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DF: Passageiros pedem melhorias no transporte público do Entorno

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quem está acostumado a pegar ônibus na região pede mais veículos e mais linhas. Muitos ônibus estão velhos e não oferecem segurança para a população.

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Passagem de ônibus e metrô pode ficar mais barata


A passagem de ônibus e metrô pode ficar mais barata em todo o país com a inclusão do valor da publicidade no cálculo da receita operacional das empresas de transportes, segundo um projeto aprovado nesta quinta-feira (25) pelo Senado. Ou seja, quanto mais as empresas ganhassem em publicidade, mais barata a passagem ficaria.
A proposta foi apresentada pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG), mas ainda precisa passar pela comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor. Depois disso, ela ainda passará por uma análise da Comissão de Fiscalização e Controle.
Pelo projeto, o valor do bilhete teria que ser recalculado, pois levaria em conta o valor do espaço publicitário usado para a colagens de cartazes em estações e terminais. Atualmente, os recursos obtidos com publicidade são informados pelas empresas de transportes como receita fixa e não entram na conta que estabelece o valor da passagem.
O senador diz que os terminais e estações são locais "privilegiados", pois grande número de passageiros transita e favorece a captação de publicidade, beneficiando apenas os empresários.
Em São Paulo, a lei poderia agradar em cheio os paulistanos, já que as tarifas de transporte foram as que mais pesaram no bolso do consumidor em janeiro. No mês, a tarifa do ônibus municipal subiu de R$ 2,30 para R$ 2,70 e o bilhete único, que faz integração com o Metrô, passou de R$ 3,65 para R$ 4. A comissão de infraestrutura também aprovou nesta quinta-feira um projeto que permite a integração da rede ferroviária - com a participação de empresas que já operam no setor em novas licitações para expansão da malha.

Fonte: R7.com
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Três consórcios na licitação do transporte de Curitiba

Três consórcios apresentaram ontem à Urbs (Urbanização de Curitiba) documentação e propostas para a licitação do transporte coletivo da capital. Não houve a participação de empresas de outros estados brasileiros.
Os consórcios são compostos por empresas que já atuam no sistema curitibano e por outras da Região Metropolitana de Curitiba. A comissão de licitação recebeu os envelopes e conferiu toda a documentação em sessão pública, ontem pela manhã.
Os consórcios também entregaram as propostas técnicas e de preço. Os envelopes com essas propostas foram lacrados ontem e haverá mais duas sessões públicas para a abertura dos mesmos. As propostas técnicas serão analisadas pela comissão de licitação e depois será anunciado o consórcio vencedor neste quesito.
Somente após isso serão abertas as ofertas de preços. A escolha final pode demorar até 90 dias, contando todos os prazos previstos no edital da licitação. Desde a publicação do edital, houve o download de 200 cópias do documento no site da Urbs, que gerencia o transporte público da cidade.
Os consórcios participantes são: Transbus, formado pelas empresas Redentor, Araucária e Expresso Azul; Pioneiro, com as empresas Sorriso, Tamandaré, São José e CCD; e Pontual, com as empresas Glória, Marechal, Mercês e Santo Antônio.
Atualmente, dez empresas têm permissão para atuar no sistema público de Curitiba. Seis delas entraram nos consórcios (Redentor, Sorriso, CCD, Glória, Marechal e Mercês). O restante -as empresas Carmo, Curitiba, Luz e Água Verde - preferiu não participar da concorrência.
A Urbs dividiu todo o sistema em três lotes, que estão sendo licitados. Os consórcios concorrentes podem apresentar propostas para todos os lotes. No entanto, somente será escolhido um grupo para cada lote definido.
O valor da concessão é de R$ 8,6 bilhões, referente ao cálculo estimado do faturamento da prestação do serviço durante 15 anos (o tempo de concessão).Está prevista a outorga da concessão onerosa de R$ 252 milhões. Parte desse dinheiro será para a entrega de ônibus característicos de Curitiba (como os Ligeirinhos e os Expressos) às empresas que ainda não possuem esses veículos. O restante será aplicado no transporte da cidade pela prefeitura de Curitiba.
O contrato firmado com o consórcio escolhido pode ser prorrogado por 10 anos, mediante investimento financeiro. Entraram na concorrência todas as linhas de transporte coletivo da cidade. São 250 do sistema principal e 52 complementares (como a Linha Turismo). De acordo com a Urbs, o edital prevê, como obrigação das empresas escolhidas, a melhoria da velocidade média operacional, melhoria do conforto, busca de inovações tecnológicas, capacitação de funcionários e uso de biocombustível em níveis superiores ao mínimo estabelecido pelo governo federal.
O presidente da Urbs, Marcos Isfer, disse ontem que o edital deve se tornar referência para outros municípios que ainda não licitaram o sistema de transporte. Essa é a primeira licitação que Curitiba faz nessa área. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sestransp) informou que ainda não se pronunciará sobre o assunto.
Fonte: Paraná Online
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Em João Pessoa, MP vai fiscalizar a acessibilidade dos abrigos de ônibus


