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São Paulo: Só 30% de quem usa fretado segue viagem sobre trilhos

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Menos da metade dos usuários de ônibus fretados passou a utilizar metrô ou trens da Companhia Paulista de Metropolitanos (CPTM), diferentemente do que havia previsto a Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) antes de implementar restrições ao serviço. Dos 40 mil passageiros, calculava-se que 27,7 mil (69,2%) começariam a usar o transporte sobre trilhos, seja como único meio ou como complemento ao ônibus fretado, que desde 27 de julho não pode entrar em uma área de 70 km². No entanto, o próprio secretário Alexandre de Moraes admitiu ontem que somente 12 mil pessoas (30%) passaram para esses meios. "Nossos cálculos são de que 12 mil, no máximo 13 mil pessoas passaram a utilizar o Metrô e a CPTM. É um aumento insignificante na rede e por isso não provocou impacto", disse Moraes, respondendo a uma questão do deputado Orlando Morando (PSDB) sobre se houve superlotação no sistema, durante audiência na Assembleia Legislativa, para a qual foi convocado para prestar esclarecimentos.O secretário, no entanto, negou que o restante dos passageiros tenha migrado para os carros, um dos efeitos colaterais previstos por especialistas e anunciados por muitos usuários de fretados. "Essas pessoas passaram a utilizar o transporte coletivo urbano e muitas passaram a andar a pé, após descerem nos bolsões, uma vez que alguns estão perto dos centros empresariais", disse.
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Frota de ônibus à base de soja começa a circular em Curitiba

Os seis primeiros ônibus do país a rodar apenas com biocombustível, sem mistura de óleo diesel, serão abastecidos nesta quinta-feira (27), pelo prefeito Beto Richa do projeto B100 (100% biocombustível), em Curitiba. A experiência inédita será feita com ônibus da Linha Verde que fazem o itinerário Pinheirinho - Carlos Gomes. Os ônibus serão abastecidos às 14h30, na garagem da Viação Cidade Sorriso, na Rua João Sikora, 201, bairro Umbará.O combustível que será usado nestes seis ônibus é feito à base de soja e, por não ter mistura de óleo mineral, é definido pelos técnicos como B 100.
O projeto começou a ser elaborado há dois anos por técnicos da Urbs e conta com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, das empresas operadoras do transporte Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Redentor; das montadoras Scania e Volvo, do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), e do Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnológico e Combustíveis (Probiodiesel), empresa de fomento e pesquisa tecnológica.
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Ônibus intermunicipais serão equipados com câmeras de segurança no Rio

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) informou nesta quarta-feira (26) que todos os ônibus da frota intermunicipal do estado do Rio serão equipados com três câmeras. A medida tem como objetivo garantir maior segurança aos passageiros, além de facilitar a monitoração dos veículos pelo órgão. Os ônibus terão que se adequar à nova regra até março de 2010.
De acordo com o Detro, as câmeras serão instaladas nas partes interna e externa dos ônibus e vão transmitir as imagens para um sistema interligado às empresas de ônibus, ao Detro e à Secretaria estadual de Segurança.
Identificação em tempo real
“Este sistema de câmeras vem complementar o acompanhamento que já fazemos da frota por meio do GPS. Além de maior segurança para os passageiros, a medida permitirá a identificação, em tempo real, de possíveis infrações praticadas e descumprimento das normas estabelecidas pelo Detro com relação a horários, itinerários ou mesmo concessão de gratuidades, facilitando nossa ação fiscalizadora”, explicou João Cassimiro, diretor técnico do Detro. A assessoria de comunicação do Detro informou que a medida que obriga a instalação de câmeras nos ônibus será oficializada em até 30 dias. O órgão ainda não definiu o padrão das câmeras que será usado.
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Vitória-ES: oito novos ônibus articulados

