Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

São Paulo: Donos de vans protestam e fazem reivindicações ao Governo

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O Sindicato das Empresas de Transportes, Locação e Fretamento de Micro-ônibus do Estado de São Paulo (Setlofemesp) realizou nesta quarta-feira um movimento contra a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Uma carreata formada por vans partiu da Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6) rumo à Capital. O trabalhadores represaram o trânsito na Rodovia dos Imigrantes, reduzindo a velocidade dos veículos.

A categoria afirma que a intenção é obter uma resposta do governador Geraldo Alckmin e acusa a Artesp de criar um 'monopólio' que os limita a trafegar na Baixada Santista. O diretor financeiro do Setlofemesp, Edson Rocha, afirma que a medida da Artesp impede o transporte intermunicipal e não é coerente.

“Nós podemos realizar o transporte de estudantes, por exemplo, porque o Governo permite. Mas, não podemos transportar passageiros que queiram ir à uma balada em São Paulo. A Artesp também é do Governo. Para uma finalidade pode e para outra, não. Não há lógica”.

Rocha ainda destaca que as vans possuem licença estadual e federal e estão totalmente regularizadas. “Nós pagamos impostos, empregamos pessoas, temos o registro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e do Ministério do Turismo''.

O sindicalista diz que a categoria está cansada de ser considerada clandestina quando sobe a Serra. “Nós queremos circular pelas rodovias e passar por fiscalização da Artesp. Não por proibição".

Em São Paulo, o grupo não foi recebido pelo governador, mas entregou as reivindicações à subsecretária de Assuntos Parlamentares do Palácio do Governo e a um diretor da Artesp.

Não oficial
A Artesp informou, por meio da assessoria de imprensa, que o Setlofemesp não é considerado um sindicato oficial pelo Ministério do Trabalho.

Em nota oficial, a agência diz agir de acordo com um decreto de 1989, que regulamenta o transporte de passageiros. ''A legislação vigente no Estado de São Paulo não permite que vans operem no Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros. A exceção se faz exclusivamente para o transporte de estudante, que possui legislação específica''.

A nota diz ainda que o Setlofemesp compareceu à Artesp em novembro de 2011 e recebeu orientação para o cadastro e regularização de seus veículos para operar, exclusivamente, nessa modalidade (transporte de estudantes).
“Contudo, não houve solicitação para cadastro nessa modalidade em que legalmente seus veículos do tipo van podem operar".

A agência rebate as acusações de ‘perseguição’ e 'monopólio' e afirma que “na verdade, o que a Artesp persegue é assegurar que o transporte intermunicipal seja exercido dentro das leis que regulamentam a atividade”.

Fonte: A Tribuna


''Curtir e Seguir’' o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960