A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) tem dez dias para enviar à Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão a relação com a localização dos 80 abrigos de ônibus já instalados na Capital e a previsão dos locais em que serão instalados as 150 novas paradas. De acordo com o promotor de Justiça Valberto Lira, após o recebimento das informações, o Ministério Público fará visitas in loco para verificar se os locais atendem às normas de acessibilidade.

O prazo foi definido durante uma audiência realizada nesta quarta-feira (24) com o diretor da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (AETC/JP), Mário Tourinho, a diretora de Transportes Coletivos Angela Monteiro Barbosa e o assessor jurídico da STTrans José Ricardo de Lucena Melo. “A AETC é a responsável pela construção dos abrigos de ônibus.e por isso, ela foi chamada. Queremos assegurar que essas paradas sejam acessíveis a todos, sobretudo para os idosos e pessoas com deficiência, como manda a lei”, justificou.

Fonte:Click PB
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Novo ônibus é promessa para trânsito rápido em Belo Horizonte


Quatro avenidas do Vetor Norte de Belo Horizonte e pelo menos três da área central deverão receber o Transporte Rápido por Ônibus (TRO) ou Bus Rapid Transit (BRT). O sistema, que promete melhorar o transporte público da cidade, tem investimento previsto de R$ 493 milhões e deverá estar implantado até 2012. Até o momento, a Prefeitura já abriu licitação para elaboração de dois dos projetos executivos da obra, o das Avenidas Antônio Carlos/Pedro I - com projeto em andamento - e o das Avenidas Pedro II/Carlos Luz - que ainda está em licitação.
Com a implantação do sistema, a expectativa é de que a velocidade média dos coletivos aumente em mais de 40%, passando de 14 quilômetros por hora para 25 quilômetros por hora, em vias fora do Centro, e de seis para 20 quilômetros por hora dentro da região. De acordo com o gerente de Coordenação de Mobilidade Urbana da BHTRANS, Rogério Carvalho e Silva, o ganho de tempo com a estrutura será nos processos de embarque e desembarque e pagamento de tarifas e, principalmente, no trânsito: "Os ônibus não vão mais concorrer com os carros de passeio. Terão vias só para eles."

O TRO funciona em algumas cidades do mundo e tem experiência pioneira em Curitiba, no Paraná, que implantou o sistema em 1974. A lógica de operação é destinar vias exclusivas para os ônibus - maiores e, geralmente, articulados. No lugar de pontos de ônibus, são instaladas estações ou plataformas em desnível com a rua, mas na mesma altura das portas dos coletivos. Assim, o usuário não tem que subir e descer escadas. Outra diferença é a forma de cobrança de tarifas. O passageiro paga antes de embarcar, evitando o atraso provocado nas atuais roletas, em que são formadas filas de pessoas à espera de sua vez. De acordo com Rogério Carvalho, cada ônibus terá capacidade para cerca de 160 pessoas.

Segundo o gerente da BHTRANS, o Vetor Norte está sendo priorizado no projeto devido às mudanças que serão provocadas com a ida do Governo do Estado para a Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde, em Venda Nova, o aumento do uso do Aeroporto de Confins e a realização da Copa do Mundo, que vai utilizar o estádio do Mineirão, na Pampulha. No entanto, diz, o objetivo é expandir o sistema para outras vias, como Amazonas e Tereza Cristina.

