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Recife: Requisição de carteiras de estudante 2010 já está disponível

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009


Alunos e instituições de ensino podem acessar o formulário no site do Grande Recife; documento de 2009 vence em março.

As escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife - cadastradas junto ao Grande Recife Consórcio de Transporte - já podem acessar e imprimir os formulários de requisição das carteiras de estudante para o ano de 2010. A atual carteira vence no dia 31 de março.
O documento para a retirada das carteiras, que garantem o abatimento de 50% no pagamento das tarifas no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, está disponível no site do consórcio, através do link "Formulário para requisição de carteira de estudante 2010".
Os formulários podem ser impressos pelas escolas ou pelos alunos interessados em adiantar o processo. Os estudantes devem entregar o formulário preenchido às instituições de ensino no início do ano letivo de 2010, juntamente com a cópia da certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência e uma (01) foto 3X4 recente. A taxa para a aquisição da carteira é de R$9,00.
Após este procedimento, as escolas formalizam o processo, encaminhando as fichas ao consórcio para que seja feita a emissão das carteiras de estudante. Em nenhuma hipótese as carteiras podem ser solicitadas diretamente pelo aluno ao Grande Recife.
Os usuários, que no início do período letivo de 2010, solicitarem a carteira de estudante devem ficar atentos ao andamento do processo de confecção, através do site.
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Obras na Avenida Brasil terão início em 2010


As obras para transformação da Avenida Brasil em corredor prioritário do transporte coletivo urbano no sentido leste-oeste deverão ter início já no primeiro semestre do ano que vem.
A projeção foi feita ontem pelo secretário de Planejamento de Maringá, Guatassara Boeira, com base na autorização conquistada por Maringá para a contratação de operação de crédito externo para essa finalidade.
A autorização para o empréstimo de R$ 23 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi solicitada por meio de mensagem do governo federal ao Senado, que aprovou o pedido na sessão de quarta-feira. “Com esse dinheiro a tão esperada revitalização da Avenida Brasil criará uma nova era para o transporte coletivo e para o trânsito de Maringá”, afirma Boeira.
A obtenção dos R$ 23 milhões representará parte do financiamento do Programa de Mobilidade Urbana, vinculado ao Programa Procidades, que prevê a retirada do sistema de estacionamento em “espinha de peixe” na Avenida Brasil, implantação de uma canaleta preferencial para o tráfego de ônibus e a construção de terminais de passageiros no trajeto entre as regiões do Bosque das Grevíleas e da Praça Souza Naves.
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Breda não paga funcionários e três empresas assumem linhas


Os 229 funcionários da empresa Breda Sorocaba Transportes e Turismo Ltda. iniciaram, desde as primeiras horas deste sábado, greve geral, e impediram que 26 ônibus rodoviários deixassem a garagem, na avenida Ipanema, o que gerou transtornos e revolta para quase 2 mil passageiros que ficaram sem transporte e tiveram que recorrer à rotas alternativas para poder chegar aos seus destinos durante toda a manhã. A situação só se normalizou início da tarde, quando a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) interveio e autorizou a operação, em caráter emergencial e contra uma liminar, a Viação Cometa S/A, Viação Piracema de Transportes Ltda. e ainda a Auto ônibus São João, empresas já autorizadas a substituir as linhas sob concessão da Breda, que faz parte do Grupo Renê Gomes de Souza (RGS), o mesmo proprietário da Transportes Coletivos Sorocaba (TCS), atende a 34 cidades das regiões de Sorocaba, Grande São Paulo e Litoral Sul. Como se trata operação em caráter emergencial e contra uma liminar, mesmo que determinada pela Artesp, o sistema pode voltar a ser prejudicado, diante de uma nova manifestação da Justiça.
O movimento aconteceu em protesto contra o não pagamento do adiantamento salarial e a segunda parcela do 13.º salário, além da promessa da renovação da frota. A decisão havia sido aprovada pelos trabalhadores em assembleia realizada na última quinta-feira, quando teriam estabelecido um prazo para que a empresa disponibilizasse ônibus em condições de circular sem risco aos passageiros e aos motoristas.
Por volta das 11h da manhã, o Sindicato dos Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região foi informado pelas empresas contratadas em caráter emergencial para operar as linhas da Breda Sorocaba que a Artesp, diante da situação, tinha autorizado as mesmas a entrar em operação após o meio-dia. Imediatamente, o Sindicato realizou uma assembleia com os trabalhadores para organizar o início das atividades nas empresas emergenciais. A partir daí os trabalhadores foram divididos em grupos e encaminhados até a garagem das empresas Viação Cometa e Auto-Ônibus São João para iniciar as atividades.
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Passageiros aprovam bilhete único no Rio de Janeiro, mesmo com um valor de R$ 4,40

