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Em BH, Nova linha amplia atendimento à Cidade Administrativa

terça-feira, 23 de março de 2010


Servidores estaduais que já trabalham na Cidade Administrativa contam com nova linha implantada pela BHTRANS A partir de segunda-feira, 22/03, começa a circular a linha de ônibus 66 -Estação Vilarinho/Savassi via Hospitais, criada com o objetivo de facilitar os deslocamentos dos servidores estaduais para a Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais.

Com a implantação dessa linha, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, proporciona aos usuários outra opção de deslocamento, com itinerário passando por vias da Região Hospitalar e pela Avenida Cristiano Machado.

Inicialmente, a linha vai funcionar nos horários de pico da manhã, das 6h15 às 8h, e da tarde, das 16h45 às 18h30, nos dias úteis. No período da manhã, os ônibus vão partir da Rua Professor Moraes, 139, Funcionários (ponto inicial), na ida para a Cidade Administrativa, e, à tarde, eles sairão da Estação Vilarinho, passando pela Cidade Administrativa e retornando pela Avenida Cristiano Machado em direção à Rua Professor Moraes.

  • Pagamento das passagens - As pessoas que forem utilizar o Cartão BHBUS e usufruir dos benefícios das integrações tarifárias poderão comprar créditos ou recarregar o cartão nos postos do Transfácil (consórcio responsável pela venda e comercialização do Cartão BHBUS), nas estações BHBUS e do metrô.
Os usuários também podem comprar o Cartão BHBUS Retornável à venda em todos os ônibus com os agentes de bordo.

O serviço de atendimento do Transfácil é feito pelo telefone 3248-7300. Outras informações das linhas de ônibus da capital podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento Telefônico da Prefeitura, 156.

Fonte: BHTrans
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Prefeitura de Rio Branco recebe 35 novos ônibus que vão operar na capital


A Prefeitura de Rio Branco através da RBTRANS recebe esta semana, 35 novos ônibus que passam a ser usados nas principais linhas da Capital. A aquisição dos veículos faz parte de um pacote de medidas adotadas pela atual gestão para melhorar o sistema de transporte coletivo da cidade, que passa por um processo de modernização tecnológica, a partir da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e vai até a renovação total da frota atual.
Estes 35 novos ônibus vão atender linhas prioritárias em substituição aos veículos que estão com idade superior ao considerado aceitável. Entre as novidades adotadas para aprimorar o Sistema de Transporte Coletivo e garantir acessibilidade, destacam-se veículos do tipo “micrão” mais curtos, que facilitam o acesso a regiões de ruas estreitas, permitindo agilidade de manobras e que serão deslocados para atender as linhas que possuem um número menor de passageiros;
Os novos veículos estarão em circulação a partir da próxima semana e a expectativa é de que 100% da frota seja renovada até 2011, gradativamente todas as linhas serão contempladas com as mudanças.Ao longo do ano de 2010, outras medidas serão adotadas para a continuidade do processo de qualidade na prestação do serviço de transporte na capital, são elas: Desenvolvimento de campanhas educativas com a finalidade de promover a boa relação entre usuários e operadores do sistema; Desenvolvimento de um programa de requalificação para fiscais, motoristas e cobradores que atuam no sistema de transporte coletivo da capital. Disponibilização do cartão de bilhetagem eletrônica categoria “criança”, para atender crescente demanda existente; Melhoria dos serviços dos operadores de telemarketing existente no Sindcol; implantação do sistema de qualidade dos serviços concedidos, com base ISSO 9000;

  • O Transporte Coletivo de Rio Branco
O sistema de transporte público coletivo por ônibus de Rio Branco é composto por 36 linhas e é operado por quatro empresas: Via Verde, Floresta, São Judas Tadeu e Rápido São Roque. Os itinerários das linhas do sistema possuem, em geral, características bairro centro e vice-versa, tendo como principal ponto de convergência o Terminal Urbano. A expectativa é de que até o meio deste ano, metade da frota seja renovada, concluindo a substituição até 2011.

  • Sistema de Bilhetagem Eletrônica
Implantado em Rio Branco em 2008, essa ferramenta tecnológica é utilizada nos transportes públicos de algumas cidades do mundo. O sistema permite ao usuário entre outras coisas, viajar pela rede de transportes durante um período de tempo pré-determinado, pagando apenas o valor de uma passagem.
Cada pessoa pode compor seu próprio percurso, já que o sistema é integrado por meio eletrônico, não necessitando passar pelo Terminal Urbano, é a chamada integração temporal, que diminui o fluxo de pessoas no terminal de passageiros de Rio Branco, onde circulam atualmente 50 mil passageiros por dia.São utilizados dispositivos especiais, como os validadores e smart cards, para facilitar o controle. Esta tecnologia oferece melhores condições de administração de todo o sistema, uma vez que cria um arquivo de informações, de acesso fácil e rápido, sobre as viagens realizadas, garantindo agilidade e segurança das informações nele processadas.

