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Operação Fim de Tarde entra em vigor nesta segunda-feira em Florianópolis

segunda-feira, 12 de abril de 2010


A Guarda Municipal de Florianópolis realiza a partir desta segunda-feira a operação Fim de Tarde. O objetivo é aliviar os pontos de mais congestionamento no sentido Centro-Ponte Colombo Salles, no horário das 17h às 21h.

Visando justamente o retorno para casa de quem mora ou estuda no continente, a operação será realizada em quatro pontos da cidade. Entenda como o tráfego será alterado em cada um deles, segundo a prefeitura de Florianópolis.

  1. rua Antonio Pereira Oliveira Neto
    O principal objetivo neste ponto é coibir a ação de motoristas que tentam furar a fila. Como a rua tem uma bifurcação que divide a pista em três, duas pistas da esquerda ficam disponíveis para quem quer acessar o elevado sentido ponte e a da direita dá acesso à avenida Gustavo Richard. Alguns motoristas fazem o percurso toda pela direita para chegar ao elevado causando grandes transtornos aos demais motoristas.
  2. avenida Gustavo Richard cruzamento com avenida Hercílio Luz
    Neste ponto o objetivo da operação é coibir uma manobra proibida. Todo acesso da via Expressa Sul sentido Ponte Governador Colombo Salles se dá pela avenida Gustavo Richard causando congestionamento. Por isso, alguns motoristas utilizam a marginal direita da avenida Gustavo Richard para acessar metros à frente novamente a principal, acesso este proibido, permitido apenas para quem segue da avenida Hercílio luz. Além da manobra ser proibida, ela causa engarrafamento na avenida Hercílio Luz e consequentemente na Paulo Fontes.
  3. avenida Gustavo Richard
    Guardas estarão corrigindo condutores que dirigem sobre a faixa de canalização obstruindo as demais faixas, o que também causa filas. Muitos fazem isso justamente com o objetivo de furar os engarrafamentos na avenida com destino à ponte.
  4. rua Pedro Bittencourt
    O problema na rua Pedro Bittencourt é o desrespeito á faixa exclusiva para ônibus. A irregularidade prejudica a saída dos veículos de transporte coletivo do Terminal de Integração do Centro (Ticen).

Fonte: ClickRBS

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BH: Desapropriação já causa polêmica na Avenida Dom Pedro I


Da Pampulha a Venda Nova, a efervescência do comércio de automóveis e materiais de construção ocupa a Avenida Dom Pedro I. Mas, repetindo a história dos galpões e lojas às margens da Avenida Antônio Carlos, em alguns meses os imóveis do lado esquerdo (bairro/Centro) irão abaixo para dar lugar ao Transporte Rápido por Ônibus, o BRT (sigla de Bus Rapid Transit). Em 16 quilômetros de extensão, a via formará junto com a Antônio Carlos um dos três corredores viários do projeto, que promete melhorar a qualidade do transporte coletivo, com pistas exclusivas para ônibus, estações de embarque, além de terminais de integração.

O custo será de R$ 700 milhões, incluindo as indenizações. Para viabilizar as centenas de desapropriações, a prefeitura usará uma alternativa que já causa desconfiança e polêmica entre os proprietários.

A partir de uma operação urbana consorciada, o Executivo pretende, sob os termos de uma lei especial, abaixar o coeficiente de aproveitamento (área construída em relação à área do terreno) da região. Com isso, um mesmo terreno terá menor potencial construtivo.

De acordo com a consultora técnica da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas (Smurbe) Maria Caldas, a medida induz a redução do preço dos imóveis e facilita a desapropriação. “Projetos viários importantes estão sendo inviabilizados pelo altíssimo custo da desapropriação. A ideia de diminuir os coeficientes é para que a prefeitura possa adquirir os imóveis. Estamos falando num novo modo de tentar enfrentar os problemas da cidade”, afirma.

A duplicação da Pedro I preocupa o comerciante Geraldo Magela de Freitas, dono de imóveis em vários quarteirões da via. Aos 51 anos, ele dedicou metade de sua vida ao investimento em galpões e lojas da avenida e, agora, se vê diante da incerteza. “Já mandamos e-mail e ligamos para a prefeitura e até agora não fomos avisados do que vai ocorrer.

O progresso não é errado, mas está faltando clareza. Inquilinos meus já se mudaram, por causa da indecisão. Se houver uma avaliação justa dos imóveis, nós saímos. Não quero entrar na Justiça, mas também não quero algo que me prejudique. Se pagarem um preço muito barato, como vou fazer para ir para outro lugar?”, questiona.

Fonte: UAI Notícias
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CTBel esclarece concessão de linhas de transporte público

O Prefeito de Belém, Duciomar Costa, determinou que técnicos da Companhia de Transportes do Município (CTBel) fizessem um estudo para viabilizar a concessão de novas linhas de transporte público de passageiros na cidade, principalmente nas áreas de expansão, com vistas a regulamentar a atividade, que vem sendo executada de forma irregular por alguns veículos.
Feito o levantamento, a CTBel elaborou um projeto que aponta as áreas da capital onde o transporte coletivo é deficitário e que necessitam serem abastecidas por novas linhas. A empresas que passarem a operar nessas áreas terão que cumprir regras, seguindo rigorosamente o que determina a Lei Orgânica do Município de Belém e o Regulamento do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus do Município. As novas concessões para o sistema de transporte público de passageiros de Belém estão sendo definidas e os detalhes sobre o processo serão divulgados nesta segunda-feira, dia 12, às 10h, durante coletiva na sede da CTBel.

