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Curitiba: Linha Verde Norte terá oito estações de ônibus

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010


A Linha Verde Norte, que será construída no lugar da antiga BR 116, no trecho do Jardim Botânico ao Atuba, terá sete trincheiras, dois viadutos e oito estações de ônibus, completando o sexto corredor de transporte de Curitiba, cuja primeira fase, do Pinheirinho ao Atuba, já foi concluída.

"Os benefícios que a Linha Verde trouxe aos bairros e à população da região sul também serão levados para a região norte da cidade", disse o prefeito Beto Richa, que definiu com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) as condições do contrato de financiamento da Linha Verde Norte.

As sete trincheiras são as seguintes: duas no binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, ligando os bairros Cristo Rei e Cajuru; uma na Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã; uma na Gustavo Rattman, no Bacacheri e Bairro Alto; duas no Atuba e uma na rua Rio Juruá, no Bairro Alto.

Os dois viadutos existentes, da Victor Ferreira do Amaral e do Jardim Botânico, serão ampliados.

As oito estações de ônibus serão Atuba, Solar, Fagundes Varela, Vila Olímpica, Tarumã, Jardim Botânico, UFPR e PUC. Algumas estações da Linha Verde Norte terão operação diferenciada em relação à Linha Verde Sul.

Nas estações Atuba, Solar, Fagundes Varela, Vila Olímpica, Jardim Botânico, UFPR e PUC (as duas últimas já têm a infraestrura pronta, obra que foi feita durante os trabalhos da Linha Verde Sul), a operação será semelhante ao trecho Sul.

A estação Tarumã será um terminal de integração. E na estação Jardim Botânico haverá integração vertical (um ônibus embaixo e o outro em cima).

A Linha Verde é o sexto corredor de transporte e a maior avenida de Curitiba, construída pela Prefeitura no trecho urbano da antiga BR-116. Com sua primeira etapa implantada do Pinheirinho até o bairro Jardim Botânico numa extensão de 9,4km, o trecho Sul da Linha Verde uniu dez bairros que estavam divididos pela antiga rodovia. Ao todo, com a Linha Verde Norte, serão 18km e 20 bairros.

A segunda fase da Linha Verde terá canaleta para uso exclusivo dos ônibus, pistas marginais e vias locais. O trecho norte, onde a rodovia também dará lugar a uma avenida urbana, é do ponto sob a passarela do Centro Politécnico até o Atuba.
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São Paulo: Ponte Orca Tamanduateí-Alto do Ipiranga muda para Estação Sacomã do Metrô


Com a inauguração da Estação Sacomã da Linha 2 – Verde do Metrô no sábado (30/01), os veículos da Ponte ORCA que partem da Estação Tamanduateí da CPTM não seguem mais até o Alto do Ipiranga, terminando a viagem na nova Estação já a partir desta segunda-feira, 1º de fevereiro.

O serviço, gerenciado e fiscalizado pela EMTU/SP, terá o mesmo número de veículos (21) utilizado no trajeto atual e o mesmo horário de operação: das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Novo trajeto - O novo percurso reduzirá em 30% o tempo de deslocamento do usuário e é mais um benefício para quem sai da região do ABC em direção à avenida Paulista.

Ida: Estação CPTM Tamanduateí, rua Vemag, rua Roberto Koch, rua Aida, rua Auriverde, rua Ubarana, rua Amadis, rua Dois de Julho, rua Agostinho Gomes, rua Bom Pastor e rua Greenfeld.

Volta: Estação Metrô Sacomã, rua Greenfeld, rua Lino Coutinho, rua do Grito, rua Álvaro do Vale e rua Vemag

Utilização da Ponte Orca - A Ponte ORCA é um serviço oferecido pelo Metrô e CPTM. A EMTU/SP é responsável pela operação e fiscalização do sistema. Para utilizar o serviço, o usuário deve retirar uma senha antes de passar pela linha de bloqueio da estação e apresentá-la ao agente da EMTU/SP para embarcar no micro-ônibus.

A validade da senha é de uma hora. As viagens são expressas, isto é, sem paradas no meio do percurso.
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Rio Branco: Colaboradores treinam como atender deficientes físicos no transporte coletivo