O projeto das Avenidas Antônio Carlos/Pedro I já está sendo desenvolvido e, conforme Rogério Carvalho, não terá tantas obras porque irá aproveitar as intervenções que estão sendo feitas no momento. Desapropriações só estão previstas para o projeto das Avenidas Pedro II/Carlos Luz. O corredor Antônio Carlos/Pedro I deverá ter entre 20 e 25 plataformas de embarque/desembarque. Pelo percurso, passam, hoje, cerca de 400 mil passageiros por dia. As obras para o TRO na via devem começar no início de 2011 e serão em 25 quilômetros - até a Estação Vilarinho.

Para o professor de Planejamento de Transportes do Cefet-MG, Frederico Rodrigues, para países em desenvolvimento, como o Brasil, o TRO é a melhor solução quando analisados custo/benefício: "Com o que se gasta em um quilômetro de metrô, se constrói dez quilômetros de BRT". Segundo ele, todas as vias da capital têm condições de receber o sistema, já que a cidade é radial - os corredores se destinam ao Centro. O professor observou que a referência mundial em TRO é Bogotá, na Colômbia, que tem o Transmilênio inspirado no modelo de Curitiba.

Fonte: O Dia
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Prefeitura de Poço de Caldas-MG inaugura estações de integração de transporte urbano


As estações de linhas urbanas, que contam com investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões da Prefeitura, vão trazer uma série de vantagens aos usuários. Com a implantação, os cidadãos vão poder contar com a economia e o conforto do Sistema Integrado Grande Amigo – SIGA.
“As estações de integração vão facilitar a vida dos usuários do serviço de transporte coletivo na cidade”, destaca o prefeito Paulo César Silva. A implantação do Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Passageiros foi acordada entre a Prefeitura, o Ministério Público e a empresa de ônibus Circullare, em novembro de 2005.
Além da construção das três estações, o sistema prevê modificações no transporte coletivo como a implantação de linhas alimentadoras e linhas-tronco, construção de pontos de conexão de linhas em locais estratégicos e de abrigos com informações aos usuários.
Também fazem parte do projeto, o sistema de transporte com veículos acessíveis às pessoas com necessidades especiais e com dificuldades motoras e o sistema de bilhetagem automática, permitindo a integração pontual.A construção das estações das zonas oeste e sul ficou a cargo da construtora Damas, de Franca (SP). Na zona leste, a empresa executora é a Embrasp, de Poços.
O Sistema Integrado tem por objetivo possibilitar maior oferta de viagens nos bairros, reduzir o tempo das viagens, proporcionar maior acessibilidade e agilidade com menor custo de deslocamento, através das novas linhas das estações, além do terminal central. Para ter acesso ao SIGA, o usuário precisa do Cartão Amigo, já que é a bilhetagem eletrônica que possibilita os benefícios.
Fonte:Prefeitura
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Passageiros reclamam da superlotação dos ônibus em Porto Velho


A superlotação do transporte coletivo incomoda a população, em Porto Velho. O problema é antigo e está aliado a demora nos pontos de ônibus. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), a frota é calculada com base no número de usuários em cada linha e a dificuldade em aumentar a quantidade de veículos está no custo operacional.
Na hora de pico, muitas pessoas preferem esperar mais um pouco a ter que entre no ônibus lotado como é o caso do aposentado José Fernandes que deixou passar dois ônibus e no final teve que enfrentar a superlotação porque não podia esperar mais. A auxiliar de serviços de saúde, Maria Eunice Pereira, atribui a falha ao monopólio das empresas do ramo.

Fonte: PortalAmazônia
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Ônibus voltam a circular em Minas Gerais


Depois de três dias de trânsito lento e poucos ônibus circulando com a greve dos motoristas, a quinta-feira foi tranquila na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Segundo o sindicato das empresas, 100% dos coletivos voltaram às ruas. Já o sindicato dos trabalhadores estima que 80% da frota tenha circulado.
Empresários e trabalhadores se reuniram nesta quinta-feira no Tribunal Regional do Trabalho para negociar o fim da greve. A justiça propôs um abono salarial entre R$ 50 e R$ 100, aumento de 4,5% no tíquete refeição e a manutenção das negociações salariais.
Os trabalhadores vão se reunir no domingo para decidir se aceitam os termos do acordo. Até lá, a greve continua mas, segundo o sindicato dos trabalhadores os ônibus devem circular normalmente.
Fonte: OGlobo
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