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Transporte coletivo: Tarifa de R$ 2,50 passa a vigorar a partir desta 4ª em São José

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Nova tarifa sofreu reajuste de 19%
As tarifas do transporte coletivo de São José dos Campos passam a custar R$ 2,50 a partir desta quarta-feira, 22. O reajuste de 19% foi autorizado pela Câmara e, de acordo com a Secretaria de Transportes, é menor do que o solicitado pelas empresas, que precisaram reajustar os salários dos motoristas e cobradores em 23,80% nos últimos dois anos e cinco meses.O cálculo da nova tarifa foi feito seguindo a fórmula estipulada no edital de licitação e no contrato de concessão, que prevê reajustes anuais.A nova tarifa é semelhante à praticada em cidades como Campinas, São Caetano do Sul, Guarulhos, Osasco e Santo André.

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Aracajuanos criticam transporte público

“Os ônibus que circulam em Aracaju estão cada vez mais danificados, principalmente os que fazem as linhas Eduardo Gomes/Zona Oeste e Marcos Freire II/Piabeta. Não existe ao menos local para que os usuários que viajam em pé, possam se segurar. Um absurdo”.
Wilams disse sentir na pele o drama de quem precisa trafegar nos ônibus em Aracaju. “Semana passada eu entrei em um ônibus que faz a linha Marcos Freire II/Piabeta e fiquei surpreso: um dos bancos de dois lugares estava seguro em apenas um ferro, balançando o tempo inteiro. Uma senhora foi sentar e aí o pessoal se revoltou e arrancou o banco, o que gerou confusão com o motorista. Mas já pensou se a senhora sentasse? Era queda na certa”, lamenta o estudante.

Sem identificação
A falta de identificação com o itinerário na porta dos ônibus e nas placas instaladas nos terminais também é motivo de reclamações. “Aqui no Terminal do DIA, quem não sabe o ponto certo, perde o carro. Tem horas que a gente não encontra um fiscal para perguntar e no lugar das placas, ou tem um buraco ou existem pichações”, afirma a usuária Josefina Santos que mora na Prainha e reclama que o único ônibus que passa no local é o Santa Maria/DIA.

De guarda chuva
“Todos os dias eu enfrento a mesma maratona para ir e voltar do trabalho. A rotina não muda: horas esperando nos terminais, cadeiras praticamente soltas dentro dos ônibus, faltam barras para os usuários se segurar. E quando chove a situação piora, pois os vários buracos no teto e as janelas quebradas fazem com que as pessoas fiquem totalmente molhadas. Imagine um monte de guarda-chuvas abertos dentro do ônibus”, destaca o marceneiro Francisco Santana que mora no Santos Dumont, mas trabalha no Distrito Industrial de Aracaju.
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Manaus-AM: Rodoviários ameaçam paralisar transporte coletivo pela quinta vez

Funcionários das empresas de transporte coletivo de Manaus ameaçam paralisar pela 5º vez este ano, 60% da categoria amanhã (21), caso as empresas não paguem hoje (20) o reajuste de 7% junto com o adiantamento salarial.O anúncio foi feito ontem (19), pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários de Manaus, Josildo Oliveira, que informou ainda, que a determinação é deixar apenas 40% da frota circulando. A paralisação coincide com o retorno das aulas de algumas instituições, o que deve tumultuar o trânsito na cidade.O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Manaus (Sinetram), Acir Gurgacz, disse que os rodoviários já estão cientes de que não haverá pagamento do reajuste. Segundo ele, as empresas não têm como pagar o valor reivindicado porque a Prefeitura de Manaus não reajustou a tarifa de ônibus na cidade.Para os rodoviários, a paralisação está dentro dos critérios exigidos na lei de serviços essenciais a população. Josildo disse que todas as partes envolvidas já foram comunicadas e a greve será realizada respeitando a antecedência de 72 horas.
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Ribeirão usará cartão eletrônico para barrar roubo a ônibus

Ribeirão Preto já registrou 89 assaltos a ônibus este ano, contra os 142 casos de 2008. Para evitar a violência sofrida pelos motoristas, as três empresas de transporte coletivo urbano do município investiram R$ 1,5 milhões para a implantação de um cartão especial que será usado para pagar a passagem.
As máquinas começam a funcionar em setembro. Com a medida, o dinheiro não vai mais ser aceito. As passagens só poderão ser pagas com o cartão eletrônico, que poderá ser recarregado em vários pontos e até na internet.


