Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Transporte coletivo de Brasília terá 75% da frota de ônibus renovada

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O GDF recuou da licitação embargada pelo Tribunal de Contas do DF para renovação de 900 ônibus que fazem parte do sistema de transporte público. A licitação para 300 ônibus articulados para a Linha Verde também já havia sido cancelada pelo TCDF por conta de impropriedades.

O Conselho de Transporte do DF decidiu renovar, até o fim do ano, 75% da frota existente. A Secretaria de Transportes garante que a medida vai regularizar toda a frota do DF.

Será um edital sem precedentes na história da capital, já que nunca se licitou os cerca de três mil veículos prometidos de uma só vez. Segundo o secretário de Transportes, José Walter Vasquez Filho, a medida deixará a frota do DF 100% regular. “A ideia  é que licitemos todas as concessões. Ou seja, que os operadores participem e quem tiver a melhor proposta ganhe”.

O conselho se reuniu na última sexta-feira e decidiu que na primeira quinzena de dezembro haverá audiência pública para decidir sobre  um novo edital para licitar 75% da frota,  composta por 3.952 ônibus. O percentual se refere aos veículos que não têm amparo contratual por meio de licitação e são regulados apenas por autorizações.

Assim, fica de lado a ideia inicial de licitar apenas os 1.802 veículos que não deveriam estar circulando no DF por ultrapassarem o limite estabelecido por lei de sete anos de uso.

Licitação por bacia
A forma de licitar também deverá mudar. Hoje, o DF licita por frota, modelo que já foi criticado pelo Tribunal de Contas, que havia solicitado um estudo que demonstrasse ser mesmo esta a opção mais vantajosa. As outras opções são por bacia e por linha.

“Foi contratada uma consultoria com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que elabora, junto com uma equipe da secretaria, um estudo para mudarmos o nosso modelo de licitação, verificando quais são as vantagens”.

A nova opção, segundo o secretário de Transportes, deverá ser por bacia, como ocorre em outras capitais, como   Rio de Janeiro, São Paulo  e Goiânia.

Vasquez deu prazo de até o fim do próximo ano, para que a troca de ônibus ocorra, beneficiando mais de um milhão de pessoas, que fazem uso do transporte público no Distrito Federal todos os dias.


Mais Notícias do Distrito Federal
Fonte: Clicabrasília

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960