BNDES concede empréstimo de R$ 2 bi para ampliação de metrô na Bahia

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fará um empréstimo de longo prazo de R$ 2 bilhões para a expansão da linha 1 e a construção da linha 2 do Metrô da Bahia, em Salvador e Lauro de Freitas.

Com 32 km, o metrô baiano fica atrás apenas dos de São Paulo (78 km) e do Rio de Janeiro (42 km). O metrô é uma Parceria Público-Privada (PPP) concedida pelo Estado por meio de licitação à CCR Metrô Bahia em outubro de 2013.

Em março, o banco de fomento havia feito um empréstimo ponte de R$ 406 milhões que será quitado agora com esse novo financiamento. Pelo projeto, informa o BNDES, será ampliada a Linha 1, que vai dobrar em extensão e número de estações. Quando estiver concluída, terá 12 km e oito estações. A concessionária já construiu 3 km e duas estações.

Os recursos serão usados ainda na construção da Linha 2. Com 20 km de extensão, terá 12 estações, ligando pontos como o aeroporto e a rodoviária, ao Centro de Salvador.
"Além dos investimentos na construção das linhas e da compra dos trens e equipamentos necessários, os recursos serão empregados na implantação ou reforma de nove terminais rodoviários de integração de passageiros", diz o banco.

"Esses terminais são importantes para o sucesso do projeto, pois foi firmado convênio de cooperação entre os dois municípios e o Estado para integrar as linhas de ônibus ao metrô. Dessa forma, elas passam a trazer passageiros para o sistema metroviário e não a concorrer com ele", destaca o BNDES.

Segundo a instituição, durante a obra, o consórcio construtor deve gerar 5,8 mil postos diretos e 14,7 mil indiretos. Em operação, o Metrô da Bahia deve empregar 1,4 mil pessoas e criar 4,2 mil empregos indiretos.

O apoio do BNDES a construção de sistemas de transporte de massa foi de R$ 2,4 bilhões em 2013 e, ano passado, R$ 6,5 bilhões. A expectativa é que, neste ano, o banco desembolse cerca de R$ 9 bilhões. Conforme a instituição, até o momento já foram realizados R$ 7,5 bilhões, mas há ainda R$ 1,5 bilhão previsto.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960