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Passageiros reclamam do tempo de espera em pontos de ônibus de Teresina

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Os usuários do transporte público de Teresina reclamam da falta de ônibus e do precário atendimento do metrô. Para os passageiros, as 90 linhas já não são mais suficientes para transportar os mais de 320 mil passageiros que precisam do serviço diariamente.

A estudante Raquel Santos reclama do tempo de espera nas paradas e do desconforto. “Esperamos até uma hora para o ônibus passar e quando ele vem está lotado. Isso ocorre diariamente em Teresina e o metrô não oferece um serviço seguro e por não ter estrutura é subutilizado”, afirmou.

O superintendente municipal de trânsito, Pang Yen Hsiao, confirma que será feita uma maior racionalização e integração das linhas de ônibus. “A princípio vamos racionalizar algumas linhas que chocam o percurso e colocar elas para atender bairros com poucas linhas, bem como promover a utilização dessa integração proposta anteriormente”, afirmou Hsiao.

Segundo Pang Yen Hsiao está sendo planejada uma licitação para instalar ar-condicionado nos terminais de ônibus. “Já estamos viabilizando esse benefício para a sociedade e fazendo estudos de custo para promover a implantação do ar-condicionado em alguns veículos”, informou o superintendente.

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Tarifa de ônibus de Bauru pode chegar até a R$ 2,93

Quem anda de ônibus em Bauru já tem motivo para ficar preocupado. Ontem, a Transurb, associação que representa as três empresas que prestam o serviço de transporte coletivo na cidade, entregou a planilha na qual pede reajuste da tarifa para os próximos 12 meses. 

E o peso no bolso vai ficar diluído, em média, em 14% de aumento, caso o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) acate integralmente o que as empresas estão pedindo. 

Alegando aumento de custos, apesar de terem arrecadação crescente nos últimos anos, conforme o BOM DIA mostrou (quase R$ 66 milhões no ano passado), Cidade Sem Limites, Grande Bauru e Baurutrans querem cobrar R$ 2,93 para quem anda de ônibus e paga em dinheiro. 

O reajuste para essa modalidade fica em torno de 12,69%. De acordo com dados da própria Emdurb, aproximadamente um terço dos passageiros usa o dinheiro no pagamento da passagem, algo em torno de 533 mil ao mês. 

De todos os valores propostos pela Transurb, o principal aumento é para quem paga a tarifa integração. Atualmente, uma viagem-extra custa R$ 0,60. Há a previsão de que o valor chegue a R$ 0,72 com esse reajuste das empresas.

vai ter aumento /O prefeito Rodrigo Agostinho está em Brasília e não teve acesso ainda ao estudo. Porém, já deixa claro que o reajuste vai ocorrer e deve ser algo em torno de 10%. “O reajuste do diesel está gerando impacto na tarifa de todo o Brasil”, afirma, lembrando também a queda do número de passageiros do ano passado.

Congelamento /O vereador Roque Ferreira (PT) não quer que a tarifa aumente tão cedo. Isso porque 2013 é ano de discussão de um dos contratos das empresas concessionárias e a Emdurb está para receber um estudo com a remodelagem do sistema de transporte coletivo da cidade. A previsão é para o fim do ano. 
Na semana passada ele abordou o assunto na tribuna da Câmara e cobrou maior transparência da prefeitura. 

Reunião /O presidente do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo de Bauru, Pedro Valentim, convocou reunião imediata para discutir a planilha e os valores apontados. O BOM DIA apurou que existe uma tendência dos conselheiros em rejeitar o pedido. 

Na teoria, Rodrigo deveria ouvi-los, já que são representantes dos usuários, mas isso não costuma acontecer. Ano passado houve aumento da tarifa mesmo após o conselho rejeita-lo, o que tem acontecido constantemente. 

Desoneração /Se for para depender de governo para pagar menos e andar nos ônibus do transporte coletivo o bauruense pode ter que esperar uma iniciativa do Palácio do Planalto – e não o das Cerejeiras. 

Além de manter a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), de acordo com decreto publicado na última segunda-feira (1º), o governo federal também estuda uma desoneração do transporte público.

A medida incluiria a redução ou isenção de tributos de insumos, combustíveis e maquinários e até da folha de pagamento das empresas.

Em tese, isso implicaria na reavaliação e redução de tarifas, em efeito cascata, em todo o país. “É uma situação nova que pode provocar uma revisão dos valores sim”, frisou o presidente da Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru), Nico Mondelli.

