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Usuários insatisfeitos com serviço em Natal

sexta-feira, 20 de novembro de 2009


Superlotação, longa espera, atrasos, falta de respeito com os passageiros e ônibus velhos. Essas são as principais reclamações daqueles que, diariamente, precisam utilizar o sistema de transporte urbano de Natal. Como se não bastasse, tem ainda o valor pago para usufruir de um serviço, que na maioria das vezes, deixa muito a desejar. O resultado é a total insatisfação dos passageiros da grande Natal com a qualidade do transporte público oferecido.

A superlotação é a principal queixa dos passageiros. Para tentar conseguir pegar um lugar sentado no ônibus muitos saem mais cedo de casa. Outros preferem esperar até que seja possível subir no transporte.“Não deu para ir neste ônibus! Se eu tivesse subido, teria ficado na porta. Não vou me arriscar desse jeito, até porque é um absurdo, já que a gente paga uma passagem tão cara. Prefiro chegar atrasada, mas viva ao trabalho”, disse a doméstica Marilene Azevedo.

Na manhã de ontem, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE encontrou Marilene no ponto de ônibus da estação de trem do Conjunto Nova Natal, zona Norte da cidade. Ao chegar neste local, o ônibus já não tinha mais lugar. Três paradas depois, já não cabia mais ninguém, os passageiros estavam imprensados, alguns próximos ao para-brisa do ônibus. E ainda era 6h25 da manhã. Isso porque por volta das 7h os ônibus já estão tão cheios que os motoristas nem se quer param nas paradas. Foi o que aconteceu com a educadora Tânia Rodrigues, que pediu parada para um ônibus da Linha 50 (Via Sul), mas o motorista passou direto.“Essa não é a primeira vez, quando chega esta hora (7h10) sempre acontece, é muito difícil do motorista parar neste ponto. Eles alegam que o ônibus estão cheios e não cabe mais ninguém. O passageiro que espere mais 40 minutos pelo próximo e reze para que ele esteja vago”, disse Tânia que esperava o transporte em Igapó.
Fonte: TRIBUNA DO NORTE
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Último dia do bilhete de papel em Jaraguá do Sul


Usuários do transporte coletivo que ainda não tinham feito seus cartões da bilhetagem eletrônica em Jaraguá do Sul enfrentaram filas ontem no escritório de cadastramento da empresa Canarinho. A expectativa é de que as filas sejam maiores hoje, último dia em que ainda é possível andar com o passe de papel.O cartão é de graça, mas para carregá-lo pela primeira vez, os usuários devem desembolsar R$ 22,50 o valor de dez passagens.

Cerca de cem pessoas esperavam para fazer o cadastro e alguns exigiam a emissão do cartão na hora. A partir de amanhã, quem não fez o cadastro ou retirou o cartão, não poderá mais utilizar ou trocar os passes e terá de pagar R$ 2,80 pela passagem embarcada (comprada no ônibus), além de perder os passes de papel por não ter como creditar o valor.Tanto no escritório de cadastro quanto no Terminal Central, o clima entre as pessoas que utilizam o sistema era tenso. Com um guarda-chuva para se proteger do sol, a cozinheira, Mariah de Souza, 38 anos, esperava na fila. Ela descobriu que só poderia trocar os passes se já tivesse o cartão. “Acho que não vai ficar pronto e vou perder os passes. Vou ter de pagar.” A funcionária pública, Neila Lenzi, 46 anos, estava inconformada.

Ela também foi até o escritório da Canarinho para fazer o cadastro e descobriu que só podia trocar o passe se tivesse o cartão.“Fiquei duas horas na fila e eles me dizem que não sabem quando o cartão fica pronto. E mais, vou perder meus passes porque não tenho cartão”, desabafa. Neila diz que não vai aceitar pagar mais.

Ontem pela manhã, no Terminal Central, poucas pessoas tinham o cartão ou feito o cadastro. O estudante Marco Antonio Bonetti, 18 anos, era uma delas. Ele não fez o cartão e está preocupado com o valor da passagem.“Eu me programei para ir hoje (terça-feira), mas parece que tem muito movimento. Vou deixar para outro dia”, afirma. “Não acho justa essa cobrança a mais para quem não tem cartão. Vai ficar muito caro para mim”, desabafa Bonetti.
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Empresas de ônibus fazem 'apagão' de passageiros


