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Vitória: Estudantes vão comprar passes de ônibus pela internet

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


Para a grande maioria dos estudantes, todo mês o problema era o mesmo: bastava os créditos do passe escolar chegarem ao fim, que começava a dor de cabeça para recarregar o cartão. Em 2009, apenas um posto foi disponibilizado para a prestação desse tipo de serviço: a própria sede Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes), em Santa Lúcia, na Capital. Com isso, havia filas, senhas, perda de tempo... Mas, para os estudantes da Capital, esse problema está com os dias contados.

A partir do próximo dia 11, será possível cadastrar-se no site do Setpes para efetuar a compra on-line de créditos para o passe escolar."Finalmente, é a tecnologia chegando para o nosso benefício", comemora a estudante Jéssica Victal, que em fevereiro começa a cursar o 3º ano do ensino médio. Mas ela, que é usuária do Sistema Transcol, vai ter que esperar.

Inicialmente, essa medida vai beneficiar apenas os estudantes usuários das linhas municipais do transporte coletivo de Vitória. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), durante o ano de 2010 será feita uma avaliação da experiência aplicada em Vitória pelo Setpes. "Se houver êxito, será o sistema Transcol vai implantá-lo no próximo ano letivo", afirma o GVBus.
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Transporte Público de Curitiba receberá prêmio nos Estados Unidos pela Linha Verde



O prefeito Beto Richa receberá em Washington, na próxima terça-feira (12), o prêmio Sustainable Transport Award 2010, pela implantação da Linha Verde. O Prêmio Transporte Sustentável, oferecido anualmente aos melhores projetos de transporte público do mundo, é organizado pelo Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), dos Estados Unidos, e por uma comissão com mais oito instituições internacionais, entre elas o Centro da ONU para Desenvolvimento Regional.
"A Linha Verde já é uma realidade no desenvolvimento da cidade e no avanço do transporte público de Curitiba. Este reconhecimento internacional comprova que Curitiba continua sendo uma referência mundial em soluções urbanas inovadoras", diz Richa. Também foram premiadas as cidades de Ahmedabad, na Índia; Johannesburgo, na África do Sul; Cali, na Colômbia; e Guadalajara, no México.
Ahmedabad, Johannesburgo, Cali e Guadalajara foram premiadas por projetos inspirados no sistema curitibano de canaletas exclusivas, que ficou mundialmente conhecido como BRT, do inglês Bus Rapid Transit (Ônibus de Trânsito Rápido).
Ahmedabad implantou o Janmarg, primeiro sistema BRT na Índia. Johannesburgo ganhou o prêmio pela primeira fase do Rea Vaya, primeiro BRT do continente africano e construído para a Copa do Mundo de 2010. Cali lançou o corredor inicial do Sistema Mio, uma ambiciosa transformação do sistema de ônibus da cidade. Guadalajara implantou um sistema BRT em menos de dois anos.
"Com a Linha Verde, Curitiba dá continuidade a uma tradição de transporte sustentável. Curitiba é um dos primeiros e melhores exemplos de transporte urbano eficiente e plano de uso de solo com foco na sustentabilidade ambiental", disse Enrique Penalosa, presidente do Institute for Transportation and Development Policy.
"Os membros do comitê do prêmio ficaram impressionados com a Linha Verde, um corredor de transporte moderno, em conjunto com linhas de tráfego, ciclovias, calçadas e parque linear, formando uma avenida completa", disse Penalosa, ex-prefeito de Bogotá e também vencedor, em 2005, do Sustainable Transport Award. Além de Enrique Penalosa, que construiu o TransMilenio de Bogotá, também inspirado no sistema de ônibus curitibano, já venceram o Sustainable Transport Award os prefeitos de Nova York, Michael Bloomberg, em 2009; de Paris, Bertrand Delanoë, em 2008; de Londres, Ken Livingston, em 2008; de Guayaquil, Jaime Nebot, em 2007; de Seul, Myung-Bak Lee, em 2006.
Além do Institute for Transportation and Development Policy e do Centro da ONU para Desenvolvimento Regional, o comitê do prêmio é formado por especialistas em transporte das seguintes instituições: Environmental Defense Fund; Transportation Research Board Committee on Transportation in Developing Countries; Clean Air Initiatives for Asia; Clean Air Initiatives for Africa; GTZ (Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit), da Alemanha; EMBARQ (The World Resources Institute Center for Sustainable Transport); e International Association of Public Transport (UITP).
Linha Verde: a Linha Verde é o sexto corredor de transporte de Curitiba, cuja construção teve início em 2007. Seu sistema viário foi entregue em dezembro de 2008 e o sistema de transporte público, em maio de 2009, isto tudo no primeiro trecho, de 9,4 km, do Pinheirinho ao Jardim Botânico. O projeto completo prevê 18 km ligando os bairros Pinheirinho e Atuba.
A Linha Verde foi implantada na antiga BR 116, que foi transformada em avenida e corredor de transporte. A avenida tem dez faixas de tráfego, incluindo canaletas de uso exclusivo do transporte. As pistas ao lado das canaletas são vias rápidas. As pistas ao lado das rápidas são as locais, para acesso ao comércio e aos bairros. Há duas faixas para estacionamento.
O corredor de transporte da Linha Verde permitiu a implantação de novas linhas de ônibus. A primeira delas foi a Pinheirinho-Centro, com uma redução de 17% no tempo de viagem. Esta linha tem os primeiros ônibus da América Latina a circular apenas com biocombustível, à base de soja que, por não ter mistura de óleo diesel, é definido pelos técnicos como B100. Anteriormente, Curitiba já havia testado misturas de 5% e 20% de combustível orgânico, os chamados B05 e B20, experiências que levaram ao projeto do B100.
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Fortaleza: Linha sul do trem será desativada


Usuários da linha sul do trem metropolitano terão que utilizar o único transporte coletivo que resta: o ônibus. Isso porque, a partir de segunda-feira, 11, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos irá interromper o tráfego da linha da estação da Parangaba, em Fortaleza, até a Vila das Flores, em Pacatuba, devido ao avanço das obras do Metrofor. Com a desativação do trecho, toda a linha sul fica parada até que o metrô comece a funcionar, como teste, em dezembro deste ano.

