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Aracaju: Órgãos apontam soluções para transporte

terça-feira, 28 de julho de 2009

Ônibus danificados e superlotados. Linhas atrasadas, e que muitas vezes nem completam o percurso. De um lado, a administração municipal procura tomar medidas paliativas e do outro, os donos das frotas atrasam meses para entregar novos ônibus. E bem no centro do caos que caracteriza o Sistema Integrado de Transportes de Aracaju, está a população aracajuana que, revoltada, continua esperando uma solução. Mas será que o transporte público de Aracaju tem saída?
Para responder a esta pergunta, o Portal Infonet conversou com o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Antônio Samarone, e com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Adierson Monteiro. Os dois têm opiniões bem distintas no que diz respeito aos principais problemas do transporte coletivo da capital, mas são unânimes em apontar responsáveis: um órgão joga a bola para o outro.


Situação dos ônibus e atrasos
Para Samarone, grande parte dos problemas está na frota e atrasosAlgumas das principais reclamações dos usuários dizem respeito às condições precárias da frota que circulam na capital, e ao atraso das linhas. Estes, para Antônio Samarone, são os problemas centrais do transporte coletivo de Aracaju. “Nosso sistema de transporte funciona com precariedade em decorrência dessa frota, e também pelo descumprimento de horários dos ônibus. Resolvendo isso, nós solucionamos 50% dos problemas”, acredita Samarone. O superintendente reforça, ainda, que a SMTT está cobrando dos empresários a renovação da frota, já garantida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, com 111 ônibus que atenderão todos os requisitos de acessibilidade exigidos.
Quanto aos atrasos, Samarone afirma que a solução já está a caminho. “Até a metade de agosto estará funcionando o sistema de GPS, por meio do qual todos os ônibus de Aracaju poderão ser acompanhados pela internet. Com esse sistema, não existe a possibilidade de manipulação dos dados”, diz o superintendente.
Já para o presidente do Setransp e empresário do ramo, Adierson Monteiro, “é muito fácil jogar a responsabilidade nas costas dos empresários”. Para ele, o principal problema do transporte público de Aracaju é a falta de prioridade. “Se o transporte público é para a maioria, ele deveria ter prioridade em cima do individual. O que melhora o transporte é o investimento público. São os empresários que vão modificar a infraestrutura da cidade e as vias para os ônibus?”, questiona o presidente. “Nossos parlamentares, quando forem discutir o plano diretor de Aracaju, têm que priorizar o transporte”, completa.
Sobre a nova frota, Adierson afirma que o atraso na entrega deve-se à “dificuldade que as empresas têm na capacitação de recursos em bancos, e a crise econômica mundial”. Mas para ele, renovar a frota nem de perto resolve o problema. “Ônibus novo melhora o conforto, mas não melhora a fluidez”, pontua.
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São Luís: Transporte público não dá acessibilidade

Falta de acessibilidade e indicações em ônibus, pontos de embarque e desembarque, terminais de integração e faixas de pedestres são algumas das causas da insatisfação de portadores de deficiência em São Luís. Para buscar formas de minimizar a problemática sofrida diariamente, sobretudo por cadeirantes e portadores de deficiência visual, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fez ontem, em sua sede, uma reunião com entidades locais que representam as pessoas com deficiências ou patologias.
A reunião agrupou representantes da Superintendência de Transportes, do Fórum de Entidades de Pessoas Portadoras de Deficiência e Patologia, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, do Instituto de Previdência e Assistência do Município e da Câmara Municipal.
Na ocasião, foram discutidos planos relacionados à melhoria da qualidade de locomoção para a pessoa com deficiência e foi analisado o panorama da cidade, em termo de acessibilidade para os especiais. Atualmente, segundo Marcelo Tavares, superintendente da SMTT, dos 936 ônibus que circulam em São Luís, apenas 81 têm elevadores que auxiliam na entrada de cadeirante. Outros 58 estão semi-adaptados.
De acordo com o assessor técnico da SMTT, uma das propostas do órgão é intensificar as fiscalizações nos ônibus para que os direitos dos deficientes sejam cumpridos. Além disso, há pretensão em disponibilizar estacionamento rotativo, promover debates relacionados ao assunto e treinamentos para empresas de ônibus da capital. "Até 2014, de acordo com o decreto nº 5296/04, temos que estar com toda a frota adequada aos portadores de deficiência", contou.
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São Paulo: Prefeitura vai mudar ponto de fretados na região da Av. dos Bandeirantes