Fonte: Wordpress

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Rodoviários sinalizam nova greve em Manaus


Após o sinal verde do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Manaus (Sinetram), para a greve no sistema de transporte coletivo da cidade, os rodoviários prometem paralisar todas as atividades da categoria na próxima quarta-feira (14), em protesto contra a rejeição da proposta de reajuste salarial.

Os rodoviários reivindicam reajuste salarial de 10%, o que segundo o sindicato da categoria, está previsto na convenção coletiva para 2010/2011. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, caso o Sinetram não atenda a reivindicação até a próxima quarta-feira, o sistema de transporte coletivo será paralisado.

O Sinetram classificou o reajuste de inviável e explicou que o sistema em está com prejuízo, agravado com a redução da tarifa de ônibus de R$ 2,25 para R$ 2,10, determinada pelo prefeito Amazonino Mendes (PTB).

A redução de R$ 0,15 no valor da tarifa estaria gerando o prejuízo diário de R$ 77 mil, segundo informou o Sinetram. (FM)

Fonte: Portalamazonia
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BH importa modelo colombiano de transporte público


Belo Horizonte foi buscar longe a experiência para implantar o Transporte Rápido por Ônibus, o BRT (sigla de Bus Rapid Transit). Recentemente, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) viajou com uma comitiva de técnicos a Bogotá, capital da Colômbia, para conhecer o Transmilenio, sistema modal colombiano. Com 7,5 milhões de habitantes, a cidade tem área de 380 quilômetros quadrados, próxima à de BH, que tem 2,4 milhões de moradores. Mas essa não é a única semelhança: a frota de veículos das duas cidades é quase a mesma, em torno de 1 milhão de carros. O dado evidencia uma diferença gritante: 80% da população de Bogotá é usuária do transporte coletivo, enquanto na capital mineira essa parcela não chega a 60%.

De acordo com a consultora técnica da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas (Smurbe) Maria Caldas, a visita foi fabulosa. “Bogotá mostrou com convicção absoluta de que estamos no caminho certo, não dá para projetarmos mais a cidade pensando em carros. Andamos nas horas de pico nos ônibus e vimos que funciona exatamente como um metrô, com estações pré-pagas, ônibus articulados e biarticulados, a entrada e saída dos passageiros é em nível (sem degraus)”, afirma Maria Caldas.

O mestre em engenharia de transporte Paulo Rogério Monteiro, assessor técnico de mobilidade da Agência Metropolitana, em Bogotá, explica que o BRT foi pensado para revitalizar o centro urbano. “Bogotá é uma cidade que não foi planejada e estava muito degradada. O BRT foi o eixo de requalificação da cidade, a partir dos anos 1990.” Mas sem atravessar as fronteiras do país é possível encontrar experiências bem sucedidas do corredor rápido de transporte coletivo. O Ligeirinho da capital paranaense foi o precursor do sistema modal do BRT, implantado na década de 1970.

O projeto leva em conta dois conceitos: o transporte e uso do solo. “Quanto mais perto dos corredores de ônibus, maior a capacidade de adensamento da população, dispensando a criação de linhas radiais”, afirma Monteiro. Apesar de modelo, atualmente, o Ligeirinho de Curitiba está com a capacidade saturada. “Ele foi planejado para a cidade e não para a região metropolitana”, ressalta o especialista.

Fonte: UAI Minas
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Rio: Suposta greve de rodoviários prejudica passageiros de ônibus na Zona Oeste


Passageiros estão enfrentando dificuldades para encontrar ônibus, principalmente na Zona Oeste, no início da manhã desta segunda-feira. Embora não haja informações oficiais sobre uma possível paralisação dos rodoviários, os pontos de ônibus estão lotados em bairros como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. O movimento nos ramais do Metrô e da Supervia também já começam a apresentar aumento da fluxo de passageiros.

Funcionários da empresas de ônibus Pegaso, Jabor e Zona Oeste cruzaram os braços na madrugada deste segunda-feira. Alguns deles estão concentrados em frente às garagens das companhias, todas na zona oeste, na tentativa de impedir a circulação de coletivos. A paralisação começou por volta das 2h, prejudicando passageiros em bairros das zonas Sul e, principalmente, Oeste do município.
Nelis Marcos Teixeira, presidente da Rio Ônibus, sindicato patronal do setor, reagiu com estranheza à manifestação.
- Fui pego de surpresa, já que o dissídio (5%) foi assinado pelo sindicato dos metroviários. Tive a informação de que essa greve é uma ação política de um grupo de oposição do sindicato - afirmou.
Funcionários da Empresa Real também teriam aderido à paralisação. Segundo o presidente da Rio ônibus, cerca de 35% de cada uma dessas empresas afetadas não estão trabalhando.

Fonte: O Globo
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