Semana começa com dúvidas de usuários e falhas no BRT em Uberaba

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A primeira segunda-feira após a inauguração do sistema de transporte coletivo Vetor/BRT foi de dúvidas e análises em Uberaba. Por volta das 7h, os terminais estavam cheios e alguns usuários do serviço buscavam informações sobre horários e itinerários. Durante as viagens, a porta da estação tubo do Parque Mirante apresentou problemas para abrir. De acordo com o superintendente do Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, o período ainda é experimental e o modelo passará por reajustes.

As mudanças nas linhas de ônibus causou incômodo para uma usuária do transporte público que não quis se identificar. Para ela, faltaram informações sobre o funcionamento, e a dúvida resultou em atraso para chegar ao trabalho. “Eu pegava o Circular 3 perto da minha casa e agora não sei qual tenho que pegar. Deu para entender mais ou menos as explicações e não estamos gostando disso. Estou no terminal e já era para estar no serviço há muito tempo”, disse.

Outra usuária questionou a agilidade prometida com o BRT. O problema maior, segundo ela, é a espera por linhas de bairros distantes em terminais que não possuem lugar para sentar. “Saí às 7h05 do terminal leste. Se passaram 35 minutos e tenho que ficar de pé esperando no terminal oeste, já chego cansada no serviço. A gente anda em pé no ônibus e tem que esperar de pé no terminal”, reclamou.

O superintendente do Transporte Coletivo afirmou que o acompanhamento do sistema tem sido feito e garante melhorias para breve. “Percebemos as questões desde às 5h30 da manhã. Muitos ajustes serão feitos, inclusive nos horários e mais carros em determinadas linhas. Há uma questão de migração de usuários para outras linhas também. Estamos ajustando isso”, afirmou.

Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Uberaba já confirmou algumas mudanças. Além do aumento de ônibus em linhas alimentadoras do sistema, visto a demanda apresentada por usuários e conferida in loco, linhas como a 54 (Jardim Primavera) e 27 (Jardim Copacabana) já entrarão em operação nesta terça-feira (3) com mais dois ônibus cada. Outras linhas também estão sendo monitoradas para averiguar esta necessidade, bem como ajuste nos horários dos ônibus, caso ocorrido nas Linhas 13 (IFTM) e também Ponte Alta (saindo do Terminal Leste). A partir de quarta-feira  (4), a linha 50 (Abadia) também terá ônibus saindo do Terminal Oeste. Atualmente, a saída é apenas no Praça Rui Barbosa.

Trânsito 
Equipe da empresa Transzum, consultoria encarregada de levantar informações e dados sobre o trânsito de Uberaba e que norteou a contratação da semaforização inteligente, estará em Uberaba nesta terça-feira (3). Conforme anunciado, a prefeitura irá reestudar o sistema nas rotatórias visando dinamizar o trânsito. 

A Superintendência também informou que onde for necessário o ar-condicionado das estações será reforçado e/ou substituído. Onde houve problema nas portas (estações tubo) a equipe atuou e já foi solucionado. O vidro da estação tubo, próximo ao calçadão da Rua Artur Machado. que foi alvo de vandalismo será substituído o mais rápido possível. 

Informações: G1 Triângulo Mineiro

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960