Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Passagem de ônibus em SP sobe para R$ 2,70 nesta segunda

domingo, 3 de janeiro de 2010


Aumento leva paulistanos à fila do bilhete único

O paulistano tem até hoje para carregar o bilhete único com o valor da passagem de ônibus a R$ 2,30. Na segunda-feira, a tarifa será reajustada para R$ 2,70. Ontem, faltavam cartões novos nos guichês de algumas estações do metrô, como Barra Funda, na zona Oeste, e Marechal Deodoro, no centro.
Se a recarga for feita até domingo, o usuário vai economizar 12 passagens. Hoje, com a recarga do limite máximo de R$ 200, é possível passar 86 vezes pela catraca. A partir de segunda-feira, com esse valor, será possível fazer 74 viagens.
O preço da passagem de ônibus não é reajustado desde 2006, quando passou de R$ 2 para R$ 2,30. A tarifa foi mantida por três anos inalterada para cumprir promessa do prefeito Gilberto Kassab (DEM) em sua campanha à reeleição, em 2008. Para garantir o benefício aos passageiros, a prefeitura desembolsou ano passado mais de R$ 800 milhões em subsídios às empresas de ônibus.
READ MORE - Passagem de ônibus em SP sobe para R$ 2,70 nesta segunda

Rio Preto: Prefeito descarta reajuste na tarifa em 2010


A tarifa de transporte coletivo não terá aumento neste ano em Rio Preto. A afirmação é do prefeito Valdomiro Lopes (PSB). No ano passado, a tarifa teve aumento de R$ 2,10 para R$ 2,30.
De acordo com Valdomiro, a prioridade neste ano em relação a transporte coletivo é contratar uma empresa que fará estudo sobre a nova concessão do serviço. A concessão atual, na qual a Circular Santa Luzia tem 95% das linhas, termina em agosto de 2011. A Câmara já aprovou projeto que permite a prefeitura a fazer licitação para a nova concessão. O estudo sobre como deve ser o novo modelo deve ser concluído até o final deste ano.
READ MORE - Rio Preto: Prefeito descarta reajuste na tarifa em 2010

Está prevista para março a licitação do transporte público em Maringá


O processo de licitação do transporte coletivo em Maringá deverá ser iniciado a partir de meados de março de 2010. Como noticiado pelo O Diário em dezembro último, o presidente da Câmara, Mário Hossokawa, não pretende recorrer da decisão do Supremo Tribuna Federal (STF), que declarou inconstitucional a prorrogação do contrato do município com a TCCC na gestão do então prefeito Jairo Gianotto.
A partir da publicação da decisão do STF no Diário Oficial da União (DOU), ainda caberia recurso –dificilmente com efeito suspensivo. Mas como não haverá recurso por parte da Câmara de Maringá, a decisão será encaminhada do STF em Brasília para o Tribunal de Justiça, em Curitiba e, em seguida, para Maringá, quando o juiz responsável notificará os envolvidos no processo para o devido cumprimento da determinação judicial – quando a Prefeitura de Maringá deverá, então, abrir processo licitatório. Tomando-se por base o ocorrido em casos semelhantes, calcula-se que todo o trâmite judicial estaria terminado em março .
O processo foi ajuizado contra a Câmara de Maringá pelo Ministério Público, que considerava inconstitucional a prorrogação do contrato de concessão do transporte coletivo municipal, já que esse não respeitava a Constituição de 1988 e a Lei das Concessões (de 1997), que determinavam a licitação de todas as concessões públicas. Em 1999, o então prefeito Jairo Gianoto prorrogou o contrato sem licitação com a empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC).
READ MORE - Está prevista para março a licitação do transporte público em Maringá

Frota de ônibus opera com redução de 15% em Porto Velho


A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), informa aos usuários do transporte coletivo da capital que fiquem atentos aos horários de circulação dos ônibus neste final de ano. Com chegada das férias escolares e em virtude da drástica redução de passageiros durante o feriado, 15% da frota deve ficar nas garagens.
Segundo a secretária da Semtran, Fernanda Moreira, a redução no número de veículos em circulação não chegará a comprometer o tempo de espera nos pontos de ônibus, portanto não há motivo para preocupação. “Com poucos passageiros nas ruas, o tempo dos ônibus nas paradas é menor, o que conseqüentemente torna o serviço mais ágil e as viagens mais rápidas”, explicou.
A normalização do serviço está prevista para acontecer a partir do dia 20 de janeiro, com início do calendário escolar de algumas unidades de ensino da rede pública e privada. A frota de veículos que circula na capital é composta por 191 ônibus, com a redução 28 estão parados e 162 em operação para atender às 52 linhas de ônibus que ligam os bairros ao centro da cidade.
READ MORE - Frota de ônibus opera com redução de 15% em Porto Velho

Redução do IPI complica ainda mais problema do transporte nas principais cidades do País

sábado, 2 de janeiro de 2010

São Paulo perde cerca de R$ 33 bilhões, por ano, ou aproximadamente 10% do PIB da cidade, por causa dos congestionamentos.
O Brasil, segundo a média de previsões coletadas pelo Banco Central para a expansão do PIB (Produto Interno Bruto), vai crescer 5% em 2010. A turbinada nas projeções dos últimos meses, gerada especialmente pela volta do investimento e consumo, dá o tom no desafio que as cidades terão em relação ao transporte público. “O crescimento aumenta a velocidade da paralisia no trânsito. E hoje o desafio é fazer com que as cidades não parem”, afirma o professor da USP Candido Malta Campos Filho, especialista em urbanismo e arquitetura, em entrevista ao iG.

