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Especialistas em transporte e trânsito elogiam experiência curitibana

sábado, 3 de outubro de 2009


Secretários estaduais e municipais de Transporte e gestores de unidades de engenharia de trânsito de todo o país que participam do 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, em Curitiba, elogiaram a experiência local, depois da participar de palestras e das visitas técnicas feitas a várias regiões da cidade.

"Curitiba foi referência para que Macaé, no Rio de Janeiro, implantasse seu sistema de transporte ágil, moderno, e que agora preconiza a integração físico-tarifária e a modernização da frota de ônibus", disse a diretora de Engenharia de Trânsito de Macaé, engenheira Maria Laysmeire de Castro Meireles.

Depois de conhecer a Linha Verde, durante visita técnica,o diretor da Secretaria de Transportes do Estado da Paraíba, Rizonaldo Rodrigues, buscou informações na Urbs, Urbanização de Curitiba S/A sobre cálculo tarifário, metodologia de integração físico-tarifária e gerenciamento empresarial. Obteve, ainda, todas as informações necessárias sobre a remuneração às empresas.

Rodrigues explicou que a secretaria estadual é responsável pela operação do sistema de transporte na cidade de João Pessoa. "A experiência de Curitiba é exemplar e cai como uma luva para que seja transplantada, permitindo um serviço mais eficaz à população", disse.

Responsável pelo gerenciamento do transporte da Grande Vitória, composta por quatro municípios, onde vivem 1,5 milhão de habitantes, Neivaldo Bragato, secretário de Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo, lembra que o modelo local repete o de Curitiba.Segundo Bragato, nos últimos 20 anos, cerca de R$ 500 milhões foram investidos em infraestrutura de transporte, resultando na construção de dez grandes terminais e na implantação de vias exclusivas para ônibus.

"Curitiba é espelho para todo o Brasil", disse, ao lembrar que na Grande Vitória circulam nada menos que 300 linhas de ônibus troncais, ligando as regiões centrais da cidade aos diversos terminais, além de nada menos que 1,1 mil ônibus alimentadores.
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Cuiába: Campanha para reduzir fraudes no Transporte Coletivo


A partir deste final de semana, a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) leva às ruas a campanha; “Transporte Coletivo: Quando alguém frauda o sistema quem paga a conta é você”, com objetivo de alertar os usuários das conseqüências de ações ilegais que fraudam o sistema do transporte coletivo e pressionam o preço da tarifa.

Com cartazes, panfletos e busdoors, os cerca de 500 ônibus que circulam em Cuiabá e Várzea Grande estarão mostrando os vários tipos de fraudes que infelizmente estão aumentando nos últimos anos. Entrar pela porta de trás dos ônibus, sem estar nos terminais ; não ser estudante e utilizar o passe livre, entrar e sair pela porta da frente, sem rodar a roleta com exceto idosos e pular a roleta são algumas das fraudes detectadas pela fiscalização das empresas e apontadas como alguns dos motivos para uma redução considerável de passageiros nos últimos 12 meses, portanto bem anterior ao aumento da tarifa em julho último.

Cada vez que alguém comete alguma fraude no transporte coletivo, acaba comprometendo o sistema como um todo e impedindo novos benefícios para quem realmente precisa dos coletivos. “Queremos alertar os usuários de que não devem aceitar esses delitos denunciando aqueles que abusam do bolso de quem paga, pois todos os custos estão incluídos na tarifa”, explica o presidente da MTU, Ricardo Caixeta.
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Prefeitura de SP vai mudar os repasses a lotações


A licitação do transporte público, realizado sob permissão do poder público por 5.789 perueiros lotados em oito cooperativas, deve ocorrer em 2010 e será um dos maiores desafios da gestão Gilberto Kassab (DEM). Os contratos de R$ 2,7 bilhões, assinados em 11 de julho de 2003, têm validade de sete anos. Dentro do governo, técnicos já trabalham com o objetivo de formular edital de concorrência que reduza o poder das cooperativas sobre os donos de lotações, que passariam a receber a remuneração por passageiro transportado, por meio de contas individualizadas abertas pela SPTrans (SPTrans). Os lotações transportam 2 milhões de passageiros por dia.
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Empresa de transporte coletivo em olimpia-SP será conhecida na próxima sexta-feira


