Para estimular o uso do transporte coletivo em Taubaté e promover melhorias no sistema, a prefeitura iniciou esta semana uma série de estudos para fomentar as ações do Plano Municipal de Transporte Coletivo.
O projeto, que será desenvolvido em etapas até o final deste ano, deve contemplar investimentos em infraestrutura viária de Taubaté e adequações no serviço de atendimento ao usuário. Além disso serão propostas mudanças relacionadas aos itinerários. A meta da pasta do Trânsito é, em um ano, ampliar em 10% o volume de passageiros que utilizam o sistema no município e contribuir para melhoria de tráfego nas vias da região central.
Atualmente, o transporte coletivo regulamentar e complementar são responsáveis por uma demanda mensal de 1,2 milhões de usuários.
Confiabilidade.
De acordo com o diretor do Detra (Departamento de Trânsito), Carlos Eugênio Monteclaro César Junior, é preciso oferecer um sistema de atendimento confiável ao usuário para com isso reduzir o fluxo de automóveis na cidade.
A frota veicular de Taubaté cresceu 11% nos cinco primeiros meses do ano. O índice é superior ao registrado em todo ano passado -- 8%.Os 159 mil veículos em circulação representam um desafio para a administração.
Ações.
Nesta semana, equipes do Detra começaram a mapear as condições das principais vias utilizadas pelos ônibus e vans em Taubaté."Essas vias terão prioridade para direcionamento de investimentos em recapeamento dentro do plano de pavimentação de Taubaté", disse Monteclaro. O mesmo levantamento vai apontar a necessidade de supressão de obstáculos como lombadas, que ampliariam o tempo de viagem dos ônibus.
Corredor.
Paralelamente, a pasta estuda alternativas para 'desafogar´ os dois principais eixos do transporte coletivo de Taubaté --ruas Doutor Pedro Costa e Jorge Winther.
Atualmente, das 27 linhas municipais do transporte coletivo, 19 utilizam essas vias como parte do itinerário."Esse volume considerável de ônibus prejudica o tráfego no Centro ", apontou o diretor.
Estudos preliminares do Departamento de Trânsito mostram que o ideal seria realocar a maioria das linhas para a avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa e transformar o local no eixo central do transporte coletivo.
Fonte: O Vale
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