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Cadastramento para Cartão BHBUS Master será contínuo em BH

sábado, 24 de abril de 2010


A gratuidade no transporte público aos idosos acima de 65 anos é garantida nos termos do § 2º do art. 230 da Constituição Federal de 1988 e do art. 39 da Lei Federal n.º 10.741, de 1º de outubro de 2003. Para usufruir esse benefício, basta que essas pessoas apresentem a Carteira de Identidade. Ela é documento que garante a esses usuários o acesso gratuito aos ônibus coletivos do transporte público urbano, em todo o Brasil.

Em Belo Horizonte, além da Carteira de Identidade, os idosos também contarão com o Cartão BHBUS Master. Esse Cartão vai assegurar aos passageiros da RMBH, com idade igual ou superior a 65 anos, o acesso ao salão traseiro dos veículos do transporte coletivo em Belo Horizonte.

Para a confecção do seu Cartão BHBUS Master, o usuário maior de 65 anos deverá comparecer a qualquer um dos postos destinados para essa finalidade, munido de documento que faça prova de sua idade e comprovante de endereço. Tais documentos poderão ser apresentados em cópia simples acompanhada dos documentos originais ou cópia autenticada em cartório.

Depois de cadastrados, os beneficiários serão convocados a comparecer ao posto da Rua Professor Morais, 216 para retirar o seu Cartão, de acordo com a data de nascimento. Após o início da distribuição dos cartões, quem fizer o cadastramento terá a vantagem de receber o Cartão de imediato. É importante dizer que em Belo Horizonte sempre existirá posto de cadastramento, que será contínuo.

Veja os endereços dos Postos atuais de Cadastramento do Cartão BHBUS Master:
- Secretaria de Administração Regional Centro-Sul - Rua dos Caetés, 466 - térreo - Centro - das 8 às 17 horas;
- Secretaria de Administração Regional Barreiro - Rua Flávio Marques Lisboa, 345 - 3º andar - das 7 às 17 horas;
- Venda Nova - Rua Padre Pedro Pinto, 2.277 - loja 504 - das 7 às 17 horas;
- Savassi - Rua Professor Morais, 216 - das 8 às 17 horas.

Fonte: BHTrans

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Passagem do transporte coletivo de Marília-SP deve voltar a R$ 2,10 na segunda-feira


A passagem de ônibus do transporte coletivo urbano de Marília deve ficar mais barata a partir da próxima segunda-feira.

O TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo extinguiu processo iniciado com liminar do juiz da 4ª Vara Cível de Marília, Valdeci Mendes de Oliveira, que garantia o aumento de R$ 2,10 para R$ 2,30.Ontem mesmo a Justiça mandou intimar a Empresa Circular a reduzir o preço da tarifa para R$ 2,10. A prefeitura, responsável pela indicação do preço a ser cobrado, também será notificada.

A decisão do TJ põe fim, pelo menos em segunda instância, ao embate jurídico entre Circular e prefeitura.Isso porque a sentença do TJ desconsidera o julgamento de mérito do processo que garantia a passagem de ônibus a R$ 2,30 em Marília.O procurador do município, Ronaldo Duarte, ressaltou que ordem judicial cumpre-se. “Se isso não ocorrer, a empresa pode ter de pagar multa”, disse.

A assessoria de imprensa da Empresa Circular disse que a intimação da Justiça não havia chegado até o início da noite de ontem.Desta forma, é provável que o valor da tarifa de ônibus só seja reduzido em R$ 0,20 na segunda-feira, próximo dia útil.

Para os usuários que pagam duas passagens por dia, a retomada do preço para R$ 2,10 vai gerar uma economia de R$ 12 por mês.

A tarifa de ônibus está 10% mais cara desde o dia 1º de dezembro, por decisão da Justiça, após a prefeitura ir contra planilha da Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional) e se recusar a aumentar o valor para R$ 2,30.

Ainda cabe recurso ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Fonte: Rede Bom Dia
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Novo sistema de linhas de ônibus entrou em vigor em Limeira


O usuário do transporte coletivo de Limeira começa a utilizar, a partir de hoje, o sistema radial de linhas, além do serviço expresso entre o Parque Nossa Senhora das Dores e o Centro. A nova programação estabelece trajetos mais curtos para que o passageiro use uma linha do bairro e desça na praça Coronel Flamínio Ferreira (Praça do Museu) ou no terminal urbano (ao lado da rodoviária) e faça integração com outros ônibus.