Valor da tarifa só aumenta há cinco anos
Em 2008, a tarifa tinha valor de R$ 2 para quem pagava em dinheiro. No primeiro ano de governo de Rodrigo, esse valor subiu para R$ 2,15. 

30,9
É o número em milhões de passageiros que as empresas receberam no ano passado 

Número caiu, mas ano foi de greve 
Comparando com 2011, o ano de 2012 registrou queda de 920 mil passageiros. Vale lembrar, porém, que houve greve de pelo menos quatro dias, o que ajudou nesse número decrescente.

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Ação da Cidadania inaugura posto de coleta no metrô do Recife

O Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário começa nesta quarta-feira uma campanha emergencial de arrecadação de alimentos não perecíveis e água. A iniciativa será marcada por dois atos, um na Estação Recife do Metrô e outra na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Às 9h será inaugurado o posto de arrecadação na Estação Recife do Metrorec. Os donativos serão encaminhados para famílias em maior risco de segurança alimentar na região afetada pela estiagem, especialmente o Agreste.

Às 18h, o cantor Nando Cordel lançará a música que será o carro-chefe da campanha de solidariedade. O evento acontece em frente ao Palácio Joaquim Nabuco, sede da Assembleia Legislativa, convocando a sociedade pernambucana para doar.

Nos últimos 90 dias mais de duas mil famílias do Agreste e Sertão foram beneficiadas na rede de parcerias do Comitê em todo o estado. No início da próxima semana, a Faculdade Boa Viagem começa uma mobilização envolvendo os alunos. Quem preferir pode doar diretamente na sede do Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário, no Parque de Exposições do Cordeiro, na Avenida Caxangá.

Informações: Metrorec e Diário de Pernambuco


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Maceió tem apenas 30 quilômetros dos 600 necessários

Uma audiência pública realizada nesta terça-feira (2), no Ministério Público Estadual (MPE), discutiu a mobilidade urbana e a criação de espaços voltados especialmente para a circulação de ciclistas na capital alagoana, que conta atualmente com apenas 30km de ciclovia, quando ideal seria, no mínimo, 600km, ou seja, cerca de 20 vezes a mais.

O promotor Max Martins, ao iniciar a audiência pública, solicitou que todos fizessem um minuto de silêncio em homenagem aos ciclistas vítimas do trânsito e destacou a necessidade de garantir acessibilidade às pessoas que fazem uso de bicicletas para se deslocar.

Precisamos garantir a acessibilidade às pessoas que precisam desse meio de transporte. Temos que acabar com esse paradigma de Alagoas sempre sair à reboque de outros estados. Não podemos figurar sempre como a última capital a executar determinados projetos, falou o promotor, ao ser informado que a capital vizinha, Aracaju, que possui uma população bem menor que a de Maceió, possui mais de 100km de ciclovia.

Representantes da Associação Alagoana de Ciclistas (AAC), do Movimento Bicicletada e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Alagoas (Sinduscon/AL) participaram a audiência e falaram sobre os problemas aos quais os ciclistas de Maceió ficam expostos diariamente.

O representante da AAC, Antônio Facchinetti, fez a entrega de um documento ao Ministério Público que expõe a situação das ciclovias da capital – algumas em estado caótico – e contém a listagem das avenidas onde há a necessidade de construção de ciclovias, entre elas a Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro, Governador Afrânio Lages, Álvaro Calheiros, Siqueira Campos e Menino Marcelo.
“Hoje nós não temos um sistema cicloviário em Maceió. Na orla lagunar, por exemplo, casas estão sendo construídas em cima da ciclovia”, ressaltou Facchinetti.

Como representante do município, a secretária Municipal Adjunta do Planejamento, Andrea Estevão, afirmou que estará contratando, ainda esse ano, a pesquisa de origem/destino e, até o final do próximo ano, o Plano de Mobilidade Urbana de Maceió deve ser concluído.

Os representantes do município também informaram que estão tentando, junto do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a construção de uma ciclovia após a duplicação da AL-101 Norte, diferente do que aconteceu na AL-101 Sul, que foi duplicada e não possui ciclovia, tendo vitimado várias vítimas desde que foi inaugurada, no ano passado.

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Prefeitura de São Paulo quer câmeras em ônibus para multar motorista infrator

terça-feira, 2 de abril de 2013

Para tentar coibir a invasão dos corredores exclusivos de ônibus por outros veículos, a Prefeitura de São Paulo pretende instalar nos coletivos câmeras capazes de registrar as placas de carros e motos, para depois multá-los. Com a medida, a gestão Fernando Haddad (PT) quer ampliar a velocidade média do transporte público sobre pneus, que hoje é de 13 km/h. Os ônibus "dedo-duro" podem ir a teste neste ano.

