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Projeto proíbe ônibus com motor dianteiro em Cuiabá

quinta-feira, 25 de junho de 2009


A aquisição de ônibus com motor dianteiro deve ser proibida pelo Sistema de Transporte Coletivo de Cuiabá. Esse tipo de veículos já existentes na frota deverá ser substituído, gradativamente, por outros com motor traseiro ou central, observado o limite de uso da frota. A proposta é do vereador Ivan Evangelista (PPS) e está em apreciação na Câmara de Vereadores da Capital. Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar socialista argumenta que a idéia é melhorar as condições de trabalho dos motoristas e cobradores. Segundo ele, a utilização de veículos de transporte coletivo com o motor dianteiro há muito é considerada inadequada, diante das condições insalubres de trabalho que produzem. Afinal, uma das principais causas de desconforto para motoristas, cobradores e passageiros é a posição do motor que, em número significativo de coletivos, ainda é à frente do veículo.“Devido à exposição a ruídos ensurdecedores, temperaturas elevadas e gases de combustão, grande parte dos trabalhadores tem sérios problemas de saúde, como deficiência auditiva, estresse e distúrbios circulatórios", ressalta Ivan. “Além dos trabalhadores, deve-se destacar que os passageiros também sofrem com o desconforto da poluição sonora provocada no interior do veículo por esse modelo de ônibus”. Outras capitais - A proibição da aquisição de veículos com motores dianteiros já ocorrem em outras capitais brasileiras. Ivan cita como exemplo a capital mineira, Belo Horizonte, que desde 2004 não se permite a renovação da frota com ônibus desse tipo.

Opinião do Blog: ''Os veículos novos de hoje são totalmente confortaveis também para os motoristas, visto que eles são silenciosos e com mais qualidades, sem falar que o motor traseiro faz com que o veículo perca força principalmente em ladeiras, acho uma proposta fraca que não trás nada de melhoria para os trabalhadores nem tão pouco para os Passageiros, achamos que os vereadores tem que se preocuparem é o preço das passagens e qualidade nos serviços prestados''.
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Veículo coletivo deve ter vaga para obeso e pessoa baixa


Até 2013, todos os veículos de transporte brasileiros, novos ou usados, deverão ter assentos preferenciais para portadores de deficiência física, idosos, obesos e pessoas de baixa estatura. Além disso, deve haver rampas e elevadores para cadeirantes. Para os portadores de deficiência visual, os veículos precisarão ter espaços liberados ao lado dos assentos para os cães-guia. Criadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em conjunto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as normas foram lançadas ontem em Brasília.A nova regulamentação atende às medidas propostas no decreto de 2004 que estabeleceu normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida - 24,5 milhões, segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pela norma, os ônibus urbanos fabricados a partir de 1996 devem estar adaptados até julho. Para os interestaduais, o prazo vai até junho do próximo ano. As embarcações podem ser adaptadas até janeiro de 2013. Para os meios de transportes novos, o tempo limite de adaptação é até 2011.
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Campo Grande: MPT briga em Brasília pela volta dos cobradores

Após ser considerada improcedente em duas instâncias, uma ação movida pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) tramita no TST (Tribunal Superior do Trabalho) para que as empresas de ônibus de Campo Grande mantenham os cobradores de ônibus. Em 2007, quando foi adotado o cartão eletrônico e os profissionais acabaram remanejados ou demitidos, o MPT ingressou com ação na Justiça do Trabalho.
Segundo o procurador do Trabalho, responsável pela ação, Odracir Juares Hecht, em Campo Grande já ficou comprovada que a atividade dos motoristas do transporte coletivo tem sido estressante e arriscada desde o momento que os cobradores começaram a ser retirados da função em algumas linhas.
“Ouvimos 75 usuários e 100% disseram que preferiam o serviço com o cobrador. A Prefeitura não devia aceitar isso”, diz Hecht.
Na Capital, a situação nos horários de pico exige o apoio do profissional para que haja segurança, diz. “O motorista já tem dificuldade para dirigir o veículo de grande porte, ainda cuidar do troco e da segurança dos passageiros? E ainda, se parar, atrasa é multado e ainda tem a multada repassada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito)”.
A base de sustentação para o argumento do procurador é a Lei Municipal que regulamenta o transporte público. Conforme Hecht, o que tem que ser priorizada é uma situação que garanta maior conforto aos usuários.
O argumento das empresas de ônibus é de que o uso do cartão tem sido prática em várias cidades e países e que a modernidade exige a substituição do cobrador. Sobre isso, o procurador abre um parêntese: “na Europa, o passe é comprado e o passageiro sobe e desce do ônibus quantas vezes quiser. Se o fiscal passar e pedir o cartão e o passageiro não tiver, tem que pagar uma multa. Sem falar que lá os ônibus são bem mais vazios”.
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Cuiába: SMTU altera linhas de ônibus