A expectativa da Secretaria Municipal dos Transportes é que o intervalo entre os ônibus nos pontos, em média, seja reduzido pela metade. Isso porque linhas que percorriam pontos extremos da cidade encerram agora o percurso no Centro.Em vez do sistema diametral, quando um ônibus sai de um bairro e cruza a cidade, atingindo outro extremo, a proposta é que as linhas com maior demanda cheguem até a região central e retorne ao ponto de origem. No terminal, dentro de uma hora e de posse do cartão eletrônico, o usuário poderá fazer a integração para qualquer destino, desde que não seja à região de origem.

Segundo Claudio Mendes, diretor da Viação Sudeste, foram feitos estudos técnicos, considerando demanda e fluxo. Ele enfatiza que as mudanças são democráticas e eventualmente poderão ocorrer adaptações. “É importante ainda que o usuário saiba que o ponto do Museu continuará sendo utilizado”, reforça.

A linha 115, da Viação Limeirense, é uma das cinco novas. Ela ligará o Jardim Boa Esperança, começando o trajeto pela Rua João Bechara, ao terminal urbano, e vice-versa. O ônibus vão parar nos pontos já existentes, de acordo com as ruas divulgadas em folheto informativo entregue há uma semana. De segunda a sexta-feira, o intervalo será de 22 minutos, começando às 5h, 5h22 e assim, sucessivamente, até as 23h30 no ponto do bairro.A linha 111, da mesma empresa, ligará o ponto final do “Atacadão” ao terminal urbano, através da via “Sesi”. O intervalo deve ser de 21 minutos.

O usuário deve estar atento às substituições. Na Viação Sudeste, a novidade é a linha 205, em substituição à 8B, que atende a região do Jardim Santa Eulália, começando na Avenida Professor Antonio Prince Rodrigues e culminando no terminal urbano e vice-versa. O intervalo é a cada 30 minutos.

A linha 124, da mesma viação, substituirá as 5 e 101 na região do Jardim São Lourenço, a partir da Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva, passando pelos bairros Lago, Lago Azul, Palmeiras, Ipanema, Roseira, Graminha, Antonio Simonetti, entre outros, até chegar ao terminal, de onde pode ser feita a integração. O intervalo no bairro em dias úteis é de 11 minutos mas, aos finais de semana e feriados, como nas demais linhas, o horário pode ser alterado.

LINHA EXPRESSA

A primeira linha expressa, a 113 da Viação Limeirense, atende à região do Parque Nossa Senhora das Dores com ponto final na Praça do Museu. O local de partida no bairro é a Avenida Vitorio Bortolan. O primeiro intervalo é de 17 minutos, começando às 5h. No Centro, a saída do primeiro ônibus é às 5h09.Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-55-3990, da Viação Limeirense, ou 0800-55-9005, da Sudeste.

Conheça as novas linhas

Viação Limeirense
113 - Expressa - Parque Nossa Senhora das Dores à Praça Coronel Flamínio Ferreira (Praça do Museu)
115 - Jardim Boa Esperança ao terminal urbano111 - “Atacadão” ao terminal urbano (Via “Sesi”)


Viação Sudeste
205 - Jardim Santa Eulália ao terminal urbanoEssa linha substitui a 8B na região desse bairro
124 - Jardim São Lourenço ao terminal urbano
Essa linha substitui a 5 a 101 na região desse bairro

Fonte: Secretaria Municipal dos Transportes
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Recife: Paradas de duas linhas são modificadas no TI do Barro


O Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar, a partir de amanhã (24/04), os pontos de paradas das linhas 202-Barro/Macaxeira (Várzea) e 207-Barro/Macaxeira (BR-101), no Terminal Integrado do Barro.

A mudança ocorrerá para dar mais fluidez ao embarque dos 52 mil usuários que utilizam estas linhas. Com a mudança, a linha 207-Barro/Macaxeira (BR-101) que possui um ponto de embarque no TI, passará a ter dois pontos de embarque, sendo um para o serviço expresso e outro para o serviço parador.

