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Empresa de ônibus mantém o valor do passe estudantil

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010


A partir do dia 25 de janeiro (segunda-feira), os estudantes de Três Lagoas-MS poderão fazer o recadastramento para uso do passe escolar. Segundo o encarregado de tráfego da Viação Três Lagoas, Davi Tuon, durante todo ano de 2009 a empresa atendeu em média 1,2 mil alunos por dia.

O tráfego de alunos não é intenso, segundo Tuon. O número de pessoas cadastradas é maior do que dos estudantes que fazem uso com freqüência do transporte coletivo. “Não sei te dizer se o fluxo maior é no começo do mês, devido ao pagamento, ou em dias de chuva. O fato é que nos dias de pico registramos 1,2 mil. Há dias que passam 900, 800, varia bastante. Muita gente se cadastra, mas não usa o transporte coletivo diariamente”, explicou.

Questionado sobre o valor das passagens, Tuon disse que o preço continuará o mesmo. “Há um ano e meio é cobrado o mesmo valor. O estudante paga R$ 0,90 pelo passe, enquanto o cidadão paga R$ 1,80”. Sobre a possibilidade de Três Lagoas funcionar como o mesmo sistema da Capital, o encarregado explicou que são situações diferentes. “Em Campo Grande quem cobre os custos são os usuários.

A Capital registra um dos valores mais altos no transporte coletivo no País. Aqui os estudantes pagam meia, e o usuário não precisa cobrir a despesa, o valor não é diluído no passe”, informou.

Atualmente a empresa conta com 13 ônibus, que rodam nove linhas e cobrem 95% da Cidade. “No começo do ano ativamos três novas linhas. Antes eram seis. Toda Cidade tem acesso ao transporte coletivo, exceto o Alto da Boa Vista e Nova Três Lagoas”, completou.
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Curitiba: Linha Verde aprovada por especialistas de outras cidades

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Rio: Bilhete único estadual não vai valer para ônibus com ar-condicionado

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010


Os veículos com ar-condicionado não estão incluídos no sistema estadual do bilhete único. A lei que criou o modelo tarifário estabeleceu que somente ônibus convencionais - ou seja, sem ar-condicionado - farão parte do sistema. Isso, contudo, pode mudar nos próximos anos. Segundo o setor de transportes, o governo estadual já havia determinado, antes mesmo da criação do bilhete único, que os ônibus intermunicipais passem a ser equipados com ar-condicionado.
De acordo com a Fetranspor, caso uma linha conte apenas com veículos refrigerados, não oferecendo outra opção, a empresa será obrigada a operar com o bilhete único. O Detro informou que vai fiscalizar as empresas nas ruas por um sistema de relatórios eletrônicos que permitirá saber, por exemplo, se um ônibus sem ar-condicionado de uma certa empresa não está circulando.
O bilhete único no Rio ainda não mexe com o bolso dos passageiros, mas com os sonhos deles. Com o início do cadastramento, realizado pela internet desde segunda, e nos terminais a partir do dia 18, quem gasta uma parcela considerável do orçamento com o transporte já pensa no que fazer com as economias.
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População clama por mais corredores exclusivos para ônibus


Esta claro que a população está mais atenta ao quesito transporte público, mesmo com a falta de investimentos concretos e necessários, o resultado parcial de nossa enquete sobre o que precisa para que o transporte público melhore, fica claro que os usuários concordam com os especialistas que a melhor forma de investimento hoje no setor é a construção de corredores exclusivos para ônibus, pois para muitos os usuários de ônibus não podem ser penalizados pelos engarrafamentos nas grandes cidades pelo alto número de carros com apenas uma pessoa dentro, para eles os corredores são uma forma de evitar engarrafamentos além de diminuir o tempo de viagem, terem paradas organizadas e seguras e uma melhor prestação de serviços. A prova disso é a cidade de Curitiba, com seu moderno sistema de transporte, tendo corredores exclusivos em toda parte da cidade na qual as cidades do Brasil só agora estão aprimorando.
A nossa enquete foi respondida por 330 até hoje, vejam o resultado e participem:


O Transporte público será melhor se:
34% Tiver mais vias exclusivas para ônibus.
27% Não demorarem muito.
22% Passagens mais baratas.
17% ônibus de qualidade.
04% Profissionais qualificados.
03% mais segurança.
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Vigilância por vídeo é a aposta do Transcol em Vitória


Todos os 1.445 ônibus da frota do Sistema Transcol vão receber câmeras até o final deste semestre. Apesar de até hoje nenhuma das câmeras ter sido instalada, essa segue sendo previsão do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da região (GVBus). Serão três câmeras em cada um dos veículos, e o investimento total será de R$ 3,8 milhões.

O videomonitoramento dos ônibus tem como principal objetivo a segurança de usuários e trabalhadores do sistema de transportes. Mas também deve contribuir para a reduzir a evasão de receita. Há linhas em que é muito comum o fato de passageiros pularem a roleta, o que leva a um prejuízo mensal de cerca de R$ 450 mil. As imagens gravadas nos coletivos serão acompanhadas diariamente, e, se necessário, poderão ser disponibilizadas para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Até os veículos do projeto Mão na Roda - que realizam transporte de pessoas com deficiência receberá as câmeras para o videomonitoramento.Conheça o sistema Projeto Desenvolvimento. Chamado oficialmente de Websigom Varejo, o projeto está sendo desenvolvido por uma empresa de Belo Horizonte (MG)

Objetivo. É disponibilizar o acesso via internet para que as escolas e seus alunos possam realizar seus pré-cadastros e recadastramentos - que antes eram realizados apenas na sede da Setpes, em Santa Lúcia - de forma simples, evitando filas e desperdícios, sem, no entanto, limitar os usuários que não tenham acesso à rede de computadores.
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Curitiba: Passageiros de ônibus de Colombo sofrem com o vandalismo e com as más condições dos terminais


Os terminais de ônibus de Colombo, na região metropolitana de Curitiba (RMC), se tornaram um dos alvos principais dos vândalos. Uma reportagem do telejornal ParanáTV 2ª Edição, da RPC TV, mostrou as más condições em que os terminais do Guaraituba e do Alto Maracanã se encontram.
Praticamente todas as paredes dos locais estão pichadas e os animais trafegam livremente entre os passageiros. Bancos, extintores de incêndio e outros objetos foram arrancados das plataformas. Nos banheiros, algumas pias estão sem torneiras. Além disso, portas e paredes estão danificadas. “Era para o terminal estar impecável, mas está tudo pichado e o banheiro não dá nem para usar”, disse ao telejornal Elizabethe Marconsin, usuária do Guaraituba.
Os locais se encontram em uma situação ruim, apesar de não terem sido inaugurados há muito tempo. O terminal do Guaraituba começou a funcionar em novembro de 2008, já o terminal do Alto Maracanã teve as obras de ampliação inauguradas oficialmente em janeiro do ano passado.

Além da estrutura física prejudicada, os passageiros ainda reclamam da falta de policiamento nos terminais. Na semana passada no Alto Maracanã, uma guarita de segurança foi queimada. Até esta terça-feira (11), a sujeira e os resíduos que restaram depois do incêndio continuavam no local. “Tem que deixar os vândalos entrar. Eles sabem que não tem segurança mesmo”, reclamou um dos porteiros do local.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Colombo informou que uma empresa de segurança será contratada para cuidar do dos terminais e que as reformas necessárias nos dois locais serão providenciadas a partir da próxima semana.
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