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Motoristas de Cuiabá e Várzea Grande devem deflagrar greve nesta terça

terça-feira, 20 de maio de 2014

A desembargadora Maria Beatriz Theodoro, do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT23), determinou que os trabalhadores do sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana da capital, mantenham o mínimo de 70% da força de trabalho em atividade atividade durante a greve da categoria – marcada para iniciar à 0h desta terça-feira (20) e com potencial para afetar cerca de 350 mil usuários.
Justiça determinou percentual mínimo de trabalhadores atuando. (Foto: Denise Soares/G1)
A decisão foi proferida nesta segunda-feira por força de medida cautelar ajuizada pelo sindicato das empresas do transporte coletivo urbano (STU) e o presidente do sindicato dos trabalhadores (Stett), Ledevino da Conceição, já anunciou que foi notificado da medida liminar e que deverá contestá-la por meio de recurso. Enquanto ingressam com recurso judicial, os motoristas deverão cumprir a medida, assegurou o sindicalista.

A greve dos motoristas foi definida no último domingo, quando parte significativa da frota que atende Cuiabá e Várzea Grande não saiu das garagens devido à assembleia da categoria, o que causou transtornos aos usuários. Durante o plantão judiciário, uma liminar chegou a ser concedida em favor do STU para que pelo menos 80% dos ônibus fossem mantidos em circulação.

Desta vez, com o processo redistribuído para a desembargadora do TRT23, a Justiça considerou que transporte coletivo é um serviço essencial – de modo que o direito de greve no setor deve ser limitado – e levou em conta que não houve aviso da paralisação dos cerca de 1,5 mil trabalhadores dentro do prazo legal de 72 horas.

Além disso, a desembargadora Maria Beatriz ponderou que “diante da ausência do transporte coletivo, os cidadãos tendem a recorrer ao transporte privado, o que hodiernamente, em razão das obras relacionadas à Copa do Mundo de Futebol, significaria o colapso do trânsito na capital do Estado”.

A magistrada determinou multa diária de R$ 30 mil caso o sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo não mantenha o mínimo de 70% da força de trabalho em atuação durante a greve. Além da medida, a Justiça agendou audiência de conciliação entre trabalhadores e empresas no próximo dia 22.

Reivindicações
O presidente do Stett, Ledevino Conceição, informou que os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 7,5%, recebimento de vale-alimentação de R$ 400,00 por mês, bonificação para motoristas que atuam sem cobradores dentro dos veículos de R$ 250,00, protetor solar para trabalhadores que atuam expostos ao sol e bonificação por carga horária de cursos de qualificação ligados à atividade no transporte coletivo.

Em nota à imprensa, o STU explicou que não pode conceder mais de 4,63% de aumento salarial - conforme resolução do Conselho Municipal de Transporte - e alegou que vem negociando com os trabalhadores do transporte coletivo desde 25 de abril “dentro de critérios que não gerem custos que possam onerar significativamente o preço da tarifa e nem penalizar o usuário do sistema de transporte coletivo urbano de Cuiabá”.

Renê Dióz
Informações: Do G1 MT

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Greve de ônibus em Jundiaí prejudica mais população

Ao menos 25 ônibus foram apedrejados em Jundiaí, interior de São Paulo, nesta segunda-feira ao se completar o quinto dia de greve dos rodoviários. Ninguém saiu ferido. Segundo testemunhas, um grupo de grevistas tentou impedir que os veículos circulassem. Eles teriam ameaçado os motoristas e pediram que os passageiros saíssem dos veículos.

Por causa da onda de violência, as empresas decidiram tirar de circulação a partir das 20h os poucos coletivos que estavam em operação. Cerca de 132 mil usuários foram prejudicados por cada dia de paralisação.

Cerca de 4 mil funcionários das três empresas concessionárias aderiram ao movimento. Em duas assembleias realizadas na manhã e tarde de hoje, a maioria decidiu por continuar a paralisação. Os grevistas pedem 15% de aumento enquanto que os empresários oferecem 8%.

A prefeitura de Jundiaí solicitou ao Tribunal Regional de Trabalho (TRT) que atue com firmeza quanto ao cumprimento da determinação do próprio órgão de colocar em operação 70% da frota nos horários de pico e 50% nos demais períodos do dia.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores disse em nota que a decisão pela paralisação não foi acordada em assembleia com anuência do sindicato e que "a greve está por conta dos trabalhadores".

Informações: Portal Terra

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Rio tem primeiro dia útil com novas tarifas de trem e metrô

segunda-feira, 19 de maio de 2014

O Rio tem nesta segunda-feira (19) o primeiro dia útil após o aumento das tarifas de trem e metrô, que passou a valer neste domingo (18). Passagens de trem sofreram reajuste de 5,6% e passaram de R$ 2,90 para R$ 3,20. No metrô, o aumento de 5,66% fez o valor subir de R$ 3,20 para R$ 3,50.

