Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

No Recife, Programa "Gentileza Faz a Diferença" estimula atitudes gentis dentro dos ônibus

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Você já deve ter visto algum jovem ocupando um assento reservado para idosos e pessoas com deficiência no ônibus. A partir de inúmeras reclamações sobre esse tipo de postura, o Consórcio resolveu promover ações educativas em dez escolas públicas do Recife e Jaboatão dos Guararapes. Intitulada "Grande Recife na volta às aulas", a iniciativa teve como foco o usuário adolescente, de 14 a 20 anos, e foi realizada no decorrer de agosto.


Dando continuidade à ação "Gentileza Faz a Diferença", que contempla temáticas como os direitos e deveres dos usuários e dos motoristas, o Grande Recife foi às escolas. A iniciativa visa, sobretudo, difundir o respeito aos assentos reservados para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e obesos.


As visitas tiveram duração média de 90 minutos e contaram com a participação de uma equipe de educação do Consórcio e artistas educadores.


Inicialmente, os alunos receberam uma explanação sobre as atribuições do órgão gestor do transporte público na Região Metropolitana do Recife. Em seguida, uma peça com o tema da campanha "Gentileza Faz a Diferença" foi encenada. Ao final, os estudantes apresentaram suas dúvidas e observações sobre o assunto.


A gerente de Relacionamento do Grande Recife, Fernanda Gouvêa, citou a importância de obedecer à ordem das filas, não jogar lixo no chão, utilizar fone de ouvido e não fumar nos terminais de integração nem dentro dos coletivos. “A gentileza é uma via de mão dupla e ser respeitado é o reflexo de respeitar o outro. Não apenas os idosos e pessoas com deficiência, mas todos os usuários merecem um ambiente limpo, sem um som indesejado e aquele cheiro desagradável de fumaça”, declara.


Fernanda Gouvêa justificou a escolha dessas instituições de ensino com o fato delas atenderem a estudantes de diferentes cidades da RMR, o que deve facilitar a disseminação dessa ideia educativa. “Estamos em processo de análise, mas nosso desejo é permanecer com a ação nos terminais de integração e em mais escolas”, acrescentou.


APROVAÇÃO


A diretora da Escola Estadual Joaquim Nabuco, Izabel do Espírito Santo, destaca a importância da iniciativa para a construção de uma sociedade mais responsável. “Utilizo o transporte público e percebo a falta de cordialidade dos passageiros ou até do próprio motorista. Esse diálogo com os usuários é fundamental e ajuda a evitar atos de desrespeito”, afirma.


Ales Azevedo, 17 anos, é aluno da Joaquim Nabuco e acompanhou o evento. Para o estudante, respeitar os assentos exclusivos é questão de bom senso. “Mesmo quando estou no assento comum e vejo alguém de mais idade em pé, dou meu lugar, pois, se viver muitos anos, também serei idoso um dia”, ressalta.
Para informações, sugestões, reclamações ou elogios sobre a “Gentileza Faz a Diferença”, as pessoas podem telefonar para a central de atendimento, pelo 0800.0810158.


Informações do GRCT

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960