O fato é que o aumento da renda da população, associado a um crescimento desordenado nas metrópoles, pode travar ainda mais a mobilidade nas cidades. Com dinheiro no bolso e incentivos à compra de automóveis, certamente a frota nas ruas aumentará. “O carro tem um atrativo forte, não é apenas um meio de locomoção. O carro representa o sucesso profissional, é uma questão de status, de individualidade”, diz o professor Carlos Alberto Guimarães, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp.

Números do Denatran revelam esse crescimento. Até outubro de 2009, circulavam no País 58,5 milhões de veículos. Em 1999, a frota existente era de 27,1 milhões. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em setembro, último mês de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as vendas de veículos tiveram recorde mensal, com 308.713 unidades.
"Com esse estímulo dado à indústria automobilística, o número de carros cadastrados a mais por dia é da ordem de mil, apenas em São Paulo. Deste total, ¼ anda todo dia pelas ruas. Ou seja, são 250 carros a mais todo dia, em média. Se colocar esses carros em fila, em um ano, para os 600 mil veículos precisariam ser construídas 125 avenidas Paulistas. Isso para os carros parados. Andando precisaria ainda mais. Não tem como atender essa demanda”, enfatiza Campos Filho.
Culpar, porém, o crescimento do País ou a indústria automobilística pelo caos seria o mesmo que atribuir à natureza a responsabilidade pela enchente. Pensar em restringir a venda de carros seria abraçar o fracasso. Mas o aumento e o uso da frota dão a clareza da urgência em levar a população para o transporte coletivo. “Restringir a economia não seria inteligente, mas é preciso atuar na restrição do uso de automóveis e garantir um transporte de qualidade e confiável”, afirma Guimarães.
Efeitos do trânsito
A urgência se dá pela série de consequências vindas com o transporte urbano público ineficiente. Além dos congestionamentos, que já atingem cidades de médio porte como Campinas, Guarulhos e Uberlândia, as condições desfavoráveis no trânsito levam a pelo menos quatro “deseconomias”: diminuição na produtividade, consumo excessivo de combustível, aumento na emissão de monóxido de carbono (que provoca o crescimento do efeito estufa), impactos negativos na saúde e na qualidade de vida das pessoas.
Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, apenas São Paulo perde cerca de R$ 33 bilhões, por ano, ou aproximadamente 10% do PIB da cidade, por causa dos congestionamentos. Cálculos da Associação Nacional do Transporte Público (ANTP) mostram que o tempo médio de deslocamento nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes é de 42 minutos.
Por conta dos gastos e tempo, a região do ABC, na Grande São Paulo, já tem uma área de desindustrialização. “Os custos de logística são muito altos e as empresas estão preferindo se instalar no caminho de rodovia ou em cidades no interior. Uma transportadora que precisa cortar São Paulo, por exemplo, certamente aumentará o preço do frete”, avalia o professor Guimarães.
Rede integrada e sobre trilhos
O primeiro desafio para reverter essa situação e suprir as deficiências existentes é a integração dos governos municipais, estaduais e federal na solução do problema. “Os políticos brasileiros têm uma deficiência cultural de enxergar em curto prazo. Eles enxergam apenas por um mandato”, afirma Guimarães.
O superintendente da ANTP, Marcos Bicalho, concorda e diz ainda que é preciso que os governos corrijam a falha de anos de se privilegiar o transporte individual. “O país ficou muito tempo com investimentos à míngua. Hoje, temos um modelo suicida, que privilegia o individual”, destacou.
O segundo desafio é justamente colocar as grandes cidades sobre trilhos. Especialistas ouvidos pela reportagem do iG concordam que em metrópoles onde a demanda é superior a 40 mil passageiros por hora é preciso investir no metrô. Eles destacam que, apesar do alto custo (1 quilômetro de metrô custa aproximadamente US$ 100 milhões), esta é a principal solução.
Mas nesse aspecto, o País ainda tem muito a explorar, como mostra a comparação da malha metroviária de São Paulo com a da Cidade do México. As duas começaram a ser construídas na mesma época, cerca de 40 anos atrás. Hoje a capital paulista tem 61,3 km de extensão contra 201 km na Cidade do México.
Em 2007, o governo de São Paulo deu início ao chamado Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, o Expansão São Paulo. Com o maior investimento em transporte público já realizado no País, serão R$ 20 bilhões até 2010, o governador José Serra, possível candidato à presidência pelo PSDB nas eleições do próximo ano, quer quadruplicar a rede sobre trilhos na capital paulista, que passaria a ter 240 km de trilhos, sendo 160 km em forma de metrô de superfície.
Fonte: Últimosegundo
READ MORE - Redução do IPI complica ainda mais problema do transporte nas principais cidades do País

Em Maringá, Estudantes devem fazer cadastro do passe até dia 15


Alunos das redes pública e privada deverão renovar o cadastro do passe do estudante até o dia 15 deste mês. Com isto, eles passarão a ter direito à gratuidade a partir do dia 18 de fevereiro, 10 dias após o início das aulas. Para quem desejava receber o passe do estudante no início das aulas, o prazo para o recadastramento acabou no dia 18 do mês passado. Os cartões vão ser entregues no dia 5 de fevereiro deste ano. A terceira etapa vai até 5 de fevereiro, para a entrega dos cartões em 5 de março.

O último prazo deste ano para ser contemplado com a gratuidade no transporte coletivo termina no dia 9 de março, para o passe ser liberado no dia 6 de abril. O cronograma de inscrição e entregue do passe do estudante foi definido ano passado por meio de termo de ajustamento de conduta firmado entre o MPE (Ministério Público Estadual), a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), as secretarias de Educação do Estado e do município e o Sinep (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino).
READ MORE - Em Maringá, Estudantes devem fazer cadastro do passe até dia 15

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960