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Trânsito de Natal é caótico e sem planejamento

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

As ruas de Natal estão saturadas de veículos. O trânsito, nos horários de pico, tira a paciência de muitos motoristas que ficam presos nos congestionamentos. E a situação se agrava com o passar dos anos. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), até a última quinta-feira (10.09), circulavam 275.351 veículos pelas ruas da capital. Desses, 173.772 eram automóveis. Os verbos, nas frases anteriores, não estão no passado por acaso. Nos últimos dois anos, 37.741 novos veículos passaram a circular pela cidade, resultado das facilidades oferecidas na hora de adquirir veículos. Isso representa uma média de 1.572 carros novos por mês e/ou 60 por dia nas ruas da capital. Em relação à população, a média é de 4,6 pessoas por carro na capital, ou seja: em termos estatísticos, dava para todo mundo que mora em Natal andar de carro e ainda sobraria lugar. Algo utópico de ocorrer e a realidade mostra que as melhorias no trânsito e na infra-estrutura não acompanham tal demanda da frota. O resultado não poderia ser outro: trânsito lento, congestionamento e estresse para os motoristas e usuários do transporte coletivo.
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Recife: Linha expressa depende da obra da Via Mangue


Um está atrelado ao outro. Essa é a relação entre o projeto do Corredor Norte-Sul e a Via Mangue, futuro corredor viário da Zona Sul que a Prefeitura do Recife tenta construir há mais de três anos. Se a Via Mangue não avançar, com a implantação do sistema viário de 4,5 quilômetros entre o Pina e a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem, o Norte-Sul não poderá chegar ao bairro e se estender até o ponto final, em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes.
Ontem, Jaime Lerner e o arquiteto que está coordenando o projeto do Norte-Sul, Carlos Ceneviva, afirmaram que a alternativa viária é fundamental para permitir a implantação do corredor na Avenida Domingos Ferreira, por onde circulam, hoje, cerca de 60 mil veículos por dia. “Não podemos dizer que o corredor dependa dela, mas é um elemento importante. Se ela não existir, ficará complicado, já que a intervenção trará impactos para o tráfego da região. Por isso, sugerimos no projeto que seja encontrado um caminho alternativo entre a Domingos Ferreira e o local onde será feita a Via Mangue”, argumentou Carlos Ceneviva.
A alternativa sugerida pelo arquiteto seria a adequação do sistema viário formado por ruas como Encanta Moça, no Pina, e Francisco da Cunha, em Boa Viagem, que compõem quase uma via paralela à Domingos Ferreira. Representantes da Prefeitura do Recife que estavam na apresentação do projeto básico, no entanto, argumentaram que as vias não comportariam a quantidade de veículos.
A dependência da Via Mangue é ainda maior porque, pela proposta do Norte-Sul, a Domingos Ferreira terá apenas uma faixa para carros na altura das estações de ônibus. Sem a Via Mangue e com o corredor, o trânsito na via ficaria intrafegável. O prefeito João da Costa, embora satisfeito com o que viu do projeto, ponderou que será necessário dar agilidade à execução da Via Mangue para permitir a entrada do Norte-Sul em Boa Viagem. “É um problema, mas nós já temos uma solução. Não há restrições ao projeto, mas apenas temos que equilibrar as execuções”, disse.
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Brasília: Faltam R$ 38 milhões para as obras do veículo leve sobre trilhos


Uma rede de média tensão(1) soterrada ao longo de todo o canteiro central da W3 Sul vai atrasar o início das obras do veículo leve sobre trilhos (VLT). Mas a retirada da fiação é o menor dos problemas do governo. O custo da transferência está estimado em R$ 45 milhões, mas, segundo o secretário de Transportes, Alberto Fraga, o projeto executivo do VLT previa para esse fim apenas R$ 7 milhões. Até agora, não se sabe de onde vai sair a diferença de R$ 38 milhões para executar o remanejamento da rede de energia. São 6km de cabos a 1,5m de profundidade no trecho que vai do Eixo Monumental até o fim da Asa Sul.

O cabeamento foi enterrado no fim da década de 1950 e início dos anos 1960, quando a rede foi construída. Apesar de os técnicos estarem debruçados sobre o projeto executivo do VLT nos últimos dois anos, somente há 20 dias a Secretaria de Transportes teria tomado conhecimento da necessidade de retirada dos cabos e dos custos dessa obra. “Durante a elaboração do projeto, eles descobriram essa história, mas não trouxeram o assunto para discussão. Sem tirar os cabos não tem como começar a obra. Cogitamos construir o leito do VLT sobre a rede, mas o consórcio fez a prospeção e descobriu que não será possível”, afirmou Fraga.