Violência
No final de semana, um motorista foi baleado na barriga enquanto trabalhava no Bairro Parque Ribeirão. O bandido praticou o crime apenas para levar algumas moedas que estavam no caixa. A vítima está internada na Santa Casa. Por causa dos assaltos, Ribeirão Preto não possui cobradores desde 2007. São aceitos bilhetes e cartões nas catracas ou dinheiro pelo motorista.
O Sindicato dos Empregados no Transporte Coletivo acredita que falta policiamento, principalmente em bairros mais distantes e encaminhou um ofício às polícias Militar e Civil. A PM alega que mantém as rondas e faz reuniões frequentes com os responsáveis pelas empresas de transporte.
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Recife: Programa de conscientização nos terminais agrada usuários

segunda-feira, 20 de julho de 2009

“Ei, vocês não vão furar fila hoje não, né?”, grita um homem vestido de espantalho para um grupo de mulheres. Depois de serem apelidadas pelos arte-educadores de “bando das galegas”, elas abandonaram o hábito diário de furar as filas no embarque do Terminal Integrado da Macaxeira. É dessa forma, com bom-humor, que o Projeto Arte Educação do Grande Recife Consórcio de Transporte vem conscientizando os usuários dos terminais integrados da Região Metropolitana do Recife (RMR).Concebido como parte do Programa Educa Transporte, o Arte Educação tem o objetivo de levar aos usuários de ônibus os conceitos de mobilidade urbana sustentável, respeito aos idosos e às pessoas com deficiência, conservação dos coletivos, embarque e desembarque seguros nos terminais e, principalmente, o respeito às filas. “Através da interação entre os passageiros e os artistas educadores, queremos inibir o mau comportamento no transporte”, afirma a chefe da Divisão de Educação da Gerência de Relacionamento do consórcio, Carla Carvalheira.Em outubro do ano passado, foram realizadas ações por duas semanas no Terminal Integrado do Barro. Esse projeto piloto teve uma boa aceitação por parte do público, o que levou o Grande Recife Consórcio de Transporte a repetir a dose durante o período de 18 de maio a 02 de junho. Caracterizados como espantalhos (devido às festas de São João), oito artistas- educadores interagiram com o público, através de brincadeiras e piadas, nos horários de pico, pela manhã e no final da tarde. Inicialmente, as ações ocorreram nos terminais da PE-15, Macaxeira e Camaragibe. Consideradas um sucesso, foram estendidas para osterminais de Jaboatão e Afogados.O trabalho dos artistas-educadores é sentido, no dia-a-dia, pela estudante Gabriela Gonçalves, que é usuária do Terminal Integrado da PE-15. “Esse trabalho é muito válido, pois se todos respeitassem o direito do próximo, ninguém chegaria atrasado no seu destino”, opina.
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Curitiba: A R$1,20, Circular Centro é alternativa para deslocamento rápido

A linha Circular Centro, criada como alternativa para quem não faz deslocamentos a pé na área central, ou encontra dificuldades para estacionar o carro, transporta diariamente cerca de 1,9 mil passageiros no sentido anti-horário, num percurso de 8,18 quilômetros, e 700 usuários no sentido horário, num itinerário de 4,7 quilômetros."A linha Circular Centro foi criada na época que antecedeu a implantação das Linhas Diretas, diametrais, servidas pelos Ligeirinhos, numa época em que os usuários dispunham de poucas alternativas para chegar ao outro extremo da área central com rapidez", explica o gestor de Operação do Transporte Coletivo da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Luiz Filla.No sentido horário, o tráfego é feito por três micro-ônibus, e no sentido inverso, por outros quatro veículos. A linha funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h30, e aos sábados, das 6h às 14h. A tarifa custa R$ 1,20.Atualmente, os micro-ônibus são uma alternativa para quem prefere deixar o carro em casa, economizar combustível e dar preferência ao sistema de transporte coletivo, percorrendo rapidamente trechos da região central da cidade onde o número de vagas para estacionamento nas ruas é limitado e sujeito ao Estacionamento Regulamentado (EstaR).Além disso, os usuários chegam facilmente não só às lojas e o comercio em geral situados no coração da cidade, bem como aos demais serviços oferecidos na região, como escolas, hotéis, órgãos públicos, terminais de ônibus e centros comerciais.
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