Em Sorocaba, Faixa exclusiva para ônibus entra em operação na 2ª feira

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Entra em operação nesta segunda-feira (16) a faixa exclusiva para o transporte coletivo da Avenida General Carneiro, em Sorocaba (SP). A faixa exclusiva operará das 6h às 8h e das 17h às 19h, da Praça Nove de Julho à Praça Oxford. Ela possui 4,4 quilômetros de extensão e tem como objetivo melhorar a circulação dos ônibus.

A velocidade máxima permitida na faixa da direita será de 50km/h, já que ciclistas e pedestres também utilizarão esta faixa para circulação junto com o transporte coletivo. Nas outras duas faixas de rolamento a velocidade permanece em 60 km/h.

Segundo a prefeitura, a faixa exclusiva poderá ser utilizada pelo transporte coletivo urbano, transporte especial, fretamento com passageiros, taxis com passageiros, transporte escolar com passageiros, transporte intermunicipal e suburbano e veículos em operações emergenciais como ambulâncias, bombeiros e viaturas de polícia, conforme prevê o artigo 29, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A faixa também pode ser utilizada por bicicletas que tenham a partir do aro 20.

A via receberá 123 placas de regulamentação, advertência e sinalização de solo diferenciada que indicará a presença da faixa exclusiva. A avenida possui câmeras de monitoramento e é acompanhada em tempo real pelos agentes de trânsito da Urbes que estão no Centro de Controle Operacional (CCO).

 Com a proibição do estacionamento e o ordenamento do fluxo da avenida, também haverá ganho de fluidez para os usuários dos veículos particulares. Durante 30 dias de operação das faixas exclusivas os agentes de trânsito irão orientar sobre a proibição de transitar na faixa e, por 15 dias, sobre a proibição de estacionamento.

Rotas alternativas
Os motoristas que dirigem pela Avenida General Carneiro para a Zona Norte poderão utilizar o Corredor Mário Covas (via Rua Humberto de Campos) como alternativa. Já a opção para quem deseja seguir para a Zona Sul é utilizar as Ruas Lituânia ou Celidônio do Monte como opções. Os condutores que seguem para o Centro podem utilizar a Rua Belarmino Moraes de Arruda como opção.

Linhas do transporte coletivo: ao todo, 16 linhas utilizarão o novo corredor exclusivo da Avenida General Carneiro.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960