Trolebus em SP
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quinta-feira, 8 de outubro de 2009Postado por Meu Transporte às 13:07 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Em São Paulo Operação Embarque Melhor não vinga no Metrô
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Postado por Meu Transporte às 18:34 0 comentários
Marcadores: São Paulo
EMTU/SP faz inspeção dos ônibus no Terminal Metropolitano Americana
Postado por Meu Transporte às 18:24 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Prefeitura de São Paulo repassa R$ 100 mi para manter ônibus a R$ 2,30
O governo já pagou em subsídios nos três primeiros trimestres, às viações de ônibus e cooperativas de perueiros, R$ 583 milhões, o equivalente a 97% do teto de R$ 600 milhões estabelecido pelo Orçamento de 2009. A Secretaria Municipal de Transportes argumenta que os repasses para renovação da frota estão embutidos na "compensação tarifária" e totalizam R$ 202 milhões, enquanto os subsídios somam R$ 381 milhões. Entre 2000 e 2008, porém, a verba para a renovação da frota tinha rubrica específica e nunca foi incluída no repasse dos subsídios.
Se for mantida a média dos repasses, o ano deverá fechar com R$ 732 milhões de "compensações tarifárias". Kassab adotou a política de ampliar os subsídios para evitar o aumento da tarifa em julho de 2007, mês no qual o patamar mensal saltou de R$ 27 milhões para R$ 37 milhões. De novembro de 2006, data do último reajuste, até o dia 30 de setembro, já houve quase R$ 1,5 bilhão de subvenções. No período, porém, as dez viações e oito cooperativas tiveram três reajustes contratuais na remuneração por passageiro transportado, o que independe do preço da passagem. As viações recebem hoje, em média, R$ 1,78 por passageiro e as peruas, R$ 1,12.
Apesar de técnicos do governo defenderem o uso de subsídios como forma de manter uma "tarifa social", o que favorece as classes mais baixas, especialistas criticam a falta de fôlego nos investimentos por causa da alta desse recurso. O prefeito não construiu nenhuma pista exclusiva completa para ônibus e atrasou a conclusão do prolongamento do Expresso Tiradentes (ex-Fura-Fila) até a Vila Prudente, prometida para 2008.
Para Horácio Augusto Figueira, especialista em transito, não dá para pagar subsídio sem impor metas de eficiência às empresas. O especialista, porém, é favorável a "bancar" parte das gratuidades. "Como usuário de ônibus e autônomo, não recebo vale-transporte e pago parte da gratuidade do estudante. Acho justo pagar essa conta de alguém que batalha por um trabalho."
Em janeiro de 2010, a passagem deverá passar para um valor que deve ficar por volta de R$ 2,75. Com o aumento, os subsídios devem cair para R$ 360 milhões anuais. O governo diz que o teto de R$ 600 milhões para os subsídios está mantido.
Postado por Meu Transporte às 08:44 0 comentários
Marcadores: São Paulo
São Gonçalo ganhará mais 80 ônibus nos próximos dias
"O Setrerj reitera sua confiança na legalidade, acreditando que a melhoria das condições do transporte trará não apenas mais rapidez e maior oferta de transporte, como também mais empregos e investimentos em qualidade", diz a nota.
Postado por Meu Transporte às 08:41 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Cinco empresas disputam o lote 1 do transporte coletivo em São José dos Campos
Postado por Meu Transporte às 08:38 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Passagem de ônibus em Pindamonhangaba sobe para R$ 2,40
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Postado por Meu Transporte às 07:17 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Curitiba busca soluções para desafogar o trânsito
De acordo com a Diretoria de Trânsito da prefeitura de Curitiba (Diretran), o número de carros na capital pulou de 684 mil, em 1999, para um milhão em 2008. Nesse mesmo período, a população estimada da cidade passou de 1,5 milhão para 1,8 milhão de habitantes.
Ou seja, em uma década a frota aumentou em 413.618 carros e a população, em apenas 249.696 habitantes. Com isso, a capital paranaense é hoje a cidade brasileira com maior índice de motorização do País: 1,67 habitante por veículo.Em vista desses números, a procura por soluções que tragam melhorias na qualidade de vida, bem como redução de veículos em circulação, é cada vez mais presente.
Exemplo disso foi o Dia Sem Carro, ao qual Curitiba aderiu em setembro passado. A mobilização incentivou 120 mil motoristas a deixar o carro em casa e partir para meios de locomoção menos poluentes, como a bicicleta e o transporte público.É esse caminho que a diretora de Tráfego da Urbanização de Curitiba (Urbs), Rosangela Batistela, aposta como um meio de reduzir os engarrafamentos e o nível de estresse enfrentados pelos motoristas.
Segundo ela, a solução está na melhoria do transporte coletivo e nos caminhos da cidade, como a Linha Verde e a recente revitalização da Avenida Marechal Floriano Peixoto, que permite ultrapassagem de ônibus, reduzindo o tempo de viagem até o centro - o que pode atrair mais usuários e ajudar a reduzir o número de veículos nas ruas.
Postado por Meu Transporte às 07:14 0 comentários
Marcadores: Paraná