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Usuários exigem melhorias no transporte seletivo da Grande Vitória

domingo, 24 de janeiro de 2010


Muitos usuários dos transportes Seletivos que circulam na Grande Vitória afirmam que o serviço oferecido não é satisfatório para a população. Reclamações sobre atrasos, superlotação e má qualidade dos veículos são comuns nos pontos de ônibus. Pelo valor mais caro pago para circular nesses coletivos, que varia de R$ 3,40 a R$ 3,90, as pessoas exigem mais qualidade e soluções rápidas para os problemas existentes.

Quem está no ponto de ônibus não confia nos horários de circulação dos veículos, estipulados pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) e com acesso disponível pela internet ou pelo celular. Atrasos de 30 a 50 minutos viraram rotina, segundo os passageiros.

A estudante, Jéssica Rodrigues, 16 anos, reclama que espera cerca de 40 minutos por um Seletivo, em Vila Velha. Nesta sexta-feira (22), a jovem optou por seguir para o Terminal do Transcol a ter que esperar pelo Seletivo, no bairro Coqueiral de Itaparica. "Os Seletivos demoram demais. A gente acaba optando em ir para o Terminal e pegar dois ônibus. É mais cansativo, mas é o jeito, já que a gente não pode esperar tanto tempo assim por um ônibus", diz.

Além da espera, quem embarca nos horários de rush, se depara com os ônibus lotados. O aposentado, Paulo Silva, 67 anos, fala que, principalmente, os idosos sofrem nesses casos. "O ônibus sempre está cheio, além do normal. A gente paga por uma passagem cara para ir em pé. Assim não compensa", diz.

Um motorista afirmou que é comum levar em pé mais do que o número de passageiros permitido pela Ceturb, que não pode ser maior do que 20% do número de assentos do veículo. Ele ressalta que é impossível não parar para os usuários, que acabam preferindo circular no ônibus cheio a ter que esperar quase uma hora por outro Seletivo. "Eles chegam a se jogar na frente do veículo se a gente não parar", afirmou o condutor do ônibus, que não quis se identificar.
Fonte:gazeta online
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Porto Alegre: EPTC analisa o reajuste da tarifa das linhas de ônibus da Capital

sábado, 23 de janeiro de 2010

O aumento passará de R$ 2,30 para R$ 2,56

Pedido de reajuste da tarifa das linhas urbanas da Capital está em análise na EPTC. Ainda não há definição de valor e data para entrar em vigor.
Mesmo ainda em análise na Coordenação de Regulação de Transporte da EPTC, o pedido de reajuste das passagens da Capital, proposto pelo Sindicato das Empresas de Ônibus, já começa a ser calculado por quem depende do serviço.
Pela proposta, a tarifa subiria de R$ 2,30 para R$ 2,56 (11%). Para quem trabalha seis dias por semana e pega um ônibus para ir e outro para voltar, o valor de 48 tarifas passaria de R$ 110,40 para R$ 122,88.
Valor a ser repassado
No caso do técnico em câmara de bronzeamento artificial Renato Alves, 32 anos, os gastos serão maiores. Ele percorre as estéticas da cidade e da Região Metropolitana, usa mais de cinco ônibus por dia e paga com o dinheiro do próprio bolso.
– Se realmente aumentar esta quantia, vou ter que repassar o valor para o preço das visitas – adiantou.
Se uma pessoa trabalha seis dias por semana e pega um ônibus para ir e outro para voltar, em um mês, gasta 48 passagens.

- Com o valor atual da tarifa (R$ 2,30), o gasto total é de R$ 110,40.
- Com preço proposto pelo sindicato, o valor total de um mês ficaria em R$ 122,88.
- A diferença é de R$ 12,48 por mês, a mais.
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Tarifa de ônibus em Natal pode ser reduzida


O valor da tarifa de ônibus em Natal pode ser reduzido nos próximos meses, caso uma ação do Ministério Público Estadual que pede a volta da passagem ao valor de R$ 1,85 for considerada procedente. Os promotores do caso, José Augusto Peres e Iádya Gama Maio, usam como argumento o fato de, segundo eles, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Seturn e Prefeitura no ano passado que permitia o aumento da tarifa mediante providências que deveriam ser tomadas pelas empresas de ônibus não ter sido cumprido.
O promotor conversou com a equipe do Nominuto.com sobre o assunto e disse estar esperando a intimação do juiz. “A Promotoria está aguardando a intimação do juiz para entrar com o recurso no Tribunal de Justiça”, destaca.
Apesar de não ter data prevista, José Augusto Peres acredita que a decisão deve sair nos próximos dois meses. “A decisão tem que sair o mais rápido possível, com revogação da liminar de imediato, a favor ou contra o pedido do Ministério Público”, explica.
A ação denuncia o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Seturn) por ter descumprido alguns itens do acordo, como a instalação e adaptação ao sistema Prae (voltado para transportar gratuitamente pacientes com doenças degenerativas para seções de tratamento no SUS) de 20 micro-ônibus em Natal. Se a decisão for sentenciada a favor do Ministério Público a tarifa de ônibus em Natal passa de R$ 2,00 para R$ 1,85.
Fonte: Nominuto.com
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Grande Recife altera ponto de parada de sete linhas na Avenida Guararapes


O Grande Recife Consórcio de Transporte modificará, a partir do próximo sábado (23/01), os pontos de parada de sete linhas de ônibus que trafegam pela pista lateral da Avenida Guararapes, nos sentidos subúrbio/cidade e cidade/subúrbio. As mudanças irão ocorrer devido à interdição do local, pela Prefeitura do Recife, para a montagem de camarotes na avenida para o Carnaval 2010.

