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ATU pede reajuste de tarifa de ônibus em Santa Maria

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


Só em ouvir a palavra reajuste, muita gente tem calafrios. Se ele for na passagem de ônibus, mais ainda, já que boa parte da população depende do transporte coletivo para ir à escola ou ao trabalho e até mesmo para o lazer. Porém, ontem à tarde, em reunião com o prefeito Cezar Schirmer (PMDB), a Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) solicitou uma revisão de planilha de custos e o consequente reajuste na tarifa.
– A revisão no valor da passagem foi motivada pela subida do combustível – afirma Luiz Fernando Maffini, presidente da ATU.
O último aumento de preço ocorreu em março do ano passado e foi de 11%. A tarifa, que passou de R$ 1,80 para R$ 2, só foi concedida após a associação se comprometer a cumprir uma série de sete requisitos da prefeitura. Entre eles, retirar os processos contra o município (um, em especial, pedia a suspensão do passe livre e uma indenização por causa da medida), manter o emprego dos cobradores e implantar o Sistema Integrado Municipal (SIM), previsto para estar completamente em funcionamento até 2012. A maior parte das exigências já foi colocada em prática.
O prefeito Schirmer confirmou que o pedido foi feito. Porém, não quis informar – antes de uma análise mais detalhada do documento – qual será sua posição sobre o assunto.

O documento deve seguir agora para a Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, que irá avaliar a planilha. Se der tempo para concluir os cálculos necessários, o resultado será apresentado na reunião do Conselho Municipal de Transportes, prevista para ocorrer no dia 10 de março. Então, os conselheiros devem votar se julgam procedente o pedido. Se a secretaria não concluir o trabalho a tempo, a votação fica para abril.

Mudança – O segundo assunto tratado na reunião de ontem entre o prefeito e a ATU foi o pedido para que, a partir de 1º de março, os passageiros passem a entrar pela porta dianteira do coletivo e a desembarcar pela traseira – o contrário do ocorre hoje. A medida, já autorizada, serve para o usuário ir se acostumando com o novo sistema, já que a troca de lugar das catracas está prevista para começar também nesse período.
No último final de semana, funcionários das empresas de ônibus foram convocados para fazer hora-extra. Empresas de funilaria foram contratadas para dar início à troca de lugar das roletas.Até 8 de março, os 55 novos ônibus comprados pelas seis empresas que fazem parte da ATU passam a circular pela cidade. Os três primeiros chegaram no fim de semana.
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Ananindeua (PA) moderniza transporte coletivo