O secretário municipal dos Transportes de São Paulo, Alexandre de Moraes, disse no fim da manhã desta segunda-feira (27) que o ponto de embarque e desembarque para os fretados instalado na Rua Alvorada, na região da Avenida dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo, será alterado. Segundo ele, o trânsito gerado na região e as reclamações dos moradores foram maiores que os benefícios. A restrição aos ônibus fretados na capital paulista começou a funcionar nesta segunda-feira.“Recebi uma grande reclamação dos prédios residenciais. É um ponto que deve ser alterado, gerou mais ônus do que bônus”, disse o secretário. Segundo ele, técnicos da secretaria já estavam no local avaliando como seria a mudança. Moraes afirmou que na terça-feira (28) o ponto já deve estar alterado, mas não informou em que novo locais os ônibus deverão parar.
Apesar das reclamações dos passageiros, que relataram vários atrasos para chegar ao trabalho, e das longas filas de fretados nos pontos de parada, o secretário considerou positivo o balanço da manhã deste primeiro dia de restrição aos fretados no centro expandido da cidade. “As empresas perceberam a importância das novas regras, a adesão foi muito grande. Vimos um número maciço de ônibus nos pontos”, explicou.
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Votorantim-SP: Transporte municipal ganha cinco novos ônibus

A empresa Auto Ônibus São João, concessionária do transporte coletivo de Votorantim, fez nesta segunda-feira (27), a apresentação de cinco novos ônibus em sua frota. Os veículos são dotados de rampa de acesso a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida e espaço para acomodações para cadeirantes e deficiente visual inclusive com espaço para cão guia.
A apresentação dos veículos que farão parte da frota que atende as linhas municipais, serão às 16 horas, na praça de eventos “Lecy de Campos” e contará com a presença do prefeito de Votorantim, Carlos Pivetta.
Segundo a empresa, os veículos apresentados serão quatro da marca Mercedes e um da Wolkswagen e entrarão em operação a partir de terça-feira (28).
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São Paulo: Ônibus fretados devem agravar congestionamento

Proibidos de parar na região central de São Paulo a partir de hoje, os ônibus fretados devem agravar os congestionamentos em vias que já sofrem com o trânsito ruim, como a Avenida Doutor Arnaldo, em Pinheiros, e a Rua Heitor Penteado, na Vila Madalena. Cerca de 1.300 veículos que antes se espalhavam pelo centro têm, agora, 14 pontos para o embarque e desembarque de passageiros. A Prefeitura ainda aceitou 229 pedidos de exceção às regras para hoje, mas não divulgou o número de beneficiados.As paradas ficam no entorno de estações da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Algumas foram instaladas em avenidas movimentadas, como a Nações Unidas, em Pinheiros. Outras em lugares com pouco espaço reservado para os ônibus ou cujo acesso é feito por ruas estreitas, como é o caso da parada da Guilherme Barbosa de Melo, no Itaim Bibi.Especialistas afirmam que o impacto dos fretados no tráfego deve ser transferido. ?A tendência é a de que o trânsito se concentre nesses pontos, em um horário (de pico) em que já está congestionado?, diz o superintendente da Associação Nacional dos Transporte Públicos (ANTP), Marcos Bicalho. O que também pode causar problemas é a relação entre a quantidade de vagas e o número estimado de ônibus que deve utilizar cada parada. Os pontos da Rebouças e da Parada Inglesa são um exemplo. Ambos têm espaço para cinco veículos enfileirados, mas no primeiro a estimativa é que parem 25 fretados por dia, enquanto no outro se esperam 179 veículos.
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Manaus-AM: Rodoviários paralisaram os ônibus durante duas horas

