito por parte de motoristas de carros. “Os motoristas só pensam neles, são poucos os que respeitam os ciclistas.”

Frota
Segundo o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), cerca de oito mil carros entram em circulação por mês em Goiânia. Aliado ao aumento considerável da frota de veículos, o transporte coletivo passa por uma de suas piores crises da história. Os problemas começaram no início deste ano, quando a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) alterou 27 linhas sem aviso prévio na grande mídia, pegando de surpresa cerca de 65 mil usuários.

Com as mudanças, principalmente nas linhas alimentadores, foram surgindo complicações, como superlotação e atrasos nos ônibus. Os terminais passaram a ficar superlotados e tumultuados em horários estratégicos, resultando em uma onda de protestos, realizados pelos próprios usuários insatisfeitos com os problemas.

Uma dessas manifestações chegou a interditar o Terminal Praça da Bíblia por três horas. O ápice da crise aconteceu na segunda-feira desta semana, quando um sindicato de motoristas de ônibus, não regularizado no Ministério do Trabalho, realizou uma greve surpresa, a qual afetou cerca 400 mil usuários da região metropolitana de Goiânia.

O Eixo Anhanguera, que transporta cerca de 200 mil passageiros por dia, ficou completamente inoperante por 11 horas. Alguns ônibus tiveram os vidros quebrados e a administração do Terminal Veiga Jardim foi vítima de atos de vandalismo.

Os terminais tiveram que receber reforço no policiamento, e só no final do dia o sistema de transporte coletivo voltou ao normal.

Fonte: Diário da Manhã
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Foz do Iguaçu: Passageiros reclamam da falta de paciência dos motoristas do transporte coletivo

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