Em Santos, Em dois anos, quase 4,5 mil motoristas foram autuados em corredor de ônibus

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Apesar de estar em vigor desde 2009, o corredor exclusivo para ônibus na Avenida Ana Costa, em Santos, ainda é palco para uma série de infrações de trânsito. Nos últimos dois anos, por desconhecimento ou desrespeito às regras de trânsito na avenida, 4.499 motoristas foram flagrados circulando nos dois sentidos da via. As autuações, conforme levantamento da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET), foram mais frequentes no sentido praia/Centro. 

Em 2013, de acordo com a companhia, foram verificadas 1.496 infrações de trânsito neste sentido. No ano seguinte, o número de multas aplicadas saltou para 2.227. Já no sentido Centro/praia, a circulação de veículos na faixa exclusiva de ônibus resultou na aplicação de 588 multas, em 2013 e 188, em 2014. 

Na Avenida Ana Costa, a exclusividade vigora entre 6h e 9h no sentido praia/Centro e das 17h às 20h no sentido Centro/praia. E, apesar do curto período em funcionamento, para desafogar o trânsito nos horários de pico, quem era flagrado trafegando nos cerca de 3 km da via, desembolsava aos cofres públicos R$ 53,20, já que a multa pela infração de trânsito era considerada leve (3 pontos). 

Agora, a expectativa é que os motoristas, que não conhecem as regras e ficam confusos nas vias onde a CET implantou o corredor exclusivo de ônibus, fiquem mais atentos antes de circular e estacionar nesses trechos. Isso porque desde a última sexta-feira (31), transitar em faixas exclusivas de ônibus no País passa a ser considerado infração gravíssima. Neste caso, o motorista perde 7 pontos na carteira e é obrigado a desembolsar R$ 191,54 ao Município. 

Vale ressaltar, que em Santos, além da Avenida Ana Costa, outra importante via da Cidade, a Rua João Pessoa, também passará a contar com a faixa exclusiva para o tráfego de coletivos. Por enquanto, a data para a implantação do corredor exclusivo ainda não foi divulgada. A expectativa é que a medida passe a ser adotada ainda na primeira quinzena de agosto. 

Além das faixas exclusivas, Santos conta ainda com faixas preferenciais nas Avenida Conselheiro Nébias (das 12h às 20h no sentido Centro/praia) e na Avenida Bernardino de Campos (das 17h às 20 horas no sentido Centro/praia. Diferente da exclusiva, a faixa preferencial permite compartilhar no mesmo espaço ônibus e veículos, desde que respeitada a preferência aos coletivos. O estacionamento de veículos fica proibido no horário de ativação da faixa preferencial. 

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960