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UFPE oferece auxílio-transporte para alunos do Recife, Vitória e Caruaru

sexta-feira, 19 de março de 2010


Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), câmpus Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru, poderão solicitar a concessão do auxílio-transporte para os quatro meses do primeiro semestre e quatro meses do segundo semestre deste ano.

A seleção será feita atendendo a critério socioeconômico informado pelo candidato. As inscrições para as unidades do Caruaru e Vitória vão até a próxima terça-feira (23).

No Recife, o período vai de 29 de março a 9 de abril. Confira o edital.

Os candidatos do Recife devem residir na Região Metropolitana do Recife (RMR) e utilizar o sistema público de transporte urbano. Os alunos do Interior podem morar em Caruaru e Vitória de Santo Antão ou cidades vizinhas.

O pagamento do auxílio-transporte será realizado diretamente na conta bancária do selecionado durante o período letivo, sendo interrompido nas férias. No ato da inscrição, o estudante deverá descrever o percurso e as linhas utilizadas no deslocamento UFPE-residência-UFPE.

Todas as informações fornecidas pelo estudante estarão sujeitas à verificação. Se for comprovada a não veracidade da informação, o estudante perderá o direito ao benefício.O resultado será divulgado no dia 16 de abril. No Recife, 23 de abril.

Fonte: JC online
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Prefeitura e a BHTrans realizam a implantação de 680 abrigos de passageiros em pontos de ônibus em diversos bairros


Até o final de abril, a Prefeitura e a BHTrans finalizam a implantação de 680 abrigos de passageiros em pontos de ônibus em diversos bairros de todas as regiões da cidade, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários.
Para esses novos abrigos foi elaborado outro modelo, baseado nos existentes no centro da cidade, a fim de manter a identidade do mobiliário urbano, porém com dimensões menores, adaptados para calçadas estreitas. “Como os passeios da maioria dos bairros fora do centro da capital são menores, foi necessário fazer adaptações para atender também a esses locais”, esclarece a diretora de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da BHTrans, Jussara Bellavinha.
Os novos abrigos respeitam o Código de Posturas, que estabelece a reserva de 1,5 metro livre para a circulação de pedestres. Eles começaram a ser implantados em agosto de 2009 e contavam com uma barra de encosto, conforme tinham sido elaborados. Em função de pedidos da comunidade, o projeto inicial foi modificado e foram colocados assentos no lugar da barra de encosto.
Até o começo de março deste ano, foram trocados os encostos de 80 abrigos da região Oeste e 62 em Venda Nova. Até o final de abril, todos os 240 encostos já estarão substituídos.
Aprovação
Na avenida Cristiano Machado, no bairro Guarani, os usuários aprovaram a substituição do encosto pelo assento. É o caso de Leonardo Rodrigues, que aguardava a linha 62 (Estação Venda Nova/Savassi via Hospitais) no ponto de parada. “Vai ficar bem melhor, especialmente para os idosos”, disse. Outra passageira, Irani de Fátima Oliveira Domingos, também gostou da modificação e só expressa uma preocupação: “só espero que os vândalos não apareçam por aqui”.
Para realizar esse projeto, as solicitações dos usuários foram estudadas pelos técnicos da BHTrans, considerando-se as condições físicas dos locais e a movimentação de passageiros nos pontos de ônibus pesquisados. Um mobiliário simples e funcional foi a solução às demandas dos passageiros de ônibus, respeitando o pequeno espaço disponível nas calçadas.
O contrato de instalação dos abrigos, firmado após realização de concorrência pública, prevê ainda a recomposição das calçadas e instalação de piso tátil no local, de acordo com as normas de acessibilidade em vigor. “Nos lugares em que a calçada ainda é de terra, o contrato prevê a sua construção em um espaço de pelo menos 4 m2,” explica o analista da Gerência de Sinalização da BHTrans, Carlos Alberto Faria Gonzaga.

Os locais contemplados foram definidos a partir de demandas da comunidade, apresentadas às regionais nas Comissões Regionais de Transportes e Trânsito, às Gerências Regionais da BHTrans e por meio de vereadores. Até o início de março, 484 abrigos para passeios estreitos já haviam sido distribuídos por todas as regiões da cidade. Somente a regional Noroeste ganhou 121 abrigos, por ser área de maior malha viária de Belo Horizonte.
Fonte: Portal PBH
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Em Campinas, Corredor de ônibus da Lix da Cunha entra em operação domingo


As linhas de ônibus metropolitanas e municipais que utilizam a Avenida Lix da Cunha, em Campinas, passam a utilizar, a partir de domingo (21), o corredor exclusivo para os ônibus implantado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

E o corredor finalizado este mês ganhou duas novas estações de paradas, uma no Balão do Tavares, nas proximidades da saída para a rodovia Anhanguera, e outra abaixo da ponte da Avenida Alberto Sarmento, no bairro Bonfim.

De acordo com a EMTU, passam pela Lix da Cunha diariamente 51 linhas intermunicipais, ligando Campinas aos municípios de Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e Americana, além das linhas municipais. O horário de funcionamento do corredor é das 4h30 às 00h10.

O corredor Sumaré-Campinas tem no total 33 quilômetros de extensão e sete quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Três milhões e meio de passageiros utilizam o sistema mensalmente.

Fonte: EPTV
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Frota em Feira de Santana será renovada este ano com 25 veículos zero quilômetro.


