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Novos ônibus se incorporam à frota do transporte

sexta-feira, 12 de março de 2010

Itabuna tem hoje a frota de ônibus mais nova do estado. A informação é do prefeito Capitão Azevedo que, ao lado do secretário de Transporte e Trânsito, Wesley Melo, e do presidente da empresa São Miguel, José Duarte Carvalho, entregou à comunidade, na manhã de quinta-feira (11), dez novos veículos para a modernização da frota. A ação está dentro da proposta de melhoria do serviço de transporte público em Itabuna, um compromisso do governo.
O prefeito lembrou ter sido a segunda vez em pouco mais de um ano que a gestão municipal, em parceria com as duas empresas que operam o sistema do transporte em Itabuna, promove a renovação da frota. No ano passado, foram adquiridos 25 ônibus novos pela empresa Rio Cachoeira.
A nossa meta é substituir todos os veículos com mais de dez anos de uso, assegurando com isso mais conforto, comodidade e segurança para a população, explica o secretário de Transportes. Wesley Melo salientou que sua secretaria encomendou estudo técnico do sistema de transporte da cidade, visando à melhoria do serviço. Nossa proposta é modernizar o sistema, sem que para isso haja aumento de tarifa, enfatizou.
O diretor da São Miguel, José Duarte, informou que 20% dos ônibus de sua empresa são novos e a meta é chegar a 100%. Ele também garantiu que, dentro de dois anos, todos os ônibus da empresa estarão adaptados para o acesso de pessoas com capacidade de locomoção reduzida.
Os novos ônibus entregues à população itabunense trazem duas novidades: uma cadeira exclusiva para obesos e um moderno sistema de ventilação. Cada unidade custou à empresa R$270 mil, segundo o diretor.
Fonte: JusBrasil
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Piracicaba recebe mais 12 ônibus adaptados para cadeirantes


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Trânsito e Transportes, recebeu mais 12 ônibus adaptados para cadeirantes. Os ônibus foram entregues na tarde de ontem (10), por Gregório Marchiori, diretor da Empresa de Ônibus Piracema ao secretário de Trânsito, Paulo Prates. A iniciativa faz parte da política da administração de renovação da frota de ônibus do transporte coletivo urbano para promover a inclusão dos passageiros especiais.
As linhas que os novos ônibus estarão fazendo, somente serão definidas após estudo técnico da Divisão e Planejamento da Semuttran. A expectativa é que entrem em operação até o final deste mês. O sistema já é integrado por 14 ônibus adaptados, e com as novas aquisições, totalizam 26 veículos especiais.
O gerente da Piracema, Noedir Davanzo, explicou que a adaptação dos ônibus é um compromisso voltado principalmente para à inclusão social. Além da mecanização do acesso por meio de elevadores para cadeirantes, as portas de entrada dos ônibus foram alargadas e o espaçamento dos degraus reduzido. Também foram criados assentos e espaços internos para atender pessoas com problemas de mobilidade, como mulheres grávidas e obesos.

A frota atual do transporte urbano é de 240 ônibus, que fazem 90 linhas servindo os bairros da cidade. O sistema roda 1 milhão e 400 mil quilômetros por mês, transportando cerca de 3 milhões e 800 mil pessoas mensalmente, incluindo as que utilizam o cartão de gratuidade, como os idosos, escolares e portadores de necessidades especiais.

Plataformas elevadas- Outra ação da Semuttran para facilitar a vida dos deficientes é a construção de plataformas elevadas acessíveis em parada de ônibus, como as existentes em frente ao Centro Cívico Cultural e Educacional Florivaldo Coelho Prates, nos dois lados da avenida Antônio Correa Barbosa.
Desenvolvido pela Divisão de Estudos Gerenciais e Programação da Semuttran, as plataformas fazem parte de projeto de melhorias nos pontos de parada de ônibus, que vem sendo realizado desde o início de 2005.
Estas plataformas visam proporcionar ao usuário do transporte público com pequenos problemas de locomoção mais facilidade no acesso aos coletivos, devido ser elevada em 26 centímetros da via de circulação. Com isso, facilita aos usuários acessar o interior do ônibus, uma vez que a altura do primeiro degrau já foi vencida.
A Semuttram, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) e secretaria de Obras, também está construindo 206 rampas para facilitar a locomoção dos deficientes com locomoção reduzida, em diversos pontos da cidade, onde há maior concentração de pessoas.

Fonte: Prefeitura de Piracicaba
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Campo Grande: Tarifa dos ônibus será mantida nos atuais R$ 2,50 até o próximo ano


O usuário do transporte coletivo em Campo Grande tem a garantia de que a tarifa de ônibus será mantida nos atuais R$ 2,50 até o próximo ano. Em solenidade realizada no gabinete do prefeito, na tarde desta quinta-feira foi assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre Prefeitura, Assetur e Ministério Público Estadual, representados respectivamente pelo prefeito Nelson Trad Filho, o empresário Sinval Martins e a procuradora de Justiça dos Direitos do Consumidor, Regina Broch.

