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Em Salvador, aumento da tarifa de ônibus atinge outras cidades

domingo, 17 de janeiro de 2010


No primeiro dia em que entrou em voga o aumento na tarifa de ônibus, surpresa para quem achava que os R$ 2,30 eram válidos apenas para a capital: o reajuste se deu também nas linhas que percorrem a Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Isso quer dizer que os coletivos de Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, entre outros, também subiram de preço. Nesses casos, o reajuste foi ainda maior, pois a passagem subiu R$ 0,15 – e não R$ 0,10, como na capital –, equiparando de vez os valores que sempre diferenciavam alguns centavos.

População não foi avisada
Os preços estampados nos para-brisas dos coletivos foram o único aviso, neste sábado, para muita gente. Joelza Santana, 30 anos, que saía para procurar emprego, não tinha sequer os R$ 0,10 a mais para bancar a diferença. Foi a amiga Carla Silva, 22, quem emprestou o valor. “Eu não sabia de nada. Acho um absurdo isso”, reclamou Joelza.
O motorista de ônibus Jorge de Almeida, 39, contou ter colocado dinheiro do próprio bolso para completar a passagem de alguns usuários desprevenidos. “Até nós rodoviários fomos pegos de surpresa. Hoje (sábado) de manhã, quando fui pegar o carro na empresa, foi que eu soube”, ressaltou.
“Eles tinham que avisar, pelo menos uma semana antes, pois muita gente não se programou. E o pior é que continua a mesma demora no ponto, com os carros velhos do mesmo jeito. Isso não muda”, indignou-se o eletricista Everaldo Vieira, 58. “São transportes sujos, lotados. Pelo menos tem que ter maior conforto”, disse a assistente Débora Rodrigues, 36.
Para a costureira Vera Lúcia Maria da Luz, 58, que chega a pegar quatro ônibus por dia, a diferença no bolso será quatro vezes maior que os R$ 0,10 de reajuste. “De R$ 0,40 em R$ 0,40, já dá para fazer um lanche na rua. Agora vou ter de economizar mais. Acho uma falta de respeito”, lamentou.
Fonte: A Tarde
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Bilhete Único aumenta tarifa de 4 linhas de ônibus no RJ


A chegada do Bilhete Único, que começa a funcionar no dia 1º de fevereiro, não deverá ser comemorada por todos os passageiros do estado. A novidade, que vai reduzir as despesas da grande maioria dos usuários do sistema, vai provocar reajustes de até 14,6% em quatro linhas intermunicipais que operam na Região Metropolitana. A estimativa é de que cerca de 26 mil passageiros sejam afetados em Itaboraí, Tanguá, Nova Iguaçu, Japeri, Queimados e Paracambi.
Entre as linhas que terão as tarifas aumentadas estão: Tanguá-Novo Horizonte, Itaboraí-Tanguá e Tanguá-Apolo III. Nestes três casos, as passagens passarão de R$ 2,05 para R$ 2,35, valor mínimo que passará a ser praticado nos trajetos intermunicipais da Região Metropolitana. O mesmo será aplicado à linha Japeri-Paracambi, cuja tarifa atual custa R$ 2,25. Já os usuários do trajeto Nova Iguaçu-Santo Expedito, em Queimados, que hoje pagam R$ 2,25 por viagem, terão que desembolsar R$ 0,10 a mais a partir do dia 1º.
O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, admitiu ontem ampliar o limite de tempo entre o primeiro e o segundo embarque, estipulado, a princípio em duas horas para o Bilhete Único. Se for necessário, ele pode passar para três horas. Como o benefício, os usuários poderão pagar R$ 4,40 para viajar em até duas conduções, desde que uma seja intermunicipal.
Uma revisão tarifária promovida pelo Detro vai beneficiar quem usa as linhas esporadicamente e não seja usuário do Bilhete Único. Com a mudança, a passagem mais cara deverá custar R$ 7,10, o que representará uma redução de mais de R$ 10 na tarifa mais cara da Região Metropolitana.
Na segunda-feira começam a funcionar os 16 postos de cadastramento do Bilhete Único. Nesses locais será possível fazer o cadastro das 8h às 18h, com auxílio de um técnico. O Proderj também vai disponibilizar computadores dos 85 Centros de Internet Comunitária para a inscrição, feita só pelo site www.riobilheteunico.com.br. Pode-se fazê-la de qualquer computador.
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Americana terá Integração com bilhete único


O sistema de bilhetagem eletrônica, com a integração do transporte coletivo de Americana, deverá beneficiar 22 mil usuários por dia. Foi o que disse nesta sexta-feira o secretário de Transportes e Sistema Viário, Jesuel de Freitas. Esse é o número de pessoas que utiliza, em média, duas ou três passagens diariamente. Com o sistema, elas deverão pagar apenas uma passagem durante o período de uma hora em que trafegarem no mesmo sentido, no limite de até três ônibus.
De acordo com Jesuel, a empresa que vai gerir o sistema estará implantada em até 30 dias. Até lá serão realizadas reuniões quinzenais com a secretaria para discutir o processo. Ela será composta por representantes das duas empresas. Já o funcionamento do sistema está previsto para o final do primeiro semestre. Também será elaborado o projeto executivo do sistema por uma empresa contratada, que definirá detalhes, como o tempo máximo de espera pelo usuário.
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Maringá: Binário muda rota de 11 linhas e 10 mil usuários