A frota de ônibus do transporte coletivo urbano em Feira de Santana será renovada este ano com 25 veículos zero quilômetro. Dez deles, já com a nova padronização e equipamentos que facilitam a acessibilidade e segurança dos passageiros, serão inseridos no Sistema Integrado de Transportes (SIT) na próxima sexta-feira (26), pela manhã.
Os ônibus vão compor a frota da empresa de ônibus Princesinha e já estão saindo da fábrica Mascarello, em Cascavel, no Paraná, com a nova padronização, valorizando as cores da bandeira de Feira de Santana. Além disso, também estão adaptados com equipamentos que facilitam a acessibilidade de cadeirantes, a exemplo de rampas hidráulicas, e também iluminação especial com LED e câmeras de segurança.
Participando do 71º Fórum Nacional de Secretários de Transportes e Trânsito, em Foz do Iguaçu, no Paraná, realizado quinta-feira (18) e sexta-feira (19), o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, aproveitou para inspecionar os ônibus montados na Mascarello que servirão à frota em Feira de Santana. “A nova padronização resultará em um visual mais operacional, facilitando a identificação dos veículos”, ressaltou.
Outros 15 ônibus, também da empresa Princesinha, devem chegar à cidade antes do dia 15 de abril, visando serem utilizados já para o período da Micareta, que ocorre entre os dias 15 a 18 do próximo mês. Ao todo, a frota de Feira de Santana conta com 188 ônibus urbanos.
Alguns dos novos ônibus, conforme o secretário Flailton Frankles, já estão na estrada vindo para Feira de Santana. “Gradativamente estamos renovando a frota de ônibus que serve à à cidade, diminuindo substancialmente a idade média dos veículos. No ano passado já substituímos 26 ônibus”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Feira de Santana
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Porto Alegre garantirá acessibilidade nas lotações


A Capital será a primeira cidade do país a garantir acessibilidade no sistema seletivo de transporte (lotações). A reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã de hoje, 17, na Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis). "Porto Alegre é pioneira em vários projetos estruturantes de acessibilidade", disse o titular da Seacis, Tarcízio Teixeira Cardoso. "Em relação ao transporte seletivo, diferente de outras cidades, há a regulamentação municipal que nos possibilita um melhor planejamento para o benefício do cidadão", afirmou.
A proposta aprovada na reunião prevê elevador de acesso e um box para cadeirantes em todas as 403 lotações de Porto Alegre, que manteriam os atuais 21 lugares. Será encaminhada para os fabricantes das carrocerias, que vão elaborar um projeto para avaliação da Seacis e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Após aprovação do projeto, as concessionárias do serviço começarão a tratar da substituição da frota.
Não houve a definição de prazos, mas a expectativa é iniciar os procedimentos até o final do ano. A premissa de que todo transporte que atende ao público precisa ser acessível é garantida pelo Decreto 5.296, de 2004. Atualmente, de uma frota com o total de 1.572 ônibus em Porto Alegre, 27% têm acessibilidade, percentual superior aos 10% exigidos pela legislação.
Participaram do encontro o secretário Tarcízio Cardoso e representantes da Subsecretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL) e da EPTC.

Fonte: PMPA
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Ribeirão Preto: Equipamento vai controlar fluxo do transporte coletivo


As permissionárias e a Transerp irão controlar os horários dos ônibus, vans e micro-ônibus do transporte público de Ribeirão Preto, através do monitoramento por GPS (Sistema de Posicionamento Global) que será instalado nos veículos dentro de cinco meses.
O sistema permitirá controlar, em tempo real, o trajeto das viagens, as paradas e o atraso de cada linha. Serão quatro centrais instaladas - uma na Transerp e as outras nas três empresas responsáveis pelo transporte.
"Teremos mais agilidade no serviço, já que poderemos resolver os problemas na hora", diz o gerente do transporte coletivo de Ribeirão, Reynaldo Lapate.
O monitoramento hoje é feito por fiscais que controlam manualmente o itinerário das 80 linhas da cidade. Apenas 12 profissionais contratados pelas empresas fazem esse trabalho, que entregam um relatório diário com as informações de atraso, veículos que tiveram problemas, entre outras observações.
"Se um ônibus quebrar, podemos mandar outro na hora. Se ocorrer um comboio também podemos desfazer", explicou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto (Sinfrepass), Luís Gustavo Vianna.
Para Lapate, as informações também serão mais precisas. "Chegam na hora e online. Nada de relatório manual mais", diz.
Esse sistema faz parte dos cinco investimentos que serão feitos pelas empresas, acertado na quarta-feira, através de um acordo com o Ministério Público Estadual.
O monitoramento via GPS custará às permissionárias R$ 430 mil. A manutenção mensal será de R$ 43 mil.
O sistema também permitirá monitorar a velocidade dos ônibus (60 km/hora) e a rotação do motor, o que pode trazer economia de combustível. "Havendo economia, a tarifa do transporte pode ter uma queda", afirma Vianna.
O modelo de monitoramento já existe nas principais capitais brasileiras, incluindo São Paulo.
Atendimento
O monitoramento da frota por GPS também irá contribuir com a central de atendimento da Transerp - o número de telefone 118 informa as pessoas sobre horários e pontos dos ônibus.
Seis atendentes anotam reclamações, sugestões e informam a população. "Recebemos cerca de 800 ligações por dia", comentou Reynaldo Lapate.
Segundo ele os usuários do transporte público terão informações corretas dos horários, até mesmo se estiver ocorrendo atrasos.
"Hoje apenas passamos as informações de horário conforme a tabela de cada linha, sem saber se há atrasos", disse o diretor da Transerp.

Fonte: A Cidade
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