Para a promotora, o termo dará tranqüilidade à população. “A sociedade fica mais bem amparada por um TAC, temos que ter bom senso. Sabemos das dificuldades dos administradores de uma cidade, mas estamos procurando manter o equilíbrio e a justiça”, observou Regina Broch. Segundo ela, a atual gestão sempre manteve a postura, mesmo nos acordos verbais. “Esperamos que seja mantido esse bom relacionamento com o Ministério Público”, desejou a promotora.

O prefeito afirmou que o período de negociação com vistas a reajuste de tarifa do transporte coletivo é sempre de sofrimento. “Como militante da Frente Nacional de Prefeitos, sei que este é um assunto que faz sofrer a maioria dos prefeitos”, informou Nelsinho. Segundo ele, numa audiência da FNP com o presidente Lula foi solicitada a desoneração de impostos federais sobre o combustível utilizado pelos ônibus e o presidente comprometeu-se a solicitar estudos neste sentido.

Nelsinho voltou a citar o fato de tratar com transparência o encaminhamento das questões relacionadas ao reajuste do transporte coletivo. “Tem pessoas que acham estranho elogiar os empresários. Aqui, isto não é estranho porque também há um comprometimento deles com o social”, afirmou o prefeito ao citar a cedência de ônibus para as campanhas do agasalho e a tarifa a R$ 1,00 em datas comemorativas.

O TAC – De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta ficam poder público e empresas obrigados a manter a tarifa a R$ 2,50 até 2011; manter as gratuidades previstas em lei municipal e federal e a tarifa reduzida nas datas comemorativas. A Assetur deverá elevar de 50 para 200 o número de postos de venda d cartão eletrônico e efetuar, ainda em 2010, a compra de 95 ônibus adaptados para o transporte e pessoas com deficiência física.

Além das pessoas diretamente envolvidas na assinatura do TAC, também acompanharam o ato o diretor-presidente da Agetran, Rudel Espíndola Trindade Júnior, o presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados, Marcelo Amaral, o procurador Geral do município, Ernesto Borges, o vice-prefeito Edil Albuquerque o secretário Luiz Henrique Mandetta, empresários do transporte coletivo e os vereadores Lídio Lopes, Flávio Cezar e Mário César, além da primeira dama Antonieta Trad.

Fonte: Prefeitura de Campo Grande
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Motoristas pagam por consertos em ônibus em Ribeirão


Motoristas de ônibus de Ribeirão Preto reclamam que têm sido obrigados pelas empresas a arcarem com os prejuízos de acidentes de trânsito, antes mesmo das investigações serem concluídas.
Dois motoristas, que pediram para não serem identificados por medo de represália, afirmaram que os profissionais quase sempre são responsabilizados e que são convocados a fazerem acordos, nos quais precisam assinar autorização para que o pagamento seja descontado da folha de pagamento.
"Qualquer acidente é descontado do salário e não existe um critério justo para separar os provocados por falha humana dos por terceiros", diz um dos motoristas. Eles também afirmam que os valores são altos e que há motorista que parcelou a dívida em até 18 meses.
O presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Transporte Urbano, João Henrique Bueno, confirma o problema e diz que a orientação do sindicato é de não pagar ou de acionar judicialmente as empresas para o ressarcimento dos descontos posteriormente. O sindicato oferece assessoria jurídica para os motoristas.
Para Bueno, é justo que os motoristas arquem com despesas quando dirigem com imperícia. Porém, ele diz que a pontualidade é um empecilho para os motoristas.
"Em todas as reuniões, nós dizemos: ‘esqueçam os horários, esqueçam. Se é muito corrido, as empresas que contratem mais gente", afirma o sindicalista.
Existem hoje cerca de 800 trabalhadores no setor do transporte coletivo, dos quais 500 são motoristas. O salário-base é de R$ 1.134, que somado a benefícios gira em torno de R$ 1,5 mil.

Fonte: A Cidade
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No Rio, Ranking aponta empresas de ônibus com mais queixas de passageiros

quinta-feira, 11 de março de 2010

A Prefeitura do Rio divulgou, nesta quarta-feira (10), um ranking das empresas de ônibus da cidade feito em cima das reclamações dos passageiros. Segundo o levantamento, 16 companhias ficaram abaixo de uma nota mínima estipulada pelo governo municipal e foram consideradas ruins.
As empresas que receberam as piores notas foram: Breda, Campo Grande e Zona Oeste. A maior queixa foi em relação aos motoristas que não param no ponto. De acordo com a prefeitura, a fiscalização vai ser feita a partir de agora especialmente nas piores colocadas nesse ranking.