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Manaus vão paralizou o sistema de transporte coletivo da cidade ontem por duas horas, segundo informou o presidente da entidade, Josildo Oliveira.
Segundo ele, a paralisação foi acertada em assembleia e teve a paralisação de cerca de 40% da frota da cidade, ou cerca de 900 ônibus. Os ônibus ficaram concentrados na avenida Epaminondas e na Praça da Matriz, no Centro de Manaus.O presidente, Josildo Oliveira, disse que os empresários ainda não pagaram o reajuste salarial dos motoristas, cobradores e administradores de linha, de 7%. Segundo ele, os empresários da Transmanaus, empresa que administra o transporte coletivo na cidade, propuseram pagar o abono em seis parcelas, mas a proposta foi recusada pelos trabalhadores.Josildo informou, ainda, que o movimento deve durar pelo menos duas horas. Os ônibus que partirem dos bairros ou dos terminais de integração e chegarem ao Centro da cidade às 9h, só poderão sair às 11h.Caso o abono salarial não seja pago até o final do dia de hoje, os trabalhadores rodoviários prometem realizar greve por tempo indeterminado já nesta terça (28), a partir das 6h, envolvendo 70% da frota da Transmanaus.

Segundo Josildo, a ação de hoje dos rodoviários independe de quando o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, irá reajustar a tarifa do transporte coletivo de R$ 2,00 para R$ 2,23, como determina liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
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Recife: Já está em andamento o processo licitatório das linhas da região metropolitana.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

O objetivo do processo licitatório é regulamentar a prestação do serviço de transporte público por ônibus da RMR, por parte da iniciativa privada, dando condições e garantias na operação das linhas e dos coletivos que passarão a atuar no novo modelo em toda a RMR. Além de estabelecer regras de operação e fiscalização, a licitação também vai buscar melhorar o padrão tecnológico e os critérios de renovação da frota, garantindo a qualidade na oferta de serviço à população.
A licitação das 359 linhas de ônibus, responsáveis por transportar 1,8 milhão de pessoas diariamente na Região Metropolitana, é esperada há anos, além de ser obrigatória desde 1993, quando a lei 8.666 entrou em vigor. Hoje, as empresas de ônibus rodam em áreas e operam linhas escolhidas mediante um simples regulamento. Nenhuma foi legalmente designada. Há um controle do Estado, sem dúvida, mas nada comparado aos futuros contratos de concessão que serão firmados. Tecnicamente, a licitação deverá provocar disputa entre os operadores, forçando-os a oferecer um serviço cada vez melhor. Não é garantia de sucesso, mas com certeza, como defendem os técnicos do setor, acabará com vícios e, além do mais, é exigida por lei. Isso já é mais do que suficiente para ser realizada.

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Curitiba: Ampliação de estações-tubo agiliza operação do Inter 2

Até o fim deste ano, os usuários da Linha Direta Inter 2 serão beneficiados com um atendimento mais eficiente e rápido, graças à ampliação das estações-tubo no itinerário percorrido pelos ônibus articulados.Os trabalhos de ampliação estão sendo executados nas estações-padrão que ficam perto da Assembléia Legislativa, no Centro Cívico; na rua Teffé e também na Praça da Bandeira, ambas no bairro Pilarzinho. A capacidade de embarques e desembarques, nestas estações, aumentará em aproximadamente 30%.O benefício estende-se também às estações maiores do Xaxim, Salgado Filho, Colégio Militar, Praça das Nações e Agrárias. Nesse caso, a capacidade de embarque e desembarque será de 80% a 100% maior que atualmente. As estações-tubo serão também ampliadas nos terminais Capão da Imbuia, Cabral, Hauer, Campina do Siqueira, Capão Raso e Portão, todos servidos pela linha Inter 2."As obras, além da ampliação propriamente dita das estações-tubo, incluem ainda a reconstrução das calçadas dos entornos de cada unidade, a instalação de rampas de acesso e de elevadores para facilitar o deslocamento de pessoas deficientes, a substituição de catracas, de vidros, luminárias, comunicação visual e a completa recuperação das estruturas metálicas", explica a gestora da Área de Mobilidade da Urbanização de Curitiba S/A (URBS), arquiteta Olga Prestes.Olga disse ainda que os trabalhos nas estações e terminais são feitos de forma a não prejudicar a circulação de passageiros nesses locais.

Melhorias
A Linha Inter 2 tem 70 ônibus e até o fim deste ano, 40 deles serão articulados. Isso significará um aumento de 31% na oferta de lugares na linha. A reforma nas estações vai permitir que os articulados possam abrir as três portas o que representará além de mais lugares, maior rapidez no embarque e desembarque. O Ligeirinho Inter 2 tem um percurso circular cobrindo a cada viagem 38 quilômetros em 12 bairros da cidade, passando por Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico.
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