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Recife: Três linhas de ônibus terão itinerário alterado no bairro de CDU

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A Prefeitura do Recife está realizando a troca das placas de concreto da Rua Acadêmico Hélio Ramos, esquina com a Rua Amaro Gomes Poroca, no bairro de Cidade Universitária. Durante a realização da obra, que terá início nesta sexta-feira (20), três linhas de ônibus que trafegam pelo local terão alteração de itinerário, são elas: 202 – Barro/Macaxeira (Várzea), 302 – TI TIP/Caxangá e 522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa). 

Confira o novo trajeto das linhas: 

Linha 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) 

Sentido terminal/ponto de retorno: Avenida Professor Luiz Freire, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Rua João Francisco Lisboa, Praça do Rosário, Rua Francisco Lacerda, Rua Amaro Gomes Poroca, Praça da Várzea, Avenida Afonso Olindense. 

Sentido ponto de retorno/terminal: Avenida Afonso Olindense, Praça da Várzae, Rua Amaro Gomes Poroca, Rua Francisco Lacerda, Rua João Francisco Lisboa, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Avenida Professor Luiz Freire. 

Linha 302 - TI TIP/Caxangá 

Sentido ponto de retorno/terminal: Avenida Professor Arthur de Sá, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Rua João Francisco Lisboa, Praça do Rosário, Rua Francisco Lacerda, Rua Amaro Gomes Poroca, Praça da Várzea, Avenida Afonso Olindense. 

Linha 522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa) 

Sentido terminal/ponto de retorno: Rua Acadêmico Hélio Ramos, Rua João Francisco Lisboa, Praça do Rosário, Rua Francisco Lacerda, Rua Amaro Gomes Poroca, Praça da Várzea, Avenida Afonso Olindense. 

Sentido ponto de retorno/terminal: Avenida Afonso Olindense, Rua Amaro Gomes Poroca, Rua Francisco Lacerda, Rua João Francisco Lisboa, Rua Acadêmico Hélio Ramos. 

Para mais informações, o usuário dispõe da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158. 

Informações: GRCT

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Em SP, MP dá 45 dias para Prefeitura proibir táxis nos corredores de ônibus

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O promotor de Habitação e Urbanismo Maurício Ribeiro Lopes afirmou nesta terça-feira, 17, que recomendará à Prefeitura de São Paulo revogar em até 45 dias a portaria que permite aos táxis usar os corredores exclusivos de ônibus. Caso a ordem não seja cumprida, o Ministério Público Estadual ajuizará uma ação civil pública contra o governo municipal. Um estudo da Secretaria Municipal dos Transportes mostra que, sem os táxis, os corredores seriam 25% mais rápidos para os ônibus.

"Findo esse prazo, sem uma justificativa plausível que leve a uma eventual renovação desse prazo, o Ministério Público ajuizará ação civil pública contra a Prefeitura, porque o nosso compromisso único e exclusivo está voltado para a população que usa ônibus na cidade", disse Ribeiro Lopes em uma entrevista da qual participou o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto.

Ainda de acordo com ele, pesquisas mostram que o paulistano médio perde quatro anos de suas vidas no trânsito. O levantamento feito pela Prefeitura a pedido da própria Promotoria mostrou que a velocidade dos ônibus pode aumentar 25% caso os táxis sejam proibidos nos corredores. "Estamos devolvendo para essas pessoas um ano de vida", declarou o promotor. "Sinto-me profundamente devedor de um ano de vida, de satisfação, a essas pessoas."


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O secretário Tatto, contudo, afirmou que não tem uma decisão sobre o assunto, argumentando que o tema precisa ser debatido com "os interessados", tanto no Conselho da Cidade quanto no de Transportes e Trânsito. Ainda assim, o dirigente declarou que os táxis "atrapalham" o deslocamento dos ônibus nos corredores. "Tudo o que invade o corredor atrapalha o ônibus. Só não sabíamos o quanto atrapalha. Verificamos que 1% dos usuários de carro (táxis) atrapalha 99% dos usuários do transporte coletivo."

O próprio levantamento da Prefeitura, entregue a Ribeiro Lopes na semana passada, recomenda a retirada dos táxis dos corredores.

A decisão não versa sobre as faixas exclusivas de ônibus, que ficam à direita na pista, e onde os táxis nunca puderam entrar.