A Secretaria municipal de Transportes informou que vai divulgar trimestralmente o ranking das empresas de ônibus com o maior número de reclamações de passageiros. "O nosso efetivo de fiscalização vai atrás das irregularidades apontadas pelos usuários e poro tudo o que estiver de errado com essas empresas.
Nosso objetivo é fazê-las melhorar a qualidade do serviço prestado para sair do topo da lista no próximo ranking", explica o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.
Entre as reclamações destacam o não atendimento do sinal de parada para embarque e desembarque; mau estado dos bancos; comprometer a segurança de terceiros; alterar ou não concluir itinerário autorizado do veículo; transportar passageiros em excesso por linha e falta de limpeza interna e externa do ônibus.
A Rio Ônibus e a Fetranspor informaram que desconhecem os critérios do ranking e que por isso não vão se pronunciar.
Fonte: G1


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Curitiba: Urbs abre propostas técnicas para operação do transporte coletivo

Os consórcios, que reúnem 11 empresas de Curitiba e Região Metropolitana, foram habilitados pela comissão de licitação
A Comissão Especial de Licitação da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) abriu, em sessão pública realizada na tarde desta quarta-feira (10), as propostas técnicas apresentadas pelos consórcios Pontual, Transbus e Pioneiro na licitação da operação do sistema de transporte coletivo urbano de Curitiba. Os três consórcios entregaram documentação e proposta técnica e de preço no dia 25 de fevereiro passado, também em sessão pública realizada no auditório da Urbs, na Rodoferroviária.
Os consórcios, que reúnem 11 empresas de Curitiba e Região Metropolitana, foram habilitados pela comissão de licitação. O próximo passo será a análise das propostas técnicas e depois uma terceira sessão pública para abertura das propostas de preço.A licitação, na modalidade Concorrência (005/2009), prevê a operação das linhas de transpo
rte coletivo de Curitiba. São 250 linhas do sistema principal e 52 complementares - Linha Turismo e Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial (Sites). São do sistema principal as linhas Expresso, Direta (Ligeirinho), Interbairros, Troncais, Alimentadoras, Convencionais e Circular, divididas em três lotes. No total, é previsto o atendimento, em dias úteis, de 1.836.704 passageiros, com uma frota operante de 1.399 ônibus. O sistema tem 21 terminais e 315 estações tubo.
O Consórcio Pontual é formado pelas empresas Transporte Coletivo Glória, Auto Viação Marechal, Auto Viação Mercês e Auto Viação Santo Antonio; o Consórcio Transbus é integrado pelas empresas Auto Viação Redentor, Araucária Transporte Coletivo e Expresso Azul; e o Consórcio Pioneiro pelas empresas Viação Cidade Sorriso, Viação Tamandaré, Auto Viação São José e CCD-Transporte Coletivo).
Como ocorreu em fevereiro, a sessão pública feita nesta quarta-feira foi acompanhada por representantes dos consórcios que participam da licitação e por jornalistas de vários veículos de comunicação de Curitiba. O diretor de Transporte da Urbs, Fernando Ghignone, explicou que o edital da licitação do transporte foi todo focado na qualidade do transporte coletivo em Curitiba. "E quando falamos em qualidade falamos em segurança, conforto, melhoria da velocidade do sistema, serviços, treinamento de pessoal, enfim tudo o que esteja ligado à melhoria do nosso sistema, que é, sem dúvida, um dos melhores do país".
Presidente da Comissão de Licitação, Ghignone disse que o nível de exigências no edital garantiu que a partir da licitação o transporte de Curitiba fique ainda melhor. "Estabelecemos como ponto de partida um patamar de qualidade acima do atual porque em nenhum momento poderíamos permitir um retrocesso".
Ghignone também considerou que a grande mudança na operação do transporte coletivo de Curitiba a partir da licitação será a relação contratual com os operadores. Agora teremos um contrato feito a partir de uma licitação, com exigências feitas publicamente em edital e isso sem dúvida amplia o poder de fiscalização da Urbs e o comprometimento do operador com o usuário do sistema.
Outro ponto importante, disse Ghignone, é a mudança no sistema de remuneração das empresas, que hoje é feito apenas por quilômetro rodado e passará a ser feito por quilômetro rodado e número de passageiros pagantes. Com isso, explicou, haverá um interesse maior das empresas em incentivar o cidadão a trocar o transporte individual pelo coletivo, o que exigirá melhorias contínuas no sistema.
METROPOLITANO - A licitação em andamento é apenas para o transporte coletivo urbano de Curitiba, sem qualquer alteração na integração metropolitana. Na entrevista, o gestor de Operação do Transporte, Luiz Filla, explicou aos jornalistas que a integração continuará sendo feita, como é hoje, por convênio firmado entre a Urbs e a Comec, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba.
Curitiba não poderia licitar linhas que não estejam em sua jurisdição atribuição que, no caso da Região Metropolitana cabe ao governo do Estado. "É importante que os usuários da Região Metropolitana saibam que continuarão a contar com as mesmas linhas, integrando nos terminais urbanos de Curitiba, não haverá alteração nenhuma", explicou Filla.

Fonte: Bem Paraná

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