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Em entrevista Prefeito de Belo Horizonte aposta em melhoria do trânsito para marcar gestão

segunda-feira, 7 de setembro de 2009


Depois de lançar um programa de metas com planejamentos para a capital ao longo de 20 anos, o prefeito afirma, em entrevista exclusiva a O TEMPO, que sua prioridade será trabalhar por um transporte público de qualidade e soluções para o metrô da capital.


É a primeira vez que BH tem um plano de metas sistematizado. Mas, ao fim de seu mandato, qual marca o senhor quer deixar para sua gestão?

A partir de agora qual será a prioridade? Eu queria melhorar muito o transporte coletivo, que é um ponto frágil da cidade, apesar de ainda estar melhor do que o de outras regiões. O usuário do carro particular precisa saber que mesmo com muito investimento em novas vias, a velocidade média dos veículos não vai melhorar se a frota continuar aumentando. A meta é 73% da população usando transporte coletivo, o que ocorre em Barcelona (na Espanha) hoje. Nós temos que dar condições para que o usuário do automóvel migre para o transporte coletivo. Este é o principal eixo (da gestão).
Dentro do plano BH Metas e Resultados, a mobilidade tem previsão de receber 37% do total de recursos. Mas há garantia de captação de verba para as obras viárias do Corta-Caminho?
O Estado tradicionalmente investe em Belo Horizonte. Investiu na Cristiano Machado, Linha Verde, nos ajuda na Antônio Carlos. Nós podemos pedir ao Estado para investir no Corta-Caminho. É uma questão de definir prioridades em uma negociação. O governo federal já falou que vai fazer a obra de revitalização do Anel Rodoviário, que é fundamental para a cidade hoje: melhorar as travessias, os acessos aos bairros e fazer marginais em quase toda a extensão. O custo será de R$ 650 milhões. Estamos fazendo o projeto executivo da duplicação da avenida Pedro I e o financiamento deve ser liberado pelo PAC da Copa (da Mobilidade) em setembro. É a expectativa que temos. Podemos licitá-la já no início do próximo ano e a obra deve ser incluída em uma operação de crédito. Para todas as obras do Corta-Caminho, que é apenas um dos projetos de mobilidade, nós temos os valores e de onde pode vir o dinheiro muito bem discriminado e os projetos já estão sendo feitos. O Corta-Caminho será concluído em dez anos.
A superintendência da CBTU em Belo Horizonte afirma que a proposta de parceria público-privada (PPP) para o metrô só seria possível com a regionalização do trem. Mas que não há, nesse sentido, proposta concreta por parte do Estado ou do município. Existe formalização do projeto?
Houve sim proposta concreta. Provavelmente, o superintendente em Belo Horizonte não deve conhecer pessoalmente o documento. A proposta do governo federal que já vem de muitos anos é de que o Estado assuma o metrô da forma como ele é hoje, sem a União colocar nenhum investimento. Como o metrô dá um prejuízo de R$ 40 milhões ao ano, o Estado disse que desse jeito não pode assumí-lo, porque precisa modernizar o sistema, trocar os trens etc. A proposta de regionalização que existe é vinculada à PPP e está muito bem exposta em toda a documentação levada para Brasília no início do ano passado.
O que falta, então, para que a regionalização saia?
Falta uma decisão política por parte do governo federal. Ele pode investir diretamente até R$ 4 bilhões, não é pouco, e continuar com a operação. Pode também investir e passar a operação para o governo do Estado. Uma terceira opção, ainda, seria um acordo fazendo investimento misto (federal, estadual, municipal e privado), e a gestão passaria para o Estado ou continuaria com o governo federal. No entanto, não se tomou uma decisão a respeito disso. O projeto da expansão, do qual foram liberados na semana passada R$ 15 milhões, coincidentemente saiu dois dias depois da divulgação do nosso plano. Desde 2005, a empresa não fazia o projeto porque tem o contrato. Na verdade, estava paralisado porque faltavam os R$ 15 milhões. Significa que, desde 2005, o governo federal não estava interessado na expansão.