domingo, 20 de dezembro de 2009


A proposta do Bilhete Único foi comemorada pela população do Rio, que já calcula a economia na passagem. Os R$ 4,40 para embarcar em dois meios de transporte por duas horas, significarão economia de R$ 129 mensais para o supervisor de logística Julberto Oliveira, que mora em Niterói e trabalha em Madureira. Quem iria reclamar, brinca. Mas deputados da oposição criticam o texto, previsto para ser votado segunda-feira na Alerj.
O democrata Rodrigo Dantas já redigiu nove emendas ao texto. Uma delas pede o aumento do prazo máximo para uso do bilhete de duas para três horas. Outra propõe que o intervalo entre as viagens de ida e volta diminua de uma hora para 30 minutos.
Uma pessoa que mora na Baixada e vai para Copacabana pode ficar presa em um engarrafamento e levar mais de duas horas para chegar ao Centro, de onde pega condução para a Zona Sul, ressalta.
Colega de plenário de Dantas, Luiz Paulo (PSDB) questiona o formato dos repasses do estado às empresas de transporte. Ele diz que a mensagem apresentada pelo Executivo não deixa claro o funcionamento dos subsídios. E se o governo não repassar essa verba, O serviço vai ser interrompido, Isso ainda não está claro¿, lembra o tucano.
A maioria dos usuários do transporte coletivo, porém, só vê motivos para sorrir. Morador de São João de Meriti, o office-boy Roosevelt Lutero, de 30 anos, trabalha no Centro e gasta R$ 11,10 de passagem por dia. Com o Bilhete Único, vai passar a desembolsar R$ 8,80. No fim do mês, a economia vai ser de cerca de R$ 46. Dá para comprar muita coisa com esse dinheiro.
O Projeto de Lei que institui o Bilhete Único foi publicado nesta sexta no Diário Oficial. A Mensagem 63/2009, de autoria do Poder Executivo, explica as regras do benefício, que deve funcionar a partir do dia 1º de fevereiro de 2010.
O bilhete vai custar R$ 4,40 e serve para as viagens intermunicipais entre as 20 cidades da Região Metropolitana do Rio. O projeto determina que o intervalo máximo entre o primeiro e o segundo embarques é de duas horas. Os R$ 4,40 de crédito pode ser gasto em dois meios de transporte como ônibus, trens, metrôs, barcas ou vans. O intervalo mínimo para uso do bilhete entre as viagens de ida e volta é de uma hora.
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Metrô de Curitiba pode não ficar pronto até 2014


As obras do metrô de Curitiba farão parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, a próxima fase do atual programa de investimentos em infraestrutura do governo federal.
O entendimento aconteceu ontem entre o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Inicialmente, o projeto do Metrô Curitibano entraria no financiamento do PAC da Copa, visando o Mundial de futebol em 2014. No entanto, a Prefeitura de Curitiba achou que comprometeria demais as finanças da administração ao aderir a este programa. “O PAC da Copa é apenas financiamento. Achamos que seria a fundo perdido.
O financiamento é importante, mas se tratando de metrô isto iria comprometer demais os recursos do município”, considerou Richa. O investimento por parte do governo federal, dentro do PAC 2, seria de R$ 700 milhões, quase metade do custo total da obra.Está marcada para segunda-feira uma reunião entre técnicos da Prefeitura de Curitiba e do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) e representantes do Ministério do Planejamento.
“O ministro sugeriu esta inclusão no PAC 2, para ser discutido no ano que vem”, afirmou o prefeito. De acordo com ele, não é possível garantir a finalização da obra do Metrô Curitibano até a Copa do Mundo de 2014, como pretendido inicialmente. “Ainda não sabemos se vai dar tempo. Vamos nos esforçar para isto. Mas nosso sistema de transporte pode ser aproveitado”, comentou Richa.
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Campina Grande recebe 23 novos ônibus adaptados para deficientes


A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, STTP, e SITRANS, realizarão na próxima semana a entrega de 23 novos ônibus para o sistema de transporte coletivo da cidade, representando 15% da frota atual. A solenidade acontecerá nesta terça-feira, 22, no Parque do Povo, com inicio às 10h.

De acordo com o superintendente da STTP, Salomão Augusto Medeiros, a inserção destes novos veículos se deve aos esforços da prefeitura em beneficio dos usuários. “Estamos fazendo a nossa parte de órgão fiscalizador do serviço prestado pelas empresas de ônibus, cobrando qualidade no transporte público. E esse conceito tem sido respaldado na parceria com todo empresariado do setor “, disse o superintendente.

Todos os 23 veículos já estão adaptados aos portadores de necessidades especiais (cadeirantes), somando-se aos cinco veículos já em circulação. Dentre as características diferenciais desses ônibus para os convencionais, destaca-se o fato de que dispõem de elevador destinado a facilitar o acesso dos portadores de deficiência que fazem uso de cadeiras de rodas, próteses ou, que apresentam dificuldades de locomoção.

Por toda a administração do prefeito Veneziano o sistema de transporte público de passageiros tem recebido especial atenção. Seja através das ações do programa Vias Abertas, com capeamento e recapeamento de ruas de acesso dos ônibus, ou por outros importantes projetos como a implantação da bilhetagem eletrônica e cartão Vale Mais, inauguração dos dois terminais de passageiros do sistema integrado, com inserção de 100% das linhas de ônibus, o que beneficiou toda a população de usuários do sistema, pagando apenas uma passagem, no deslocamento de um bairro a outro.
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