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Na Grande Vitória, Projetos de mobilidade são citados, mas sistema VLT está descartado

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Os problemas que envolvem o tema da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Vitória estão fechando o ano de 2012 com indícios de novos projetos. Não tão novos se for considerado o tempo em que são prometidos, mas em relação ao ano que se aproxima. Na última terça-feira (22), a bancada capixaba aprovou 18 pedidos em seis emendas, dentre eles os que tentam pelo menos começar a resolver os problemas de mobilidade, que se tornam insustentáveis.

Os pedidos, caso aprovados pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, devem entrar no Orçamento da União de 2012 e no Plano Plurianual (2012-2015) do governo federal. Um dos pedidos é o sistema aquaviário de transportes de passageiros, orçado em R$ 100 milhões. Em 2012, o sistema completa 12 anos de desativação.

Com o mesmo valor será o investimento na BR 262, alcançando o município de Cariacica. Também serão investidos R$ 100 milhões para a implantação de um anel viário em Jacaraípe, na Serra. O esperado contorno do Mestre Álvaro, na BR-101, está previsto com investimento R$ 260 milhões. Para a execução do projeto da Quarta Ponte, que vai ligar Vitória a Cariacica, o valor é maior, de R$ 300 milhões.

O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o metrô de superfície, uma das bandeiras do prefeito João Coser (PT), não entrou na pauta da bancada federal capixaba. Há claros indícios de que o projeto, contemplado no Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Vitória, editado em 2008, ainda tenha que esperar mais. Uma rede cicloviária em toda a Grande Vitória, então, parece um tema distante.



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