Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Goiânia, Corredor universitário terá faixa para ônibus e ciclovia

terça-feira, 4 de outubro de 2011

As obras do corredor universitário serão iniciadas nesta segunda-feira (3), em Goiânia, e deverão durar cerca de 60 dias. O corredor universitário vai ter uma faixa preferencial para ônibus, num trajeto de 2,5 km. Sai da Praça Cívica, no Centro, entra na Avenida Universitária (antiga Rua 10), passa pela Praça Universitária e continua na mesma avenida. Depois, entra na Rua 261, no Setor Universitário, até a Praça da Bíblia. O trecho contará com sinalização horizontal e vertical, semáforos sincronizados e ciclovia.

Para coibir o uso da pista preferencial por carros de passeio, a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) planeja instalar câmeras de monitoramento. A dona de casa Marilene Maria da Silveira, que depende do ônibus para trabalhar, espera gastar menos tempo de deslocamento. “Espero que o carro de passeio particular respeite a sinalização, porque na Avenida Araguaia ele não respeita. Algumas vezes é possível ver de quatro a cinco carros entre os ônibus”, denuncia.

Mais de 540 abrigos para pontos de embarque e desembarque vão ser trocados, seguindo o mesmo padrão. O canteiro central da Avenida Universitária vai abrigar uma ciclovia de 2,5 km de extensão. A notícia agradou o autônomo Carlito Batista. “Para mim vai ser ótimo, pois só ando de bicicleta. Há dois meses fui atropelado, pois não há lugar par andar de bicicleta na cidade”, comenta.
A expectativa é de que o corredor facilite o acesso dos ônibus ao Terminal da Praça da Bíblia.

Melhorias

Segundo o presidente da CMTC, José Carlos Xavier, estas são obras profundas. “A cidade clama por melhoria de transporte e a resposta são corredores preferenciais como este”, diz. A prefeitura planejou 14 corredores preferenciais e a ideia é de entregar cinco desses corredores até o final de 2012.

Na Avenida Universitária a velocidade de deslocamento é de no máximo 12 km por hora. Com o corredor preferencial, espera-se aumentar a agilidade para 15 km por hora, chegando a 18 km por hora. Por outro lado, os veículos particulares só poderão usar a faixa para fazer conversões à direita. “Devido ao monitoramento com a sinalização eletrônica, o veículo que usar a faixa indevidamente será punido", explica o presidente da CMTC.

José Carlos Xavier assegura que as intervenções previstas nas faixas preferenciais permitirão que o trânsito continue fluindo normalmente. “Talvez no momento de fazer o remanejamento dos pontos de ônibus, que serão de concreto, seja necessário fazer pequenos desvios nos atuais locais dos pontos de ônibus”, observa. 



Fonte: G1.com.br


1 comentários:

Anônimo disse...

MAIS UMA VERGONHA PARA GOIÂNIA!! QUANDO RETORNEI PARA ESTA CIDADE NÃO SABIA QUE ELA ESTAVA ENTREGUE A PESSOAS TÃO INESCRUPULOSAS, IMEDIATISTAS E INCOMPETENTES, QUE NÃO SOUBERAM ADMINISTRAR O TRANSPORTE PÚBLICO E AGORA VÃO DISTRUIR O POUCO QUE ESSA CIDADE TEM DE BELO E AINDA COM A IMPASSIVIDADE DE UMA POPULAÇÃO QUE SE TORNOU MEDÍOCRE. ME ENVERGONHO DE SER GOIANIENSE... AINDA BEM QUE POSSO ME MUDAR DESTA CIDADE, POBRE DAQUELES QUE NÃO PODEM: GOIÂNIA: CIDADE DO INFERNO!!!

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960