Bilhete Único não será alterado
O Governo do Estado informou que manterá inalterada a tarifa social do Bilhete Único intermunicipal por meio de subsídios. Desta forma, quem tem o bilhete continuará pagando os valores antigos. Quem ainda não tem pode se cadastrar em um dos sete postos montados em estações da SuperVia ou em outros seis do Metrô. Além disso, é possível se cadastrar no site do Riocard – responsável pelo sistema de cartões.

No fim de semana, o atendimento foi ampliado para aquelas pessoas que deixaram o cadastramento para a última hora. Desde o anúncio do reajuste, 11,8 mil usuários se inscreveram para adquirir o Bilhete Único.

As sete estações da SuperVia que têm postos de cadastramento são: Central do Brasil, Madureira (das 6h às 20h), Engenho de Dentro, Deodoro, Nilópolis, Bonsucesso e Duque de Caxias (todas das 11h às 20h). Segundo a SuperVia, o cadastro é simples e o atendimento leva menos de 10 minutos. Para isso, basta levar CPF e documento de identidade a um dos postos do Riocard, até o dia 18 de junho. O cartão sai na hora, e a carga mínima inicial é de R$ 5,25 – tarifa do Bilhete Único para utilização em, no máximo, três horas entre as integrações.

Já as estações do Metrô onde o serviço é oferecido são: Coelho Neto e Pavuna (das 11h às 20h), Carioca, Siqueira Campos e General Osório (das 10h às 19h), e Central (das 8h às 20h). Nessas estações o serviço será oferecido até dia 19 de junho.

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BHTrans promete fazer 40 km de ciclovias até 2015

Enquanto a frota de carros e a extensão dos engarrafamentos têm aumentado intensamente nas ruas das principais cidades do país, grupos de ciclistas organizam iniciativas para tentar mudar os hábitos dos cidadãos. Um dos exemplos ocorreu ontem – Dia de Ir de Bike ao Trabalho –, celebrado em todo o país para mostrar que a bicicleta é um meio de transporte viável.

“É uma data simbólica. Queremos conscientizar a população de que o carro não é necessário o tempo todo”, explica Andrei Golemsky, 41, membro do coletivo Bike Anjo em Belo Horizonte. Na capital, o grupo montou uma mesa de café da manhã na esquina entre a avenida Afonso Pena e a rua Bernardo Monteiro, na região Centro-Sul, ao lado da ciclovia. No local, foram distribuídos panfletos educativos, com dicas de segurança para ciclistas e orientações a motoristas.

“Tanto motoristas quanto pedestres, em geral, são mal-educados, não sabem se portar no trânsito”, reclama a bióloga Karla Fernandes, 40. Para ela, é esse – e não os morros – o maior problema relacionado ao uso de bicicletas na capital.

Karla comprou uma bicicleta há quatro meses e colocou o veículo que tem à venda recentemente. “O carro está encostado. Estou viciada em bike. Ganhei tempo e qualidade de vida”, afirma. De casa, na Savassi, na região Centro-Sul da capital, a o trabalho, na região hospitalar, ela gasta 15 minutos, 60% a menos do que gastava quando ia de carro.

Ciclovias. Segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), 0,4% dos deslocamentos são feitos por bicicleta. A autarquia informou que pretende ampliar o índice para 6% e em 65% o número de ciclovias na capital.

Atualmente, há 61,4 km de ciclovias em Belo Horizonte. Ainda de acordo com a BHTrans, está prevista a abertura de 15 novas vias até o fim de 2014, totalizando 40,29 km.

Por Pedro Vaz Perez
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Em BH, Trânsito é caótico no primeiro dia útil de BRT Move na Av. Antônio Carlos

O trânsito está congestionado na manhã desta segunda-feira na em toda a extensão da Avenida Presidente Antônio Carlos, no primeiro dia útil de circulação do BRT/Move no corredor. Além disso, taxistas fazem uma carreata no sentido bairro/Centro. Os motoristas protestam contra o fechamento da busway para os táxis, que agora circulam na pista mista. O grupo vai seguir até o Centro e deve parar na porta da prefeitura, na Avenida Afonso Pena.

