Dia do Maquinista Ferroviário é celebrado em 20 de outubro

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Desde os tempos da "Maria Fumaça", a figura do maquinista povoa a imaginação de crianças e adultos. Os apaixonados por trens consideram esta a melhor profissão do mundo e não escondem a vontade de viajar na cabine de um trem para sentir a real magia de conduzir uma locomotiva. Os profissionais que têm esse privilégio são lembrados no dia 20 de outubro, Dia do Maquinista Ferroviário.

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] conta com cerca de 1.200 maquinistas, que comandam uma frota de 142 trens e estão distribuídos em seis linhas. Eles são os responsáveis pelo transporte diário de mais de 2,2 milhões de pessoas e têm a tarefa de conduzir o trem com segurança e dentro do horário previsto, nas quase 2.300 viagens realizadas todos os dias. "Os maquinistas são o coração da ferrovia e os responsáveis pelo controle dos trens e a segurança dos usuários. Esses profissionais são um orgulho para a CPTM", declara o presidente da Companhia, Sérgio Avelleda.

Entre as principais atribuições do maquinista estão o controle de velocidade do trem, a abertura e o fechamento de portas, a comunicação com os passageiros e com o CCO [Centro de Controle Operacional] e a constatação de falhas ou avarias do equipamento. O maquinista também é responsável por realizar testes e manobras, atuar no controle de tráfego e elaborar relatórios das viagens realizadas.

Fonte: CPTM

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960