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Tarifa social entra em vigor neste domingo em São Luís

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Desde a zero hora deste domingo (28), está valendo a tarifa social ou “domingueira”, instituída pelo prefeito de São Luís, João Castelo, no sistema de transporte coletivo urbano. A partir de agora, durante todos os domingos, o usuário pagará apenas a metade (50%) do valor correspondente à passagem do ônibus que utilizar.
Ao salientar que a domingueira é um compromisso firmado pelo prefeito, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Ribamar Oliveira, observou que, pela primeira vez, São Luís terá a tarifa social. “Este é o programa de tarifa social mais abrangente implantado até agora em uma capital brasileira por contemplar todos os níveis tarifários”, afirmou ao destacar a importância do decreto nº 38.917, de 18 de fevereiro de 2010, que instituiu o benefício.
De acordo com o decreto, a partir deste domingo, 28 de fevereiro, todos os usuários pagarão apenas a metade da passagem, durante todos os domingos na capital maranhense. A medida faz parte de uma política social municipal de incentivo à mobilidade, ao lazer, à cultura e ao turismo.
O secretário Ribamar Oliveira garante que os vales-eletrônicos e demais benefícios inerentes ao Sistema de Transporte Público de Passageiros serão aceitos normalmente aos domingos, observada a redução dos 50% nas passagens. “É importante frisar que o sistema de bilhetagem eletrônica já está todo adaptado ao novo sistema”, garantiu.
Pelo decreto assinado pelo prefeito, as empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo deverão manter inalterado o número de linhas e de ônibus circulando aos domingos, a fim de não causar qualquer prejuízo aos usuários. O titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) explicou que a frota de ônibus terá, inclusive, um reforço de sobreaviso, que irá se adequar à demanda de forma progressiva e permanente.
Fonte: prefeitura de São Luís

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Horários de ônibus terão alterações nesta 2ª feira em Sorocaba


A partir da próxima segunda-feira (01), a Urbes – Trânsito e Transportes informa que promoverá algumas alterações nas linhas do transporte coletivo com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários, conforme segue abaixo:
Linha 17 – Central Parque: Efetivação do itinerário pela rua Narciso Tedesco em ambos os sentidos nos dias úteis e aos sábados, criação do atendimento simultâneo (Piazza + São Marcos) na viagem centro-bairro das 19h21.
Linha 18 – Quintais do Imperador: Alteração de horário da viagem centro-bairro de segunda a sexta-feira e aos sábados, partindo do TSA, de 5h26 para 5h30.
Linha 23 – Industrial: Criação de uma viagem no sentido centro-bairro às 5h15 e alteração de horário da viagem bairro-centro de segunda a sexta-feira, partindo do ponto final, de 20h para 20h10.
Linha 29 – Hollingsworth: Criação de atendimento à escola Flávio Gagliardi na viagem centro-bairro das 13h20.
Linha 31 – Cajuru: Alteração de horários nas viagens centro-bairro e bairro-centro de segunda a sexta-feira como segue, partindo do ponto final, de 6h52 para 6h57 e partindo do TSP, de 7h46 para 07h51. Criação de atendimento Vila Maria dos Prazeres na viagem centro-bairro de 5h54 e partindo do ponto final, de 12h26 para 12h21, e do TSP, de 13h28 para 13h33. Criação de atendimento Vila Maria dos Prazeres na viagem bairro-centro de 12h21.
Linha 51 – Green Valley: Suspensão da viagem no sentido centro-bairro, partindo do TSP, às 7h30, em dias úteis.
Linha 58 – V. Régia: Efetivação, em dias úteis, do desvio centro-bairro e bairro-centro, em razão da liberação da duplicação da avenida Antonio Silva Saladino e mudança de mão de direção na rua Antônio Pedro Lucas.
Linha 58/1– V. Régia/Sorocaba Park: Efetivação, em dias úteis, do desvio bairro-centro, em razão a liberação da duplicação da avenida Antonio Silva Saladino e mudança de mão de direção na rua Antônio Pedro Lucas.
Linha 80 – Ufscar: Alterações em todos os horários devido à volta às aulas.
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Gratuidade de transporte coletivo para idosos volta à pauta em Pelotas