O ponto de maior lentidão está no trecho entre a nova Estação BRT Pampulha e a o câmpus da UFMG, no Bairro São Luiz. O reflexo da lentidão chega à Avenida Dom Pedro I. O movimento no terminal, inaugurado no sábado passado, também foi confuso na manhã de hoje. O situação é pior que a registrada no primeiro dia de funcionamento da Estação São Gabriel, quando o sistema foi aberto na Avenida Cristiano Machado. Ainda há obras no local, o que deixou passageiros confusos e a circulação de pessoas prejudicada.
A linha 50 (Estação Pampulha/Centro- Direta) está rodando da Estação Pampulha até o Centro, com paradas nas estações Carijós e Rio de Janeiro. A linha 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) tem paradas em 15 estações de transferência ao longo da Antônio Carlos. Depois segue para o Centro e vai para a área hospitalar. A linha 52 (Estação Pampulha/Lagoinha) parte da Estação Pampulha, para os pontos na Antônio Carlos e retorna no Complexo da Lagoinha. Neste primeiro momento da operação do BRT Move, oito linhas convencionais serão extintas (2212 A, B e C, 2213, 2215 A, B, C e D) e transformadas em sete linhas alimentadoras (614, 615, 616, 510, 645, 618 e 643).

A mudança significa menos 82 veículos circulando no horário de pico na Antônio Carlos. Em contrapartida, outras 30 linhas que continuam ativas e trafegavam na Antônio Carlos pela pista exclusiva passam a dividir espaço com os carros. Esse também é o caso dos táxis.

Por Luana Cruz
(Com informações de Guilherme Paranaíba)
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Início da implantação de binário altera seis linhas de ônibus em Fortaleza

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) altera a partir desta terça-feira (20), seis linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Dom Luís, em Fortaleza. As mudanças são nos itinerários; 036-Corujão/ Conjunto Ceará, 045- Conjunto Ceará/Papicu/ Via Montese, 044-Parangaba/ Papicu/ Via Montese, 901-Avenida Dom Luís e 094-Expresso/ Parangaba/ Aldeota.

As alterações no percurso das seis linhas é devido a 1ª etapa da implantação do binário na Avenida Dom Luís, que começa a funcionar nesta segunda-feira (19). A via passa a ter sentido único no sentido Papicu-Centro, no trecho entre a Avenida Desembargador Moreira e Rua Tibúrcio Cavalcante.

Essa linhas passam a fazer os seguintes percursos: Avenida Barão de Studart, Avenida Santos Dumont, Rua Coronel Jucá, Avenida Dom Luís e retornam o trajeto original até o Terminal do Papicu. A linha 091-Dom Luís passa a trafegar pela as ruas Pereira Filgueiras, Tibúrcio Cavalcante, Pereira Valente, Osvaldo Cruz, Avenida Santos Dumont, Rua Coronel Jucá e Avenida Dom Luís, por onde retorna até o percurso original até o Terminal do Papicu.

Devido as mudanças no percurso das seis linhas de ônibus, seis paradas serão desativadas, duas na Avenida Barão de Studart (sentido Sul/Norte) e quatro na Avenida Dom Luís (sentido Sul /Norte). De acordo com a Etufor, 38 agentes operacionais vão orientar os usuários nos pontos de coletivos que serão extintos.

A implantação total do binário será feita em sete etapas e também contempla implantação de sentido único na Avenida Santos Dumont. Segundo o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a conlusão das modificações nas duas vias devem ficar prontas até 7 de junho.

Veja as seis etapas do Binário Dom Luís – Santos Dumont:
1ª Etapa: Início no dia 19/5. Implantação de sentido único na Avenida Dom Luís entre a Av. Desembargador Moreira e Rua Tibúrcio Cavalcante no sentido Papicu-Centro.

2ª Etapa: Implantação do sentido único na Avenida Dom Luís entre a Rua Coronel Jucá e Avenida Desembargador Moreira no sentido Papicu-Centro.

3ª Etapa) Implantação de sentido único (Praia-sertão) na Rua Tibúrcio Cavalcante entre as Avenidas Dom Luís e Santos Dumont. Implantação de sentido único na Avenida Santos Dumont entre a Rua Tibúrcio Cavalcante e a Rua Visconde de Mauá, sentido Centro-Papicu.

4ª Etapa: Implantação de sentido único na Avenida Santos Dumont entre a Rua Visconde de Mauá e Leonardo Mota, no sentido Centro-Papicu.

5ª Etapa: Implantação de sentido único na Avenida Santos Dumont entre Leonardo Mota e Rua Coronel Jucá, no sentido Centro-Papicu.

6ª Etapa: Previsão de conclusão no dia 7/6. Implantação do sentido único na Avenida Dom Luís e Santos Dumont entre a Rua Coronel Jucá e Avenida dos Jangadeiros. Alteração do sentido da Rua Vilebaldo Aguiar garantindo o acesso à Avenida Dom Luís pela Avenida dos Jangadeiros. Inauguração do túnel da Avenida Santos Dumont sob a Via Expressa.

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