De acordo com o secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, a medida é necessária para que o metrô avance em ritmo acelerado e não prejudique o andamento das obras. ``É impossível manter a convivência do trem com as obras do Metrofor. Não iríamos conseguir avançar. Basta ver que as obras mais avançaram nos locais onde não há trem``, explica.

As obras do Metrofor iniciaram em janeiro de 1999 com um prazo de conclusão de três anos e meio. Ainda segundo Fontenele, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) conversou com o Detran e as empresas de ônibus intermunicipais para reforçar a oferta de transporte e conseguir atender à demanda de passageiros. ``É claro que a população vai sofrer no início. Mas é preciso entender que existe um esforço para dar mais conforto e rapidez``, completa.
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Possível aumento de tarifa revolta população em Aracajú


Ainda esse mês, a população aracajuana poderá pagar mais caro para utilizar o transporte público da capital. O argumento utilizado pelas empresas que pedem um reajuste de R$ 1,95 para R$ 2,20 é o aumento nos gastos com a manutenção de funcionários, a conservação da frota e a compra de combustível. A SMTT ainda não estabeleceu uma data para o aumento, já que o reajuste precisa passar por estudo detalhado.

“Eu não entendo a necessidade de aumento constante da tarifa numa cidade pequena como Aracaju. Em capitais maiores – onde os ônibus fazem grandes percursos -, o preço da passagem é menor”, diz o policial militar Gonçalves Souza.
Policial reclama da má conservação da frotaO policial destacou ainda a má conversação de alguns ônibus da capital. “Em alguns bairros, como no Médici ou no Jardins, os veículos estão limpos e novos. Mas dê uma olhada nos ônibus da periferia de Aracaju, a maioria está caindo aos pedaços”, reclama.

Na opinião do estudante Bruno Alexsandro, a falta de manifestações contribui para que a tarifa aumente constantemente. “As pessoas reclamam, mas ninguém faz nada. Ninguém organiza uma passeata ou um movimento para protestar contra os reajustes”, diz. “É por isso que as empresas vivem pedindo aumento. Eles sabem que no final as pessoas acabam aceitando”, opina.
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Transporte coletivo em Araxá-MG está mais caro


A última semana de 2009 foi de reajuste para quem utiliza o transporte coletivo em Araxá. Como acontece no último mês de cada ano o valor da passagem foi aumentado. O valor, que até o dia 27 de dezembro era de R$ 1,85 de segunda feira a sábado e no domingo o valor especial de R$ 1,45, passou para uma tarifa única de R$ 1,95. O aumento pode parecer pequeno, apenas R$ 0,10, mais para quem usufrui do serviço diariamente, pesa no bolso, antes mesmo do salário mínimo aumentar.
O último reajuste, de 8,8%, foi aplicado em 1º de janeiro de 2009. O aumento do valor cobrado pela única empresa que realiza o transporte na cidade segue alguns critérios. O decreto denominando o aumento é feito pelo prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa. O valor da passagem do transporte coletivo em Araxá se compara com o de grandes cidades mineiras, como Uberaba e Divinópolis.
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Porto Alegre: Cartão Tri escolar já pode ser renovado

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010


Estudantes e professores que usam o transporte público de Porto Alegre já podem solicitar renovação do Tri escolar para o ano letivo de 2010. O cartão garante o benefício de 50% de desconto no valor da tarifa nos ônibus da Capital. Ano passado, o Tri escolar beneficiou um total de quase 130 mil estudantes e professores.
Para renovar - Os usuários deverão fornecer às entidades representativas o atestado escolar, original ou cópia do comprovante de matrícula 2010 autenticado pela instituição de ensino (professores poderão fornecer cópia do contracheque recente), fotocópia do cartão Tri, preencher formulário e pagar a taxa com valor não superior a 12 passagens escolares. - O cartão é renovado em três dias. - Quem forneceu, em 2009, CPF do responsável e já possui CPF próprio, deve fornecer cópia do documento no ato da renovação. - Mais informações: 3221-3099 ou 3221-5699.
Para fazer novo cartão - Estudantes devem fornecer à entidade representativa uma foto 3x4 atual, cópia da carteira de identidade, apresentando a original (a apresentação da certidão de nascimento é opcional para menores de 18 anos), atestado escolar original ou cópia do comprovante de matrícula 2010 autenticado pela instituição de ensino, comprovante de residência, cópia do CPF (menor de 18 anos que não possuir esse documento deverá fornecer cópia do CPF da mãe, do pai ou do responsável legal) e preenchimento da ficha de inscrição de beneficiário. - Professores devem fornecer cópia da identidade profissional (diploma, carteira do Mec ou carteira de trabalho comprovando a condição de professor) e comprovar o não recebimento de vale-transporte por intermédio de cópia do contracheque recente ou atestado emitido pelo estabelecimento de ensino. - A taxa de confecção a ser paga na entidade não será superior a 12 passagens escolares. O cartão Tri escolar estará disponível na entidade sete dias após o cadastramento.

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