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Rio: Começou cadastramento para bilhete único pela internet

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010


Cadastro em estações de trem, barcas e metrô será a partir do dia 18.Bilhete de R$ 4,40 e duração de 2 horas valerá a partir de 1° de fevereiro.

Começou nesta segunda-feira o cadastramento no Rio para o bilhete único intermunicipal pela internet. Segundo a Secretaria estadual de Transportes, a partir do dia 18 o cadastro poderá ser feito também em algumas estações de trem, das barcas, do metrô e em terminais rodoviários.
O bilhete – que segundo a Secretaria entrará em operação em 1º de fevereiro – custará R$ 4,40 e terá validade de duas horas.
O cadastro pode ser feito pelo site http://www.riobilheteunico.com.br/ por novos usuários e por aqueles que já têm o RioCard Expresso e o RioCard Expresso Jovem. Já no caso do Riocard Vale-transporte, segundo a Secretaria, as empresas é que terão que cadastrar seus funcionários. O bilhete único vai permitir que o usuário utilize duas conduções num intervalo de duas horas, desde que uma delas seja de uma linha intermunicipal. Estão incluídas todas as linhas de ônibus intermunicipais e municipais, além do trem, do metrô e das barcas. No caso das vans, segundo a secretaria, apenas as intermunicipais - que já foram legalizadas - estarão inseridas no sistema. Além do Rio, serão atendidos com o novo sistema municípios da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana, como Niterói e São Gonçalo.
Representantes do governo e das concessionárias que administram o transporte no estado se reuniram durante meses para chegar a um consenso sobre o bilhete único. Um dos impasses foi causado pela variação que existe entre as tarifas – que são mais de 70.
Além disso, as empresas temem uma perda grande na receita e pediram garantias do governo de que vão receber ajuda financeira, ou subsídios, para aderir ao sistema.
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Há mais carros em circulação no DF, para os especialistas, uma das saídas é o investimento pesado no transporte público


Em 2009, 91,5 mil veículos engrossaram a frota do DF, agravando problemas como a falta de vagas para estacionar. Total de unidades emplacadas foi maior no ano passado

Nunca tantos carros entraram em circulação no Distrito Federal em um período de um ano. Em 2009, foram quase 131 mil unidades emplacadas, de acordo com dados do Departamento de Trânsito (Detran), ou 11,61% a mais que em 2008, quando o número ficou em 117.367. Felizes com o lucro recorde, as concessionárias planejam ações para continuar crescendo mesmo sem a ajuda da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que acaba em março. O otimismo do mercado contrasta, porém, com a preocupação de quem teme o agravamento de problemas como engarrafamentos e a falta de vagas de estacionamento por todos os lados.

Do total de veículos emplacados em 2009, 55.808 carros, motos e caminhões foram transferidos para outros estados e 802 foram baixados do sistema, ou seja, saíram de circulação. Outros 15.863 veículos vieram de várias cidades brasileiras para serem emplacados no DF. Sobram, portanto, pouco mais de 90 mil carros (91,5 mil) a mais no último ano, um crescimento de 8,7% em relação a 2008 (veja quadro).Para o presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito (IST) e professor da Universidade de Brasília (UnB), David Duarte, construir e ampliar ruas e rodovias não serão soluções capazes de resolver problemas relacionados com um crescimento tão alto da frota. “O sistema de trânsito é como um gás perfeito. Quanto mais espaço tiver, mais vai expandir. Infelizmente, não tem limite”, diz.

Para o especialista, uma das saídas é o investimento pesado no transporte público. “As pessoas optam pela opção mais cômoda. E os números mostram que o carro está em grande vantagem”, avalia ele.Além de investir em transporte, é preciso dar espaço e segurança para os ciclistas e os pedestres, diz Duarte. “Senão, o que acontece é que a cidade fica sem espaço para acomodar essa enorme frota. Vai haver mais congestionamentos, mais acidentes, menos vagas e mais infrações de trânsito”, enumera.
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Transporte público de Santos ganhará placas informativas


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), junto com a empresa Piracicabana, permissionária do sistema de transporte de Santos, instalará, a partir de março, placas com o itinerário e frequência das linhas em determinados pontos de ônibus.

Segundo informações da CET, os estudos para a implantação ainda estão sendo concluídos, mas alguns detalhes já estão definidos. Por exemplo, as placas só serão instaladas em pontos considerados de intensa demanda, ou seja, com várias linhas e grande fluxo de passageiros. Também só serão instalados em locais cujo ponto seja na forma de um abrigo.

A novidade deve agradar os usuários, que hoje têm de consultar o site http://www.santosonibus.com.br/ para obter essas informações.
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Empresa responsável pelo transporte público de Rio Claro-SP terá contrato renovado


O contrato entre a Prefeitura Municipal de Rio Claro e a Rápido São Paulo, empresa responsável pelo transporte coletivo urbano, vai ser prorrogado. A informação foi confirmada na tarde de segunda-feira pelo prefeito Du Altimari (PMDB)."Se faz necessária a realização de estudo da análise do equilíbrio econômico-financeiro para que possamos encerrar o contrato em vigência", comenta o prefeito. "Também é preciso abrir o processo licitatório para definir quem será responsável pelo serviço nos próximos anos", acrescenta.