A partir desta quarta (24.06) algumas linhas do transporte coletivo de Cuiabá passarão por mudanças, de acordo com Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTU).
O objetivo da secretaria, com tais alterações, é promover a melhoria do transporte coletivo na capital mato-grossense. Com as mudanças a linha 400 Morada dos Nobres/Despraiado (Via Boa Vista) será extinta e em seu lugar será criada a linha 225 Altos da Boa Vista/Centro (Via Despraiado), para atender os moradores do bairro Altos da Boa Vista.
Outra linha a ser extinta é a 401 Santa Cruz/Despraiado. Já a linha 405 Santa Cruz/Centro permanecerá funcionando normalmente, inclusive aos finais de semana e feriados.
Os moradores do Residencial Costa Marques, a partir de amanhã, passarão a ser atendidos pela linha 501 Santa Laura/Centro.
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Santos: CET orienta motoristas no corredor de ônibus


O primeiro dia de implantação do corredor de ônibus na Avenida Ana Costa, no sentido Praia-Centro, transcorreu sem problemas em Santos. Não há uma estimativa oficial, mas, segundo os motoristas dos coletivos, o ganho de tempo na viagem foi de cerca de cinco minutos.
Por enquanto, a fiscalização tem caráter educativo e não há multa. De segunda a sexta-feira, entre 6 e 9 horas, nenhum outro veículo poderá trafegar ou estacionar dentro da faixa (entre Praça da Independência até a Rua Júlio de Mesquita), para permitir que os ônibus tenham um deslocamento rápido, e que o tempo das viagens dos passageiros seja menor.
Alguns veículos estavam estacionados irregularmente e foram orientados pelos agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) com um folheto de explicação. Durante as três horas de vigência, 100 ônibus passaram pelo corredor pela manhã.
Embarque e conversões
O presidente da CET, Rogério Crantschaninov, explica que é permitido o rápido embarque e desembarque de passageiros na faixa, e que os agentes já foram orientados, principalmente no caso dos cadeirantes ou em situações extremas.
Outra dúvida é em relação à conversão. Por exemplo, para entrar na Rua Carvalho de Mendonça, o motorista deve sinalizar com o pisca e esperar o trecho, de faixa não fracionada, para entrar.
Já as operações de carga e descarga na porta dos estabelecimentos bem como mudanças em imóveis situados na faixa exclusiva só poderão ser realizadas depois das 9 horas.
Após a fase de orientação, em vigor por tempo indeterminado, os motoristas que invadirem a faixa dos ônibus nos horários de funcionamento poderão ser autuados e terem seus veículos removidos do local. No caso de estacionamento irregular, a infração é de natureza média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH. A infração será de natureza leve, com multa de R$ 53,21 e três pontos na CNH se o veículo for flagrado pela fiscalização trafegando pelo espaço destinado aos ônibus.
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Grande Recife anuncia fim da operação do atual modelo da bilhetagem eletrônica

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dando continuidade ao processo de implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, o Grande Recife Consórcio de Transporte está realizando, junto às mais de 18 mil empresas (públicas e privadas) cadastradas no órgão, a divulgação do calendário de transição, que marcará o fim da antiga tecnologia e o início a operação plena do novo modelo de bilhetagem. Para que todas as empresas e funcionários tenham acesso às informações, o consórcio montou um cronograma que prevê o prazo final das vendas de créditos, seja de Vale Eletrônico ou de Papel, e utilização dos mesmos. Atualmente, mais de 450 mil trabalhadores utilizam o vale transporte diariamente para seu deslocamento residência/trabalho/residência. A compra de créditos para o Vale Transporte Eletrônico poderá ser realizada, pelas empresas cadastradas, até o dia 30 de junho. Os créditos adquiridos até a data final da comercialização terão validade até o dia 31 de julho.
Os novos equipamentos – para a leitura, carregamento e gerenciamento – da nova tecnologia já estão 100% instalados e em funcionamento pleno. Desta forma, no dia 31 de julho o sistema que utiliza o Vale Transporte Eletrônico e o Vale Transporte de Papel SERÁ DESATIVADO.
A partir de 01 de agosto apenas a nova tecnologia, que utiliza o cartão VEM, poderá ser usada dentro do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.
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