Os usuários que utilizam a linha para viagens expressas, realizando a ligação direta (sem paradas no percurso) para o Terminal Integrado da Macaxeira, irão embarcar no ponto implantado na plataforma de desembarque, próximo a estação do Metrô. Já os usuários da linha 207, que utilizam o serviço parador, ou seja, que atende todas as paradas durante o percurso, terão seu ponto de embarque transferido para o local onde, atualmente, opera a linha 202 – Barro/Macaxeira.

Com isso, a linha 202 passará a operar no local de embarque da linha 207. Os usuários que transitam diariamente pelo local, estão sendo informados por meio de panfletos, distribuídos por divulgadores. Outras informações podem ser obtidas através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800.081.01.58

Fonte: CGRT

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SPTrans cede espaço nos terminais para colaborar com a vacinação contra o vírus H1N1


A SPTrans cede espaço em terminais para colaborar com a vacinação contra o vírus Influenza A (gripe suína). Desta vez os funcionários da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) da Capela do Socorro e de Parelheiros estarão nos terminais Varginha, Grajaú e Parelheiros, na zona sul da cidade. A medida facilitará a vida dos usuários que estão de passagem pelos terminais e que não tiveram tempo de se imunizarem contra a doença. A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 teve início no dia 22 de março deste ano, intercalando por tipo de pessoa e doença crônica para a aplicação.

A imunização deve ir até o dia 21 de maio deste ano.
Terminal Parelheiros - dia 24/04/2010 das 8h às 12h e das 13h às 17h
Terminal Grajaú - dia 24/04/2010 das 8h às 17h
Terminal Varginha - dia 24/04/2010 das 8h às 17h
Terminal Grajaú - dias 27 e 29/04/2010 das 18h às 21h
Terminal Parelheiros - dias 26 e 27/04/2010 das 7h às 19h

Fonte: SPTrans

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Salvador entra no rol de cidades que apostam na mobilidade urbana via BRT

(Foto)BRT Bogotá

Salvador entra no rol de cidades que apostam na mobilidade urbana via BRT, sistema que usa ônibus de alta capacidade e corredores exclusivosNa hora do pico da manhã, são quase 4,5 mil pessoas que buscam embarcar nos ônibus da Estação, enfrentando esperas de até meia hora, empurrões e pisadelas, para disputar um assento.
  • Pensando nisso, a Setin, a Transalvador e técnicos do Setps elaboraram a Rede Integrada de Transporte (RIT), um projeto que apresenta um novo olhar sobre o sistema de transporte público, priorizando o transporte coletivo através de vias exclusivas segregadas do tráfego em geral, valorizando o passageiro, a flexibilidade, rapidez e o baixo custo, e leva em conta o atual perfil da mobilidade na cidade, sem, no entanto, deixar de solucionar os principais pontos de congestionamentos da cidade.

A RIT envolve duas frentes: o investimento no transporte público, através da implantação dos corredores do BRT (o Bus Rapid Transit uma nova modalidade de transporte), e a expansão do sistema viário - construindo 40 km de novas vias e 38 km de duplicações – uma vez que as duas variáveis formam uma rede e dependem uma da outra para um bom desempenho.

  • O projeto engloba ainda a modernização dos trens do Subúrbio Ferroviário, a extensão do metrô até o bairro de Pirajá e toda a reformulação das linhas de ônibus já existentes, para permitir a integração entre os meios rodoviário e ferroviário de transporte.
    Lançado pioneiramente em Curitiba-PR, o BRT está sendo implantado em mais de 100 cidades em todo o mundo.
O BRT de Salvador - Características. Corredores exclusivos e interligados. Ônibus articulados e biarticulados. Veículos de grande capacidade (160 a 270 lugares). Portas à esquerda e à direita (duplas e largas). Cobrança prévia, em guichês externos. Estações com piso elevado, garantindo a acessibilidade universal. Ultrapassagens nas estações, acabando com as filas. Três tipos de operação: expresso (sem parada no trajeto), semiexpresso (poucas paradas intermediárias) e parador (para em todos os pontos do percurso). Segurança e conforto para os pedestres.

Fonte: A Tarde

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