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Em Natal, frota de ônibus da linha circular do campus terá veículos adaptados

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recebeu ofício da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informando que, até o início do ano letivo de 2010, haverá veículos adaptados na linha circular do Campus Universitário. A medida foi tomada em resposta à recomendação feita pelo MPF/RN, que requisitava a adoção de providências necessárias para garantir transporte adequado às pessoas com deficiência que frequentam a UFRN.
O procurador da República Kleber Martins de Araújo, que assinou a recomendação, argumentou que "a inexistência de ônibus adaptado no campus não prejudica apenas o direito de tais pessoas à acessibilidade ao transporte público, mas também à educação, já que é altamente desestimulante dirigir-se às instituições de ensino com tanto sacrifício". A atitude do MPF/RN teve como um dos objetivos, portanto, evitar que outros alunos com dificuldade de locomoção deixassem de frequentar a UFRN, devido à falta de acessibilidade.
Na resposta à recomendação, a Semob menciona, ainda, que até abril de 2010, a frota urbana do município contará com mais 100 ônibus, todos acessíveis. Desse total, 50 já seriam incorporados agora em dezembro, o que deve permitir atender ao compromisso de disponibilizar tais veículos à comunidade universitária.

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Campo Grande: Praça das Águas e ponto de embarque custarão R$ 8 milhões

A Prefeitura de Campo Grande tentará captar junto a empresários parte dos R$ 8 milhões necessários para implantar a Praça das Águas, um ponto de embarque em frente ao Shopping Campo Grande, reordenar o trânsito na Avenida Afonso e adotar novas medidas para conter enchentes no Córrego Prosa. Há pouco, por 15 votos a 4, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 6.768/09, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano da Operação Consorciada para a Implantação da Praça das Águas entre as avenidas Afonso Pena, Ceará, Paulo Coelho Machado e Ricardo Brandão, no Chácara Cachoeira.
Pela proposta, segundo a presidente do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Marta Martinez, serão adotadas barreiras de contenção de enchente no córrego Prosa, que passa atrás dos edifícios construídos pela Plaenge, na Avenida Afonso Pena. Com a redução da velocidade da água, o poder público pretende acabar com os constantes transbordamentos do córrego ao longo das avenidas Ricardo Brandão e Fernando Corrêa da Costa.

Terminal – A proposta ainda prevê a construção de um ponto de embarque do transporte coletivo urbano em frente ao Shopping Campo Grande. O objetivo é dar mais agilidade ao embarque e desembarque de passageiros, que acaba contribuindo para agravar o caos no trânsito da região. Com o ponto, segundo Marta, haverá mais agilidade no embarque dos passageiros e os ônibus permaneceram menos tempo em frente ao shopping. Os usuários do transporte coletivo vão pagar a passagem antes de entrar no terminal.
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Dois novos trens da Linha 2 (Verde) são entregues em São Paulo


O prefeito de São Paulo participou nesta terça-feira (15/12) da entrega do 7º e 8º novos trens da Linha 2 (Verde) do Metrô. Realizada na estação Paraíso, a cerimônia contou com a presença do governador em exercício, do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, e de representantes da comunidade judaica e sírio-libanesa, que é expressiva na região."O Governo do Estado merece parabéns pelo intenso investimento em transporte público.

Esses dois novos trens vão melhorar de forma significativa o transporte da Cidade de São Paulo e ainda incentivar a população a utilizá-lo", declarou o prefeito.

Os dois novos trens fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que prevê a circulação de 47 novas unidades até 2010, além da ampliação dos atuais 61,3 quilômetros de linhas para 240 quilômetros, sendo 160 quilômetros pertencentes à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As novas composições possuem ar-condicionado, nível de ruído reduzido, câmeras de segurança e portas mais largas, que facilitam o embarque e desembarque.

As obras da Linha 2 (Verde), que hoje interliga a Vila Madalena ao Ipiranga, estão em estágio avançado. A linha será estendida até a Vila Prudente e serão inauguradas mais duas estações: Tamanduateí e Sacomã. Atualmente, o metrô tem quatro linhas distribuídas com 55 estações e 127 trens.
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Prefeitura anuncia investimentos de R$ 1 bilhão no trânsito de Belo Horizonte

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou um investimento de R$ 1 bilhão para melhorar o trânsito, na capital. Os passageiros do transporte coletivo também devem ser beneficiados. A Avenida Pedro I, uma das principais ligações da região norte à Avenida Antônio Carlos, vai até o centro. A duplicação desta via está prevista no projeto da prefeitura. O objetivo é deixar a cidade pronta para ser sede da Copa do Mundo.

Entre as principais obras está a implantação da Via 710. Que vai começar na Avenida dos Andradas, no bairro São Geraldo, depois segue por este descampado, onde está prevista a construção de novo trecho. Dali por diante a via será paralela à linha do metrô. A Rua Conceição do Pará, no bairro Santa Inês e a Rua Amaro Xisto de Queiroz, no bairro Fernão Dias, vão fazer parte do corredor, que será emendado a um viaduto na Avenida Cristiano Machado.