Fonte: Notícias da Hora
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DF: Empresas de ônibus e microônibus paralisam atividades nesta terça-feira


Cerca de 100 mil usuários de ônibus no DF foram prejudicados por uma greve iniciada nesta terça-feira (23/3). Duas empresas de transporte coletivo, Cooperativa de Trabalho do Transporte Autônomo de Passageiros Regular (Alternativa) e da Cooperativa de Transportes Alternativos do Recanto das Emas (Cootarde), paralisaram as atividades por tempo indeterminado.
Segundo representantes das cooperativas, o intuito da greve é reivindicar as linhas prometidas por contrato de licitação do Governo do Distrito Federal (GDF) e não foram oferecidas. Da frota de 610 veículos, 30% circulam normalmente no Distrito Federal.
Cerca de 200 ônibus estão parados em volta do Palácio do Buriti. Na frente do órgão, no Eixo Monumental, os veículos ocupam duas faixas, o que causou retenções no trânsito no início desta manhã. Não há bloqueio de Policiais Militares no local.
  • Reivindicação
    De acordo com a categoria, o governo colocou novos ônibus nas linhas que deveriam ser operadas pela Alternativa e Cootarde. Dessa forma, onde circulam, as duas empresas têm poucos passageiros, o que gera prejuízo.
    O diretor da Cootarde, Jefferson Luiz Dias, afirma que as empresas estão em negociação com o Transporte Urbano do DF (DFTrans) há quatro meses. “O governo tem que cumprir o edital. Esses ônibus que estão na nossa linha não passaram por licitações e estão ilegais”, ressalta. Segundo ele, a greve não tem previsão para acabar, pois aguardarão uma resposta do DFTrans.
    De acordo com o DFTrans, já houve uma reunião com a categoria recentemente. Nela, foi explicado que existe uma liminar na Justiça que impede esse remanejamento das linhas. O órgão precisa aguardar a liberação da Justiça para resolver o problema.
Reunião
Os representantes da categoria estão reunidos, neste momento, com um representante da Secretaria de Transportes do DF, Adonis Guimarães, para fazer negociações.
  • Prejudicados
    Os ônibus das cooperativas circulam em todo o Distrito Federal, menos em Taguatinga. Os veículos que estão parados em frente ao Buriti são das linhas de Santa Maria, Ceilândia e Samambaia.
Fonte: Correio Brasiliense
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No Rio, Segundo dia de corredor viário tem tempo de espera maior nos pontos de ônibus


O engarrafamento e o tempo de espera nos pontos de ônibus continuam intensos neste segundo dia de funcionamento do corredor viário da Alameda São Boa Ventura, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. Apesar das reclamações dos usuários, a secretaria estadual de Transporte afirma que o problema na entrada da alameda já foi solucionado.

“Estou há mais de uma hora esperando um ônibus que passava a cada 15 minutos”, contou revoltada a funcionária pública Lia Siqueira, de 50 anos. Ela também reclama do sol. “A plataforma de embarque fica praticamente toda no sol. Não temos proteção”, completou. Para o frentista do posto de gasolina em frente ao ponto onde Lia pega o ônibus, a explicação é simples: “O problema acontece na altura da Caixa D’Água. Os veículos de passeio atrapalham a entrada dos ônibus no corredor viário”.

  • Secretaria nega problemas na Alameda
    Segundo a secretaria estadual de Transportes, nesta terça-feira (23), não houve problemas na entrada da Alameda, onde os ônibus iniciam o percurso pelo corredor viário. O órgão disse que o problema ocorreu apenas no primeiro dia de funcionamento. A secretaria informou ainda que técnicos da prefeitura estão na altura da Caixa D’Água para orientar motoristas de ônibus a pegar a pista da esquerda na saída da Rodovia Amaral Peixoto.
O comerciante Marcial de Castro, de 25 anos, reclama do tempo que demora de carro para chegar da descida da Alameda até a Estação do Horto, na mesma via. “Antes levada 30 minutos, agora estou levando uma hora”.