Vencidas desde outubro de 2008, as permissões especiais para a operação das 244 empresas que fazem o transporte de ônibus interestadual e internacional no país acabam de ser prorrogadas, mais uma vez, agora até 31 de dezembro de 2011. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o motivo do novo adiamento das licitações foi a constatação de que a quantidade de passageiros efetivamente transportados era maior do que a informada pelas empresas, o que levou a agência a calcular uma frota equivalente a apenas 40% da que realmente opera. A ANTT quer agora esmiuçar detalhadamente qual é o tamanho da demanda por transporte de ônibus, em cada rota e, para isso, em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo, vai mapear quantos são os passageiros e quais são os seus destinos.
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Serviço ''Atende'' transporta mais de 108 mil pessoas por mês na Grande São Paulo

quinta-feira, 19 de novembro de 2009


Implantado pela SPTrans em maio de 1996 o Serviço de Atendimento Especial ou Atende, tem como objetivo transportar pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, impossibilitados de utilizar os meios de transporte público para a realização de tratamentos médicos, estudos, trabalho e até mesmo lazer.
Em 1996 o Serviço atuava com 35 vans, atualmente, são 332 veículos adaptados que transportam um total de 6.359 passageiros, sendo 3.643 pessoas com deficiência e 2.716 acompanhantes.
Mensalmente são transportadas pelas vans do serviço 108.312 pessoas. São 61.883 passageiros com deficiência e 46.429 acompanhantes.
Rodando cerca de um milhão de quilômetros por mês, o Serviço Atende leva diariamente usuários das regiões norte, sul, leste e oeste da cidade para hospitais, escolas e empresas.
No sábado e domingo o Atende também está presente através do serviço denominado "eventos aos fins de semana" permitindo assim o acesso das pessoas com deficiência ao lazer e cultura.
Esforços e investimentos não são poupados para garantir o direito básico de ir e vir dos deficientes físicos. Para melhorar o atendimento do serviço, está prevista mais uma van adaptada que beneficiará através de uma programação pré-agendada de viagens os clientes cadastrados.
O transporte efetuado pelo Serviço Atende é gratuito. Voltado para pessoas com deficiência severa, com alto grau de de dependência. Esse tipo de transporte modifica a vida de milhares de pessoas e reflete o respeito à cidadania.
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Avanços do transporte de João Pessoa são apresentados

Os membros do Conselho de Transporte e Trânsito (CTT) da capital paraibana estiveram reunidos novamente, na manhã de ontem (17), para discutir assuntos que envolvem políticas de mobilidade urbana da capital. O encontro, realizado na sede da Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STTrans), foi presidido pelo diretor de Transporte da STTrans, Adalberto Araújo, que aproveitou a oportunidade para apresentar um amplo relatório elaborado pelo órgão municipal enfocando os avanços no sistema de transporte e trânsito local entre os anos de 2004 e 2009. A reunião também contou com a presença de representantes estudantis e de associações comutarias, de órgãos técnicos do município e também de dirigentes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano do Município de João Pessoa (Sintur-JP), e do Sindicato dos Motoristas da Paraíba.
No relatório apresentado por Adalberto Araújo foram destacados itens como mobilidade, idade média da frota de ônibus, capacidade, desempenho operacional, tarifa, gratuidades e descontos no transporte coletivo urbano, além de Bilhetagem Eletrônica e das Integrações Temporal e Metropolitana, que segundo Adalberto, proporcionou os benefícios da gratuidade total ou mesmo parcial no valor da segunda passagem. Ele também destacou durante a apresentação a necessidade de construção de vias exclusivas para o transporte público.

Com relação a idade média da frota de ônibus foi destacado que, em 2004, era de quase 6 anos e, dados de outubro de 2009, apontam um decréscimo para manos de 4 anos. “Essa média será ainda menor até o final deste ano, pois no próximo mês colocaremos em circulação 16 veículos novos e todos eficientes, o que resultará em uma idade média ainda menor”, lembrou o conselheiro do Sintur-JP, empresário Alberto Pereira. Ele destacou ainda que o percentual do ônibus eficientes no sistema que em 2004 era de 1,7% e que até o momento corresponde a 9,6%, subirá ainda mais, pois passarão de 42, para 58 o número de veículos adaptados para os portadores de necessidades especiais operando na capital.

Outro ponto levantado no relatório foi o crescimento de 2004 para 2009, de 287 para 290 no total da quilometragem/dia por veículo do sistema. “Isso implica em dizer que estamos dando uma maior extensão nas linhas para melhor atender a população de cada ponto da cidade”, reforçou Adalberto. Já a respeito da tarifa no sistema, Adalberto, ainda mostrou, que em João Pessoa os reajustes aconteceram em percentuais menores que na média brasileira, o que implica em preços mais acessíveis que nas demais capitais do país.