A partir de quinta-feira, a cidade da Amazônia passa a contar com uma moderna central de controle da frota de ônibus
Utilizar os transportes coletivos na cidade de Ananindeua, no Pará, ficará agora mais seguro e ágil. A partir desta quinta-feira, 25, o município passa a contar com uma moderníssima Central de Controle Operacional (CCO). O sistema funcionará no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e permitirá, com um simples toque em uma tela de computador, saber o que está ocorrendo com os veículos da frota municipal de ônibus.
A central trouxe ainda outros benefícios aos usuários. O mais recente foi permitir-lhe trafegar pelas ruas da cidade em ônibus novos e confortáveis. Com a chegada da CCO a frota começou a ser renovada. Recentemente, 21 novos ônibus passaram a circular em Ananindeua e novas linhas foram criadas. Com isso, a Prefeitura de Ananindeua passa assistir com transporte de qualidade mais de 30 mil peJunto com a CCO, a cidade de Ananindeua ganhará também o Centro de Atendimento ao Usuário (CAU).
O serviço atenderá pessoas com necessidades especiais, idosos e estudantes. Por meio do CAU, o usuário pode adquirir os cartões eletrônicos que serão utilizados na frota de Ananindeua. O cartão substitui os bilhetes de papel e evita o manuseio de dinheiro nos coletivos, evitando assaltos. Dezenas de cidades brasileiras utilizam os cartões eletrônicos nos ônibus, o que permite agilidade e atendimento especial aos usuários. O CAU ofertará atendimento a todos os usuários de transportes de Ananindeua através de Portal Institucional e SAC.
Com a implantação a CCO de Ananindeua, todos os ônibus que circulam pelas ruas da cidade e estradas do município estão equipados com o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Os carros contam rastreamento por GPS (Global System Position), câmeras de monitoramento por imagem, bilhetagem eletrônica e um rigoroso controle na freqüência dos horários dos ônibus. Dessa forma, o Demutran receberá as informações da movimentação da frota em tempo real.
“É um sistema que vem agregar qualidade ao serviço oferecido”, diz Francisco de Mola Neto, empresário que teve a iniciativa de implantar o sistema em Ananindeua. De acordo com ele, a central permite que o Demutran atue imediatamente em qualquer área do município para resolver problemas com a frota.
Outras cidades serão beneficiadas
Por exemplo, o sistema identificará o local onde lentidão no trânsito e quando houver problemas mecânicos com os ônibus. “O doutor José Bento Gouveia [diretor do Demutran] e sua equipe terão, daqui para frente, uma ferramenta altamente eficaz para melhor a qualidade da prestação dos serviços de transportes coletivos”.
O novo modelo gerencial foi desenvolvido e para Ananindeua pela empresa Condor Transporte e Turismo. A iniciativa partiu do empresário Francisco de Mola Neto, que, aliás, conseguiu um feito inédito na cidade: reuniu as cooperativas e outras empresas de ônibus e criou a União das Cooperativas e Empresas por Adesão do Estado do Pará (Uniceep).
Segundo o prefeito Helder Barbalho (PMDB), a inauguração da CCO é uma prova cabal de que a administração de Ananindeua sempre esteve preocupada com o bem-estar e a qualidade de vida de seus munícipes. A opinião é a mesma dos secretários de Transportes, José Bento Gouveia, e de Desenvolvimento Econômico, Reginaldo Ferreira. A exemplo de Barbalho, os secretários avaliam que a iniciativa trará novos investimentos e progresso para Ananindeua graças à mobilidade urbana adquirida com as novas linhas criadas e a integração da frota.
A modernidade não ficará restrita a Ananindeua. O empresário Francisco Mola Neto disse à Agência Amazônia que levará o sistema para outras cidades do Pará. Até julho as cidades de Mosqueiro, Parauapebas, Santa Isabel, Benevides, Santa Bárbara e Marabá também passarão a contar centrais idênticas a que está sendo inaugurada em Ananindeua. A implantação dos novos sistemas acarretará investimentos superiores a R$ 100 milhões.
Fonte: Agência Amazônia
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Fim da Greve em BH, Rodoviários e donos de empresas de ônibus fazem acordo no TRT

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A audiência de conciliação entre os rodoviários da região metropolitana de Belo Horizonte e o sindicato patronal terminou por volta das 18h40, desta terça-feira. As partes decidiram assinar um acordo que suspende imediatamente a greve.
De acordo com a assessoria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em contraproposta, a Justiça vai suspender a liminar concedida, na noite dessa segunda-feira, que bloqueava R$ 2 milhões dos sindicatos dos rodoviários e a multa de R$ 300 mil por dia de paralisação.
Na audiência também ficou decidido que os patrões não descontarão os dias em que os rodoviários ficaram parados, além de não haver retaliações contra os grevistas. Segundo o TRT, uma nova audiência está marcada para está sexta-feira, às 16h30.
Nesta noite, a categoria faz uma assembleia no Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH), na Rua dos Guaranis, 597, no centro, para apresentar os resultados da audiência de conciliação.
Fonte:Globominas
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Quem não já ficou mais do que 30, 40 minutos e até mais que uma hora esperando um ônibus