Além da união entre as regiões leste e nordeste e dos trechos que já existem, também está prevista a construção da Via 800, com túneis e ruas que ligam a Avenida Catalão à Via Expressa. O corta caminho vai terminar na Avenida Barão Homem de Melo.

Os passageiros do transporte público também serão beneficiados. Nas principais avenidas que ligam a região norte ao centro, está prevista a implantação de um sistema de ônibus articulados com estações chamadas de BRT. A linha 1 do metrô também vai ganhar reforço.

Outras obras também foram acertadas com o governo federal:

- Duplicação da Avenida Pedro I
- Construção da Via 210, que vai ligar a Via do Minério, no Barreiro, a Avenida Tereza Cristina
- Complemento do Bulevar Arrudas, da Avenida Barbacena até o bairro Coração Eucarístico.

A avenida Pedro I, uma das principais ligações da região norte à Avenida Antônio Carlos, que vai até o centro. A duplicação desta via que você vê agora está prevista no projeto da prefeitura. O objetivo é deixar a cidade pronta para ser sede da Copa do Mundo. O dinheiro virá de um financiamento da Caixa Econômica Federal e não inclui indenização para as desapropriações.
Fonte: Globominas
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Passageiros reclamam das condições dos ônibus no Distrito Federal


O ônibus que tombou nesta segunda-feira, dia 14, depois que a direção quebrou, não é um caso isolado. Ele estava com o IPVA atrasado. Em várias cidades, passageiros reclamam de problemas antigos.

Na Rodoviária do Plano Piloto, ônibus com pneu careca, lanterna solta e muitas reclamações. “Muitas vezes eles quebram na ida e na volta. No tempo de chuva fica ainda pior”, conta a dona de casa Margarida Alves. “Cadê os ônibus novos? Não estão nas ruas. Tem pra circular, mas pra linha longa não”, reclama o funcionário público Raimundo Lima. Do lado de dentro, sujeira e outros problemas. “Não tem condição nenhuma, se tiver chovendo molha dentro”, diz um homem. “Está tudo quebrado, com poucas cadeiras e sujas”, fala a servente Damiana Cardoso Santos.

No terminal do Setor O, em Ceilândia, a reclamação se repete. “É o motor, a lataria, o banco, é na hora que a gente passar na roleta. Esses circularzinhos mesmo, o parafuso já soltou”, lembra a dona de casa Ana Paula Tavares. “É preciso ficar empurrando. Um dia ajudei até a empurrar um ônibus”, conta um senhor. A falta de manutenção pode ter sido a causa do acidente com um ônibus da Viação Planeta que tombou a caminho do Gama na manhã desta segunda-feira, dia 14. De acordo com a polícia, a barra de direção quebrou. Cinco pessoas ficaram feridas. “Pode ser falta de manutenção ou o próprio desgaste da peça. Coisa que o motorista não tem como ficar verificando, fica debaixo do carro. Ele pode verificar pneu, sistema elétrico, mas a barra de direção tem que ser na empresa”, avalia o soldado Jairo Pinheiro, da Polícia Militar. O ônibus que tombou estava com o IPVA atrasado.

Segundo os motoristas, essa não é uma exceção. As empresas não pagam o imposto porque tentaram se beneficiar de uma lei distrital. Só que há seis meses o Tribunal de Justiça considerou inconstitucional a isenção do IPVA para o transporte coletivo. Mesmo assim, os empresários continuam sem pagar o imposto e o governo finge que não vê. De acordo com o Detran, na semana passada dois ônibus foram apreendidos por não portar o documento de 2009. A multa é de R$ 191. O Sindicato dos Donos das Empresas disse que o IPVA dos ônibus apreendidos está sendo regularizado.


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RJ deve começar a usar bilhete único em fevereiro


A partir de fevereiro de 2010, o Rio de Janeiro deve começar a implantar o bilhete único para integrar o transporte público, informou hoje a Secretaria de Transporte e Comunicação do Estado. Inicialmente, a integração valerá para ônibus, trem, metrô e barcas apenas da região metropolitana. O valor da passagem, tempo de duração e quantas viagens o usuário poderá fazer com uma única passagem ainda não foi estabelecido.

Atualmente, a tarifa de ônibus urbano na capital é de R$ 2,35, enquanto a do metrô, trem e barca é de R$ 2,80. Segundo o governo estadual, os técnicos da Secretaria de Transportes já estudam com os operadores de transporte coletivo os detalhes técnicos do projeto, que deve ficar pronto até o fim deste mês. O governador Sérgio Cabral informou que o Estado vai subsidiar parte dos custos.

Na capital paulista, a integração dos meios de transportes urbanos e utilização do bilhete único começou em 2004 e foi sendo ampliada gradativamente. Em primeiro lugar, houve a integração entre os ônibus, depois com o metrô e, por último, com os trens metropolitanos. O bilhete único possibilita a utilização de até quatro ônibus (ou três ônibus e metrô, ou três ônibus e trem), num período de três horas.
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