O encontro dos conselheiros do CTT foi encerrado com a questão da necessidade de construção de vias exclusivas para o transporte público. Na ocasião, foi apontada a situação da Avenida Josefa Taveira, em Mangabeira, que tem um fluxo complicado, especialmente para ônibus devido, ao fato do avanço do comércio nas calçadas e vias de deslocamento. “Estamos estudando a melhor forma de dar mais fluidez ao trânsito daquela avenida”, finalizou Adalberto Araújo.
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O Ceará é o primeiro estado do Brasil a implantar o novo sistema de transporte intermunicipal.


O Ceará é o primeiro estado brasileiro a implantar um novo sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. A confirmação se deu nesta quarta-feira (18), quando o governador do Estado, Cid Gomes, assinou sete ordens de serviços que darão início à operação do novo sistema. A partir desse novo modelo, os usuários terão qualidade nos serviços prestados pelas empresas auto viárias. “Os passageiros desse sistema, que sempre foram o principal público de interesse do Governo do Estado, usufruirão de um transporte seguro, confortável e pagarão menos por esse serviço, superando toda a precariedade que existia no antigo sistema”, destacou Cid. “Para se ter ideia da nossa inovação e do benefício que esse sistema trará para a população, o Paraná quis saber como a gente implantou esse novo sistema”, reforçou Cid. O novo sistema deverá atender uma demanda mensal de aproximadamente 1,2 milhão de passageiros, abrangendo todas as regiões do Estado, exceto a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
O novo sistema, regulamentado através de processo licitatório, com base no que determina a Constituição Federal, aumentará a circulação da frota em 380 ônibus, obrigatoriamente equipados com com ar-condicionado e até cinco anos de uso (no antigo sistema a frota era em média de sete anos). Haverá também redução média de tarifas de 14%, chegando a 19% entre Juazeiro e Crato. “Essa é uma grande vitória do Governo do Estado, que agora beneficiará diretamente a população que utiliza o sistema”, destacou o superintendente do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran), João Pupo. Ele também lembrou que a nova operação elevará a cobertura do transporte rodoviário intermunicipal em cerca de 91 linhas, gerando empregos diretos para cerca de 1.250 pessoas.
A criação do novo sistema, que já começa a operar a partir desta quarta-feira, foi iniciada a partir de uma pesquisa de satisfação por parte dos usuários, além de fóruns regionais nos municípios polos, reuniões no Detran e audiências públicas que aprovaram o modelo de edital por unanimidade . “A partir disso e por determinação do Governador, que queria permitir a população um sistema seguro, de qualidade e com tarifas justas, vimos a necessidade de mudanças no antigo sistema”, lembrou secretário-adjunto da Seinfra, Otacílio Borges.
Em seu discurso, o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus), Carlos Magalhães, destacou a colaboração das empresas em atender os critérios do novo sistema. “Hoje começa uma nova era no transporte rodoviário do Ceará, entendemos que essas mudanças foram necessárias e as empresas estão dispostas a cooperar com o novo sistema de serviço que será prestado em benefício a população cearense”, disse.
As sete, das oito áreas de operação, com com linhas radiais e regionais, serão operadas pelas seguintes empresas: os municípios polos de Aracati, Russas, Morada Nova e Limoeiro do Norte, pela empresa São Benedito Autovia Ltda; os municípios pólos de Baturité e Quixadá, pela empresa Fretcar Transporte, Locação e Turismo Ltda; os municípios pólos de Canindé, Crateús e Tauá, pelo Consórcio Viação Princesa dos Inhamuns/Gontijo; o município pólo de Sobral, pela Expresso Guanabara S/A; o município pólo de Iguatu, pela Empresa Guanabara S/A; os municípios pólos de Crato e Juazeiro do Norte, pela Expresso Guanabara S/A e o aglomerado urbano do Crajubar (constituído pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha), com linhas regionais operadas pela Auto Viação Metropolitana Ltda.
A área de operação que abrange municípios como Itapipoca, Paracuru, Paraipaba, Jijoca de Jericoacoara e Cruz, e outros localizados no Litoral Oeste do Estado, ainda não teve seu julgamento finalizado, em função de ações administrativas, “mas que deverá logo ser regularizada, assim como o novo sistema de transporte rodoviário intermunicipal complementar de passageiros”, finalizou o governador.
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