Pelo menos 10 mil usuários do transporte coletivo de Maringá terão que redobrar a atenção ao embarcar e desembarcar na região central da cidade, a partir de domingo 917).
A mudança de sentido nas avenidas Herval e Duque de Caxias vai alterar as rotas de 11 linhas da TCCC, incluindo duas interbairros ou ligeirinhos. Além disso, os pedestres devem redobrar a atenção ao atravessar as ruas, já que as duas vias terão sentido único.
A Secretaria de Transportes (Setran) mudou, durante o final de semana, todas as placas, faixas, sinalização horizontal e vai reforçar o policiamento com agentes de trânsito, para orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
A maior preocupação da secretaria é com o sistema de tráfego de veículos que sofrerá mudança radical e pode causar alguma confusão, principalmente nos primeiros dias. Há algumas semanas, equipes da secretaria trabalham na preparação das avenidas para iniciar o funcionamento do sistema binário.
Entre as mudanças para os motoristas, está a implantação das chamadas “agulhas”, que são desvios entre os canteiros centrais para permitir a passagem de uma pista para a outra. Essas agulhas vão permitir que os veículos façam conversões à esquerda e à direita nas avenidas, o que no sistema anterior era proibido.
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Usuários em Aracajú consideram reajuste da tarifa abusivo


O aumento na tarifa das passagens de transporte público em Aracaju ainda não foi aprovado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), mas já tem provocado a insatisfação dos usuários do transporte coletivo da capital. A solicitação de reajuste com o valor de R$ 2,26 foi enviada, no último dia 8, pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e será analisada pelo Conselho Municipal de Trânsito.
Para a estudante Adriana Santana dos Santos, o aumento da passagem dos atuais R$ 1,95 para R$2,26 é abusivo. "Se pelo menos aumentassem para R$2,00, mas R$2,26 é muito caro. Não temos um serviço de qualidade, é um absurdo as empresas pedirem esse aumento", afirma a jovem, que utiliza o transporte diariamente.O auxiliar de serviços gerais Cleverton Lima de Jesus também reprova o aumento da passagem. "Para mim a tarifa deveria ficar no mesmo valor. Moro no Fernando Collor e lá, além de esperarmos mais meia hora pelo ônibus, ele sempre quebra no meio do caminho. O serviço não presta", reclama.
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Zona Norte de São Paulo passa por racionalização e modernização das linhas

sábado, 16 de janeiro de 2010


A São Paulo Transporte (SPTrans) implantou no dia 9 de janeiro de 2010, um novo modelo de organização das linhas que atendem à Zona Norte da Cidade.
A reorganização da rede de transporte municipal urbano vai tornar a gestão das linhas mais eficiente e moderna e melhorar o atendimento aos moradores da região.
O processo de racionalização do sistema prevê: - Ajustes de itinerários com redução de sobreposição de linhasEfeito: Aumento da fluidez do trânsito permitindo maior velocidade dos ônibus.

- Alteração e ajustes na localização de pontos terminais. Reorganização dos terminais Santana e BelémEfeito: Melhoria do conforto e da segurança dos passageiros
- Criação de novas linhas e serviçosEfeito: Aumentar as opções de atendimento às estações do Sistema Metroviário
- Adequação da frota às novas características das linhasEfeito: Aumento de 20% na oferta de lugares na hora/pico
- Reformulação e adequação do número de partidasEfeito: Melhoria na regularidade da operação
- Unificação de serviços para eliminar a concorrência entre os operadoresEfeito: Melhor distribuição dos serviços entre empresas e maior regularidade na freqüência do serviço
No total serão alteradas 42 linhas, principalmente na região do Tucuruvi, com demanda de 240 mil passageiros por dia e cerca de 400 veículos, beneficiando, em geral, todos os bairros envolvidos na readequação, por causa da melhora da regularidade do serviço e do aumento da oferta de lugares.
Para efeito de gestão do transporte coletivo, São Paulo está dividida em oito áreas e a Zona Norte corresponde à área 2, localizada entre a Rodovia Fernão Dias, a Av. Pres. Castelo Branco (Marginal Tietê) e Av. Inajar de Souza.
Nessa área estão incluídas seis estações do Metrô (Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Carandiru e Portuguesa-Tietê) e dois terminais: Cachoeirinha e Casa Verde.
A área 2, que atinge os distritos de Tremembé, Jaçanã, Tucuruvi, Vila Medeiros, Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Nova Cachoeirinha, Mandaqui, Limão, Casa Verde e Santana, opera com 1.732 veículos, distribuídos em 182 linhas de ônibus, transportando uma média de 1,15 milhão de passageiros por dia.
Preocupada com o bem estar dos passageiros a SPTrans comunicou as mudanças nos jornais de bairro, no Jornal do Ônibus (informativo afixado nos veículos da frota municipal) e no site www.sptrans.com.br, além reuniões dos técnicos da SPTrans com os líderes de todas as comunidades envolvidas nesta reorganização.
"Com as mudanças, a SPTrans vai aumentar a velocidade dos veículos e diminuir o tempo de espera dos passageiros, com um maior número de partidas e principalmente com mais lugares nos ônibus, já que as linhas mais movimentadas receberão veículos maiores e até articulados, ampliando a capacidade de atendimento na região", comentou o secretário municipal de Transportes e presidente da SPTrans Alexandre de Moraes.
As novas medidas estão sendo implantadas em duas fases: a primeira começou neste último final de semana (9 de janeiro de 2010), beneficiando cerca de 140 mil passageiros; e a segunda será implantada no dia 23 de janeiro, atingindo aproximadamente 100 mil usuários.


Reorganização da Área 2 - 1ª Fase - a partir do dia 9 de janeiro de 2010


Reorganização da Área 2 - 2ª Fase - a partir do dia 23 de janeiro de 2010

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