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Rondonópolis: tarifa do transporte coletivo passa de R$ 1,80 para R$ 2,00

sexta-feira, 20 de novembro de 2009


O mistério acabou. O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PMDB), assinou o decreto que estipula o novo valor para a tarifa do transporte coletivo na cidade. O decreto, assinado ontem, aumenta a passagem para R$ 2,20 e terá validade a partir da zero hora do dia 20 de novembro. O valor da tarifa será o mesmo tanto no pagamento em dinheiro como no pagamento pelo cartão de transporte. Atualmente, a passagem no cartão custa R$ 1,80 e sem cartão o valor da passagem é de R$ 2,00.
O prefeito havia feito exigências junto a Cidade de Pedra, empresa que detém a concessão do serviço de transporte coletivo, para autorizar o aumento da passagem. Pátio quer que a empresa coloque em circulação na cidade pelo menos mais 20 novos ônibus e ainda coloque lixeiras nos pontos. Pátio estava com o decreto pronto para ser assinado desde sexta-feira da semana passada, que previa inicialmente para ter validade a partir do dia 18 de novembro. No entanto, o prefeito alegou durante esse período que gostaria de estudar com mais profundidade a mudança.
A necessidade de aumento da tarifa do transporte coletivo foi definido pelo Conselho Municipal de Trânsito, ainda no mês passado, quando o valor apontado pelo Conselho foi de R$ 2,30 e não R$ 2,20 como ficou definido. A empresa, de início, queria que a passagem chegasse a R$ 2,50. O aumento que passa a ter validade a partir de sexta-feira será o primeiro do transporte coletivo na atual gestão e nos últimos quatro anos não houve qualquer reajuste.
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Bicicletas elétricas são alternativas não-poluentes para o trânsito

Alguns fabricantes de bicicletas estão trazendo para o Brasil a tecnologia das bicicletas elétricas. É uma grande pedida para quem roda pouco por dia, ou não se anima a ir de bicicleta para o trabalho por conta de subidas e descidas, ou ainda porque não querem cehgar todos suados ao trabalho.
No Brasil, os veículos elétricos são uma boa pedida porque nossa matriz elétrica está entre as mais limpas do planeta. Em comparação com as motos tradicionais elas são muito mais limpas. Primeiro porque o motor elétrico é muito mais eficiente do que o a combustão interna, segundo porque na bicileta elétrica ele pode ser ligado apenas quando necessário. Além disso, o atual nível de emissão das motos é comparativamente muito maior do que o dos carros. Ou seja, ela acaba sendo também uma opção para quem procura apenas um meio ágil e menos poluente do que as motos.
As bicicletas elétricas se tornaram uma febre na China e em outros países asiáticos por dois motivos. Elas são baratas para comprar e para rodar (em geral a energia elétrica é muito mais barata do que os combustíveis, quando se compara o custo para rodar um quilômetro com um e com outro).
As bicicletas elétricas são mais caras do que as comuns: custam entre R$ 2 e R$ 3 mil, mas são muito mais viáveis do que carros e motos. Além da agilidade, elas não poluem o meio ambiente.
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Usuários insatisfeitos com serviço em Natal


Superlotação, longa espera, atrasos, falta de respeito com os passageiros e ônibus velhos. Essas são as principais reclamações daqueles que, diariamente, precisam utilizar o sistema de transporte urbano de Natal. Como se não bastasse, tem ainda o valor pago para usufruir de um serviço, que na maioria das vezes, deixa muito a desejar. O resultado é a total insatisfação dos passageiros da grande Natal com a qualidade do transporte público oferecido.

A superlotação é a principal queixa dos passageiros. Para tentar conseguir pegar um lugar sentado no ônibus muitos saem mais cedo de casa. Outros preferem esperar até que seja possível subir no transporte.“Não deu para ir neste ônibus! Se eu tivesse subido, teria ficado na porta. Não vou me arriscar desse jeito, até porque é um absurdo, já que a gente paga uma passagem tão cara. Prefiro chegar atrasada, mas viva ao trabalho”, disse a doméstica Marilene Azevedo.

Na manhã de ontem, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE encontrou Marilene no ponto de ônibus da estação de trem do Conjunto Nova Natal, zona Norte da cidade. Ao chegar neste local, o ônibus já não tinha mais lugar. Três paradas depois, já não cabia mais ninguém, os passageiros estavam imprensados, alguns próximos ao para-brisa do ônibus. E ainda era 6h25 da manhã. Isso porque por volta das 7h os ônibus já estão tão cheios que os motoristas nem se quer param nas paradas. Foi o que aconteceu com a educadora Tânia Rodrigues, que pediu parada para um ônibus da Linha 50 (Via Sul), mas o motorista passou direto.“Essa não é a primeira vez, quando chega esta hora (7h10) sempre acontece, é muito difícil do motorista parar neste ponto. Eles alegam que o ônibus estão cheios e não cabe mais ninguém. O passageiro que espere mais 40 minutos pelo próximo e reze para que ele esteja vago”, disse Tânia que esperava o transporte em Igapó.
Fonte: TRIBUNA DO NORTE
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Último dia do bilhete de papel em Jaraguá do Sul