O contrato com a Rápido São Paulo vence neste mês. Como a concorrência pública ainda não foi realizada, a prorrogação do contrato se faz necessária. "Esse tipo de licitação leva cerca de seis meses para ser concluído", comenta o secretário municipal de Mobilidade Urbana, José Maria Chiossi.Na avaliação do procurador-geral do município, Cláudio Zerbo, a administração municipal está agindo de forma correta. "Se esse contrato não for prorrogado, a prefeitura estará descumprindo o princípio de continuidade do serviço público essencial", alerta.

Questionado sobre do que se trata esse estudo, Perissinotto observa que por lei a concessionária tem o direito de ser ressarcida caso tenha sido obrigada a operar "no vermelho". "Teremos de fazer esse ajuste", aponta.Dessa forma, duas situações estão claras nesta discussão.

A primeira é que o contrato entre prefeitura e Rápido SP não chegará ao fim neste mês. A segunda é que o tempo de prorrogação poderá ser estendido até 31 de dezembro deste ano. Caberá ao Governo Altimari estabelecer o prazo.
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Saiba como Tóquio conseguiu acabar com os engarrafamentos

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Tóquio, muitas vezes, lembra São Paulo. São prédios e mais prédios que escondem o horizonte. Ruas lotadas de gente apressada. Até o número de habitantes é semelhante. São quase 13 milhões na capital japonesa contra 11 milhões na capital paulista. Uma das diferenças mais visíveis está no meio da rua. Em Tóquio não tem engarrafamento.
O número de carros é grande. São 4,5 milhões. Mas é menos do que em São Paulo, que tem 6,5 milhões de automóveis. "Eu tenho carro mas deixo em casa. O estacionamento é muito caro em Tóquio", justifica uma mulher. "Eu nem tenho carro. O metrô funciona muito bem", destaca um homem. Os trens fazem parte da paisagem de Tóquio.
São 15 linhas de metrô, na região central, e mais 102 de trem para os subúrbios e outras cidades do Japão. Os trens são limpos, eficientes e, a não ser no caso de terremotos estão sempre precisamente no horário. Até executivos de grandes empresas abrem mão do carro. Osvaldo Kawakami é presidente da refinaria que a Petrobras tem no Japão. Antes de sair para qualquer reunião, ele consulta a internet para saber o horário do trem, a que horas vai sair e a que horas vai chegar no destino. Um dos maiores pecados que um executivo como ele pode cometer no Japão é chegar atrasado. Pode colocar a perder um bom negócio. Osvaldo também vai e volta para casa de metrô. A estação fica perto do escritório.
O presidente Jal, a maior companhia aérea do Japão, é famoso por também ser um passageiro frequente do transporte público. Usa o ônibus para fazer o trajeto de casa para o trabalho. Os ônibus em Tóquio são extremamente pontuais, raramente atrasam. Os passageiros podem consultar o horário exato em que vão chegar no ponto na internet ou no celular. Para não deixar dúvidas, um painel eletrônico mostra a que distância o ônibus está do ponto e quanto tempo falta para chegar no destino final. Isso é possível porque os ônibus são ligados a satélites por GPS.
A informação é transmitida para uma central e também para os pontos onde ele vai parar. Como não há engarrafamento, é mais fácil para os motoristas respeitar o horário. Com um sistema de transportes desses, não tem como usar o trânsito como desculpa para chegar atrasado ao trabalho.

Fonte: G1.com.br
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No Rio, Ônibus da Viação Oriental são impedidos de transportar passageiros


A Viação Oriental teve a permissão cassada. Com isso, os ônibus que circulam principalmente pelos bairros da Zona Oeste foram impedidos de fazer o transporte de passageiros. Técnicos da Secretaria municipal de Transportes foram à garagem da empresa na madrugada desta segunda-feira (11) para proibir a prestação do serviço.

Segundo o secretário de Transportes, Alexandre Sansão, as linhas de ônibus que eram operadas pela Oriental serão atendidas por um conjunto de empresas. Ele disse que cassação se deve ao péssimo serviço prestado pela empresa. “Constatamos isso desde o início da gestão em 2009, a empresa não vinha cumprindo com a qualidade de serviços prestados à população. Todas as linhas desta empresa serão operadas por ônibus de outras empresas mais saudáveis”, disse o secretário, lembrando que isso vinha sendo feito gradativamente para que os ônibus da Oriental pudessem ser retirados definitivamente de circulação.

Segundo o secretário, o edital para licitação já foi publicado. Sansão disse ainda que 400 ônibus já foram colocados em circulação na Zona Oeste, e outros 300 de melhor qualidade serão disponibilizados em breve para atender a população.
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