Oito novos ônibus articulados começaram a circular na linha 505 (Terminal Laranjeiras / Terminal Itacibá via Camburi – Beira Mar). Os veículos, com capacidade para transportar aproximadamente 130 passageiros, substituiram oito ônibus convencionais que transportavam, em média, 80 passageiros.
A medida irá ampliar a capacidade de atendimento da linha, que é utilizada por mais de 12 mil usuários e realiza 133 viagens, cada uma com itinerário de ida e volta, nos dias úteis, com intervalos de quarto minutos nos horários de pico.
Os novos veículos começaram a circular em caráter de teste, uma vez que diferem dos demais ônibus articulados do Sistema Transcol por possuírem outro tipo de motor e, além de mais distinções, por custarem aproximadamente a metade do valor dos utilizados atualmente.
As cidades de Curitiba (PR), Campinas (SP), Recife (PE) e Joinville (SC) já possuem esse tipo de veículo operando em seus sistemas.
Articulados
Em 2008, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) iniciou um projeto de ampliação da frota de ônibus articulados, aumentando a capacidade de atendimento do Sistema Transcol, principalmente nos horários de pico.

A frota, que em fevereiro de 2008 era de 35 ônibus, atualmente é composta por 75 veículos, todos adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Com a introdução dos novos carros, esse número subirá para 83.
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Distrito Federal: Câmeras de monitoramento em ônibus serão instaladas em dez meses

A instalação das câmeras de monitoramento nos ônibus do DF começará a partir da assinatura do contrato, marcado para setembro. Serão instaladas 285 câmeras por mês, finalizando o processo em 10 meses. Nesta quinta-feira (27), foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal o nome do consórcio de três empresas que venceu a licitação com lance de R$ 8,8 milhões.
O consórcio fornecerá e instalará 2.850 kits com duas câmeras cada e uma unidade de gravação de vídeo digital (DVR). Também deverá fornecer configuração de programa de reprodução de imagens a ser instalado nos computadores da DFTrans.
O uso de câmeras de monitoramento tem como objetivo diminuir o número de assaltos a ônibus e micro-ônibus no Distrito Federal.
O propósito é instalá-las em todos os veículos Sistema de Transporte Público do Distrito Federal – STPC/DF.As cidades com maiores índices de assaltos a ônibus terão prioridade. Ceilândia, Samambaia, Itapoã e Santa Maria são as regiões com maiores índices de furtos e roubos em coletivos.
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Detran apreende mais oito ônibus irregulares em Manaus

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) aprendeu na manhã de hoje (26) mais oito ônibus do transporte coletivo de Manaus em situação irregular e reteve outros três. Desta vez, o alvo da fiscalização foram as garagens das empresas Tema e Eucatur, ambas na zona Leste de Manaus.
De acordo com a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo, entre as irregularidades verificadas nos ônibus apreendidos estão placas frias, lacres violados, pneus carecas, veículos sem placa, extintores de incêndio vencidos e placa clonada. A diretora informou que a retenção dos outros três veículos ocorreu porque alguns motoristas estavam dirigindo sem a carteira de habilitação.
- Detectamos irregularidades de toda natureza e cada fiscalização nos surpreendemos mais. Antes eram somente veículos com o licenciamento atrasado, hoje vemos ônibus em situação absurda, sem freio, com pneus carecas e até com placas clonadas e sem segurança para os usuários – disse.
Mônica explicou que a operação vai continuar e não tem prazo para acabar. Segundo ela, as fiscalizações ocorrerão sempre sem aviso e em dois horários, o primeiro, no início da manhã e o outro no final da tarde, ‘sempre nesses horários para não prejudicar os usuários que dependem do serviço’, disse.
Com as apreensões de hoje, o total de veículos irregulares apreendidos já chega a 47. A diretora informou, ainda, que um fato preocupante e que segundo ela mostra o descaso dos empresários com a população, é que as empresas não estão procurando o Dentran-AM para regularizar os veículos. Ela disse que os empresários não demonstram interesse em cuidar da manutenção dos veículos, colocando em risco a segurança da população.
- Isso mostra o descaso que os empresários têm com a população. A nossa preocupação não é nem tanto a questão documental, e sim a física, que coloca em risco a segurança dos usuários que diariamente utilizam os veículos em condições precárias.
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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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