Segundo o secretário estadual de transporte, que vistoriou o novo esquema de trânsito nesta terça, o único problema deste segundo dia foi no intervalo de tempo do último sinal, perto da Ponte. “Hoje o trânsito fluiu muito melhor do que ontem e, com certeza, amanhã será melhor ainda”, acredita

Fonte: G1
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O Rodoanel, 80 anos depois


O governo do Estado de São Paulo garante que as chuvas recordes do verão não atrapalharam seus planos de concluir, até o fim deste mês, os 61,4 quilômetros do Trecho Sul do Rodoanel Mario Covas. A urgência é bem-vinda, pois há 80 anos foram elaborados os primeiros projetos para a construção de um anel viário em torno da região metropolitana, mas somente na década de 90, a partir da gestão Mario Covas/Geraldo Alckmin, o primeiro trecho começou a ser construído na região oeste da Grande São Paulo. No próximo dia 27, o governador José Serra quer entregar o segundo trecho, que interligará a Avenida Papa João XXIII, em Mauá, à Rodovia Régis Bittencourt, passando pelas Rodovias Anchieta e Imigrantes, cortando sete municípios da região metropolitana.
Conforme estimativas da empresa Desenvolvimento Rodoviário S.A., a nova via deverá tirar 301 mil veículos da Marginal do Pinheiros e outros 85 mil da Avenida dos Bandeirantes. Dos 210 mil caminhões que circulam diariamente por vias internas da cidade de São Paulo, entre 40 mil e 55 mil destinam-se a outras cidades, principalmente ao Porto de Santos. Se todos eles usarem o novo trecho do Rodoanel, haverá redução de pelo menos 12% nos índices de congestionamentos da capital.
A conclusão do Rodoanel será seguida pela entrega de outras duas obras de grande importância para o trânsito da região metropolitana: as novas pistas da Marginal do Tietê, que deverão elevar a velocidade média de circulação na via para 59,1 km/h, e a ampliação da Avenida Jacu-Pêssego, entre o Rodoanel, em Mauá, e o Aeroporto de Cumbica.
O objetivo é desatar os nós de tráfego que a cada manhã criam quilômetros de lentidão a partir dos pontos de chegada das rodovias à capital. Sete das dez rodovias que desembocam em São Paulo serão interligadas: Bandeirantes, Anhanguera, Castelo Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Imigrantes e Anchieta. Juntas, essas estradas despejam 500 mil veículos a cada manhã na cidade, cuja malha viária é utilizada por pelo menos 4 milhões de carros, caminhões e ônibus.
O prefeito Gilberto Kassab comemora a conclusão do conjunto de obras, acreditando que será "extraordinário para São Paulo, principalmente por reorganizar o trânsito".
Assim será se outras medidas forem tomadas em caráter de urgência. Especialistas alertam que de pouco adiantará o Rodoanel, se não houver melhoria do transporte público e da regulamentação do transporte de carga na capital.
O Trecho Oeste do Rodoanel, que liga o sistema Anhanguera-Bandeirantes à Rodovia Régis Bittencourt é prova disso. Quando inaugurado, chegou a ser chamado de elefante branco por ambientalistas e urbanistas. Já os defensores da obra asseguravam que ela reduziria 16% do movimento da Marginal do Pinheiros.
Foi o que ocorreu. No entanto, sem a organização do transporte público e da circulação de cargas, em oito anos o trecho se transformou numa nova Marginal. O Rodoanel reduziu em 15% a lentidão, de início, mas, desde então, mais de 1,3 milhão de veículos foram incorporados à frota de São Paulo. E hoje, mesmo com a cobrança de pedágio naquela via, mais de 200 mil veículos a utilizam diariamente. Com a conclusão do Trecho Sul, estima-se aumento de 30% no movimento do Trecho Oeste do Rodoanel.
Tivesse o projeto do anel viário sido complementado pela execução efetiva do plano integrado de transporte público, elaborado no início do governo Marta Suplicy, o crescimento da frota não teria sido tão acelerado. Novas linhas de metrô e melhores e mais amplos serviços de ônibus e trens teriam desestimulado a opção da população pelo transporte individual. A construção do Ferroanel também deveria ter sido iniciada há décadas, retirando-se os trens de carga da malha urbana.
São soluções há muito tempo previstas e que, atrasadas, comprometem a eficácia de projetos como o Trecho Sul do Rodoanel.

Fonte: Estadão
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Governo quer reativar trem de passageiros até Sorocaba


Decreto assinado pelo governador José Serra ampliando a área de atuação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos para a região de Sorocaba confirma a intenção do governo em restabelecer o transporte regular de passageiros entre a Capital e cidades próximas.
Sorocaba poderá ser a primeira cidade a ter novamente o trem de passageiros. Ao jornal “O Estado de S. Paulo”, o secretário dos Negócios Metropolitanos, José Luiz Portella, disse que, “em até dois meses, os técnicos de sua pasta estarão em condições de apresentar um plano nessa linha”. E foi além: “Hoje, há um trânsito de pessoas que moram em Sorocaba e trabalham em São Paulo. Muitas usam ônibus fretados, mas isso vai passar a ser feito, em algum momento, por trem”.
Rodrigo Moreno, secretário de Governo da Prefeitura de Sorocaba, disse que Vitor Lippi (PSDB) acompanha o caso. “O prefeito já solicitou informações ao governo e vai acompanhar de perto o projeto antes de dar uma opinião oficial sobre o assunto.”

Fonte: Bom Dia Bauru
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