Alstom finaliza entrega de trens Metropolis ao Rio de Janeiro

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A Alstom finalizou a entrega dos últimos trens para a SuperVia, empresa liderada pela Odebrecht TransPort, para o projeto de modernização do sistema ferroviário do Estado do Rio de Janeiro. O nono trem já opera desde o início de setembro e, agora em Outubro, o décimo e último trem do projeto começou a operar. Em torno de 620 mil passageiros utilizam as linhas da SuperVia diariamente.

“Com a finalização deste projeto, reiteramos nosso compromisso no desenvolvimento da mobilidade urbana no país e na entrega e qualidade dos nossos serviços. O primeiro trem desse projeto foi entregue em 13 meses depois da assinatura do contrato, o que representa o recorde da unidade Lapa da Alstom”, afirma Michel Boccaccio, Vice Presidente Sênior da Alstom Transporte na América Latina.

Os trens Metropolis da SuperVia contam com oito carros cada e possuem um design inovador, sistema completo de ar-condicionado, passagem interna entre os vagões, tecnologia que não permite a abertura de portas durante as viagens, TVs e painéis de LED. Os trens tem capacidade para transportar 2.400 passageiros.

O contrato da Alstom com a SuperVia foi assinado em 2012 na intenção de antecipar a compra de novos trens, inicialmente prevista entre 2017 e 2020, e faz parte de um programa de investimentos da concessionária em parceria com o Governo do Estado, que aplica R$ 3,3 bilhões na revitalização do sistema ferroviário de passageiros na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Sobre a Alstom Transporte
Promovendo a mobilidade sustentável, a Alstom Transporte desenvolve e comercializa a mais completa gama de sistemas, equipamentos e serviços do setor ferroviário. A Alstom Transporte administra sistemas inteiros de transporte, incluindo material rodante, sinalização, manutenção e modernização e infraestrutura, além de oferecer soluções integradas. A Alstom Transporte registrou vendas de 5,9 bilhões de euros no ano fiscal 2013/14. Está presente em mais de 60 países, e empresa cerca de 28.300 pessoas.

Sobre a SuperVia
A SuperVia atua em uma malha viária de 270 km que, com oito ramais e 102 estações, atravessa o Rio de Janeiro e mais onze municípios da Região Metropolitana (Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim). Além da operação dos trens, a concessionária é responsável pela administração do Teleférico do Alemão. Primeiro sistema de transporte de massa por cabos do Brasil, ele possui seis estações e beneficia a 13 comunidades da Zona Norte do Rio, integrando-se à rede ferroviária por meio da estação Bonsucesso (ramal Saracuruna). O sistema ferroviário passa por uma revitalização em toda a sua rede com investimentos de R$ 3,3 bilhões divididos entre SuperVia e Governo do Estado. Atualmente, os trens transportam, em média, 620 mil passageiros por dia útil e o Teleférico outros 12 mil.

Informações: Alstom Brasil

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960