Usuários do transporte coletivo que ainda não tinham feito seus cartões da bilhetagem eletrônica em Jaraguá do Sul enfrentaram filas ontem no escritório de cadastramento da empresa Canarinho. A expectativa é de que as filas sejam maiores hoje, último dia em que ainda é possível andar com o passe de papel.O cartão é de graça, mas para carregá-lo pela primeira vez, os usuários devem desembolsar R$ 22,50 o valor de dez passagens.

Cerca de cem pessoas esperavam para fazer o cadastro e alguns exigiam a emissão do cartão na hora. A partir de amanhã, quem não fez o cadastro ou retirou o cartão, não poderá mais utilizar ou trocar os passes e terá de pagar R$ 2,80 pela passagem embarcada (comprada no ônibus), além de perder os passes de papel por não ter como creditar o valor.Tanto no escritório de cadastro quanto no Terminal Central, o clima entre as pessoas que utilizam o sistema era tenso. Com um guarda-chuva para se proteger do sol, a cozinheira, Mariah de Souza, 38 anos, esperava na fila. Ela descobriu que só poderia trocar os passes se já tivesse o cartão. “Acho que não vai ficar pronto e vou perder os passes. Vou ter de pagar.” A funcionária pública, Neila Lenzi, 46 anos, estava inconformada.

Ela também foi até o escritório da Canarinho para fazer o cadastro e descobriu que só podia trocar o passe se tivesse o cartão.“Fiquei duas horas na fila e eles me dizem que não sabem quando o cartão fica pronto. E mais, vou perder meus passes porque não tenho cartão”, desabafa. Neila diz que não vai aceitar pagar mais.

Ontem pela manhã, no Terminal Central, poucas pessoas tinham o cartão ou feito o cadastro. O estudante Marco Antonio Bonetti, 18 anos, era uma delas. Ele não fez o cartão e está preocupado com o valor da passagem.“Eu me programei para ir hoje (terça-feira), mas parece que tem muito movimento. Vou deixar para outro dia”, afirma. “Não acho justa essa cobrança a mais para quem não tem cartão. Vai ficar muito caro para mim”, desabafa Bonetti.
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Empresas de ônibus fazem 'apagão' de passageiros


Vencidas desde outubro de 2008, as permissões especiais para a operação das 244 empresas que fazem o transporte de ônibus interestadual e internacional no país acabam de ser prorrogadas, mais uma vez, agora até 31 de dezembro de 2011. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o motivo do novo adiamento das licitações foi a constatação de que a quantidade de passageiros efetivamente transportados era maior do que a informada pelas empresas, o que levou a agência a calcular uma frota equivalente a apenas 40% da que realmente opera. A ANTT quer agora esmiuçar detalhadamente qual é o tamanho da demanda por transporte de ônibus, em cada rota e, para isso, em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo, vai mapear quantos são os passageiros e quais são os seus destinos.
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Serviço ''Atende'' transporta mais de 108 mil pessoas por mês na Grande São Paulo

quinta-feira, 19 de novembro de 2009


Implantado pela SPTrans em maio de 1996 o Serviço de Atendimento Especial ou Atende, tem como objetivo transportar pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, impossibilitados de utilizar os meios de transporte público para a realização de tratamentos médicos, estudos, trabalho e até mesmo lazer.
Em 1996 o Serviço atuava com 35 vans, atualmente, são 332 veículos adaptados que transportam um total de 6.359 passageiros, sendo 3.643 pessoas com deficiência e 2.716 acompanhantes.
Mensalmente são transportadas pelas vans do serviço 108.312 pessoas. São 61.883 passageiros com deficiência e 46.429 acompanhantes.
Rodando cerca de um milhão de quilômetros por mês, o Serviço Atende leva diariamente usuários das regiões norte, sul, leste e oeste da cidade para hospitais, escolas e empresas.
No sábado e domingo o Atende também está presente através do serviço denominado "eventos aos fins de semana" permitindo assim o acesso das pessoas com deficiência ao lazer e cultura.
Esforços e investimentos não são poupados para garantir o direito básico de ir e vir dos deficientes físicos. Para melhorar o atendimento do serviço, está prevista mais uma van adaptada que beneficiará através de uma programação pré-agendada de viagens os clientes cadastrados.
O transporte efetuado pelo Serviço Atende é gratuito. Voltado para pessoas com deficiência severa, com alto grau de de dependência. Esse tipo de transporte modifica a vida de milhares de pessoas e reflete o respeito à cidadania.
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