Mais da entrevista:
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Uberlândia tem a frota de ônibus mais nova do Brasil

domingo, 6 de setembro de 2009

Os 395 ônibus em operação possuem menos de um ano de uso, idade média de 8 meses até 30 de setembro. A partir desta data, depois da adaptação dos veículos zero quilômetro para a operação no corredor (av. João Naves de Ávila) a idade média cai para 6 meses.
De acordo com uma pesquisa feita pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), a idade média entre 22 cidades, incluindo capitais é de 5,09 anos.
O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira, afirma que a Prefeitura não está cumprindo apenas uma obrigação legal de licitação. "Também está obrigando as empresas a oferecer uma frota nova e serviços de qualidade. É uma mudança de postura", ressalta.
Outro dado coloca Uberlândia em posição de destaque. O Município com 634.345 habitantes em 2009, segundo o IBGE tem hoje 97,21% dos veículos adaptados com elevadores para oferecer comodidade e segurança às pessoas com deficiência. A partir de 30 de setembro, atingirá 100%.
A mesma pesquisa revela que em Ribeirão Preto (SP), com 563.107 habitantes, a frota é 18,39% adaptada. Em Contagem (MG), com 625.393 habitantes, 27,61% dos veículos são adaptados. Na também mineira Juiz de Fora, com 526.706 moradores, a adaptação chega a 10,92%.
"Estamos determinados a transformar o transporte de Uberlândia no melhor do Brasil", disse o prefeito Odelmo Leão.
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Urbes cria novos horários de atendimento em Sorocaba


A Urbes – Trânsito e Transportes informa que, desde o dia 1º deste mês, fez algumas mudanças em linhas do transporte coletivo. As alterações incluem também a criação de novos atendimentos com o objetivo de otimizar a frota e, consequentemente, beneficiar os usuários do transporte coletivo.
Em caso de dúvidas, a Urbes recomenda que os usuários entrem em contato pelos telefones 118 ou 3331.5000, ou ainda pelo site da Urbes (relacionado abaixo). Seguem as alterações:
* Linha 15 – Jd. São Paulo / Jd. Capitão - Criação de atendimento ao Condomínio Vila dos Ingleses de segunda à sexta-feira, na viagem partindo do ponto final, às 15h08.
* Linha 33 – Mato Dentro - Alteração de todos os horários da linha aos sábados e domingos.
* Linha 40 – Vila Jardini / Jd. América - Criação de atendimento à Creche Especial Maria Claro de segunda à sexta-feira, às 6h28 partindo do terminal Santo Antonio.
* Linha 48 – Aparecidinha/Castelinho - Criação de atendimento ao Presídio de segunda à sexta-feira, às 17h18 partindo do ponto final.
* Linha 65 – Campolim - Criação da viagem de 23h40 partindo do terminal Santo Antonio aos domingos.
* Linha 58 – Vitória Régia - Criação de atendimento ao bairro Vitória Régia 3 nas viagens partindo do Terminal Santo Antonio, às 8h25 e 14h55.
* Linha 61 - Iporanga - Criação de atendimentos ao Fórum e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba de segunda à sexta-feira, na viagem partindo do ponto final, às 18h40.
* Linha 62 - São Bento - Criação de mais três horários de atendimento ao bairro São Bento II de segunda à sexta-feira. Partindo do Terminal Santo Antonio, às 6h20, 11h31 e 17h17. E partindo do Ponto Final às 7h06, 12h22 e 18h08.
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Grande Recife divulga ajustes na operação do Terminal Integrado Pelópidas Silveira

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Dez dias após o início da operação do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no último dia 22, o Grande Recife Consórcio de Transporte divulga o primeiro balanço sobre os ajustes que já foram efetivados e outros que serão iniciados nos próximos dias. O acompanhamento diário dos técnicos do consórcio - que vem realizando estudos de demanda, quantidade de coletivos e intervalos das linhas durante este período apontou a necessidade de alterações como: ampliação da frota, modificações de itinerários e pontos de embarque/desembarque.
Veja aqui um resumo dos principais ajustes:

Reativação de Linha:

  • Reativação da linha 949 Caetés/Paratibe, que opera com a tarifa (R$1,85) responsável pelo atendimento ao Distrito Industrial de Paratibe e centro de Paulista.

Alteração de Itinerários:

  • A linha 992 – Pau Amarelo que após a implantação do TI Pelópidas Silveira, passou a ter o seu ponto de embarque e desembarque na PE–01 teve o seu terminal redirecionado para o seu antigo ponto de embarque, localizado no Loteamento Nossa Senhora da Conceição.

  • Já a linha 922 – Pau Amarelo/Paulista teve seu itinerário alterado para atender parte da área da praia de Pau Amarelo, passando a trafegar Av. Cláudio Gueiros Leite, com destino ao TI Pelópidas.
Outras Medidas:

  • Aumento da frota em operação, nos dias úteis, com mais dez veículos, passando de 142 para 152. - Reforço na equipe de divulgação, criação de novas peças informativas.

  • Implantação sistema de sonorização do Terminal Integrado, para o repasse de informações operacionais (como localização de pontos de embarque/desembarque, itinerários e horários de partidas).