O VLT é o principal projeto do governo para melhorar o transporte público do Distrito Federal. O sistema deve atender uma demanda diária de 110 mil pessoas e está orçado em cerca de R$ 1,5 bilhão. O tempo de espera dos vagões será de no máximo quatro minutos e haverá parada de duas em duas quadras. Por meio da assessoria de imprensa, o Metrô-DF, responsável pela execução das obras, informou que a readequação das redes não só da CEB como também de empresas de telefonia, entre outras está prevista no projeto executivo. Em relação ao gasto com a retirada da rede elétrica, afirmou que os técnicos estão avaliando uma forma de reduzir as despesas.
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Avenida Paulo Fontes, em Florianópolis, passará por novas mudanças

Segundo o prefeito em exercício da Capital, João Batista Nunes, o projeto deve priorizar o transporte público e os pedestres. A rua Felipe Schmidt entre as ruas Álvaro de Carvalho e Sete de Setembro também ganhará um calçadão a partir desta terça-feira. Os carros ficam proibidos de usar a via. Apenas as motos terão acesso, mas só temporariamente. Também haverá a inversão de sentido da rua Álvaro de Carvalho. Após o fechamento total para os veículos, até o fim do mês, os ônibus terão um corredor exclusivo. Com as mudanças, ônibus que vêm das avenidas Beira-Mar Norte e Gama D' Eça precisarão ter o itinerário alterado antes de entrar no Ticen.
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Nova linha de ônibus começa a operar em Aracaju

Preocupada com o conforto e a segurança dos usuários do transporte coletivo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), determinou a ativação da linha 062 - Piabeta/Mercado, a partir da próxima terça-feira, 27.
A linha, com novo itinerário, será servida por quatro ônibus. Os principais beneficiados são os moradores do Porto D' Anta e bairro Industrial, que terão mais uma opção de deslocamento.
Além da linha Piabeta/Mercado, os dois bairros são atendidos também pelas linhas 007 - Fernando Collor/Atalaia, 061 - Marcos
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Em Recife, Blog Ambientalista luta contra ''Via Mangue'' expressa para automoveis

terça-feira, 20 de outubro de 2009


Um grupo de jovens ambientalista criou há uma semana o blog VIA MANGUE NÃO, um espaço para divulgar pensamentos, opiniões e dados reais contra o projeto. O blog luta contra o tempo, já que a Prefeitura do Recife está para começar a construção da primeira etapa do sistema viário, ou seja, a via na prática. Mesmo assim, o grupo não desiste e convida a população a deixar comentários, a interagir com o blog para demonstrar a insatisfação com o futuro corredor.

O biólogo recém-formado, Lúcio Flausino, lembra que a Via Mangue é totalmente voltada para o automóvel e, no lugar de resolver os problemas do trânsito, vai estimular mais pessoas a comprarem mais carros. Pondera que custará quase o dobro do Corredor Norte-Sul, linha expressa de ônibus proposta para ser implantada ligando o Norte ao Sul do Grande Recife, sem dar vez ao transporte de massa. “No lugar de investir quase R$ 500 milhões numa via expressa, só para carros, era mais interessante gastar na construção do corredor de ônibus. Até porque, o que precisamos é convencer as pessoas a deixarem seus carros em casa e isso só é possível com um transporte público de qualidade”, discursa o biólogo. Pela proposta apresentada ao governador Eduardo Campos, o Corredor Norte-Sul custará R$ 300 milhões, sendo que R$ 100 milhões seriam investimento em ônibus, assumido pelos empresários. O VIA MANGUE NÃO foi criado também pelos ambientalistas Paulo Lima, Davi Pires e Guilherme Carvalho. No blog, há textos de entidades contrárias ao projeto, questionamentos feitos por um grupo de estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e matérias relacionadas ao tema. “Queríamos um canal para expressar a opinião das pessoas que discordam da construção do futuro corredor. Gente preocupada com a mobilidade urbana, de forma sustentável”, diz Lúcio Flausino. Dêem uma olhada e tirem suas conclusões.
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Em São Paulo, Linhas que utilizam a Ponte da Casa Verde terão itinerários alterados

A SPTrans informa que devido ao bloqueio parcial da Ponte da Casa Verde e ao bloqueio total das alças de acesso para a duplicação da Marginal Tietê, a partir das 23h desta segunda-feira, 19 de outubro, as 15 linhas de ônibus que trafegam pela região terão seus itinerários alterados durante o período das obras.
Para maiores informações sobre linhas e itinerários, ligue 156 ou acesse http://www.sptrans.com.br/.