Os coletivos irão retornar aos seus pontos de paradas habituais após as festividades carnavalescas. A mudança provisória acarretará no deslocamento das linhas para abrigos provisórios implantados no canteiro central, em frente ao antigo Trianon, no sentido subúrbio\cidade.

Já no sentido cidade/subúrbio, os usuários das linhas deverão utilizar o abrigo temporário localizado no canteiro central, em frente aos Correios.

As linhas 313-San Martin (Abdias de Carvalho), 315-Bongi, 321-Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho), 324-Jardim São Paulo (Piracicaba) e 437-Caxangá (conde da Boa Vista), que trafegam no sentido subúrbio/cidade, irão parar no canteiro central, em frente ao antigo Trianon.

Já no sentido cidade/subúrbio, as linhas 645-Av. Norte (Macaxeira) e 977-Paulista (Conde da Boa Vista) passarão a ter ponto de parada, provisório, no abrigo implantado no canteiro central, em frente aos Correios.

Os usuários que transitam diariamente pelo local, serão informados das mudanças através de cartazes afixados nas paradas de ônibus interditadas e, cartazes nos coletivos envolvidos nas mudanças, além da circulação de um carro de som no local. Os motoristas das linhas serão informados das mudanças através de panfletos.
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VLT terá 12 quilômetros em Minas Gerais


A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nos municípios de Contagem e Betim, em Belo Horizonte, Minas Gerais, já conta com o itinerário definido.
Segundo “O Tempo”, a reunião realizada nesta quinta-feira definiu que a extensão da nova modalidade de transporte coletivo terá 12 quilômetros. O trajeto será da estação do metrô do Eldorado até o bairro Alterosas, em Betim.
Para a prefeita de Contagem, Marília Campos, a nova rota trará benefícios para os moradores de Contagem e para quem utiliza o metrô. “Hoje, o metrô transporta 170 mil passageiros por dia. Com o VLT e com a extensão de seu trecho, a capacidade de transporte de passageiros por dia terá um acréscimo de 111 mil pessoas”, disse.
O objetivo da reunião desta quinta, segundo a prefeita, era receber um parecer positivo quanto à viabilidade do VLT pela Agência Metropolitana, responsável por promover o desenvolvimento integrado da Grande Belo Horizonte. A prefeita afirmou que, se o VLT for implantado, o custo ficará em R$ 600 milhões. Caso a opção escolhida for a ampliação do metrô, o investimento vai chegar a R$ 1,8 bilhão.
O projeto apresentado pela prefeitura de Contagem para o VLT tem duas linhas, uma até o Barreiro e outra até o bairro Bernardo Monteiro. A ampliação até Betim foi solicitada pela prefeitura da cidade.
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Urbs promove mais um ciclo de palestras para motoristas de ônibus


Cerca de 500 motoristas que trabalham em empresas de transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana participam durante todo o mês de janeiro de um ciclo de palestras organizadas pela Unidade de Educação e Mobilização da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs).

As palestras são feitas nas próprias empresas ou no auditório da Urbs e são pré-agendadas para viabilizar a presença dos profissionais que atuam em diferentes horários. Fazem parte da programação reforço em noções de direção defensiva, segurança no trânsito, cidadania e meio ambiente, além de um olhar sobre o papel social do motorista.

"Esses cursos, regulares, objetivam orientar os profissionais para um transporte público mais seguro, propiciando aos usuários mais qualidade e conforto nos deslocamentos, aumentando ainda a confiabilidade no sistema de transporte", diz a coordenadora da Unidade de Educação e Mobilização da Urbs, Maura Moro.

Nesta segunda-feira (18), cerca de 30 motoristas de várias empresas participaram de mais uma palestra, que abordou aspectos históricos do planejamento urbano, a partir do Plano Agache; e a seguir tratou de problemas cotidianos ligados ao preparo profissional, comportamento de usuários, consequências decorrentes de acidentes e cuidados com aspectos psicológicos.

Durante o curso, os motoristas analisam e identificam causas de acidentes de trânsito e comportamentos de responsabilidade a partir da prevenção. O comportamento profissional contribui para que os motoristas respeitem a legislação, evitando que sejam autuados com base no artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro, que diz "dirigir sem atenção ou sem cuidados indispensáveis à segurança".
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