  • Ampliação do atendimento da linha 979–Paulista (Rua do Sol) - Expresso, que passou a atender o Terminal Integrado da PE -15.
O Grande Recife ressalta que a surpresa de alguns e até mesmo as críticas neste período inicial são absolutamente compreensíveis e servem como norte para que os ajustes, naturais em qualquer processo de construção coletiva, sejam planejados e efetivados.
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Curitiba: Reforma do terminal Cabral já tem ordem de serviço

Com a obra no Cabral, 20 dos 21 terminais de transporte da cidade terão passado por obras de reforma e melhorias ao longo deste ano. Os outros 19 terminais foram reformados pela Urbs e pela Prefeitura num investimento total de mais de R$ 11 milhões, incluindo a ampliação, em 40%, do terminal Pinheirinho, de cerca de R$ 4,1milhões.
Em todas as unidades foram feitas, ou estão em obras, melhoria na acessibilidade com implantação de guias rebaixadas, rampas de passeio, nova pintura de sinalização, faixas elevadas de travessia e elevadores. As instalações sanitárias para deficientes estão sendo reformadas e, em alguns terminais, reconstruídas. Além da limpeza da cobertura, todos os terminais estão passando por reformas na estrutura metálica dos telhados, consertos de calhas e melhorias na parte elétrica.
O único terminal que ainda não entrou em obras é o do Capão da Imbuia que será reconstruído em área perto do local em que está atualmente. Para esta obra a prefeitura vem buscando recursos.A reforma do terminal Cabral é uma contrapartida do Estado ao município de Curitiba pela inclusão, em novembro do ano passado, do terminal Guarituba, de Colombo, na Rede de Transporte Integrado (RIT). O custo da obra será de R$ 3,6 milhões.
O projeto da reforma foi elaborado pela Urbs e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O terminal vai ganhar mais espaço, com mais conforto e segurança para os usuários. A plataforma elevada, onde param os ônibus biarticulados, será ampliada e ficará no mesmo nível do piso da estação tubo. O projeto prevê a construção de sanitários novos, adaptados para pessoas portadoras de deficiência e mais espaço para circulação tanto dos ônibus quanto dos usuários.
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Recife: Passageiros de ônibus revoltados com as mudanças no Terminal da Macaxeira

Longas filas, os ônibus cheios e o tempo que os passageiros estão perdendo nas paradas e nos percursos não são problemas só do novo Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista. Os terminais que fazem integração com ele, como o da Macaxeira (fotos), no Recife, também estão cheios de passageiros que não aguentam mais sofrer todos os dias.No fim de tarde, trabalhadores e estudantes começam a voltar para casa e a enfrentar um longa jornada. Quem precisar parar para ir ao banheiro vai encontrar sujeira, bacias sem assentos e pias quebradas. Também não há sabão, nem papel higiênico.
Do lado de fora, as filas dão volta no Terminal de Integração da Macaxeira. A cada minuto que passa, a disputa por um lugar na fila e nos ônibus fica mais difícil. Fiscais e guardas tentam organizar a entrada nos ônibus, mas os passageiros dizem que nem sempre é assim.“Nós estamos na fila então temos que respeitar o direito de cada um, é preciso fiscalização”, diz a auxiliar de farmácia Ângela Carneiro. “Quando eu vim estava todo mundo sentado, sem fiscal, mas agora que vocês vieram, eles chegaram”.

A dificuldade de quem utiliza o terminal aumentou nas últimas semanas. Por causa da inauguração do Terminal de Integração de Paulista, a linha Abreu e Lima/Macaxeira foi substituída por Paulista/Macaxeira. A mudança desagradou, principalmente, os passageiros que moram em Abreu e Lima, Igarassu e cidades próximas.A linha antiga saía direto da Macaxeira para Abreu e Lima. A nova linha vai para o terminal de Paulista,onde os passageiros pegam outro ônibus para ir para Abreu Lima e Igarassu. “Eu saí de casa de 4h45 e foi chegar atrasado no serviço, é uma humilhação”, reclama o servente Ednaldo Ferreira.“Estou há 20 minutos na fila, passam de dois a três ônibus para a gente poder ir embora. Eu chego em casa estressadíssima”, se queixa a vendedora Maria José Caetano.

O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que os banheiros do Terminal da Macaxeira vão ser reformados até o fim de outubro. Sobre a queixa dos moradores quanto à desativação da linha Abreu e Lima/ Macaxeira, o consórcio disse que ela não vai voltar a circular. Para compensar os ônibus lotados e o tempo gasto com espera, a promessa é colocar mais veículos e fazer mais viagens na linha Paulista/Macaxeira.

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