O vereador Luiz Eduardo Brod Nogueira, o Adinho (PPS), protocolou novamente o seu projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que deverá garantir a gratuidade aos idosos no transporte coletivo da Zona Rural. A matéria, que já havia sido votada e não aprovada na Câmara de Vereadores pela insuficiência de votos, no início de dezembro do ano passado, deverá ser examinada de novo em até 45 dias.
Nesta semana ainda, o Conselho Municipal do Idoso (CMI) encaminhou uma carta de repúdio ao Legislativo, principalmente pelo fato de, naquele dia, o vereador representante da Câmara no Conselho, Idemar Barz (PTB), se abster de votar no projeto em prol à parcela da comunidade que ele mesmo representa. O documento também se refere ao estranhamento causado no grupo de conselheiras por não terem sido convidadas para a sessão.
Segundo a presidente e representante da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no CMI, Maria da Glória Santana, aquele resultado provocou uma triste surpresa na comunidade e nas conselheiras. "Era preciso dez votos, mas foram obtidos apenas nove. Se ele (Barz) - que representa a terceira idade do meio rural - não tivesse optado pela abstenção, estaríamos com o projeto aprovado".
Maria da Glória acrescentou que, se o CMI estivesse presente na ocasião, o petebista possivelmente não teria tido coragem de não votar. "O fato é que não estivemos presentes porque não fomos convidadas, nem sequer avisadas da votação do projeto".
Ao afirmar que realmente pode não ter havido o envio do convite ao Conselho por esquecimento, Barz rebateu: "Mas o assunto foi amplamente divulgado na imprensa". Sobre a abstenção, o legislador foi taxativo. "Não sou contra o projeto. O fato é que ele é inconstitucional e, mesmo aprovado, seria vetado pelo Executivo. Existem inúmeras tentativas semelhantes em todo o Estado, todas frustradas pelo mesmo motivo".
Fonte: Diário Popular
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Problemas no transporte coletivo urbano são comuns em muitas cidades do Estado de São Paulo

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Araçatuba - Problemas no transporte coletivo urbano são comuns em muitas cidades do Estado de São Paulo, mas algumas prefeituras do Interior Paulista se adiantaram na busca por melhoria dos serviços prestados à população. Marília está em processo de transição para pôr fim ao monopólio dos coletivos. Presidente Prudente, Franca e Bauru já operam com mais de uma empresa. Em Araçatuba, a TUA é a única empresa que faz o transporte coletivo. Representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário de Araçatuba se reúnem hoje para discutir o tema.
Em Marília, município que vive situação semelhante à de Araçatuba, os vereadores aprovaram no dia 22 de dezembro do ano passado projeto de lei que regulamenta o transporte coletivo e permite que duas empresas prestem o serviço na cidade. Problemas na qualidade dos serviços foram uma das razões para o projeto.
Segundo o presidente do SAF (Sistema Auxiliar de Fiscalização do Transporte Coletivo Urbano), Antônio Carlos Silva, as reclamações dos coletivos administrados pela Empresa Circular de Marília são gerais, situação que ocasionou a proposta de mudar a lei municipal que monopolizava o serviço. 'Ônibus sujos, excesso de velocidade e de lotação, atrasos e mudança de linhas sem consultar a população são alguns dos problemas relatados pelos usuários', explica Silva, em entrevista à Folha.
O SAF funciona como uma espécie de conselho municipal que monitora a qualidade dos trabalhos oferecidos pelas concessionárias de transporte público. O órgão teve papel importante nas discussões que resultaram em mudanças no transporte coletivo de Marília. Em Araçatuba, entidade semelhante seria o Conselho de Usuários de Transporte de Passageiros, previsto pela Lei Orgânica do Município, mas que não foi criado até hoje.

Presidente Prudente tem pouco mais de 207 mil habitantes e já conta com 24 ônibus adaptados com elevadores para pessoas com deficiência. A proporção é de um veículo para cada grupo de 8,6 mil moradores. Operam naquela cidade a Pruden Express e a TCPP (Transporte Coletivo de Presidente Prudente).

Em Araçatuba, onde vivem mais de 182 mil pessoas, há um ônibus adaptado para cada grupo de 18,2 mil moradores. A TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) afirma que segue um cronograma firmado com o Ministério Público de Araçatuba, que prevê a instalação de dispositivos de acessibilidade em toda a frota até 2015, chegando ao total de 42 veículos. Por enquanto, a concessionária oferece dez ônibus adaptados.

