Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Salvador: Tarifa de ônibus sofre reajuste a partir deste sábado

sábado, 16 de janeiro de 2010


A tarifa de transporte coletivo na capital baiana terá reajuste de 4,18% a partir deste sábado, 16. A prefeitura municipal de Salvador decretou o aumento na edição publicada no Diário Oficial do Município (DOM), portaria n°009/2010, desta sexta-feira, 15.
O valor da passagem que custava R$ 2,20 passa para R$ 2,30 e começa a ser praticado a partir de zero hora deste sábado. Ainda de acordo com a publicação, a tarifa integrada de transporte vai passar a custar R$ 1,15 e o serviço dos transportes seletivos também serão reajustados para o valor de R$ 4,60 e R$ 6,40, a depender da linha em que atua.
O decreto também avalia a necessidade das empresas operadoras de serviço de transporte coletivo terem sua frota de ônibus 100% renovada até 2014, no intuito de facilitar o acesso de pessoas com deficiência física.
Confira os valores das novas tarifas em Salvador:
Tarifa Convencional: R$ 2,30
Tarifa integrada: R$ 1,15
Serviço Minibus: R$ 2,30
Seletivos Iguatemi-Praça da Sé, Iguatemi-Comércio, Ribeira-Pituba, Ribeira-Campo Grande, Imbuí-Praça da Sé, Boca da Mata-Pituba, Cajazeiras XI-Lapa/Barra, Fazenda Grande do Retiro-Barra, Brotas-Lapa, Fazenda Grande-Engenho Velho da Federação: R$ 4,60
Seletivos Aeroporto-Praça da Sé, Praia do Flamengo-Praça da Sé: R$ 6,40
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Uberabenses estão deixando de usar o transporte coletivo

Atraso, superlotação, falta de urbanidade. Problemas na prestação de serviço das empresas de transporte coletivo da cidade têm feito com que muitos uberabenses optem por meios de locomoção alternativos.
O professor universitário Gilberto Rodrigues do Amaral, por exemplo, deixou de andar de ônibus há quase quatro meses. “O transporte coletivo deixa muito a desejar, mas vivemos tempos em que as pessoas estão mais conscientes de seu papel ambiental”, afirma. Acrescenta que, depois de manter a bicicleta guardada por sete anos, resolveu tirá-la do armário e percorrer os cerca de dois quilômetros entre sua casa e a universidade. “Se o transporte funcionasse efetivamente, iria ser muito melhor para o meio ambiente e para o trânsito também”, completa.
Outro fator que vem contribuindo para a redução no número de passageiros nos coletivos é a facilidade para a compra do veículo próprio. Segundo o gerente de vendas de concessionária localizada na avenida Leopoldino de Oliveira, João Carlos Franco, o ano de 2009 foi um dos melhores para a venda de carros na cidade. “Se antes nossas campanhas e peças publicitárias eram voltadas para as classes A e B, hoje já ampliamos o foco, graças aos megaparcelamentos e facilidades de financiamento”, garante.
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Empresas têm prazo para aderirem à bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de Paulínia-SP


A Administração Municipal, através da Secretaria de Transportes está implantando no município a bilhetagem eletrônica, colocando a tecnologia a serviço da população. O Cartão SEU (Sistema Eletrônico Urbano) está sendo implantado por etapas para facilitar a vida dos usuários. E está aberto o período para as empresas (indústrias, comércios e outros), cadastrarem seus funcionários no sistema de Bilhetagem Eletrônica.
O prazo vai até o dia 15 de fevereiro de 2010. Até a data prevista será comercializado os vales-transportes em papel, e a empresa Passaredo que tem a concessão do transporte urbano em Paulínia, pede aos Departamentos de Recursos Humanos, que façam seus cadastramentos, evitando tumultos de última hora, garantindo a tranqüilidade e a segurança.
O cartão SEU Empresarial será de cor amarela, é dirigido às empresas que fornecem vale-transporte aos seus funcionários, prestadores de serviços terceirizados, mão de obra temporária ou deslocamento das equipes no exercício de suas atividades como: Office Boy.
O SEU é um cartão que armazena créditos para o pagamento das passagens, é só aproximar o cartão do leitor da máquina que terá em todos os ônibus que liberará a catraca, assim como já funciona um sistema semelhante na VB Transportes. O que difere o sistema implantado em Paulínia é que o usuário poderá fazer a recarga a bordo do ônibus e não haverá necessidade de ir a um ponto de recarga.
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Recife: Projeto do corredor da Av.Norte é apresentado

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010


O governo do Estado, através da Secretaria das Cidades e do Grande Recife Consórcio de Transporte, realizou hoje uma audiência pública no Centro de Convenções de Pernambuco (Auditório República Pernambucana) para apresentar o projeto de implantação do corredor exclusivo de ônibus Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, nos moldes do Transporte Rápido por Ônibus (TRO). Após a conclusão do projeto básico, elaborado pelas empresas LOGIT e Maia Melo Engenharia, o Grande Recife Consórcio de Transporte dará início ao projeto executivo, além da elaboração do edital de licitação das obras do Corredor da Av.Norte Miguel Arraes de Alencar.