Linhas e itinerários:

  • 9717/10 - Jardim Almanara - SantanaIda: normal até R. Antonio Nascimento Moura, R. Marambaia, R. Anita Malfati, R. Mello Nogueira, R. Braseliza Alves de Carvalho, Av. Olavo Fontoura, prosseguindo normal.Volta: normal até Av. Otaviano Alves de Lima, R. Atilio Piffer, R. Bernardino Fanganiello, R. Relíquia, R. Professora Ilda Kolb, prosseguindo normal.
  • 8538/10 - Freguesia do Ó - PaissanduIda: normal até R. Relíquia, R. Profa. Ilda Kolb, R. Horacio Vergueiro Rudge, R. Zanzibar, prosseguindo normal.Volta: normal até Av. Otaviano Alves de Lima, R. Atilio Piffer, R. Bernardino Fanganiello, R. Relíquia, prosseguindo normal.
  • 138Y/10 - Casa Verde Alta - Metrô Barra Funda
  • 9162/10 - Jardim Almanara - Praça do Correio
  • 9301/10 - Terminal Casa Verde - Paissandu
  • 148P/10 - Jardim Pery - Lapa
  • 175P/10 - Edu Chaves - Ana Rosa
  • 177H/10 - Casa Verde - Butantã/USP
  • 177P/10 - Casa Verde - Butantã/USP
  • 9166/10 - Jardim Santa Cruz - Praça do Correio
  • 967A/10 - Imirim - PinheirosIda: normal até R. Dr. César Castiglioni Júnior, R. do Havre, R. Zanzibar, prosseguindo normal.Volta: sem alteração.
  • 278A/10 - Penha - CeasaIda: normal até Av. Otaviano Alves de Lima, R. Zara, R. Zanzibar, Av. Brás Leme, Ponte da Casa Verde, prosseguindo normal.Volta: sem alteração.
  • 148P/31 - Jardim Pery - Lapa
  • 9352/10 - Pedra Branca - Terminal Correio
  • 9354/10 - Nossa Senhora de Fátima - Terminal CorreioSentido único: normal até R. Dr. César Castiglioni Junior, R. do Havre, R. Zanzibar, prosseguindo normal.
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São Gabriel será utilizada como segundo terminal de BH


Nos grandes feriados, como os de fim de ano, ônibus com destino ao Nordeste sairão de estação de integração Para que a situação do último Carnaval não se repita e os usuários não tenham que esperar mais de seis horas pelos ônibus de viagem, no próximo grande feriado das festas de fim de ano, cerca de 40 ônibus com destino ao Nordeste do país e ao Norte de Minas podem sair da Estação São Gabriel, que integra ônibus urbano e metrô, desafogando a rodoviária da capital.
"Se percebermos que a capacidade da rodoviária será excedida, o que, pela experiência anterior, deve acontecer, vamos usar a Estação São Gabriel", afirmou o diretor de Ação Regional e Operações da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), Edson Amorim.Amorim explica que o Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro tem um limite de 90 ônibus por hora.
"O excedente deve ser enviado ao São Gabriel. Daremos preferência aos ônibus que vão para o Nordeste porque a estação fica na saída da BR-381."Porém, a Estação São Gabriel deve ser oficialmente anunciada como segundo terminal rodoviário para os grandes feriados somente em novembro, quando a BHTRANS terá em mãos todos os estudos de viabilidade e uma estimativa da real demanda do fim de ano, já que as empresas de transporte começam a vender passagens 30 dias antes da viagem.
A decisão sobre onde será construído o novo terminal rodoviário de Belo Horizonte ainda não foi tomada. Segundo Edson Amorim, até o fim de outubro, a consultoria paulista contratada pela BHTRANS deve entregar o estudo da viabilidade da construção no bairro Calafate, na região Oeste da capital. "Mantemos a ideia do Calafate. Mas, se o estudo apontar que é inviável ter a rodoviária lá, vamos analisar outros locais potenciais para o novo terminal", afirmou Amorim.
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