Bauru opera seu sistema de transporte público com três empresas: Grande Bauru, Baurutrans e Cidade Sem Limites. O município tem 66,5% de sua frota adaptada para pessoas com deficiência, ou 157 veículos, enquanto Araçatuba tem 23,2%, porcentagem que representa dez carros. Com relação ao total da frota, Prudente tem um coletivo para cada grupo de 1,5 mil morado.Em Bauru, a relação também é de um para 1,5 mil, enquanto em Franca está em um para 3,1 mil. Em Araçatuba, essa proporção é de um para cada 4,2 mil, o que representa o menor número de ônibus per capita nos municípios pesquisados pela Folha. Para as cidades ouvidas, maior número de ônibus representa menor tempo de espera nos pontos.
Em Franca, com 330,9 mil moradores, há um veículo adaptado para cada 8,4 mil pessoas. A melhor proporção de acessibilidade levantada pela Folha da Região é da cidade de Bauru, com um ônibus para cada 2,2 mil pessoas, numa população total de 359,4 mil.
Fonte: Folha de Região
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Usuários de ônibus sofrem em pontos de Salvador


O vendedor de automóveis Fábio Pinto, de 28 anos, vai e volta do trabalho todos os dias de ônibus. Ele se diz indignado com a condição de alguns pontos. “Durante o dia, sofremos com o tempo, tanto faz se é sol ou chuva. À noite, o problema é a segurança”, desabafa. A cadeirante Lourdes Maria Barbosa, de 68 anos, enfrenta problemas maiores. “Muitos pontos não têm rampa para quem é deficiente”, afirma.
Atualmente, a população de Salvador conta com 2.736 pontos de ônibus para atender os cerca de 39 milhões de usuários mensais de transporte público. Como se vê, as reclamações que eles fazem sobre o estado de manutenção dos pontos e seus equipamentos são frequentes.
A situação é um pouco melhor nos abrigos que estão sob responsabilidade da iniciativa privada que, desde 1999, explora a publicidade no mobiliário urbano. O sistema é adotado em diversas capitais no Brasil e no mundo.

R$ 6 milhões - Em Salvador, as empresas JC Decaux e Cemusa venceram o pregão e assumiram 648 pontos, distribuídos em dois lotes. O primeiro (250) é explorado pela JC Decaux, vai da Barra a Itapuã e inclui a orla e adjacências até a Avenida Paralela. O segundo lote (398) corresponde aos pontos em vias internas da cidade, como Avenida Joana Angélica e Suburbana, estes são explorados pela empresa espanhola Cemusa.
As empresas faturam aproximadamente R$ 6 milhões mensalmente com os equipamentos. “A prefeitura fica com 5% do que as empresas faturam com a exploração comercial dos equipamentos, isto dá algo em torno de R$ 300 mil por mês”, informa a assessora-chefe da Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin), Lídia Santana. Ela ressalta os prejuízos do vandalismo: “Muitos pontos são depredados, vidros são quebrados, lixo jogado no chão, enfim, é preciso que a população tenha mais consciência”, afirma.

Fonte: A Tarde
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DF: Usuários protestam contra Viação Anapolina

Um grupo de usuários de transporte público se reuniu ontem, na Rodoviária do Plano Piloto, para protestar contra as condições dos ônibus da Viação Anapolina, única a fazer o transporte coletivo entre cidades do Entorno e Brasília. Munidos de apitos, distribuindo cartazes, eles percorreram todas as filas de ônibus da viação, recolhendo assinaturas para um abaixo-assinado que será entregue hoje ao promotor de Justiça da Comarca de Luziânia, Jefferson Rocha. Em cinco dias de assinaturas, mais de 500 nomes integravam a lista. Além de melhorar as condições do serviço que a empresa oferece, defendem que haja concorrência no transporte da região.
Vestido de palhaço, um dos criadores da manifestação, Alcino Sodré, 28 anos, explicava as razões do movimento, batizado de Fora Anapolina. Segundo ele, as passagens são caras, a empresa não aceita vale-transporte para estudantes, em algumas linhas é possível encontrar baratas e insetos e os veículos estão sempre atrasados. “Já esperei mais de uma hora para pegar meu ônibus”, comenta. Enquanto aguardava na fila do ônibus, a diarista Maria de Fátima Rodrigues, 48 anos relata que coletivos quebrados são uma constante. “No ano passado, o ônibus começou a pegar fogo e o extintor não funcionava. Tivemos que parar em uma padaria e pegar balde e água para resolver”, conta.
De acordo com o assessor jurídico da Viação Anapolina, Antenor Mito, a empresa vem investindo na renovação da frota. No ano passado, destaca ele, 60 veículos foram substituídos por novos, e mais 40 carros antigos deram lugar a seminovos. A intenção é trocar mais 100 unidades em 2010. Os novos ônibus, prossegue ele, serão adaptados a portadores de deficiência. Em relação à gratuidade para estudantes, ele esclarece que, de acordo com a legislação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o benefício não se estende às linhas federais. Mito diz ainda que os ônibus passam por limpeza diária e destaca a precariedade das vias por onde trafegam. “Os trajetos são terríveis, cheios de buracos”, esclarece. Atualmente, cerca de 450 carros ligam o Entorno a Brasília. A circulação diária (ida e volta) é de cerca de 100 mil pessoas.
Fonte: Correio Brasiliense
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