No Rio, Transoeste já tem estação BRT pronta

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Previsto para ser inaugurado no ano que vem, o corredor expresso Transoeste (que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz) já tem sua primeira estação de BRT (do inglês, Ônibus de Trânsito Rápido) pronta. Localizada na Av. das Américas, na altura do condomínio Novo Leblon, na Barra, o ponto de embarque e desembarque terá capacidade para até 5 mil passageiros por hora.
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
O corredor vai ter 56 km e contará com linhas expressas e paradoras de BRT. Por causa das obras, serão removidas 1.553 árvores. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente se comprometeu a plantar 19.652 mudas, 13 vezes o retirado.
A estação Novo Leblon tem 250 m² e ficará disponível para visitação. A próxima a ser inaugurada é a do Trevo do Magarça, em Guaratiba. Todas os 39 pontos serão padronizados e terão tamanho adaptado à demanda de cada local, podendo ter entradas com seis ou 12 catracas.
As estações foram projetadas no conceito ecologicamente correto. A ventilação é natural. As plataformas serão compatíveis com a altura do piso dos veículos, reduzindo tempo de embarque. Os bilhetes terão venda antecipada.
O corredor vai racionalizar a frota de ônibus na região: 40% das linhas, como a Barra-Santa Cruz e a Barra-Campo Grande, serão transferidas para o novo sistema.



Fonte: O Dia Online

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960