Metrô de Fortaleza sensibiliza população sobre cuidado com os trens

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Projeto Metrô e Cidadania, mantido pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, vai realizar nesta sexta-feira (1º), às 15 horas, reunião com lideranças comunitárias da Regional III. O encontro pretende firmar parcerias para realizar ações de conscientização sobre a preservação do transporte urbano ferroviário e de educação ambiental.

O coordenador do projeto, Fernando Mota, explica que o projeto vai levar palestras educativas para as comunidades, principalmente àquelas que ficam no entorno da Linha Oeste, operada atualmente com trem a diesel, e da Linha Sul, que atualmente está em obras para a implantação do Metrô. A ideia é sensibilizar a população para o bom uso do transporte ferroviário. "Já estamos preparando a população para cuidar também do Metrô que já vai entrar em fase de testes", explica Mota.

O Projeto tenta coibir os atos de vandalismo contra as composições ferroviárias, nas estações e ao longo da via férrea; o despejo de lixo nos trilhos; a criação de animais domésticos na faixa de domínio e a abertura de passagens de pedestres improvisadas. A iniciativa já vem surtindo resultados positivos. O número de pedradas registrado na Linha Oeste caiu depois do início das palestras. Em 2009, foram registradas 37 ocorrências; em 2010, 15. Este ano, foi registrado um caso.

Além de lideranças comunitárias, o Projeto Metrô e Cidadania também está aberto a parcerias com outras instituições como escolas, igrejas, ONGs, movimentos sociais e etc. Quem estiver interessado em receber uma palestra sobre preservação do transporte ferroviário e educação ambiental pode agendar as visitas pelo telefone 0800 275 5558. 



Fonte: Governo do Ceará 

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960