Depois de assumirem o compromisso de renovação da frota, as empresas que operam o sistema de transporte coletivo em Rio Branco, agora estão voltadas para a capacitação de seus colaboradores.Atendendo a uma recomendação da Superintendência de Transito de Rio Branco (RBTrans), as empresas Rápido São Roque e Via Verde, realizaram na manhã do ultimo sábado (30), um treinamento para cobradores e motoristas se adaptarem ás plataformas de embarque e desembarque para usuários cadeirantes.
Quarenta colaboradores das duas empresas tiveram acesso ao equipamento que permite o embarque do passageiro em cadeira de rodas. As plataformas, já disponíveis em vários carros, serão uma constante na vida dos trabalhadores do sistema daqui pra frente. Todos os carros novos que irão chegar para reforçar e renovar a frota, possuem o equipamento.
O gerente de operações da Rápido São Roque, Valciclei Almada coordenou o treinamento, que teve a participação do voluntário Ademar Maia Duarte, de 31 anos, que há sete está numa cadeira de rodas. Uma queda de um telhado deixou o trabalhador paraplégico.
Morador do bairro Santa Inês, diariamente Ademar usa o transporte coletivo.Ele ficou satisfeito ao saber que em breve, todos os carros estarão dotados com o equipamento.
- Para gente que vive numa cadeira de rodas, subir e descer do ônibus sem a plataforma é um sofrimento. Se não tiver ninguem pra ajudar, a gente fica na parada até aparecer um carro que possui o equipamento. Vendo que as empresas estão preocupadas em capacitar seus colaboradores, fico na certeza de que o transporte coletivo de Rio Branco vai oferecer mais segurança e qualidade para nós e os demais usuários, comentou ele.
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Tarifa de ônibus de Belém pode sofrer reajuste


Está marcada para hoje a reunião do Conselho de Transporte do Município de Belém, para discutir o novo preço da passagem de ônibus na capital paraense. Na ocasião, os 18 conselheiros – nove representam a sociedade civil organizada e nove o poder público vão deliberar sobre a questão de duas planilhas apresentadas: a do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setrans-Bel), que quer fixar o preço da passagem em R$ 1,97, e a elaborada pela Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), que pretende uma tarifa de R$ 1,90.
Para o presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes), Cleiton Brito, o reajuste é injusto. Ele teme, no entanto, que a proposta de maior valor seja aprovada. “Na planilha apresentada pelo Setrans-Bel, há a justificativa de que a população está procurando cada vez mais pelo transporte alternativo, o que tem provocado prejuízos para o setor. Não percebem que, com esse aumento, aí mesmo é que essa procura vai acontecer, pois a população não vai ter condições de pagar pelo serviço”.
Cleiton também acredita que, caso o preço da passagem seja fixado em R$ 1,97, muitas pessoas venham a deixar de estudar. “Esse aumento vai ser muito ruim para os trabalhadores assalariados, entre os quais estão muitos estudantes que, tendo de conciliar o trabalho com os estudos, são obrigados a se deslocar diversas vezes durante o dia”.
Por conta disso, várias organizações estudantis realizam, a partir das nove horas, um ato público contra o reajuste, em frente à sede da prefeitura de Belém. “Embora os empresários digam que, mesmo com o acréscimo, a tarifa de Belém vai continuar sendo uma das mais baratas do país, esse aumento é inaceitável, já que o serviço ofertado também é um dos piores do Brasil”.

Fonte: Diário do Pará
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Bilhete Único entra em vigor no Rio

As opiniões dos passageiros de metrô, barcas e ônibus sobre a eficiência do novo sistema são divergentes. Alguns cartões não funcionaram da maneira adequada. Reportagem do RJTV 1ª Edição.
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Campanha pelo uso da bicicleta no Rio

Agentes da Prefeitura do Rio e ciclistas se reuniram neste domingo (31/01) na Praia de Ipanema para divulgar a campanha “Rio capital da bicicleta”. O programa tem como objetivo conscientizar a população a usar mais a bicicleta como um meio de transporte alternativo e diminuir as emissões de gases poluentes. Com a campanha, a Prefeitura pretende reduzir em 8% as emissões dos gases do efeito estufa até o final de 2012.
O Rio é o estado que tem a maior rede ciclovias do país. De acordo com o Secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, são 150 Km de ciclovias na cidade. “Temos a maior malha cicloviária do país, 150 Km, e pretendemos duplicá-la. Trata-se de veículo não poluente e pedalar é um ótimo exercício para qualquer pessoa”, disse o secretário.
A engenheira de segurança do trabalho, Cynthia Mossé, costuma pedalar até 30 quilômetros nos finais de semana, mas confessa que não usa a bicicleta para trabalhar. Ela alega que a falta de locais para estacionar a bicicleta com segurança no Centro do Rio e o fato de poucas empresas terem banheiro com chuveiro, complicam o uso do veículo como um meio de transporte alternativo.
“Infelizmente é complicado usar a bicicleta para trabalhar, ainda mais no Centro do Rio. Acho que o município deveria fazer uma lei que obrigasse as empresas a construir banheiros com chuveiros, estacionamentos para bicicletas e academias, para contribuir para o bem estar dos funcionários”, enfatizou Cynthia.
O ciclista Cristiano e um amigo estrangeiro aproveitaram a campanha para receber dicas de alimentação saudável e orientações para a prática do esporte. “Aproveitamos esse encontro aqui na praia para orientar os ciclistas a ter uma boa relação com os pedestres, conscientizar para o uso das ciclovias, para evitar atropelamentos”, sintetizou Danielle Simas, diretora de educação ambiental da prefeitura.

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