O edital será publicado até o final do primeiro trimestre de 2010 e o prazo estipulado para a operação do corredor é de 18 meses. O corredor, orçado em aproximadamente R$ 198 milhões (recursos do BNDES), terá início na BR-101, a partir do Terminal de Integração da Macaxeira, seguindo por vários bairros da Zona Norte do Recife como: Vasco da Gama, Casa Amarela, Encruzilhada e Santo Amaro, encerrando na avenida Cruz Cabugá, no centro do Recife. O equipamento, que beneficiará ao todo 17 bairros daquela região, terá uma extensão de aproximadamente 8,1Km, favorecendo inicialmente cerca de 118 mil usuários que utilizam as 21 linhas de ônibus que trafegam atualmente pelo trecho, além de possibilitar a ligação ao Sistema Estrutural Integrado (SEI).

Ao todo, serão 17 estações, que permitirão integração entre as linhas alimentadoras e a troncais. O corredor terá as seguintes características: em determinados trechos os coletivos farão o deslocamento em faixas exclusivas elevadas. Em outras rotas o percurso dos ônibus será feito em faixas exclusivas em nível. O projeto, que visa priorizar o transporte coletivo, diminuindo o conflito entre o transporte público e o tráfego misto de veículos, também inclui a criação de binários e trechos com ciclovias. Entre as características dos corredores destinados ao TRO está a construção de vias e faixas exclusivas e segregadas para o tráfego dos coletivos; implantação de estações de embarque/desembarque modernas e adequadas aos padrões internacionais de mobilidade e segurança.

O pagamento das tarifas poderá ser feito nas estações, a exemplo do que acontece em cidades como Bogotá, na Colômbia, agilizando o processo de embarque; o piso das estações será elevado, possibilitando o embarque no mesmo nível da entrada dos coletivos, etc. Além disso, o TRO promoverá automaticamente a modernização da frota, incluindo a instalação de equipamentos como GPS, displays eletrônicos, entre outros, que possibilitarão o envio de informações, como horário de chegada e saída das estações em tempo real para os usuários.

Em todo o mundo, a implantação deste tipo de projeto trouxe a melhoria da qualidade do serviço ofertado aos usuários, com ênfase para o crescimento da confiabilidade, conforto e segurança e da redução de custos operacionais. Outra característica positiva observada em cidades que possuem o sistema foi à atração gradativa de passageiros que migraram do uso diário do automóvel para o sistema de transporte público de transporte.
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SP terá seis garagens integradas a estações do Metrô e da CPTM em 2010


Seis estacionamentos interligados com estações da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) serão construídos neste ano na capital paulista. Cerca 1.400 vagas deverão ser criadas. A expectativa do Metrô é de que os motoristas deixem os veículos nesses locais e usem o transporte coletivo, aliviando o trânsito. A primeira garagem, na Estação Guaianazes, será entregue até março. Também terão estacionamento as estações de Metrô Brás e Belém, da Linha 3-Vermelha; Tamanduateí e Santos-Imigrantes, da Linha 2-Verde; e a de trem Dom Bosco, da Linha 11-Coral. Ainda não há definição do cronograma.

"Os estacionamentos seguem o conceito de integração do Metrô e da CPTM, que será concretizado com a Linha 4-Amarela. A ideia principal das garagens é atrair o público que tem carro e aliviar o viário da cidade", diz Sérgio Brasil, diretor de Assuntos Corporativos do Metrô. Especialistas afirmam que a iniciativa é boa, mas seu sucesso dependerá do serviço oferecido pelo Metrô e pela CPTM aos motoristas. "É preciso avaliar o conforto e o custo que o transporte coletivo vai oferecer ao usuário. Ele não trocará seu veículo se o serviço não for adequado", explica José Thadeu Braz, da Divisão de Infraestrutura do Instituto de Engenharia de São Paulo. Segundo Luiz Célio Bottura, ex-presidente da Dersa e consultor de tráfego, "o Metrô e a CPTM ganharão caráter de malha viária". Há duas possibilidades de administração das garagens: pelo Metrô e CPTM ou por concessionárias. Os preços devem seguir os praticados nas estações Bresser e Marechal Deodoro, que já têm o serviço: o período de 12 horas custa R$ 11,20 - a hora adicional sai por R$ 1. O valor dá direito a duas viagens de metrô, trem ou ônibus enquanto o veículo estiver estacionado.
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Empresas serão obrigadas a rebaixar piso de ônibus intermunicipais no Rio


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que o estado vai publicar nesta quinta-feira um decreto tornando obrigatória a utilização de ônibus de piso baixo em diversas linhas intermunicipais de transporte de passageiros. Estes veículos dão mais conforto ao usuário, que não precisam subir escadas para entrar no ônibus, e facilitam o acesso a cadeirantes.
- Vai ser um ganho de civilidade, ainda mais quando lembramos que já publicamos um decreto que obrigará toda frota intermunicipal a ter ar-condicionado nos ônibus intermunicipais até 2016 - disse o governador.
A medida não vai valer apenas para as linhas intermunicipais que trafegam em locais muito acidentados, pois há limitações técnicas para o piso baixo. De acordo com Sérgio Cabral, o processo de substituição da frota será gradual e o prazo para fazê-lo estará no decreto que será publicado nesta quinta-feira.
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