"A câmera fica para fora, na frente do ônibus, e todo veículo que entra no corredor o ônibus filma ou fotografa. Depois, (a imagem) vai para uma central, já que só um agente público pode multar", disse ao Estado o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto. "É como se fosse um fiscal eletrônico." Segundo ele, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ainda deve questionar o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) sobre possíveis entraves legais envolvendo a medida. As câmeras seriam instaladas em ônibus que não pertencem ao governo municipal, mas às concessionárias do serviço. Ou seja, em veículos privados.

Na avaliação de Maurício Januzzi, presidente da Comissão de Trânsito da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), os flagrantes só poderão acontecer se esse tipo de situação estiver prevista em contrato entre a São Paulo Transporte (SPTrans) e as empresas de ônibus. "Como a multa não é feita diretamente pelo poder público, e sim por um particular concessionário, é preciso haver previsão contratual."

Em julho, depois de uma década, a Prefeitura renovará os contratos com as concessionárias e cooperativas de ônibus e essa questão pode ser incluída. Já do ponto de vista técnico não há impedimento para que os ônibus "dedo-duro" comecem a rodar. É o que diz Silvio Médici, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito (Abeetrans). "Sou favorável à utilização do meio eletrônico para reduzir a grande quantidade de infrações que são cometidas nas ruas e avenidas de São Paulo."

Para ele, a medida deve funcionar nos mesmos moldes dos atuais radares, que fotografam as placas dos infratores e depois remetem as imagens para a central da CET, onde um agente aplica a multa. Mas a eficácia, diz Médici, seria maior, pois, diferentemente dos radares, que são fixos e os motoristas sabem onde ficam, os ônibus estão em constante movimento.

Portanto, ninguém teria certeza de onde pode ser visto. É um conceito associado à lógica da "sociedade disciplinar", estudada no século passado pelo filósofo francês Michel Foucault, na qual os indivíduos não conseguem discernir quando estão sendo vigiados e, portanto, acabam obedecendo às regras.

Regulamentação
O Denatran informou que, para valer, a ferramenta do ônibus "dedo-duro" deve ser regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Antes, "a matéria deverá ser apreciada pelas câmaras temáticas, por sua complexidade, e ser submetida aos conselheiros" do órgão.

Tatto afirmou que esse tipo de fiscalização já existe em cidades como Londres e Seul. "Não vai poder invadir mais (os corredores). Se invadir, vai ser multado." Em 2012, 335,6 mil multas foram aplicadas a condutores vistos dirigindo fora da faixa correta. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) se disse "favorável a toda e qualquer medida que priorize o transporte público" em detrimento do individual. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


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No DF, Consórcio propõe tarifa de R$ 2,80 em ônibus da bacia 3

O consórcio HP-ITA, de Goiás, apresentou proposta de tarifa técnica de R$ 2,80 para operar os 483 ônibus da bacia 3 do novo sistema de transporte coletivo do Distrito Federal. A bacia 3 atende as regiões de Samambaia, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante e Recanto das Emas. O resultado foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do DF.

Segundo a Secretaria de Transportes, a tarifa técnica é o valor cobrado do governo pela empresa para transportar um único passageiro. O preço final da tarifa, no entanto, é definido pelo GDF.

A segunda tarifa mais baixa pela operação da bacia 3 foi oferecida pela Viação Marechal, de Curitiba – R$ 2,81. Segundo o GDF, a empresa que oferece o menor valor vence a licitação, mas há um prazo de cinco dias para recurso contra a decisão.

Depois que o contrato com o grupo vencedor da licitação for assinado, as empresas têm seis meses para colocar os ônibus em circulação. A empresa vencedora só pode operar uma bacia – o GDF dividiu o sistema de transporte em cinco regiões (bacias).

Na última quarta (27), o secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez, afirmou que o processo de licitação dos ônibus do DF será concluído em 50 dias. Segundo ele, a previsão é que toda a nova frota esteja nas ruas até setembro deste ano.

No ano passado, o GDF anunciou as empresas que vão explorar as bacias 2 e 5. Os contratos com as empresas Pioneira e São José foram assinados no dia 31 de dezembro. O governo informou que até o dia 30 de junho a frota estará 42% renovada.

Ainda não foram licitadas a bacia 1, que compreende a área de Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal, e a bacia 4, que compreende Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, parte do Park Way, Jardim Botânico e Itapoã.

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