Quem não já ficou mais do que 30, 40 e até mais que uma hora esperando um ônibus, depois de muitas reportagens sobre os gestores no que diz a melhora no transporte público, o que vemos é um sistema totalmente desestruturado, faltando profissionais competentes para gerir e conseqüentemente a falta de serviço eficiente, neste ano já tivemos diversos aumentos de tarifas e o que a maioria dos gestores falaram foram na melhoria da frota, mas será que a frota foi realmente renovada, e se foi será que só a renovação da frota resolveria esta situação, o que estamos vendo em todo o Brasil é que não, é claro que existe cidades com um sistema de transporte aceitável como Curitiba e Urbelândia-MG e outras desenvolvendo um projeto futuro como São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas ainda falta muita coisa para o sistema de transporte no Brasil ser considerado com aceitável, como uma pessoa irar deixar seu carro na garagem e usar o transporte coletivo ainda muito deficiente, é preciso investir mais do que estão investindo hoje, como por exemplo na construção de mais corredores exclusivos para ônibus, paradas mais confortáveis, informações de itinerários para os usuários, segurança, profissionais mais qualificados, etc;, senão não sairemos do caos que já se encontram hoje nas grandes metrópoles brasileiras.

No caso especificado, é totalmente inaceitável a falta de horários regulares na espera de um coletivo, já vimos diversas promessas de paineis eletrônicos, horários via celular e até agora o que estamos vendo são trabalhadores e estudantes tendo que esperarem seu transporte em paradas mal estruturadas, as vezes debaixo de um Sol escaldante sem saber sequer a hora ou quando seu ônibus vai passar, não dá pra aceitar um trabalhador largar de seu trabalho altas horas da noite e esperar mais de 30 minutos por um coletivo, o Blog Meu Transporte vai continuar mostrando esses problemas para que o usuário possa de fato cobrar uma prestação de serviço melhor.
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Mais de 16 mil usuários cadastraram TRI escolar


Mais de 16 mil estudantes e professores cadastraram ou solicitaram a renovação do cartão TRI escolar para o ano letivo de 2010, garantindo o benefício de 50% de desconto no valor da tarifa nos ônibus da Capital. Esse número representa um aumento de 50% se comparado com o mesmo período do ano passado - janeiro e fevereiro.
"É melhor renovar ou solicitar o TRI o quanto antes, pois a procura está crescendo. Em março, as demandas geralmente aumentam ainda mais", afirma Paulo Sérgio Machado, coordenador do Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenções da EPTC.
Os usuários deverão fornecer às entidades representativas o atestado escolar, original ou cópia do comprovante de matrícula 2010 autenticado pela instituição de ensino (professores poderão fornecer cópia do contracheque recente), fotocópia do cartão TRI, preencher formulário e pagar a taxa com valor não superior a 12 passagens escolares.
O cartão é renovado em três dias. Quem forneceu, em 2009, CPF do responsável e já possui CPF próprio, deve fornecer cópia do documento no ato da renovação. Para obter informações sobre a data para a primeira recarga e outras, os usuários poderão fazer contato pelos telefones (51) 32213099 ou 32215699.
Estudantes - Para confeccionar o cartão TRI, os estudantes deverão fornecer à entidade representativa uma foto 3x4 atual, cópia da carteira de identidade, apresentando a original (a apresentação da Certidão de Nascimento é opcional para menores de 18 anos), atestado escolar original ou cópia do comprovante de matrícula 2010 autenticado pela instituição de ensino, comprovante de residência com emissão inferior a três meses, cópia do CPF (menor de 18 anos que não possuir esse documento deverá fornecer cópia do CPF da mãe, do pai ou do responsável legal) e preenchimento da ficha de inscrição de beneficiário.
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Greve de ônibus continua em Belo Horizonte

A greve de ônibus continua em Belo Horizonte, apesar da proibição do Ministério Público do Trabalho. Poucos veículos circulam pela cidade. Cerca de 2 milhões de pessoas são afetadas pela greve.
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