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ANTP firma acordo com Banco Mundial para projetos de transporte sustentável em SP, BH e Curitiba no valor total de U$8,5 milhões

terça-feira, 6 de abril de 2010


A ANTP firmou no dia 4 de março de 2010, em Brasília, acordo com o Banco Mundial para atuar em projetos de transporte sustentável, no valor total de US$8,5 milhões, visando à redução de emissões de gases de efeito estufa nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

Para a implementação dos projetos, a ANTP firmará convênios bilaterais específicos com quatro organizações: a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), vinculada à Prefeitura de São Paulo; a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, ligada à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo; a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), vinculada à Prefeitura de Belo Horizonte, e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitba (Ippuc), ligado à Prefeitura de Curitiba.

Os recursos são provenientes do Fundo GEF (Global Environment Facility).e serão entregues pelo Banco Mundial a ANTP que os repassará às organizações conveniadas.

  • O programa
Denominado Susteinable Transport and Air Quality Program (STAQ) – ou, em português, Programa Transporte Sustentável e Qualidade do Ar – trata-se de é uma iniciativa regional para a América Latina, que envolve um conjunto de cidades escolhidas pelo Banco Mundial em três países: Brasil, Argentina e México. O conteúdo do programa foi negociado por mais de dois anos entre representantes das cidades participantes e do Banco Mundial, até a definição do seu formato final.

A ANTP foi escolhida pelo Banco Mundial para exercer o papel de Agência Executiva Nacional, coordenando o desenvolvimento das suas ações no Brasil.Duração e 'janelas de 'ntervenção'. O projeto se desenvolverá por três anos e as suas atividades serão distribuídas em cinco ‘janelas de intervenção': Gestão integrada das políticas de transporte e uso do solo, Melhorias do transporte coletivo, Estímulo ao uso dos meios de transporte não motorizado, Gestão do transporte de carga urbana, e Gestão da demanda para redução do uso dos meios de transporte individual.

Fonte: ANTP

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