Protesto. Nessa segunda-feira, 16, taxistas fizeram uma carreata nas regiões sul e central de São Paulo para protestar contra a proibição de circular nas faixas e corredores exclusivos de coletivos na capital. O comboio foi até o Aeroporto de Congonhas e depois seguiu para a Prefeitura.

Informações: MSN
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Dilma anuncia pacote de obras de mobilidade de R$ 2,9 bilhões para Pernambuco

A presidente Dilma Rousseff anunciou um pacote de investimentos de aproximadamente R$ 2,9 bilhões em obras de mobilidade para Pernambuco nesta terça-feira (17). O anúncio foi feito durante a cerimônia de conclusão da plataforma P-62, no Estaleiro Atlântico Sul, no complexo portuário de Suape, Litoral Sul do estado. Entre as obras, está o Arco Metropolitano da BR-101, no Recife, que teve o edital de licitação assinado durante a cerimônia pelo general Jorge Fraxe, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).

O Arco Metropolitano vai ser licitado através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e a estimativa é de que o valor fique em torno de R$ 1 bilhão, todo com verba do Governo Federal. “Fizemos uma estimativa de R$ 1 bilhão, pode ser um pouco menos, um pouco mais, ninguém sabe o que será. Hoje estamos anunciando a licitação feita com dinheiro exclusivo do Governo Federal”, explica Dilma Rousseff.

O governo vai investir ainda em cinco corredores de ônibus para as Avenidas Beberibe, Recife, Abdias de Carvalho, Domingos Ferreira e Mascarenhas de Morais, também com recursos da União. “Nós estamos cuidando de uma coisa que é muito importante no Brasil, que é a mobilidade urbana. […] As pessoas têm o direito de ganhar o tempo delas. O tempo que você perde no transporte, é um tempo morto”, afirmou a presidente.

Em parceria com a Prefeitura do Recife, vai ser implantado, na Avenida Norte, um veículo leve sobre trilhos (VLT). Do R$ 1,6 bilhão necessário para a obra, R$ 840 milhões vão ser a fundo perdido do Governo Federal, enquanto o restante vai ser financiado para a Prefeitura. “Também vamos colocar um recurso para fazer projetos para um VLT que vai sair do Centro e ir para Boa Viagem [Zona Sul]”, adianta Dilma.

Com o governo estadual, foi anunciado também o corredor fluvial sul, que vai ligar o Centro do Recife à Zona Sul, complementando os corredores fluviais já anunciados, como o do Rio Beberibe. “Acho que é uma parceria muito boa que nós temos na área fluvial. É o único corredor fluvial do Brasil, o fluvial sul, que complementa os corredores que já temos aqui”, afirmou a presidente.

Informações: G1 Pernambuco
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Em Salvador, Trânsito no Iguatemi será modificado no início de 2014

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Uma das vias de maior fluxo de veículos de Salvador, o Iguatemi, passará por uma mudança a partir de janeiro. Segundo o prefeito ACM Neto, em entrevista à rádio CBN, o projeto, que antecede as obras do BRT Lapa-Iguatemi, com início em abril, pretende facilitar o tráfego na região.

"Na primeira etapa, de curtíssimo prazo, que vai acontecer no começo do ano que vem, nós vamos fazer um conjunto de mudanças de mão, de alargamento de via e de reposicionamento de faixas", disse o prefeito.

Neto completa que o problema do trânsito só será cessado após a segunda etapa do projeto, que inclui o sistema BRT (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês) Lapa-Iguatemi. Serão feitas vias exclusivas de ônibus articulados e climatizados, três viadutos, cinco elevados e nove estações de embarque e desembarque.

Salvador terá R$ 600 milhões para BRT entre Lapa e LIP
O trecho será entre a estação da Lapa e o Iguatemi e passará pela avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM. Além do sistema estar integrado aos corredores da Paralela ao aeroporto e da Pituba à orla.
A expectativa é de que os 8,6 km de avenidas que ligam os dois pontos seja feito em 16 minutos. A previsão é de que as obras sejam finalizadas no início de 2016.

A equipe de reportagem do Portal A TARDE entrou em contato com a assessoria da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), que informou que os detalhes das mudanças serão divulgados até o final da tarde desta quarta-feira, 18.