O município de Olímpia, por meio do Setor de Licitação, abriu concorrência para empresas interessadas em explorar os serviços do transporte coletivo urbano da cidade, que se encerra na próxima sexta-feira, 9, às 9 horas da manhã. O objetivo é regularizar a situação no setor, que desde abril passado está sendo suprido, emergencialmente, Bontur Turismo Ltda., de Barretos. A atual concessionária teve seu contrato de concessão cancelado no dia 15 de abril passado, mas continua prestando serviços ao município em caráter de emergência mediante contrato assinado no final de abril com validade para 180 dias. Agora o município elaborou novo edital, conforme havia prometido a Procuradoria Jurídica, e novos interessados poderão disputar com a Bontur a concessão dos serviços.
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Transporte: congresso em Curitiba destaca Linha Verde

quinta-feira, 1 de outubro de 2009


Começou na manhã desta quarta-feira, após a sessão de inauguração na noite de terça, o 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, em Curitiba, que reúne técnicos de todo o país para discutir problemas e soluções da questão. A principal estrela do encontro, patrocinado pela Associação Nacional de Transportes Públicos, é a Linha Verde, trecho de 17kms onde antes passava a rodovia BR 116 e que foi totalmente remodelada pelo município de Curitiba para se transformar em mais um dos eixos do elogiado sistema de transporte público da cidade.
A principal estrela do encontro são os seis ônibus movidos exclusivamente a biocombustível a base de soja que reduzem a poluição em até 25%. Os ônibus são adaptados pelas fabricantes para funcionar com este combustível, cujo custo ainda não é viável - seu litro é comprado a R$ 2,20, segundo as autoridades da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), que administram o sistema. O prefeito Beto Richa aposta na viabilidade do projeto.
- É mais uma iniciativa pioneira de Curitiba. Na medida em que tivermos uma escala maior de ônibus movidos a biocombustível, o custo do produto vai baratear.
De acordo com os técnicos da Urbs, o desempenho dos motores movidos s biocombustível não diminui, ao contrário do que se poderia imaginar, o que não causa impacto no tempo de viagem. A prefeitura, que monopoliza a administração do sistema de transporte, pretende ainda, no futuro próximo, utilizar o combustível em todas os ônibus da região metropolitana.
A preocupação com o meio amiente segue com o projeto de instalação de uma usina de reciclagem de óleo de cozinha, que seria transformado, após separação da gordura vegetal da animal, em combustível. Curitiba descarta, em média, 400 mil litros de óleo de fritura por mês. Esta produção não tem tratamento adequado e é despejada in natura na rede de esgoto, e caba poluindo os rios da região.

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Metrô em Juazeiro do Norte será inaugurado em novembro

As obras de construção das estações do metrô de superfície, que ligará as cidades de Crato e Juazeiro, deverão avançar para que a inauguração realmente ocorra no dia 24 de novembro. Esta data foi definida em Brasília, na última terça-feira, em reunião do governador Cid Gomes, com o ministro das Cidades, Márcio Fortes. O projeto do metrô do Cariri começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2005, ainda no governo de Lúcio Alcântara, com o objetivo de oferecer o transporte de passageiros sobre trilhos, ligando os dois municípios.Facilitar a movimentação entre as duas cidades está entre os objetivos para consolidar a formação da Região Metropolitana do Cariri. No processo de urbanização da região, Crato e Juazeiro são as cidades mais desenvolvidas. Serão inaugurados pelo governador Cid Gomes 13,6 quilômetros de extensão da linha e as nove estações ao longo do percurso. A previsão é que o metrô do Cariri tenha uma demanda inicial de cinco mil passageiros por dia. O projeto teve investimento em mais de R$ 25 mil. Uma das estações mais desenvolvidas é a do Crato, nas proximidades da antiga estação de trens do município.Mesmo com as obras avançadas, ainda está faltando a coberta e os funcionários afirmam que, para concluir os trabalhos no prazo previsto pelo governo, é necessário que seja redobrada a carga horária dos serviços.
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