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Sistema BRT de Porto Alegre deve ser concluído só em 2015

O sistema Bus Rapid Transit (BRT) está sendo implantado por etapas em Porto Alegre. Atualmente, segundo o engenheiro Rogério Baú, coordenador técnico da Secretaria Municipal de Gestão, estão sendo colocadas placas de concreto mais resistentes, já que o BRT tem uma estrutura mais pesada do que a dos ônibus convencionais. A instalação e a reformulação das paradas devem ocorrer até 2015, conforme Baú. A expectativa é de que algumas estações, localizadas na zona Sul da Capital, já entrem em funcionamento no final do ano que vem, mas o sistema só irá operar a pleno em 2015.

“As estações atenderão ao sistema BRT e terão diversas informações para os usuários. Esse sistema agrega o melhor do sistema do metrô, não só pela rapidez, mas pela capacidade de carregamento também, e o melhor do sistema de ônibus, que é a questão da flexibilidade das linhas”, explica. Com os BRTs, é possível, por exemplo, incluir novas vias e, assim, criar outras linhas, com uma facilidade muito maior do que em se tratando de metrô.

Após algumas mudanças no projeto inicial do sistema, houve especulações de que os corredores de ônibus não teriam espaço para as estações planejadas. A preocupação, contudo, não é fundamentada, de acordo com o engenheiro. “Todos os corredores que estão sendo implantados terão espaço para as estações. Não há com que se preocupar”, garante.

No total, serão quatro corredores exclusivos para o BRT, nas avenidas Bento Gonçalves, João Pessoa, Protásio Alves e Padre Cacique. A estrutura deve ser finalizada em 2014. O ônibus do sistema terá 23 metros de comprimento, capacidade total de 166 passageiros, sendo 62 sentados e 104 em pé, ar-condicionado, rampa de acesso, box para cadeirantes, duas saídas e câmera de monitoramento interno. A previsão inicial era de que as obras nos corredores das regiões Sul, na avenida Padre Cacique, e Leste, na avenida Protásio Alves, estivessem concluídos ainda neste ano, mas isso não deve ocorrer. 

Informações: Jornal do Comércio


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Em SP, Obras do trem da Linha 13-Jade começam nesta semana

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

As obras do trem da Linha 13-Jade, que vai ligar a Estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo, ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, começam nesta semana, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes. Em entrevista ao Estado, o secretário afirmou ainda, nesta segunda-feira, dia 16, que o contrato com o consórcio Move São Paulo, formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão, UTC Participações e o fundo de Investimento Eco Realty, que venceu a licitação para a Linha 6-Laranja do Metrô (Estação São Joaquim, na região central, à Brasilândia, na região norte) também será assinado nesta semana.

As obras da Linha 13-Jade devem começar com pelo menos nove meses de atraso. O cronograma original divulgado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), era de que o início fosse em março, com conclusão em 2014. Agora, o secretário de Transportes Metropolitanos admite que a obra, prevista para durar 18 meses, só deve ser concluída em "meados de 2015". "Essa é uma obra com poucas interferências urbanas, que já tem financiamento garantido e licenças ambientais feitas. O mais difícil é passar pelos complexos Ayrton Senna e Dutra", diz. O contrato com as empresas que vão realizar as intervenções foi assinado em setembro.

No caso da Linha 6-Laranja, o vencedor do contrato de 25 anos da Parceria Público-Privada (PPP) foi anunciado no dia 6 de novembro. O projeto tem custo total de R$ 9,6 bilhões. A licitação só vingou na segunda vez em que o governo do Estado tentou licitar a linha. Na primeira tentativa, em julho, nenhum interessado apresentou proposta e o governo estadual fez alterações no projeto, assumindo, por exemplo, as desapropriações. As obras devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2014, com conclusão em 2020. Fernandes diz acreditar que a empresa pode adiantar para 2018 a operação entre a Brasilândia e a Estação Água Branca, na zona oeste. "O consórcio deve acelerar a construção para começar a ter retorno o quanto anos", aposta.

Linha 18-bronze. Outras das linhas prometidas para ter licitação neste ano, a Linha 18-Bronze, que vai ligar a Estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde, até a Estação Djalma Dutra, em São Bernardo do Campo, deve ter o edital publicado somente em 2014. O projeto será feito por meio de PPP e tem custo de R$ 4 bilhões e previsão de construção de três a cinco anos. "Gostaria de lançar neste ano, mas prefeituras demoram muito tempo para discutir condicionantes do projeto. Além disso, a presidente Dilma (Rousseff) quer participar do lançamento", diz Fernandes. 

Guilherme Soares Dias, especial para o Estado


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